Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : dezembro 2010

31 de dez. de 2010

Hermenegildo faz seu último trabalho como Presidente da câmara de Sobral.

 Na foto Hermenegildo, Dr. Siridó, Moises Arruda.
O presidente da Câmara de Vereadores de Sobral,  Hermenegildo Sousa Neto, faz seu último trabalho. inaugural. Ás 18 horas desta sexta feira(31/12),  oficialmente a Biblioteca Dr. José Euclides Ferreira Gomes e o Memorial Joaquim Barreto Lima.
 Na Biblioteca tem  vários livros que fala da história politica de Sobral, do Ceará e do Brasil, algumas relíquias adquiridos em doação.
  Também esta sendo mostrado umas galerias de fotos que relembram os atuais legisladores e os demais parlamentares que fizeram  a história do município, e será um  espaço para revivermos a história politica da nossa cidade de Sobral.
Homens que fez Historias na politica de Sobral.

Novo Prefeito de Sobral José Clodoveu Arruda ( VEVEU)


 O vice Prefeito de Sobral, José Clodoveu, ( Veveu ), teve uma reunião no final da tarde desta quinta feira ( 30 ), no 5º andar da Prefeitura.
Na pauta apenas detalhes da posse que realizar-se-á ás 8.00 do dia 1º de janeiro onde Clodoveu assumirá oficialmente o cargo de Prefeito de nossa cidade em face da renúncia do titular Dr. Leônidas Cristino.
Estiveram presentes além do futuro presidente João Alberto, os Vereadores Marco Prado, Paulão e Adauto Arruda. Paulo Vasconcelos se encontrava viajando , mas recebeu um telefonema do futuro prefeito.
Em seguida Veveu ligou para os demais Vereadores num gesto cordial e convidando-os para a posse
COM ESSA ATITUDE VEVEU COMEÇA COM O PÉ DIREITO SEU RELACIONAMENTO COM O PODER LEGISLATIVO. TODOS SABEM QUE VEVEU JÁ FOI VEREADOR E POR TER SIDO DE OPOSIÇÃO SABE MUITO BEM COMO SE PORTAR COM A CÂMARA.
fonte - blog do V.Zezão.

Agentes de Trânsito mantêm indicativo de greve e marcam ato público para o inicio de 2011

 Sobral: sem acordo, Agentes de Trânsito mantêm indicativo de greve e marcam ato público para o inicio de 2011.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral – SINDSEMS, Célio Brito anunciou, nesta quarta-feira (29), em pronunciamento após Assembleia Geral da categoria, que está mantida a greve da categoria dos Agentes de Trânsito de Sobral para o iniciou de 2011.
Após varias tentativas de negociação, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral, Célio Brito, confirmou em pronunciamento na sede do Sindicato que não houve acordo entre a categoria e a prefeitura de Sobral e a categoria promete retomar a greve para o iniciou de 2011. As deliberações foram aprovadas na assembleia geral da categoria , realizada na manhã da última quarta-feira (29), na sede do Sindsems, após a Prefeitura de Sobral apresentar negativa a todas as reivindicações apresentadas.
A categoria atendeu ao pedido da justiça que decidiu na audiência de conciliação na última sexta-feira (24), em suspender a greve. Em virtude disto, estabeleceu o dia (28), como data para a Prefeitura de Sobral apresentar resposta objetiva às reivindicações dos trabalhadores do trânsito. Em cumprimento as determinações da audiência de conciliação, a Prefeitura de Sobral enviou por escrito e no prazo estabelecido pela justiça, todos os aspectos levantados na pauta de reivindicações da categoria, negando todas as reivindicações da categoria.
Diante de mais uma negativa da Prefeitura de Sobral, e da tentativa de negociação da categoria, a iniciativa de greve se torna a única saída para os trabalhadores, uma vez que o diálogo com o poder local, está inviabilizado e sem nenhuma possibilidade de avanço.
Para o Agente de trânsito Wair Camelo "Nossa intenção é adequar a remuneração do Agente de Trânsito a suas especificidades e complexidades, por meio da gratificação de atividade de trânsito e do adicional de insalubridade, para assegurar melhores salários, mas, principalmente melhores condições de trabalho, que atualmente são péssimas”, afirma.
Por todo o dia (29), a diretoria executiva do Sindicato esteve reunida com a categoria dos Agentes de Trânsito analisando a conjuntura de negociações e definindo cronograma de mobilizações, onde o comando de greve anunciará a paralisação das atividades, até que a Prefeitura de Sobral se proponha efetivamente a negociar as reivindicações e não simplesmente ignorá-las.
Segundo Célio Brito, presidente do Sindsems, “Os agentes de trânsito, tem a clareza que é fundamental oferecer à população um serviço de qualidade, mas consideram que para isto é fundamental a valorização dos servidores e a garantia dos seus direitos” defende o sindicalista.
O Sindsems que representa os Agentes de Trânsito, mais uma vez demonstra que sempre buscou o diálogo para evitar maiores transtornos à população, sem, no entanto obter uma maior sensibilização por parte do poder local e lamenta que o atual prefeito e futuro ministro dos portos, Leônidas Cristino, deixe a prefeitura sem a menor consideração por estes trabalhadores tão importantes para a vida da cidade, deixando para o próximo gestor que assumirá em primeiro de janeiro um ônus significativo.
A Greve que terá início num ato público, seguirá todos os trâmites legais que preceitua a legislação, com o mínimo de 30% dos funcionários trabalhando.


  De Sobral: SINDSEMS. / Para o Blog.

Ciência ambiental: não troque as sacolas plásticas ainda.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/12/2010
Ciência ambiental: não troque as sacolas plásticas ainda
As sacolas de bioplástico somente podem ser consideradas ambientalmente amigáveis se o processo de produção for feito utilizando energias renováveis. [Imagem: AStar]
Bio é sempre bom?
Os sacos plásticos estão literalmente por toda parte. Embora aqueles usados para embalar produtos nos supermercados sejam o alvo preferencial dos ambientalistas, eles estão em praticamente todos os produtos vendidos no comércio.
Infelizmente, eles estão também pelas ruas, bueiros e nos lixões, uma vez que a estrutura de reciclagem é muito deficiente.
A substituição desses sacos plásticos por bioplásticos tem sido alvo de grandes discussões, havendo pesquisadores que afirma que as "leis das sacolas plásticas" erram o alvo.
Contudo, os reais benefícios ambientais, assim como eventuais desvantagens, da substituição dos plásticos por bioplásticos ainda não estão totalmente claros.
Por isso, Hsien Hui Khoo e seus colegas do Instituto de Engenharia e Ciências Químicas de Cingapura decidiram fazer uma avaliação do ciclo de vida das sacolas feitas com bioplásticos para verificar se elas são mesmo boas para o meio ambiente.
Avaliação do ciclo de vida
A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma técnica usada para analisar os impactos ambientais associados a todas as fases de um processo produtivo, com a elaboração de um inventário da energia e dos recursos consumidos e das emissões e dos resíduos gerados na produção de um determinado produto.
Os pesquisadores usaram a ACV para comparar o uso de sacolas feitas de polihidroxialcanoato (PHA) - um bioplástico à base de amido de milho - em relação às tradicionais sacolas de polietileno. O polietileno é atualmente o material mais usado para a fabricação de sacos de plástico.
A produção de sacos de polietileno requer a extração e refino de combustíveis fósseis, a conversão dos combustíveis fósseis em polietileno e a extrusão do polietileno em sacos plásticos.
Os pesquisadores calcularam que 1,22 kg de petróleo bruto, 0,4 kg de gás natural e 48 megajoules de energia são necessários para produzir 1 kg de sacolas de polietileno.
O PHA, por outro lado, é um bioplástico feito a partir do amido de milho. A produção das biossacolas de PHA envolve o cultivo de milho, colheita, moagem úmida e fermentação.
Os pesquisadores calcularam que 4,86 kg de milho e 81 megajoules de energia são necessários para produzir 1 kg de sacolas de PHA.
Desafios para os bioplásticos
De forma sobremaneira inesperada, Khoo e sua equipe descobriram que a energia consumida na produção das sacolas de PHA é 69% maior do que a energia gasta na fabricação das sacolas de polietileno.
Embora o cultivo de milho possa ajudar a compensar emissões de carbono através da fotossíntese, os pesquisadores descobriram que a fabricação das sacolas de bioplástico exige maior consumo de energia durante a produção em comparação com produção de sacolas de polietileno.
Eles concluem que os sacos de PHA somente podem ser considerados ambientalmente amigáveis se o processo de produção for feito utilizando energias renováveis.
Finalmente, os cientistas advertem que, antes que os biomateriais sejam considerados como alternativas sustentáveis aos plásticos convencionais, alguns desafios precisam ser superados: "A questão principal reside na redução da demanda de energia para a conversão da biomassa em [materiais com] propriedades semelhantes às dos plásticos," afirmaram.

30 de dez. de 2010

Sacolas plásticas poderão conter informações sobre reciclagem.

Arquivo - Sônia Baiocchi
Moreira quer estimular a população a fazer coleta seletiva do lixo.
Tramita Câmara o Projeto de Lei 7919/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga os estabelecimentos comerciais com área superior a 1.000m², localizados em cidades onde haja coleta seletiva de lixo e que utilizam sacolas plásticas para embalagem de mercadorias, a imprimir nas sacolas as seguintes informações:
- o lixo seco ou resíduo reciclável é composto de metais, plásticos, vidros, papéis, embalagens longa vida e isopor;
- o lixo orgânico é composto de sobras de alimentos, cascas de frutas e verduras, borra de café, cigarros, papel higiênico, papel toalha, guardanapos, absorventes e fraldas usadas;
- o lixo especial ou resíduo especial é composto de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, retalhos de couro, latas de tinta, venenos e solventes, que deverão ser encaminhados ao órgão municipal responsável pela coleta e destino final de resíduos da cidade.

Conforme a proposta, o informativo deverá ocupar no mínimo 30% da face externa de um dos lados da sacola plástica. As penalidades serão regulamentadas pelo Executivo, no prazo de 60 dias após a aprovação da lei.
Moreira afirmou que o objetivo principal é alertar a população sobre os produtos plásticos que vão para o lixo diariamente, contribuindo para a degradação do ambiente. "A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta, pois desvia de aterros sanitários ou lixões resíduos sólidos que poderiam ser reciclados", argumentou.
Tramitação
A proposta, que tramita apensada ao PL
1862/07, será analisada, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Íntegra da proposta:

Americano diz ter matado 'chupacabras' no quintal de casa

Animal foi encontrado em Kentucky, e morto em 18 de dezembro.
Especialistas acreditam que bicho é cão ou guaxinim sem pelos.

Do G1, em São Paulo
Mark Cothren mostra o corpo do suposto 'chupacabras', morto no quintal de sua residência nos Estados Unidos.    Mark Cothren mostra o corpo do suposto 'chupacabras', morto no quintal de sua residência nos Estados Unidos. (Foto: Divulgação/Mark Cothren)
Um morador da cidade de Lebanon Junction, no estado americano de Kentucky, afirma que encontrou e matou um exemplar da lendária espécie dos chupacabras. Mark Cothren atirou no animal ao vê-lo no quintal de sua casa. O caçador diz que se assustou ao não reconhecer a criatura.
"Eu pensei: 'todo bicho tem pelos, principalmente nesta época do ano'. Não entendi como um animal assim poderia sobreviver no inverno", afirmou Cothren, em entrevista à rede de TV americana FOX. "Agora todo mundo está curioso para saber que bicho é esse. O telefone não para de tocar."
O animal, abatido no dia 18 de dezembro, tem orelhas grandes, cauda e bigodes longos, e tem praticamente o mesmo tamanho de um gato doméstico. "Já me disseram de tudo, que seria um gato, um guaxinim ou mesmo um chupacabras."
Diversos animais já foram identificados como "chupacabras", a maioria cães e lobos. O misterioso devorador de rebanhos é uma lenda que se espalhou em países da América do Sul, incluindo o Brasil, e chegou ao sul dos Estados Unidos. Há registros de fazendas supostamente atacadas por "chupacabras" nos estados do Texas e Oklahoma.
Zoólogos entrevistados pela FOX dizem que não é possível identificar o animal apenas pelas imagens. A maioria, no entanto, diz que mais provavelmente trata-se de um cão ou de um guaxinim que, por sofrer de alguma doença, teria perdido os pelos.
Cothren afirmou que, a pedido do departamento responsável pela preservação da vida selvagem de Kentucky, vai entregar o corpo do animal para análise.

Projeto político de Cid é o mesmo.

Clique para Ampliar
Clésio Arruda defende reação do PSDB contra ato considerado de infidelidade
FOTO: KIKO SILVA
30/12/2010
A ampla maioria do Governo na Assembleia não exigirá muito da sua liderança na defesa dos projetos do ExecutivoO novo secretariado do governador Cid Gomes, na avaliação do professor de Sociologia Política da Universidade de Fortaleza (Unifor), Clésio Arruda, não teve muitas surpresas. A manutenção de mais de 50% dos secretários nas pastas que dirigiram durante os quatro anos da administração iniciada em 2007, para o professor, foi algo natural, já que não há mudança do projeto político que começa sábado.
Clésio observa que além dos nomes que permanecem no comando das secretarias, há também aqueles que continuarão no primeiro escalão, mas trocaram de pasta, como é o caso de Ferruccio Feitosa, que sai da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e passa a comandar a Secretaria Especial da Copa 2014, ainda a ser criada.
Segundo o professor, o nome mais esperado era o que iria ocupar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por ter sido um dos setores mais criticados da atual administração. Sai do comando Roberto Monteiro e entra o coronel Bezerra Rodrigues.
Tucano
A indicação do tucano Gony Arruda (PSDB) para o comando da Sesporte, na visão de Clésio Arruda, demonstra a forma de fazer política de Cid Gomes, que de acordo com ele, busca sempre fazer composições mais largas, aparar arestas e neutralizar a oposição.
Ao convocar um tucano para seu Governo, na análise do professor, Cid deixa a oposição mais fragilizada. Contudo, ele não acredita que essa estratégia irá funcionar da mesma forma de funcionou no primeiro Governo, quando convidou Marcos Cals (PSDB) a assumir a Secretaria de Justiça, e teve o PSDB por mais de três anos na base aliada.
"Isso funcionou nos quatro anos do primeiro governo, agora não terá o mesmo efeito. Naquele momento Cid Gomes formou um Governo de coalizão", pontuou.
Clésio Arruda entende que mesmo com Gony Arruda indo para o Governo, o PSDB tem que se comportar como partido de oposição, já que em nível nacional a legenda já adotou essa postura. Por isso, o sociólogo defende que o partido tome uma posição mais firme e reivindique o mandato de Gony Arruda, se impondo como oposição. "A sobrevivência do PSDB passa por essa decisão", afirma.
Líder
Sobre a escolha de um nome sem experiência no Legislativo, para ser o novo líder do Governo na Assembleia, no caso Antônio Carlos (PT), na visão do professor, não trará muitos prejuízos. Ele destaca que Cid Gomes tem uma maioria "avassaladora" no Legislativo cearense que dará continuidade a um projeto já em andamento, portanto o novo líder não encontrará muitas resistências. Ele avalia que o líder governista não necessitará se esforçar tanto para garantir apoio aos projetos de Cid que darão entrada na Casa.

fonte - DN.

MPE aciona justiça e TCM adverte Câmaras.



 Os dois órgãos consideram que o aumento, se aplicado já em 2011, fere a Constituição Federal. O MPE requer a suspensão do reajuste
30.12.2010|
A pressa com que os vereadores de Fortaleza aprovaram, em benefício próprio, um reajuste salarial de 61,3%, pode ter sido um “tiro no pé”. No entendimento do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o reajuste aprovado no dia 23 é inconstitucional.
Ontem à tarde, em resposta ao questionamento apresentado pelo Psol, a procuradora-geral do Estado, Socorro França, informou ao O POVO que ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o aumento no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).
O MPE requer a urgente concessão de uma medida liminar, suspendendo os efeitos da resolução aprovada pelos vereadores. “Existem vícios materiais e formais que tornam a resolução incompatível com os princípios contidos tanto na Constituição Federal, quanto na Lei Orgânica de Fortaleza”, afirmou.
O Psol questionou a legalidade do procedimento adotado pelos vereadores ao se autoconcederem o reajuste. Na ocasião, dos 30 parlamentares, somente a vereadora Toinha Rocha (Psol) votou contra.
TCM desaprova
O Tribunal de Contas também considera que os vereadores, na atual legislatura, não têm direito à elevação de subsídios, mesmo seguindo a proporcionalidade reajuste salarial para deputados estaduais.
Para o TCM, deve ser observado o chamado “princípio de anterioridade”, previsto na Constituição Federal, o que só acontece a cada nova legislatura, o que não é o caso agora, pois não houve eleição para vereador. O presidente em exercício, Manoel Veras, comunicou aos presidentes de todas as casas legislativas do Estado sobre a ilegalidade do ato.

O POVO tentou ouvir tanto o atual, quanto o futuro presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PT) e Acrísio Sena (PT). Mas as ligações não foram atendidas.
 O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O reajuste salarial de 61,3% autoconcedido pelos vereadores de Fortaleza eleva de R$ 9,2 mil para R$ 15 mil os vencimentos dos parlamentares. Mas, segundo a Constituição, a regra só tem efeito a cada nova legislatura
 SAIBA MAIS
 A situação em outras capitais
Na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (RJ), a assessoria de comunicação informou que não existe nenhuma movimentação dos parlamentares por reajuste.
Os deputados estaduais de Alagoas e os vereadores de Maceió reajustaram seus próprios salários, seguindo a decisão dos deputados federais.

O reajuste dos deputados foi aprovado na terça à noite e o aumento dos vencimento dos vereadores foi aprovado ontem à tarde.
 Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
fonte - O povo

Cals e Gony trocam acusações e clima interno esquenta.


Acusado de ferir o estatuto do PSDB, Gony Arruda (PSDB) partiu para o ataque, afirmando que o deputado Marcos Cals (PSDB) deixou de pedir autorização ao PSDB antes de assumir a Justiça e Cidadania, há 4 anos
O clima de desentendimento no PSDB no Ceará se agravou com a indicação do deputado estadual Gony Arruda (PSDB) para assumir a Secretaria de Esportes (Sesportes) na gestão do governador reeleito Cid Gomes (PSB).
Parceiro de campanha do senador não-reeleito Tasso Jereissati (PSDB), o deputado estadual Marcos Cals (PSDB) se mostrou indignado com o fato de Gony não ter procurado obter a necessária autorização prévia à executiva do partido nem ter pedido licença antes de aceitar o convite do governador, conforme alega que preconiza o estatuto do PSDB. Gony argumentou, por outro lado, que não teve tempo de falar com a executiva e devolveu a acusação a Cals.
Foi ele (Marcos Cals) quem deixou de consultar o partido na época em que foi convidado por Cid para assumir a secretaria de Justiça e Cidadania”, afirmou Gony à imprensa, ontem, após ser empossado como presidente da Assembleia Legislativa.
Procurado pelo O POVO, Cals detalhou que procurou, individualmente, cada um dos membros da executiva do PSDB para saber se havia alguma objeção à ideia de um membro do PSDB entrar no governo Cid Gomes. “Isso aconteceu entre os dias 22 e 27 de dezembro de 2006. Tive autorização do partido”.
Sem pressa
Tanto Cals quanto o presidente estadual do PSDB, Raimundo Gomes de Matos (PSDB), discordam do meio que Gony usou para legitimar, no âmbito do partido, sua decisão.
Gony diz ter procurado os dez mais votados candidatos a deputado estadual pelo PSDB nas últimas eleições, incluindo eleitos e não eleitos. Destes, Fernando Hugo (PSDB) teria dito não concordar e João Jaime (PSDB) não teria sido localizado. Os outros oito, disse Gony, lhe deram aval para aceitar o convite.

“Mas o partido não são apenas os deputados estaduais, são também os federais, os prefeitos, as lideranças. O partido tem senador”, criticou Gomes de Matos. O presidente do PSDB, que só foi informado por Gony após o anúncio oficial, evita falar em expulsão de Gony dos quadros do partido. “A executiva, por enquanto, não pode fazer nada. Temos que esperar ele (Gony) assumir efetivamente a secretaria”.
 Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Até Gony Arruda (PSDB) assumir a Sesportes no governo de Cid, em janeiro, nada lhe acontecerá. A reação pode vir após esse momento e como demonstração de insatisfação dos tucanos mais ligados a Tasso Jereissati.
 SAIBA MAIS
Ao falar com Raimundo Gomes de Matos, presidente do PSDB, para informar a decisão de ter aceitado o convite de Cid, Gony Arruda argumentou que, com seu afastamento, o partido seria beneficiado com a entrada de um suplente na Assembleia.
Procurados pelo O POVO, Téo Meneses (PSDB) e Osmar Baquit (PSDB) confirmaram que foram procurados por Gony e que concordaram com a indicação.

A posse de Gony Arruda como titular da Sesportes está marcada para o dia 3 de janeiro.
O senador Tasso Jereissati, que é a principal liderança tucana estadual, mantém-se distante da crise e, até o momento, não deu qualquer declaração pública sobre ela.
 Pedro Alves pedroalves@opovo.com.br
fonte - O povo

Fortaleza entra no circuito de teste de vacina contra a dengue .



dengue
29/12/2010 - 14:57
Fortaleza entra no circuito de testes para a produção nos próximos quatro anos, de uma vacina para combater a dengue que a Fundação Oswaldo Cruz vem pesquisando desde o ano de 1990. Além de Fortaleza, participam ainda do circuito Natal, Campo Grande e Goiânia.
A fase de testes em Fortaleza ficará subordinada à Universidade Federal do Ceará sob a orientação do professor Luiz Carlos Reis. 'A vacina será desenvolvida a partir da vacina existente contra a febre amarela para combater a dengue 1, 2, 3 e 4', informa Manoel Fonseca, chefe do Setor de Promoção e Proteção à Saúde da SESA.
O prazo estipulado pela Fiocruz de que a vacina chegue ao mercado nos próximos quatro anos é reiterado por Manoel Fonseca da Secretaria de Saúde do Ceará. Ele, no entanto, faz uma advertência sobre o mosquito transmissor. 'O mosquito da dengue já faz parte da ecologia do país. É impossível eliminá-lo', destaca.
fonte - Evandra Nogueira

29 de dez. de 2010

Lula agradece cearenses por não reelegerem Tasso Jereissati ao Senado .

O presidente Lula (Ricardo Stuckert - 23.dez.2010/PR)Ao discursar em cerimônia na cidade de Caucaia (50 km de Fortaleza) nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu aos cearenses por não terem reeleito o senador Tasso Jereissati (PSDB). Sem citar o desafeto, Lula agradeceu os votos em seus aliados.
"Agradeço de coração a reeleição do Cid Gomes [ao governo do Ceará], a eleição da companheira Dilma [Rousseff] e agradeço de coração a eleição dos senadores que vocês elegeram e me fizeram um favor tremendo", afirmou o presidente.
Foram eleitos em outubro para o Senado os deputados José PImentel (PT) e Eunicio Oliveira (PMDB). Após o resultado das urnas, Tasso anunciou sua aposentadoria da política.
fonte - folha SIMONE IGLESIAS
ENVIADA ESPECIAL A CAUCAIA (CE)

Gomes de Matos diz que Gony não comunicou executiva do partido.

 
 
 
 
Tucano no Governo Cid
Tucano destaca que ficou surpreso com decisão do colega de partido.
 
Por: Luciano Augusto
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da executiva regional do PSDB, afirmou nesta quarta-feira (29) em entrevista ao jornal Alerta Geral (Rede Somzoom Sat e Rádio Canaã FM 104,3), que ficou surpreso com o convite do governador Cid Gomes (PSD) em convidar o deputado estadual Gony Arruda para compor o quadro de secretariados a partir de 2011.
"Isso demonstra que o PSDB tem bons quadros, e acima de tudo um compromisso com o estado do Ceará", entretamos estranhamos o posicionamento do deputado Gony, pois quem decide a vida partidária é a executiva do partido, não são os deputados", destacou Gomes de Matos.
De acordo com o presidente da executiva regional do PSDB, o estatudo do partido é claro ao afirmar que o filiado para assumir cargos ou funções em governos onde não houver apoio ou coligação, é necessária a desfiliação ou autorização por escrito à executiva do partido.
Ouça abaixo trechos da entrevista.
fonte - Ceára agora

Eleitor tem até esta quinta-feira para justificar ausência de voto no 2º turno

Quem ficar irregular com a Justiça não pode obter documentos ou se inscrever em concursos
Da Agência Brasil

Publicidade
Eleitores que não votaram no segundo turno têm até esta quinta-feira (30) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. Para isso, o eleitor precisa apresentar o formulário na zona eleitoral onde está inscrito.
O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet.
O formulário deve conter nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência de voto. É preciso ainda apresentar cópia de documento oficial que comprove a idade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor.
De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da 1ª Região, os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retorno ao Brasil para justificar a ausência no pleito. Quem não justificar no prazo pagará multa no valor de R$ 3,50.

Enquanto não regularizar a situação, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não pode receber vencimentos.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores. Há exceção à regra para eleitores analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental.
fonte  - R7

Padre candidato ao Nobel da Paz confessa ter abusado de menor

Belga François Houtart ajudou a criar o Fórum Social Mundial de Porto Alegre
EFE

ReproduçãoReprodução
O belga François Houtart, que confessou ter abusado de um menor
Publicidade


O sacerdote católico e sociólogo marxista belga François Houtart, uma das figuras-chave do Fórum Social Mundial, confessou nesta quarta-feira (29) ter abusado de um menor há 40 anos. Ele pediu a suspensão da campanha em favor de sua candidatura ao Nobel da Paz de 2011.
Houtart, de 85 anos, reconheceu os abusos ao diário Le Soir, após uma denúncia anônima à comissão que investiga os casos de pedofilia na Igreja Católica belga.
Nela, sem dar nomes, é detalhado que um sacerdote da região de Liège teria abusado de um menino em duas ocasiões na década de 70. Segundo o Le Soir, o denunciante é um primo de Houtart que seria irmão da vítima, outro primo do religioso que tinha 8 anos na época.
Em declarações ao periódico, Houtart admitiu ter "tocado as partes íntimas" do menor em duas ocasiões, algo que classificou como "irreflexivo e irresponsável".
O sociólogo assegurou ter proposto aos pais da vítima renunciar ao sacerdócio e assumir as consequências dos seus atos, mas os responsáveis pela criança pediram que Houtart consultasse um professor do seminário de Liège que o teria aconselhado a continuar na igreja e se centrar em seus estudos de sociologia das religiões.
O sacerdote pediu a suspensão da campanha que tenta promover sua candidatura ao Nobel e informou ter renunciado ao seu posto na ONG Centro Tricontinental, da qual foi fundador.
Houtart foi professor de sociologia da Universidad Católica de Louvain la Nueva entre 1958 e 1990 e um dos incentivadores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Relatora mantém mínimo de R$ 540 e reserva R$ 30 mi para cidades da Copa.

Relatório final assegura recursos significativos para o Sistema Único de Saúde. Já o aumento do Judiciário continua sem previsão no Orçamento de 2011.
José Cruz/Agência Senado
Serys Slhessarenko:"Não posso ignorar os cortes, mas estou trabalhando em cima de ações possívels."  
A relatora-geral do Orçamento de 2011, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), anunciou nesta quinta-feira que manteve o valor do salário mínimo em R$ 540 no relatório final, que deverá ser divulgado no domingo. O documento também reserva R$ 30 milhões para cada cidade que irá sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, oriundos de emendas parlamentares, além de manter, "a princípio", os R$ 3,9 bilhões já previstos para compensar os estados com as perdas decorrentes da Lei KandirA Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) dispensou do ICMS operações que destinem mercadorias para o exterior, bem como os serviços prestados a tomadores localizados no exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos. Essa lei disciplina o ressarcimento por parte da União até que outra lei estabeleça um mecanismo definitivo.
A lei também define regras para a cobrança do ICMS no comércio entre os estados.
.
"Eu tenho colocado todas as proposições dentro dos nossos limites de forma equânime, como fizemos redistribuindo recursos para as emendas de bancada. Agora fizemos com as cidades-sedes. Essa distribuição equânime é o critério mais justo e democrático", afirmou a parlamentar.
A senadora, porém, disse que ainda espera uma indicação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre os possíveis cortes a serem feitos na proposta orçamentária da União para o próximo ano. "Não posso ignorar os cortes. Se existirem, terão de ser considerados, mas estou trabalhando em cima de ações possíveis."
Serys reiterou ainda que espera ver aprovado o relatório-final até a próxima terça-feira (21) na Comissão Mista de Orçamento e, no dia 22, no plenário do Congresso Nacional.
SUS
O relatório final assegura "recursos significativos, um pouco mais de R$ 1 bilhão", para a equalização per capita do Sistema Único de Saúde (SUS). Serys, porém, afirmou que o aumento do Judiciário "continua sem previsão" no Orçamento de 2011.
Em relação à complementação dos recursos da União para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FundebO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos estaduais, municipais e federais e destina-se a promover a educação infantil, o ensino fundamental e médio, inclusive a educação de jovens e adultos. Os recursos do Fundeb, que tem vigência até 2020, são distribuídos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Pelo menos 60% dos recursos do fundo são usados no pagamento dos salários dos professores.), Serys disse que o assunto está sendo analisado.
A comissão reúne-se na próxima segunda-feira (20), às 18 horas. Na terça (21) e quarta-feira (22), há previsão de reuniões às 10h, 14h, 18h e 20h. Antes de dar início à discussão do relatório final do Orçamento, porém, a comissão precisa votar o projeto de lei que retira a Eletrobras das metas de superavit primário em 2010 e 2011.

fonte - Agência Câmara de Notícias

Divorciado poderá se identificar como solteiro.

Arquivo - Elton Bonfim
Manoel Junior: divorciados ainda são vítimas de preconceito.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7897/10, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que permite às pessoas divorciadas identificar-se como solteiras após a averbação do divórcio. A proposta acrescenta um artigo à Lei do Divórcio (6.515/77) para que as certidões de registro indiquem o estado civil de solteiro, se o interessado assim desejar, sendo proibida qualquer referência a vínculos conjugais anteriores.
De acordo com o projeto, a medida não prejudicará direitos, deveres, obrigações e impedimentos decorrentes do casamento dissolvido.
Com a proposta, Manoel Junior espera beneficiar pessoas que ainda sofrem preconceito pelo fato de se declararem divorciadas. "Infelizmente, o insucesso no matrimônio ainda é motivo de estigmatização para muitos, como se o fim de uma relação que se imaginava duradoura pudesse indicar algum defeito na personalidade dos envolvidos", afirma o autor.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcelo Oliveira
 

Piso de policiais e bombeiros deve ser prioridade da Câmara em 2011.

Faria de Sá: salário inicial de policial militar do Rio é de R$ 30 por dia, menos do que é pago para uma diarista. 
A votação da proposta que estabelece um piso nacional para os policiais militares, civis e bombeiros militares (PECs 446/09 e 300/08) é uma das prioridades da Câmara no início da próxima legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. . A previsão é do presidente da Câmara, Marco Maia, que também é candidato à Presidência da Casa a partir de 2011.
A medida chegou a ser aprovada em primeiro turno na Câmara em março de 2010, mas ainda é necessária a aprovação em segundo turno, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). O que dificulta essa segunda etapa de votação é que o custo do piso unificado chega a R$ 43 bilhões. E, desse valor, R$ 20 bilhões teriam que ser arcados pelos governos estaduais, que garantem não ter como assumir esse compromisso.
Segundo o autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), havia um acordo para votação do texto em segundo turno antes do fim do ano, mas esse acordo foi descumprido. "Nós insistiremos agora na votação em 2011 e no compromisso do então presidente Marco Maia de que será formada uma comissão para discutir com os governadores a forma de implementação e implantação do piso”, disse Faria de Sá. O parlamentar ressaltou que o salário inicial de um policial militar no Rio de Janeiro é R$ 900, o que representa R$ 30 por dia. “É menos do que uma diarista. Isso é uma heresia, pelo trabalho que ele faz”, complementou.
Na avaliação do deputado Maurício Trindade (PR-BA), faltou negociação para a aprovação da medida. “O problema é que querem um supersalário para todo o Brasil, e os governadores fazem suas contas, veem que não é possível e barram o projeto inteiro. No fim, você deixa de pagar o salário dos estados que poderiam pagar.”
Arquivo - Laycer Tomaz
Paulo Pereira não vê polêmica na proposta, após acordo para que piso não seja mais de R$ 3.500.  
Já o líder do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), não vê polêmica na proposta após o acordo com a polícia do País inteiro para que o piso não seja mais de R$ 3.500, valor que dificultava a negociação. “Ficou acertado entre as lideranças da Câmara e as lideranças do movimento da polícia que, seis meses após a aprovação da proposta, o governo deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei para regulamentar o piso. Portanto, é uma coisa que ainda vai demorar para acontecer", ressaltou.
Estados são contrários
Tanto os governadores aliados à presidente Dilma Rousseff quanto os de oposição são contrários à proposta. Segundo o governador reeleito da Bahia Jaques Wagner, a PEC é uma intromissão no orçamento dos estados e fere o princípio federativo, uma cláusula pétrea da Constituição. "Além de impor uma despesa, acaba sendo uma violência à liberdade de cada ente da Federação de fazer sua gestão de pessoal", garante.

A proposta acrescenta dois parágrafos ao artigo 144 da Constituição. Um deles estabelece a existência de um piso nacional para policiais e bombeiros militares. O outro prevê uma lei que regulará o valor do piso e de um fundo contábil para financiar o pagamento do salário.
O texto principal foi votado em março, mas faltam quatro destaquesMecanismo pelo qual os deputados podem retirar (destacar) parte da proposição a ser votada, ou uma emenda apresentada ao texto, para ir a voto depois da aprovação do texto principal. que modificam bastante a proposta aprovada, inclusive as questões fundamentais do acordo: dois destaques retiram do texto o valor do piso, estabelecido na proposta em R$ 3,5 mil para os ocupantes de cargos básicos e em R$ 7 mil para os cargos de direção; e outros dois derrubam o fundo e a participação da União nos pagamentos.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto/SR

Gari poderá ter aposentadoria especial aos 25 anos de serviço.

Vicentinho lembrou que garis são expostos a condições extremas de insalubridade.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7159/10, do deputado Vicentinho (PT-SP), que considera insalubre a atividade profissional dos empregados em serviços de coleta de lixo e assegura aposentadoria especial para esses trabalhadores aos 25 anos de serviço.
O autor ressalta que os garis ficam expostos a condições extremas de insalubridade, ao manusear produtos químicos necessários ao processamento do lixo recolhido. Além disso, observou, a própria exposição ao lixo urbano os sujeita à contaminação.
"Em que pese a evidência dessa insalubridade, os garis, ao contrário de outras categorias profissionais em situação análoga, só conseguem o reconhecimento do seu direito à aposentadoria especial após desgastantes anos de tramitação de ações judiciais", afirma.
Com o projeto, o parlamentar diz que espera pôr fim a essa injustiça.
Tramitação
A proposta será examinada em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.  pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

fonte - Agência Câmara de Notícias

Íntegra da proposta:
Reportagem - Oscar Telles

Garis poderão ter piso salarial de R$ 1 mil.

Tadeu Filippelli ressaltou a necessidade de valorização dos profissionais da limpeza.
A Câmara analisa proposta que estabelece piso salarial de R$ 1 mil para os garis. A medida está prevista no Projeto de Lei 7926/10, do deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF). Segundo o texto, o valor será reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPCMede a variação de preços da cesta de consumo das famílias de baixa renda, com salário de um a seis mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Abrange nove regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Alegre e Curitiba), além do município de Goiânia e de Brasília. O índice é calculado pelo IBGE desde 1979 e é muito utilizado como parâmetro para reajustar salários em negociações trabalhistas.).
Hoje, os pisos salariais dos trabalhadores de limpeza urbana são estabelecidos pelas convenções coletivas de trabalho, documentos acordados entre empregados e empregadores. Não há garantia legal para esse valor mínimo.
"Já passa a hora de os trabalhadores de limpeza e conservação de áreas públicas receberem da população brasileira o devido reconhecimento. A fixação do piso salarial irá assegurar uma vida mais digna para esses trabalhadores e suas famílias", defendeu Filippelli.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., segue agora para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 fonte - Agência Câmara de Notícias

Íntegra da proposta:

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

28 de dez. de 2010

Leônidas Cristino recebe "treinamento" no Ministério dos Portos.

O prefeito de de Sobral, Leônidas Cristino, indicado por Cid e Ciro Gomes para ocupar o Ministério dos Portos, receberá um "treinamento" na pasta. Ele se reúne nesta terça-feira (28) com o titular, Pedro Brito, para se familiarizar com a atividade do cargo.
Cristino deve manter as políticas públicas aplicadas durante a atual gestão. Para Mario Lobo Filho, superintendente da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o novo comandante dos portos deve seguir a política que a Secretaria dos Portos vinha desenvolvendo ao longo destes anos.
O superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, lamentou a saída de Pedro Brito, com quem destacou ter um bom relacionamento, e também reforçou a continuidade. “O Porto do Rio Grande sempre contou com o prestígio do Governo Federal por meio dos programas da SEP. Não conheço o novo ministro nem o trabalho dele, contudo espero que ele dê continuidade ao que o Brito vinha fazendo com o Porto do Rio Grande, afinal temos uma posição estratégica para o Mercosul e somos o segundo maior polo naval brasileiro", disse.
fonte - Por: Márcio Dornelles

LINTOR TORQUATO DISSE QUE DR.JOÃO ALBERTO É POLÍTICO DO ANO

TUDO AGORA PASSA POR ELE. VEREADOR JOÃO ALBERTO O POLÍTICO DO ANO



Quem diria. O vereador João Alberto pode ser considerado o político do ano. A explicação é simples. Ele desafiou Secretários, afirmou que a Câmara de Sobral não pode ser "uma secretaria do executivo". Atuou com destemor na Comissão Parlamentar sobre a Santa Casa e na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Juntamente com o Grupo G6 (Paulo Vasconcelos, Paulão, Zezão, Zé Vytal, Adauto Arruda, João Alberto) implantou um novo jeito de ser na Câmara de Sobral a fim de garantir maior autonomia e independência do executivo (os tempos do "facão" acabaram). Conseguiu no último minuto o voto necessário para garantir a sua eleição na Câmara de Sobral mesmo sem o apoio do Paço Municipal. Soube tratar de assuntos de interesse da sociedade de forma séria e honesta.
Assume a Câmara Municipal de Sobral com desafios a serem enfrentados, em especial a de "superar a administração do vereador Hermenegildo" sem contudo esquecer daqueles que mais lhe ajudou, os próprios vereadores do GRUPO G6.
João Alberto é cauteloso, mas precisa abrir-se mais com seus colegas.
Como dissemos, tudo em Sobral agora passa por ele. Nada na prefeitura é feito sem antes comunicar ao novo Presidente da Câmara Municipal de Sobral.
PARABÉNS AO POLÍTICO DO ANO: VEREADOR JOÃO ALBERTO.
O abraço do colega advogado LINTOR TORQUATO....

Gony Arruda na Secretaria do Esporte gera conflitos no PSDB.

O presidente em exercício do PSDB no Ceará, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, afirmou, na manhã desta sexta-feira (28), que a indicação do tucano Gony Arruda para a Secretaria do Esporte no governo Cid Gomes ainda não foi avaliada pela executiva do partido.
O parlamentar adiantou que o desejo do executivo estadual esbarra no regimento interno, que veta a participação do peessedebista. "Até o momento não existe um fato concreto. Há um convite que o parlamentar aceitou. A executiva ainda não se pronunciou e cabe à executiva, sim, liberar ou não o parlamentar, até porque o regimento dos partidos é bem claro", disse.
Raimundo Gomes de Matos salientou que cabe a Gony Arruda se desfiliar da legenda para assumir o cargo a partir de 2011. Entretanto, ainda não existe qualquer tipo de punição ao tucano. "O político que se colocar à disposição para participar de governos que não apoiou, cabe ao filiado pedir para sair do partido, pedir licença e automaticamente, cumprir o regimento. Então não existe nada assim, de penalidades, o regimento é que vai dizer", finalizou.
O presidente da executiva regional não foi o único insatisfeito com a indicação. O deputado estadual Marcos Cals, que foi secretário de Justiça de Cid e disputou as eleições contra o ex-chefe, usou sua conta do Twitter para se manifestar. Na opinião do ex-presidente da Assembleia Legislativa, o "deputado Gony Arruda deveria ter consultado, previamente, o PSDB antes de aceitar o convite para compor o primeiro escalão do proximo governo".
 fonte - Por: Márcio Dornelles

Estou bem na foto”, diverte-se Roberto Carlos sobre suposto affair com Paula Fernandes

Durante entrevista coletiva cantor negou o namoro, mas elogiou a cantora

Luisa Girão, iG Rio de Janeiro | 27/12/2010
Talentosa, bonita e atraente. Esses foram alguns adjetivos usados por Roberto Carlos para definir a cantora sertaneja Paula Fernandes, com quem dividiu o palco em seu especial de final do ano para a Rede Globo, que aconteceu na noite de 25 de dezembro e lotou a Praia de Copacabana, no Rio.

Foto: TV Globo
Roberto Carlos e Paula Fernandes ao vivo na praia de Copacabana, no último dia 25
Durante uma coletiva de imprensa realizada em Ipanema, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (27), o Rei desmentiu o suposto affair com a cantora com a famosa frase ‘apenas bons amigos’. “São só boatos. A Paula é talentosa, bonita e bastante atraente. Não temos nada além de uma amizade, mas ela é maravilhosa”, derreteu-se em elogios.
No último ano, Raissa Oliveira, rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba que vai homenagear Roberto Carlos na avenida em 2011, também foi apontada como namorada do cantor. Sobre isso, Roberto limitou-se a rir e declarar: “Estou bem na foto”.
O cantor ainda falou sobre o show do último sábado (25), na Praia de Copacabana, no qual teve que se apresentar sentado devido a uma lesão no joelho. "Dói muito, mas agora pretendo fazer um intensivo de fisioterapia e musculação para ficar bem para o carnaval. De jeito nenhum vou desfilar sentado! Tem que ser em pé e sambando", disse o cantor que será homenageado pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no carnaval 2011. "Vai ser difícil conter as lágrimas, mas voa para sorrir. Essa homenagem será uma das maiores consagrações da minha vida".u fazer forç

Foto: AgNews
Roberto Carlos na coletiva realizada no Rio

 Roberto Carlos revelou que vai começar a gravar um disco em espanhol, em janeiro, e pretende lançar em 2011 um CD de inéditas. "Ano que vem quero me dedicar a esse disco. Eu já tenho boa parte dele pronto, só faltam duas ou três músicas. Quando a gente fica mais velho, fica cada vez mais exigente e detalhista. Só vou lançá-lo quando ele estiver como quero".
O cantor ainda disse que não quer saber de aposentadoria. "Vou continuar cantando até sei lá quando. Ainda falta seguir, fazer canções de amor da forma mais bonita e emocionante. Eu ainda quero realizar muito mais."

Fóssil de dentes em Israel pode mudar teoria da evolução humana.

Descoberta seria a evidência mais antiga da existência de seres humanos modernos

BBC Brasil | 28/12/2010 10:15
Foto: © AP
Professor Avi Gopher do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv um dente encontrado em síteo arqueológico de Israel
Fósseis de dentes de 400 mil anos pode mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses que o encontraram. Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam que os dentes seriam de seres humanos modernos, tornando o fóssil a mais antiga evidência da existência de um Homo sapiens.
A teoria aceita atualmente é a de que os Homo sapiens se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo. Os fósseis de dentes foram encontrados durante as escavações da caverna de Qesem, um sítio pré-histórico encontrado em 2000 a 12 quilômetros ao leste de Tel Aviv, em Israel. A descoberta foi relatada em um artigo publicado na revista especializada American Journal of Physical Anthropology.
Paradigmas
Pesquisadores dizem que mais estudos são necessários. O coordenador do estudo, Avi Gopher, diz que mais pesquisas são necessárias para comprovar a teoria de seus pesquisadores, mas afirma que a descoberta tem o potencial de mudar o conceito da evolução humana.
"A datação da caverna mostra que a presença do Homo sapiens nesta parte do mundo é mais antiga do que as outras evidências que tínhamos até então", afirma Gopher. "Esta conclusão pode ser de grande importância, porque pode ser a primeira evidência para mudar alguns dos paradigmas que usamos em termos da evolução humana", diz o pesquisador.
A equipe da Universidade de Tel Aviv analisou os fósseis com raios-X e tomografias computadorizadas. A datação foi feita com base na análise da camada de terra na qual eles foram encontrados. Segundo a teoria aceita atualmente, os humanos modernos e os neandertais se originaram de um ancestral comum que vivia na África há cerca de 700 mil anos. Um grupo que migrou para a Europa se desenvolveu nos neandertais antes de serem extintos. Outro grupo, que permaneceu na África, teria gerado os seres humanos modernos, ou Homo sapiens.

Chuvas em dezembro estão 262% acima da média .



A pré-estação chuvosa no Ceará (dezembro e janeiro) começou com índices pluviométricos bem acima da média histórica. De acordos com dados preliminares obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do dia 1º ao dia 22 de dezembro de 2010 choveu 84,1milímetros em todo o Estado. A média histórica para o período é de 23,2 milímetros, ou seja, as precipitações ficaram 262,1% acima da média.
 Nas oito macrorregiões cearenses as chuvas foram superiores ao índice histórico, com atenção maior para a Região da Ibiapaba, onde choveu 146,5 milímetros enquanto a média é de 24,9 milímetros, significando um desvio positivo de 487,5%.
 Entretanto, os meteorologistas informam que as boas chuvas na pré-estação não indicam que vai chover acima da média na estação chuvosa (fevereiro a maio). As primeiras chuvas, em dezembro e janeiro, são ocasionadas por sistemas meteorológicos secundários que não têm ligação com a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuva no Ceará e que atua entre fevereiro e maio. O prognóstico oficial para o período chuvoso no Estado será divulgado pela Funceme na segunda quinzena de janeiro.

 fonte -  28.12.201  Assessoria de Imprensa da Funceme
Guto Castro Neto.

Líder do PT tenta evitar oposição a Marco Maia na Câmara.

 Ao iG, Paulo Teixeira (PT-SP) afirma que distribuição de cargos em comissões evitará disputa por cargo de presidente
Novo líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (SP), 49 anos, contou ao iG que a distribuição de cargos em comissões temáticas será usada para construir a candidatura única de Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara.
“Vamos distribuir o poder na Câmara de uma maneira equilibrada para que todos se sintam representados em postos de poder. Desse modo, vamos evitar qualquer sentido de disputa”, disse em entrevista por telefone.
Marco Maia foi escolhido candidato depois de uma disputa dentro da bancada do PT. Ele não era apontado como favorito, já que a cúpula do partido e o Palácio do Planalto já haviam acertado a indicação do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
A disputa dentro do PT abriu brecha para o lançamento de candidaturas alternativas dentro da base aliado. O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) lidera um movimento para viabilizar um nome contra Maia. O próprio Aldo é apontado opção mais forte para essa função.
Ainda em entrevista ao iG, Teixeira destaca que Maia tem o apoio da oposição (PSDB e DEM). Ele conta também como deverá comandar a bancada do PT, a maior da Casa a partir de fevereiro. O novo líder diz que as prioridades são a reforma política e a segurança pública.
iG - Como será sua gestão à frente da bancada do PT?
Paulo Teixeira - Será intensa. Vamos trabalhar para fazer a discussão dos grandes temas da sociedade. Como maior bancada, nós temos grande responsabilidade. E, claro, vamos dar sustentabilidade ao governo da presidenta Dilma.
iG – E qual são os grandes temas?
Teixeira – Sem dúvida alguma, a reforma política e a melhoria de segurança.

iG – Mas já existe uma proposta definida de reforma política?
Teixeira – Precisamos ter como foco três pilares: financiamento público, o fim das coligações proporcionais e o incentivo ao voto partidário. Além disso, precisamos intensificar os mecanismos de democracia direta, o referedum e o plebiscito por exemplo.

 iG – O senhor não concorda que há muitas dificuldades? Não há pontos divergentes em todos os partidos e bancadas?
Teixeira – Pelo menos dentro do PT, a ideia principal é acabar com o financiamento privado de campanha que gera uma grande corrupção no Estado brasileiro.

iG – E em relação às propostas de segurança pública?
Teixeira – Na área de segurança pública, há a questão da lavagem de dinheiro. Precisamos encontrar mecanismos para a investigação. Hoje grande parte do sistema penal e judicial pega a ponta. Não pega o meio, que financia. Que é o crime organizado.

iG – Mas o que é preciso ser feito então?
Teixeira – Precisamos aperfeiçoar a legislação para dar mecanismos mais efetivos ao Estado de combate ao crime organizado. Há uma série de projetos tramitando que nós precisamos nos dedicar.

iG – E nas outras áreas?
Teixeira – Temos o Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Educação. Haverá ainda um grande debate sobre as questões urbanas, que é o envio ao Congresso do Minha Casa, Minha Vida 2.

iG – O episódio da escolha do Marco Maia como candidato a presidente da Câmara provou que a bancada do PT nem sempre é uma bancada dócil, que acata as decisões sem questionar. Como o senhor pretende lidar com isso?
Teixeira – Eu pretendo criar uma dinâmica de debate político na bancada por meio de comissões, coordenação por área e reuniões periódicas. Vamos tentar fazer um planejamento que antecipe os temas e já coloque a bancada para trabalhá-los. Nós queremos entrar em 2011 já aquecidos.

iG – Setores do PT sempre reclamaram da falta de espaço em relação ao grupo majoritário chamado Construindo Um Novo Brasil.
Teixeira – Eu acho que a bancada precisa promover o debate político e a valorização dos mandatos. Gostaria de corrigir o que perguntou sobre a escolha do Marco Maia. Não havia definição de governo em relação à escolha do presidente da Câmara. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, nunca nos disseram que havia um candidato apoio pelo Palácio do Planalto. Então no caso do candidato a presidente da Câmara, a bancada teve total liberdade para escolher. A bancada do PT é muito solidária ao governo. É mais solidária do governo que tem na Câmara.

iG – Mas o senhor não acha que houve um momento que as coisas estavam concentradas demais?
Teixeira – Oito anos do nosso governo fizeram com que essa bancada passasse por todos os problemas possíveis. A crise de 2005 (mensalão), o segundo mandato do governo e as CPIs. Então eu creio que a bancada está mais madura.

iG – O senhor acha possível a construção de um consenso para fazer Marco Maia presidente da Câmara?
Teixeira – O PT já está unido. Os grandes partidos também já declaram apoio ao Marco Maia, o PMDB, PSDB e o DEM. Agora nós precisamos fazer um trabalho de convencimento do PC do B, PDT e PSB.

iG – A distribuição dos cargos de presidente da comissão podem ajudar nesse sentido?
Teixeira – Vamos distribuir o poder na Câmara de uma maneira equilibrada para que todos se sintam representados em postos. Desse modo, vamos evitar qualquer sentido de disputa. A disputa só ocorre quando o político que vai perder poder, espaço. Não é esse o ânimo que nós estamos sentindo na Câmara.