Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : 4 municípios disputam localização do Hospital do Sertão Central

12 de abr. de 2011

4 municípios disputam localização do Hospital do Sertão Central

O clima foi de eleição entre os municípios que concorrem para sediar a construção do Hospital Regional do Sertão Central no encontro com o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, nesta segunda-feira, 11, no Centro de Convenções. Os municípios de Boa Viagem,  Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá vieram com torcidas organizadas e outras estratégias de campanha, como apresentação de vídeos "vendendo" a imagem dos municípios, uso de camisas, botons e faixas. Cada um determinado em convencer de que tem as melhores condições para sediar o terceiro hospital regional construído pelo governo do Estado no interior. Os dois primeiros são o Cariri, já inaugurado na última sexta-feira, 8, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em Sobral, com previsão de ser concluído no próximo mês de agosto.   
O governador lembrou que há dois meses reuniu os prefeitos para discutir a localização do Hospital Regional do Sertão Central e a formatação da quarta macrorregião de saúde do Estado, onde ficará localizado o novo hospital. Atualmente são três macrorregiões: Fortaleza, Cariri e Sobral. A nova macrorregião em processo de construção é a do Sertão Central. Quatro municípios da macro estão em campanha para vencer a disputa pelo novo hospital: Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim. Tauá, através do prefeito Odilon Aguiar, comunicou durante o encontro a retirada da candidatura.
Assim como numa campanha eleitoral, os prefeitos falaram do Hospital Regional do Sertão Central como uma importante bandeira para a saúde da população e também para promoção do desenvolvimento da região. Os prefeitos tiveram, igualmente, 15 minutos para fazer a defesa do seu município. Além da localização geográfica, mostrando facilidade de acesso ao hospital, os gestores municipais destacaram a infraestrutura, a rede de saúde, os atrativos culturais, turÍsticos e religiosos, despertando nas torcidas aplausos e até coros de músicas ensaiadas.
Com o interesse de envolver ainda mais os municípios na discussão sobre o novo hospital, o governador recomendou que até o dia 6 de maio os gestores mobilizem as câmaras municipais de vereadores e os conselhos de saúde, que representam o controle social. "Queremos com isso ter uma posição oficial da maioria dos vereadores e uma deliberação dos conselheiros sobre a opinião de sediar o novo equipamento de saúde", afirmou Cid Gomes. Já ficou definida para o dia 9 de maio, às 9 horas, no Centro de Convenções, o novo encontro dos gestores e representantes municipais para a votação de onde ficará sediado o Hospital Regional do Sertão Central. O peso dos votos é proporcional a população dos municípios. Os municípios candidatos a receber o novo hospital não votam. A eleição é aberta. Vence o município que tiver a maioria absoluta dos votos.   
"O processo de disputa e eleição de quem sediará o novo hospital é uma inovação do governo do Estado, que democratiza a discussão e a decisão de ampliar a rede de assistência à saúde", afirma o secretário Arruda Bastos. Ele observa que a inovação veio com a criação da nova quarta macrorregião de saúde para que todos os problemas de saúde da população sejam resolvidos na própria região, mais perto de onde as pessoas moram
fonte -Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário