Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Conheça os alimentos que ajudam a proteger contra o câncer

1 de abr. de 2011

Conheça os alimentos que ajudam a proteger contra o câncer

Segundo especialista, o ideal é ingerir 3 porções diárias de alimentos coloridos
Do R7


Getty ImagesGetty Images
O importante é o prato ser colorido
Abóbora, mamão, manga, tomate, melancia. Todos esses alimentos ajudam a prevenir diferentes formas de câncer – e quanto mais colorido for o prato, melhor. Essa é a dica da nutricionista Priscila Pereira, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, ligado ao governo do Rio de Janeiro. Ela preparou algumas dicas para o Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado nesta quinta-feira (31).
Alimentos como abóbora, mamão, manga e todo alimento amarelo ou alaranjado são fontes de betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, que protege contra o câncer de pulmão e contra o tipo da doença que mais se manifesta entre as mulheres, o câncer de mama.
Já os alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, possuem licopeno, uma substância muito importante na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos de câncer. Para que o organismo absorva maior quantidade de licopeno do tomate, Priscila alerta que o correto é aquecê-lo, pois assim a substância é ativada.
- É sempre melhor ingerir a fruta em si, fazer um extrato de tomate em casa, ao invés de usar os produtos industrializados, que perdem a substância nos processos de conservação.
Os de cor verde escuro, como espinafre, couve-manteiga e brócolis, contém cálcio, ferro, vitamina C, ácido fólico e previnem o câncer de estômago. São alimentos riquíssimos em vitaminas e minerais, bem mais do que a alface.
- O ideal é ingerir de três a quatro porções diárias de alimentos coloridos, englobando legumes, salada e frutas.
Fibras
As fibras presentes em alimentos como a linhaça e a aveia têm papel favorável na prevenção do câncer de intestino. Ambas contêm ácido graxo e substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes.
Segundo a nutricionista, para obter os benefícios, deve-se ingerir duas colheres de sopa por dia de um dos dois alimentos, além das fibras contidas nos outros alimentos como arroz integral, feijão, frutas e legumes.
Além de aumentar o consumo dos alimentos coloridos, a nutricionista do Iede recomenda o aumento do consumo de peixes, que são ricos de ácidos graxos chamados omega-3, particularmente efetivos na prevenção do câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário