Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Deputado diz que FECOP está sendo usado para fins eleitoreiros

14 de abr. de 2011

Deputado diz que FECOP está sendo usado para fins eleitoreiros

Por: Luciano Augusto
A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), instituido pelo Governo do Estado do Ceará em 2004, foi criticado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará.
Em pronunciamento, o deputado Roberto Mesquisa (PV) afirmou que o fundo está sendo utilizado para fins eleitoreiros, com a maior parte dos recursos investidos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), para projetos de construção de cisternas e liberação de tratores. Ações ineficazes para o principal objeto do projeto - combater a pobreza.
O deputado apresentou índices mostrando que somente em 2010, mais de R$ 104 milhões do Fecop foram destinados à SDA. “Por coincidência o titular da secretaria foi o deputado estadual mais votado nas últimas eleições”, argumentou Roberto, reforçando os indícios de utilizaçãodo Fundo para fins eleitoreiros.
Roberto lembrou que em 2003, quando o Fecop foi criado através de mensagem enviada à Assembleia pelo então Governador Lúcio Alcântara, o deputado na época Ivo Gomes, hoje chefe de Gabinete do irmão Cid Gomes, foi um dos maiores opositores da proposta, justamente por causa deste risco.
O outro lado
O deputado Professor Pinheiro (PT) esclareceu a utilização de recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) nos projetos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). "Todas as ações que estamos fazendo em relação à pobreza estão embasadas em um processo legal. O Governo está fazendo ações com base em regulamentos e, principalmente, em dados, auxiliando quem precisa da lei", afirmou Pinheiro.
O parlamentar justificou que o Governo decidiu aplicar recursos do Fecop na agricultura, porque uma grande parcela da pobreza do Ceará encontra-se entre a população do campo. Segundo o petista, 35% da população cearense sobrevivem da agricultura primária.
"Quando o Governo propôs essa modificação foi por perceber que uma parcela significativa da população cearense pobre está na atividade primária. Acredito que no médio e longo prazo a medida vai repercutir na diminuição da pobreza no Ceará", ressaltou o deputado.
fonte - Ceara agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário