Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Fumacê pulveriza 53 bairros de Fortaleza até sexta-feira, 8.

7 de abr. de 2011

Fumacê pulveriza 53 bairros de Fortaleza até sexta-feira, 8.

A Secretaria da Saúde do Estado conclui nesta sexta-feira, 8 de abril, o primeiro ciclo de pulverização espacial de inseticida contra o mosquito da dengue em 53 bairros de Fortaleza. Na segunda-feira, dia 11, tem início a operação fumacê em toda a cidade, com o reforço dos veículos cedidos pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira, dia 7, técnicos da Sesa e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza se reúnem para fechar a programação para a realização de três ciclos de pulverização em todos os bairros da capital.
A Sesa está utilizando 18 carros fumacê para fazer a pulverização por toda esta semana. A partir da próxima semana serão 25 veículos em circulação, podendo chegar a 30 carros. Para o combate ao Aedes aegypti, Estado e Prefeitura realizam operação casada entre fumacê e batida focal casa a casa, por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, para eliminação de focos de proliferação do mosquito.
Os moradores também são aliados no combate ao mosquito. Quando a operação chegar à sua rua, permita a entrada em sua casa do agente de endemias e abra portas e janelas para o fumacê surtir efeito. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto – não mata larvas e nem impede a eclosão do ovo. Depois da passagem da operação, a eliminação de depósitos de água e criadouros do mosquito deve ser mantida.
Na operação desta semana, os carros fumacê terão percorrido até sexta-feira 7.344 quarteirões de 53 bairros de Fortaleza. Cada veículo pulveriza 45 litros do inseticida Malathion em dois períodos – das 5 às 8h30min e das 16h30min às 20 horas. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado apenas em situações de emergência e de forma racional e segura, tendo em vista sua ação temporária, o aparecimento de resistência ao produto químico no mosquito e os impactos ambientais que seu uso indiscriminado provoca.
O fumacê está percorrendo esta semana os bairros Alagadiço São Gerardo, Álvaro Weyne, Antonio Bezerra, Autran Nunes, Barra do Ceará, Benfica, Bom Jardim, Bom Sucesso, Cais do Porto, Cambeba, Canindezinho, Carlito Pamplona, Coaçu, Conjunto Ceará 1, Conjunto Ceará 2, Conjunto Palmeiras, Cristo Redentor, Curió, Dendê, Floresta, Granja Portugal, Guajeru, Henrique Jorge, Itaperi, Jacarecanga, Jangurussu, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, João XXIII, Joaquim Távora, Jockey Clube, José de Alencar (Alagadiço Novo), Lagoa Redonda, Messejana, Mondubim, Monte Castelo, Mucuripe, Olavo Oliveira, Pan Americano, Papicu, Parangaba, Parque Genibaú, Parque Iracema, Parque São José, Paupina, Pirambu, Quintino Cunha, São Bento, São João do Tauape, Varjota, Vicente Pinzon, Vila Ellery e Vila Pery.

Programação do fumacê para quinta e sexta-feira, 7 e 8 de abril

Quinta-feira, 7 de abril
5h às 8h30min

Barra do CearáSER I
Cristo RedentorSER I
Jockey ClubSER III
Henrique JorgeSER III
CambebaSER VI
José de AlencarSER VI
Lagoa RedondaSER VI

16h30min às 20 horas
Cristo RedentorSER I  
Álvaro WeyneSER I
Vila EllerySER I
Carlito PamplonaSER I
Henrique JorgeSER IV
DendêSER IV
ItaperiSER IV
ParangabaSER IV
Lagoa RedondaSER VI
CurióSER VI
GuajeruSER VI
MessejanaSER VI

Sexta-feira, 8 de abril
5h às 8h30min
Carlito PamplonaSER I  
PirambuSER I
JacarecangaSER I
ParangabaSER III
Vila PerySER IV
MessejanaSER IV
CoaçuSER IV

16h30min às 20 horas
JacarecangaSER I
Monte CasteloSER I
Alagadiço São GerardoSER I      
Carlito PamplonaSER I
Vila PerySER IV
Pan AmericanoSER IV
BenficaSER IV
PaupinaSER VI
São BentoSER VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário