Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Gegê, ativista social, é absolvido por unanimidade após nove anos

7 de abr. de 2011

Gegê, ativista social, é absolvido por unanimidade após nove anos

O ativista do Movimento de Moradia no Centro (MMC) e da Central de Movimentos Populares (CMP) Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, foi absolvido em júri popular no final da tarde de terça-feira (5), segundo dia de julgamento, no Fórum Criminal da Barra Funda, na capital paulista. A decisão foi anunciada depois de o promotor Roberto Tardelli, responsável pela acusação, ter defendido a inocência do líder do movimento de moradia, classificando como “temerária” sua condenação.
A sessão do júri popular, iniciada na segunda-feira (4), foi acompanhada por vereadores, deputados e um senador. A acusação era vista como uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais. Em 2002, Gegê foi acusado de dar carona ao assassino de um homem que morava no acampamento sob coordenação do MMC. Em parte desse período, o ativista teve momentos em que foi considerado foragido da Justiça. Ele se dizia condenado por ter sido impedido de viver com dignidade nos últimos nove anos.
O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), comemorou a absolvição de Gegê. "A tentativa de condenar o companheiro Gegê foi, na verdade, uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais. Sua absolvição, por unanimidade, foi uma vitória da democracia". O deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) lamentou a demora no julgamento do caso. “O inocente ficou ‘condenado sem julgamento’ por esse tempo todo e sequer a polícia foi atrás do mandante.”

Saudações
Roberto Luque

Nenhum comentário:

Postar um comentário