Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Governo cria cartão para agilizar repasse de verbas emergenciais da Defesa Civil

12 de abr. de 2011

Governo cria cartão para agilizar repasse de verbas emergenciais da Defesa Civil

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou hoje (11) a criação de um cartão de pagamento para facilitar a liberação de recursos para municípios atingidos por desastres naturais. A ideia é reduzir a demora e a burocracia que inviabilizam respostas rápidas em casos de tragédias como as chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro no começo deste ano.
“O cartão vai dar mais agilidade na liberação de recursos, na medida que dispensa a necessidade de abertura de conta pelo município para receber o dinheiro. E vai permitir maior acompanhamento e fiscalização dos recursos”, disse o ministro durante abertura do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres.
Com o cartão, os municípios que tiverem estado de emergência ou calamidade pública reconhecidos poderão comprar medicamentos, comida, combustível, e pagar outros serviços emergenciais para atender desabrigados e desalojados, como o aluguel de máquinas para remoção de entulho.
O cartão foi desenvolvido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e deve começar a ser utilizado em maio, segundo Bezerra Coelho.
O ministro disse que nos primeiros 100 dias de governo, a Defesa Civil repassou ou empenhou R$ 500 milhões para enfrentamento de desastres naturais em todo o Brasil.
Bezerra Coelho lembrou as vítimas dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro e disse que o fortalecimento da Defesa Civil, com reforço de ações preventivas, pode evitar que tragédias se repitam. “Precisamos trabalhar com afinco e precisão para que quando os desastres acontecerem, estejamos preparados, evitando a perda de vidas”.
Até quarta-feira (13), especialistas internacionais em defesa civil vão apresentar estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais durante o seminário, feito em parceria com o Banco Mundial. “Vamos agregar boas experiências e práticas já vivenciadas para construir uma nova proposta de Defesa Civil nacional”, disse o ministro.
 Edição: Rivadavia Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário