Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Marco Prado apresenta projeto que regulamenta Lan Houses

7 de abr. de 2011

Marco Prado apresenta projeto que regulamenta Lan Houses


É certo que crescente número de lan houses em Sobral proporciona, de certa forma, a inclusão digital daquelas pessoas que não dispõem computador e internet em casa. Porém o mau uso destes estabelecimentos podem atrapalhar o desenvolvimento dos jovens, principais usuários da rede.
Lan House (Local Area Network - ou rede local de computadores, na sigla em inglês) é um estabelecimento comercial onde as pessoas podem pagar para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local, com o principal fim de acesso à informação rápida pela rede.
Em recente requerimento, o vereador Marco Prado apresentou na Câmara de Vereadores de Sobral um projeto de lei que regulamenta as atividades das Lan Houses.
“As lan houses são fundamentais para a garantia do acesso as novas tecnologias e a democratização das telecomunicações. Porém, é necessária a regulamentação quanto a participação da criança de do adolescente nesse processo. Se de um lado precisamos garantir a inclusão digital por outro temos proteger e as crianças e adolescentes,” afirma o vereador Marco Prado.
A internet, além dos benefícios, também proporciona alguns problemas. Há jovens que deixar de ir à aula para frequentar estes locais; outros, por falta de controle, acessam conteúdos impróprios. Inúmeros também são os transtornos e, por este motivo, realmente é necessária a regulamentação, exatamente para que, no mínimo, os riscos sejam minimizados.

O que muda com o projeto

  • A empresas de lan house deverão manter cadastro dos usuários que deverão apresentar documento de identidade.
  • O acesso de menores de 18 anos após as 22h somente será permitido com autorização escrita dos pais ou responsável;
  • É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros e congêneres nestes estabalecimentos;
  • não podem frequentar estes locais menores de 18 anos, trajando uniformes escolares, completos ou parciais.

     fonte - Por Neil Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário