Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Patriota aponta integração da infraestrutura como um dos maiores desafios da Unasul

26 de abr. de 2011

Patriota aponta integração da infraestrutura como um dos maiores desafios da Unasul


Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil quer priorizar, no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a integração da infraestrutura dos países do continente. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (25) que o Brasil coordena um grupo de trabalho que cuida do tema e que já há propostas que podem ser levadas adiante. Ele informou que a secretária-geral designada da Unasul, María Emma Mejía, estará no Rio de Janeiro para participar de uma reunião do Cosiplan, o comitê da entidade que cuida do setor de infraestrura, que também contará com a presença da ministra brasileira do Planejamento, Miriam Belchior.
María Emma está visitando vários países da região para consultas prévias visando a sua homologação no cargo, prevista para 9 de maio. Ela é ex-ministra de Relações Exteriores da Colômbia e foi indicada para a função pelos chanceleres dos países-membros do bloco em 11 de março, no Equador.
Outro tema considerado importante pelo ministro é o combate às drogas. “Com um esforço regional, poderemos produzir um resultado significativo. Essa é nossa expectativa”, disse Patriota.
Sobre a entrada do México na Unasul, Patriota disse que esse tema ainda não foi tratado, mas que considera o país um parceiro importante da América do Sul. Por sua vez, María Emma confirmou que o México tem interesse em participar do bloco como observador, mas que há procedimentos que o país terá de cumprir.
Entre os assuntos importantes da pauta da Unasul, ela também destacou a área de infraestrutura, principalmente a de energia que, segundo ela, “é um tema vital” para Brasil e os outros países do bloco.

Edição: Vinicius Doria

Nenhum comentário:

Postar um comentário