Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Tese de FHC causa polêmica até no PSDB do Ceará

20 de abr. de 2011

Tese de FHC causa polêmica até no PSDB do Ceará

Proposta de dialogar com a classe média ao invés do "povão", lançada pelo ex-presidente, divide opiniões de parlamentares tucanos no Ceará Cirilo Pimenta: "FHC foi infeliz" (LIA DE PAULA, EM 6/3/2007) Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br
Tucanos cearenses estão divididos quanto à proposta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, principal formulador e ideólogo do PSDB. Em artigo recentemente publicado e repercutido em vários espaços noticiosos, FHC defendeu a aproximação do partido com a nova classe média brasileira como possível saída para a retomada do poder, ao invés de tentar disputar com o PT a hegemonia perante a população mais pobre - que ele chamou de “povão”.
 Para o deputado estadual professor José Teodoro Soares (PSDB), tal proposição é uma forma de a sigla se adequar ao novo contexto político e econômico do Brasil. Procurar esse segmento, entende o parlamentar, seria chegar à maioria da população. E maioria, explica, é que leva ao poder. “O PSDB é um partido de massas e tem de se adequar. Pela maioria se chega ao poder. O PT não perdeu a classe média”, defendeu Teodoro.
Ele defende a necessidade de o partido se atualizar à atual conjuntura e procurar o diálogo com essa parcela da população, principalmente nas redes sociais na Internet.
Mas a proposta de FHC não foi tão bem recebida por todos. Indagado pelo O POVO, o deputado estadual Cirilo Pimenta (PSDB) foi enfático ao discordar do líder tucano. “O FHC foi infeliz na forma como ele se pronunciou. Ele se contradiz com as suas ações de governo”. Pimenta citou programas como o Bolsa-Escola e o Fundef como avanços do governo tucano no Brasil que beneficiavam justamente às classes menos favorecidas do País, aparentemente rejeitada por FHC como público para o partido. “Não é por aí. Temos de ter bandeiras em todos os níveis”, contra-argumentou Pimenta.
No meio termo entre ser contra ou a favor ao entendimento de FHC, o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB) diz que é preciso “maturar” a ideia. “Eu acredito que um estadista do porte do FHC não esteja dizendo aquilo que foi interpretado de que o (ex-)presidente não gosta de povão”, rebateu Hugo. “O que o PSDB tem de pôr em prática é que quem forma opinião é a classe média, menos ou mais abastada”, disse.
Mas, questionado se concorda com o pensamento de FHC, Fernando Hugo disse apenas que é necessário debate, mas negou a necessidade de novos rumos para o partido. Rejeitou ainda que haja fragilidade por parte da oposição. Para o deputado, o artigo representa a opinião de apenas uma pessoa. “O PSDB deve muito ao FHC, porém o PSDB não é o FHC”.
 Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A proposta de Fernando Henrique de dialogar com a classe média e “esquecer” o povão é controversa e tem rendido críticas a FHC pelo suposto elitismo que alguns acham que estaria embutido em sua tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário