Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : BIOGRAFIA DO VEREADOR DE SOBRAL.

1 de set. de 2011

BIOGRAFIA DO VEREADOR DE SOBRAL.

BIOGRAFIA

Francisco Luciano Feijão

O blog -  apresentar, biografia do vereador de Sobral, para que você possa conhecer o seu representante.

Francisco Luciano Feijão, natural de Fortaleza (CE), nascido em 22 de setembro de 1942, na Avenida do Imperador, 1075, filho do Sr. Joaquim Euclides Feijão e Srª Maria de Nazaré Feijão. Casado com a sobralense Srª Liduína Maria pontes Feijão desde 1989, e, genitor dos jovens Francisco Lúcio Pontes Feijão, Márcia Pontes Feijão e Joaquim Euclides Feijão Neto, todos residindo na Avenida Dom José, n° 325 - Centro de Sobral.
 Luciano Feijão: Acadêmico, Professor e Secretário
 Formado em Matemática no Instituto de Matemática, concluindo em 1960. Integrante da primeira turma de formados da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Administração Escolar, com curso de Pedagogia e Orientação Pedagógica.
 Foi professor do curso Kleim em Fortaleza, no ano de 1966 a 1967. A convite do Monsenhor Aloísio Pinto veio residir no município de Sobral em 1968, onde passou a lecionar no Colégio Sobralense, Sant’Ana, Coração de Jesus, Escola Industrial e Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, a partir de 1969. Exerceu por duas vezes o cargo de Secretário de Educação do Município de Sobral, nos períodos de 1972 a 1975, na Administração do Prefeito José Parente Prado, e, 1982 a 1984 na Administração do Prefeito Joaquim Barreto Lima, onde conseguiu maior notoriedade na área educacional.
 Luciano Feijão – O político
 Foi eleito Vereador do Município de Sobral, hoje contando ininterruptamente com 07 mandatos: 1977/1982, 1° lugar;
1983/1988, 3° lugar;
1989/1992, 1° lugar;
1997/2000, 2° lugar;
2000/2004, 1° lugar.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Sobral por duas vezes, nos biênios:1981/1982 e 1987/1988 com bastante destaque político. Participou da elaboração da Lei Orgânica do Município (1989/1992). 
Por ter sido o Vereador mais votado em três eleições empossou os Prefeitos, Vice-Prefeitos, os Vereadores e as Mesas Diretoras da Câmara Municipal de Sobral dos anos de 1977, 1989 e 2000. Foi Relator da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Ética e decoro Parlamentar, Presidente da Comissão de educação, Saúde e de Assistência Social e Membro da Comissão de Obras, Serviços Públicos e atividades Privadas.
 Luciano Feijão e as ações sociais na área educacional
 Fundou a Associação Maximiniano Linhares, juntamente com o Pe. Sadoc Araújo e o Professor Francisco Evaristo Linhares, onde criam o Ginásio Clodoveu de Arruda, Ginásio Monsenhor Osmar (Distrito de Jaibaras), Ginásio Monsenhor Linhares (Distrito de Aracatiaçu), sendo eleito Diretor.
Fundou com o Monsenhor Sabino Loiola o Colégio Vicente Loiola, no município de Forquilha. Implantou o segundo grau nos Municípios de Forquilha, Massapé e Moraújo. Atualmente, mantém uma creche no município de Jaibaras.
 Luciano Feijão pensando a frente do seu tempo
 Em 1969 em meio a uma sociedade oligárquica e uma educação conservadora, nasce timidamente em Sobral uma idéia de se criar uma nova escola com uma nova filosofia educacional, através da diretoria do Professor Luciano Feijão e com o apoio do Pe. Sadoc.
 Por não ter instalação própria à escola cognominada Clodoveu Arruda passa a funcionar nas dependências do Colégio Municipal Netinha Castelo, onde permaneceu por quatro anos. Após esta temporada passou a funcionar na atual dependência da Escola Ribeiro Ramos, quando ficou de 73 a 78 anos. Até que o Prefeito vetou a continuidade da escola, no referido prédio. Era para muitos o fim de um sonho. No entanto o Luciano Feijão já havia iniciado a construção de sua sede própria. Em um local que, para muitos na época, jamais se conceberia a idéia da construção de um Colégio dentro de uma lagoa. Atualmente o que era a utopia de um sonhador, nada mais que o acreditar de um visionário, pois chegou a negociar mensalidades escolares por sacos de cimento, torna-se o maior complexo educacional do interior do Ceará. Sendo comparado somente com as maiores escolas da capital.
Como reconhecimento deste apogeu foi premiado por três anos seguidos com o troféu Quality 2000 como a melhor escola do interior do Ceará, além de conquistar diversos outros prêmios de utilidade pública.

Outras Informações:
Partido: PSB - Partido Socialista Brasileiro (40)
Gabinete: (88)3677-7612 - (88)3677-7613
fonte - site da Câmara Municipal de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário