Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Dupla Zico e Nunes dava título mundial ao Flamengo há 30 anos

13 de dez. de 2011

Dupla Zico e Nunes dava título mundial ao Flamengo há 30 anos

Rubro-Negro bateu Liverpool (ING) por 3 a 0 no dia 13 de dezembro de 1981
Do R7
 
Zico Flamengo 1981 700x525  
  Arquivo / Flamengo                                                                                                                                  
Zico aperfeiçoa a pontaria antes da decisão do Mundial: o Galinho foi eleito                                o craque do       triunfo rubro-negro
Foi trajando seu uniforme número 2 que o Flamengo deu uma das maiores exibições de sua história. Há exatos 30 anos, contra os “reds” do Liverpool, o Rubro-Negro, de branco, deu uma aula de futebol no estádio Nacional de Tóquio, ao vencer por 3 a 0 em show da dupla Zico e Nunes.
O primeiro tempo arrasador daquele time, o maior da história do clube carioca, definiu um duelo que, antes de a bola rolar, tinha os ingleses como favoritos.
- Falavam muito do time deles, mas a gente vinha das conquistas do Carioca e da Libertadores em uma semana. Então estávamos confiantes e sabíamos o que fazer. Nada nos preocupava.
As palavras acima foram ditas ao R7 por Nunes, artilheiro não só daquela final como de muitas outras, o que rendeu o apelido de “Artilheiro das grandes decisões”.
- Sempre decidi para o Flamengo. Sem dúvida esse foi meu título mais importante, mas o gol mais especial foi no Brasileirão de 1981, contra o Atlético-MG. Eu decidia mesmo.
Contudo, para poder colocar em prática sua vocação para as decisões, Nunes sempre contou com Zico. Craque daquele timaço, o Galinho não balançou a rede contra os ingleses, mas deu os passes para os dois tentos de Nunes. Adílio fechou o placar.
- Eu e o Zico nos entendíamos muito bem. Nascemos para jogar um com o outro. No primeiro gol, ele me deu um lançamento pela esquerda, ganhei na corrida e toquei na saída do goleiro. No segundo, recebi do Zico pela direita e, em dois toques, marquei outro.
O gol de Adílio também teve participação de Zico. Ele cobrou falta, rebatida pelo goleiro Grobbelaar. Depois de o ponta-esquerda Lico tentar na primeira vez, Adílio aproveitou para anotar o seu.
Na segunda etapa, o Flamengo passeou em campo, diante de um atônito Liverpool, que mal ameaçou a meta de Raul Plasmann. Diante dos 62 mil torcedores que lotaram o estádio, Zico foi eleito o melhor da partida, coroando a festa rubro-negra.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 0 LIVERPOOL
Local: Estádio Nacional, Tóquio (JAP)
Data: 13 de Dezembro de 1981 (domingo)
Árbitro: Rúbio Vazques (México)
GOLS: FLAMENGO: Nunes aos 13min, Adílio aos 34min e Nunes aos 41min do 1° tempo
FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes
Técnico: Paulo César Carpeggiani
LIVERPOOL: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson)
Técnico: Paisley

Nenhum comentário:

Postar um comentário