Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : março 2011

31 de mar. de 2011

Astronautas europeus tiram foto da "montanha celestial", veja

Tien Shan é uma das mais extensas montanhas contínuas a cortar a Ásia Central, com aproximadamente 2.500 quilômetros de comprimento.
Uma foto tirada pelos astronautas europeus que vivem hoje na ISS (Estação Espacial Internacional), divulgada nesta quinta-feira, mostra como ela é na junção fronteiriça da China, Quirquistão e Cazaquistão.
Em chinês, o nome traduzido remete a "montanha celestial" e, como a vizinha Himalaia, formou-se da colisão entre as placas tectônicas Eurásia e Indiana, noticia o site da ESA (Agência Espacial Europeia).
Dois picos são visíveis na imagem: Xuelian Feng, que fica a cerca de 6,5 mil metros acima do mar, e Peak 6231, com quase a mesma altura, ou 6,2 mil metros.

Foto da montanha Tien Shan onde as fronteiras da China, Quirquistão e Cazaquistão se encontram
Foto da montanha Tien Shan onde as fronteiras da China, Quirquistão e Cazaquistão se encontram
fonte - folha.com

Sarcófago milenar encontrado no México traz pistas sobre colapso maia

da France Presse, em Ocosingo (México)
Um sarcófago de pedra de mais de mil anos de idade, que pode trazer luz sobre os motivos do colapso da cultura maia, foi descoberto no sítio arqueológico de Toniná, no estado mexicano de Chiapas (sudeste), informou nesta quinta-feira (28) o arqueólogo Juan Yadeum, que coordena os trabalhos na área.
A tumba, localizada em novembro por trabalhadores do Instituto Nacional de Antropologia e História, que realizavam escavações em Toniná, deve pertencer a um período entre 840 e 900 d.C., indicou Yadeum.

Miguel Tovar/AP
Cabeça de cerâmica encontrada em tumba milenar descoberta no México, que deve trazer pistas para colapso da civilização maia
Cabeça de cerâmica encontrada em tumba milenar descoberta no México, que deve trazer pistas para colapso da civilização maia

"Trata-se de um sarcófago de pedra que mede dois metros de comprimento por 70 centímetros de largura, com 60 centímetros de profundidade" e uma lápide com as mesmas dimensões, descreveu o arqueólogo.
A descoberta deve revelar novos elementos sobre quem "foram os causadores do declínio [da civilização maia], se foi gente local influenciada por um grupo do Altiplano, ou pessoas vindas desta parte da Mesoamérica ou de Tabasco [sudoeste]", estado vizinho de Chiapas, explicou o especialista.
Fim da civilização
A civilização maia, que ocupou a região entre 2000 a.C. até seu desaparecimento, em 1546, meio século depois da chegada dos conquistadores espanhóis, desenvolveu um avançado calendário, além de grandes cidades (as maiores de seu tempo no mundo) e uma organização política imperial.
Há várias teorias sobre seu ocaso, referentes a um enfraquecimento devido a lutas internas, guerras e rebeliões, assim como um possível abuso dos recursos naturais que debilitou o ecossistema e provocou longas secas e escassez de alimentos.
Este tipo de sarcófago "é único no México antigo, e em certo sentido é parecido com o da 'Rainha Vermelha', descoberto em Palenque em 1994, tanto por seu tamanho como por carecer de inscrições", relatou o instituto de antropologia, em um comunicado."
No interior da tumba, que entre os anos 1490 e 1495 foi alterada por indígenas tzoziles, foi encontrado um vaso, um crânio deformado e fraturado em vários pontos, e ossos longos dispostos em forma de cruz.
Os restos mortais podem pertencer a uma mulher ou uma criança da alta hierarquia, uma vez que os globos oculares são menores, explicou Yadeum. No entanto, isso precisará ser definido com estudos de antropologia física.
fonte - folha.com

Pedra maia não anuncia fim do mundo em dezembro de 2012

DA FRANCE PRESSE
A pedra do calendário maia, interpretada erroneamente como um anúncio do fim do mundo marcado para dezembro de 2012, foi apresentada na Tabasco, no México, nesta semana.
Formada de pedra calcária e esculpida com martelo e cinzel, a peça está incompleta.
"Em nenhum de seus lados diz que em 2012 o mundo vai acabar", enfatizou José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História.
Há uma inscrição com data de 23 de dezembro de 2012, o que provocou rumores de que os maias teriam previsto o fim do mundo para este dia. Até uma produção hollywoodiana, "2012", foi lançada apresentando esse cenário de Apocalipse.
"No pouco que se pode ler, os maias se referem à chegada de um senhor dos céus, coincidindo com o encerramento de um ciclo numérico", explicou Romero.
A data gravada em pedra se refere, na verdade, ao Bactum 13, que significa o início de uma nova era, insistiu Romero.

Renè Alberto Lùpez-29.mar.2011/AFP

Líderes preferem lista fechada a proposta de ‘distritão’

Antes mesmo da instalação da Comissão EspecialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. da Reforma Política da Câmara, a maioria dos líderes partidários da Casa já havia se manifestado contra uma mudança que está sendo discutida no Senado: a substituição do sistema proporcional pelo modelo distrital majoritário na eleição de deputados e vereadores, na forma do que foi apelidado de "distritão"
Embora ainda não haja nenhuma proposta concreta, os senadores, que na semana passada instalaram sua própria comissão especial sobre o tema, têm defendido mudanças nas regras para escolha dos integrantes da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas e das câmaras municipais.
Atualmente, os integrantes da Câmara são eleitos pelo sistema proporcional, no qual o número de vagas de cada partido depende do número de votos que todos os candidatos do partido receberam, mais os votos de legenda. Pela proposta do "distritão", cada estado seria transformado em um distrito e elegeria seus deputados pelo sistema majoritário, no qual são eleitos os candidatos mais votados.
O objetivo seria evitar a distorção causada pelos "puxadores de voto", candidatos com votação expressiva que, sozinhos, garantem a vaga de outros deputados com pequena votação. Na avaliação dos líderes partidários, no entanto, o "distritão" vai enfraquecer os partidos. "Ele acentua o personalismo, enfraquece os partidos e aumenta a força do poder econômico nas eleições", opinou o líder do PT, Paulo Teixeira (SP).
"Transformar o estado em um distrito e eleger os mais votados sem levar em consideração a questão partidária é algo que precisa ser mais bem discutido", disse o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP). O líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), também disse ser contrário à proposta.
A alternativa apresentada pelos líderes para diminuir o impacto dos candidatos com votação expressiva é a adoção do sistema de lista fechadaConforme essa proposta, os eleitores não mais elegerão individualmente seus candidatos a vereador, deputado estadual e federal, mas votarão em listas previamente ordenadas pelos partidos. A distribuição de cadeiras seria semelhante à que se processa hoje: cada partido continuaria recebendo o número de lugares que lhe corresponde pela proporção de votos que obteve. Assim, se um partido tem direito a oito cadeiras, entram os oito primeiro colocados da lista.. Nesse modelo, o eleitor deixa de votar no candidato e passa a votar no partido, que distribui as vagas de acordo com uma lista predefinida.
Financiamento de campanhas
ACM Neto e Paulo Teixeira disseram que os partidos vão defender a proposta de financiamento públicoSistema de financiamento das campanhas eleitorais exclusivamente com dinheiro público. Doações de pessoas físicas e empresas são proibidas e sujeitas a punição. O dinheiro destinado a campanhas será incluído na Lei Orçamentária e distribuído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos diretórios nacionais dos partidos políticos, de forma proporcional ao número de eleitores do País. de campanhas na comissão de reforma política.

Atualmente, as campanhas são custeadas pelo sistema misto, que somam os recursos do Fundo PartidárioFundo destinado à manutenção dos partidos políticos e administrado pelo TSE. A maior parte dos recursos provém do Orçamento da União. Do total de recursos arrecadados, 42% devem ser divididos igualitariamente entre os partidos; 29% divididos proporcionalmente entre os partidos que elegeram deputados federais, de acordo com o tamanho de suas bancadas; outros 29% vão para as legendas que conseguiram obter 1% ou mais dos votos válidos das duas últimas eleições e que tenham conseguido eleger representantes em, no mínimo, cinco estados. às doações de empresas e de eleitores, sendo que os recursos privados representam a maior parte do dinheiro gasto. Os críticos desse modelo argumentam que ele privilegia os candidatos com mais recursos, aumentando a influência do poder econômico no resultado das urnas e elevando o custo das campanhas.
Pela proposta de financiamento público, as campanhas seriam obrigatoriamente custeadas por recursos previstos na Lei Orçamentária anual repassados pelos partidos. Ainda não há consenso em relação ao critério utilizado na divisão do dinheiro, mas a maioria das propostas determina que um percentual pequeno seja dividido igualmente entre os partidos, e o restante, segundo o desempenho eleitoral de cada legenda, ou seja, quem eleger o maior número de representantes terá direito à maior fatia dos recursos.
Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), é fundamental que as divergências não inviabilizem o andamento dos trabalhos da comissão. "Queremos que a reforma política seja feita. Se não for possível um consenso, vamos buscar a maioria em torno de um parecer e levar esse assunto para o Plenário, para que lá as partes mais polêmicas sejam acertadas no voto", afirmou, antes da instalação da comissão especial.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'
fonte - portal da câmara federal

Deputados cobram mais rapidez em votações da comissão da refoma política

Leonardo Prado
Dep. Almeida Lima, presidente da comissão
Almeida Lima ressaltou que a comissão não pode fazer a reforma sem ouvir a sociedade.
O ritmo dos trabalhos da Comissão Especial da Reforma Política não está agradando a alguns deputados do colegiado, que cobram mais rapidez na votação de determinados assuntos, como os relacionados ao sistema eleitoral, tema debatido neste momento. A preocupação é com o “esvaziamento” da comissão da Casa diante das votações realizadas pela comissão sobre o mesmo assunto instalada no Senado, conforme definiu o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).
Durante a reunião desta terça-feira, os deputados Reguffe (PDT-DF) e Simão Sessim (PP-RJ) pediram ao presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), que haja deliberações à medida que os debates forem avançando. Todos admitiram, no entanto, que não se deve votar propostas antes de a comissão conhecer a opinião da sociedade sobre o tema. “É compreensível que haja uma ansiedade por parte dos deputados, mas não podemos deliberar sem ouvir as pessoas. Não somos iluminados, que podem fazer uma reforma dessa natureza sem ouvir a sociedade”, disse Lima.
A comissão do Senado já definiu que vai apresentar, por exemplo, projetos defendendo restrições nas regras de suplência de senadores e o fim das coligações proporcionais.
Saiba mais sobre reforma política
Relatórios parciais
Em busca de uma “proposta intermediária”, Sessim sugeriu a apresentação de relatórios parciais, que se agrupariam no texto final, a ser votado no encerramento dos trabalhos da comissão, cujo prazo de funcionamento é de 180 dias. “Neste primeiro momento, o relator poderia juntar sistema eleitoral, financiamento público de campanha e a manutenção ou não da coligação proporcional”, argumentou o parlamentar.

O relator substituto da comissão, deputado Rubens Otoni (PT-GO), entretanto, não admite a ideia, sob risco de comprometer a estrutura da reforma. “Na reforma política, um tema depende do outro e não faz sentido definir uma coisa que pode comprometer outra que nem foi debatida”, justificou. Otoni é o responsável pela relatoria enquanto o titular, deputado Henrique Fontana (PT-RS), está de licença.
Na mesma linha, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) também defendeu o atual modelo de trabalho da comissão. “As coisas não têm a simplicidade que algumas pessoas desejam. Como vamos explicar para a sociedade que, em poucas semanas e reuniões, vamos definir como será o sistema eleitoral brasileiro? Isso é perto do ridículo. Não podemos deliberar sobre matérias que muitos parlamentares não conhecem”, declarou.
Caiado, que foi relator da proposta (PL 1210/07) de reforma política que tramitou na legislatura passada, cobrou que todas as sugestões debatidas sejam apresentadas “com princípio, meio e fim”, ou seja, relacionadas entre si. “Eu defendo a lista democrática [fechada] com financiamento transparente [público]. Nossa proposta explica como o sistema vai funcionar nas eleições municipais, estaduais e federal. Outros defensores são genéricos, dizem que defendem algo mas não explicam como funcionaria”, acrescentou.
José Alencar
A comissão suspendeu sua sessão de debates desta terça-feira logo após o anúncio da morte do ex-vice-presidente da República José Alencar. A sessão foi remarcada para a próxima terça-feira (5). Amanhã não haverá debates e todas as reuniões foram transferidas para a semana que vem, incluindo a segunda audiência pública, transferida para quinta-feira (7).

No evento do dia 7, estarão presentes representantes da sociedade civil. Foram convidados o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer; a socióloga da UnB Maria Francisca Coelho; e o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Tarcísio Holanda.

Íntegra da proposta:

Projeto de Lei e Outras Proposições

   Proposição: PL-484/2011 Avulso
Autor: Senado Federal - Eduardo Azeredo - PSDB /MG
Data de Apresentação: 18/02/2011
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de tramitação: Urgência

Proposição Originária: PLS-312/2005   Situação: CCJC: Aguardando Designação de Relator; CSSF: Aguardando Designação de Relator.
Ementa: Altera o art. 10 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para tornar obrigatória a realização de exames para diagnóstico ou triagem, em recém-nascidos, de anormalidades do metabolismo, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Explicação da Ementa: Realização do teste do pezinho expandido.
Indexação: Alteração, Estatuto da Criança e do Adolescente, obrigatoriedade, teste do pezinho, recém-nascido, Sistema Único de Saúde.
Despacho: 28/2/2011 - Às Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Urgência
fonte - portal da câmara federal. 

Casos de dengue já passam de 31 mil no estado do Rio

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aponta que o número de casos de dengue chegou a 31.412 no estado, no período de 2 de janeiro a 26 de março. Foram registradas 23 mortes, sendo sete no Rio de Janeiro, três em Nova Iguaçu, três em São João de Meriti, duas em Duque de Caxias e uma morte em cada um dos seguintes municípios: Magé, Cabo Frio, Marica, Mesquita e São José do Vale do Rio Preto.
Mais de um terço dos casos no estado foi registrado no município do Rio, com um total 12.261 casos. O número de doentes aumentou nos meses de verão: 1.495 em janeiro, 5.294 em fevereiro e 5.472 em março. Em três meses, a doença se concentra principalmente em bairros da zona oeste, com destaque para Santa Cruz, com 827 casos, Campo Grande, 544, Bangu, 541, e Realengo, 506.
A região de Jacarepaguá, que abrange dez bairros, atingiu 1.108 casos desde o início do ano. A região da Barra da Tijuca registrou 628 casos. A zona sul da cidade registrou 1.003 casos no mesmo período.
Os sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, vermelhidão no corpo, vômito e dor no abdômen. Com apenas dois desses sinais, o médico já deve presumir que se trata de dengue, o que pode ser confirmado por meio de exames de sangue e contagem do número de plaquetas.
O principal tratamento é a hidratação, via oral e por soro na veia. O uso de medicamentos deve ser por indicação médica e não é recomendável usar qualquer remédio à base de ácido acetilsalicílico.
 

 Edição: Rivadavia Severo

Dilma e Lula vão juntos a velório de José Alencar em Belo Horizonte

Ivan Richard, Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irão juntos amanhã (31) a Belo Horizonte para o velório e a cerimônia de cremação do corpo do ex-vice-presidente José Alencar. Ao lado de alguns ministros, os dois partirão de Brasília por volta das 10h30.
O corpo de Alencar sairá do Palácio do Planalto, onde está sendo velado desde o início da manhã, por volta das 6h. Na capital mineira, o corpo será recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, na Base Aérea. Em cortejo, seguirá para o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, onde será velado das 9h às 13h.
Praticamente três meses depois de deixar a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje (30) ao Palácio do Planalto para o velório do seu vice José Alencar. Bastante emocionado, Lula chorou várias vezes durante a cerimônia religiosa celebrada pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara.
Ao chegar ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, acompanhando a presidenta Dilma Rousseff, Lula prestou condolências a Josué da Silva, filho de Alencar, e dona Mariza Gomes da Silva, viúva do ex-vice presidente. Ao se aproximar do caixão, Lula não conteve as lágrimas e beijou a testa do seu companheiro dos últimos oito anos no comando do país.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, ficou durante todo o tempo ao lado de dona Mariza Gomes da Silva. Por diversas vezes, acariciou o rosto da viúva do ex-vice-presidente. Pouco antes da celebração de encomendação do corpo, Dilma se aproximou do caixão e ficou durante alguns minutos observando o corpo de José Alencar.
A cerimônia religiosa durou cerca de 50 minutos. Ao fim, Dilma, Lula, Josué, dona Mariza, e dona Marisa Letícia, esposa de Lula, conversaram próximos ao caixão. Em seguida, todos receberam os cumprimentos de ministros, parlamentares e autoridades presentes. Lula voltou a se emocionar ao receber o abraço dos ex-ministros.
Estiveram no velório os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluzzo, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, além de governadores, ex-minstros, parlamentares e amigos da família. A visitação pública não foi interrompida durante a cerimônia religiosa.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que durante os últimos oito anos, Alencar foi mais do que um vice, foi um companheiro de Lula “nas horas mais difíceis”.
“Aqui nesse palácio vocês sabem que passamos por muita dificuldades, quem vê o balanço do governo, não pode imaginar as dores que tivemos aqui e o Zé foi a pessoa que estava mais perto do Lula”, disse Carvalho.
O velório foi fechado ao público por volta das 23h. Durante todo o dia, mais de 8 mil pessoas passaram em frente ao caixão com o corpo de José Alencar.


Edição: Aécio Amado

30 de mar. de 2011

Lei do piso salarial dos professores deve voltar ao Supremo Tribunal Federal

O Ceará é um dos estados contrários à lei que estabeleceu o piso nacional da categoria.
Por: Márcio Dornelles
O Supremo Tribunal Federal (STF) está empenhado em julgar temas de grande repercussão para a sociedade ainda neste semestre. Depois que a Corte ficou completa, com a chegada do ministro Luiz Fux, o Tribunal já se posicionou sobre a Lei da Ficha Limpa na semana passada e, nesta semana, julgará outras duas ações importantes: a que trata do piso salarial dos professores e a que contesta a constitucionalidade da lei que regulamentou as organizações sociais.

Na próxima quarta-feira (30), o STF deve se posicionar sobre ação de inconstitucionalidade movida por governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Ceará contra a lei que estabeleceu o piso nacional dos professores em R$ 950. O processo já tinha entrado na pauta de julgamentos há duas semanas, mas, como estava em décimo segundo lugar, não h
ouve tempo para ser julgado. Desta vez, ele é o primeiro item da pauta.
A ação contra a Lei das Organizações Sociais, de 1998, é de autoria do PT e do PDT. De acordo com a ação, a lei pretendeu transferir atividades desenvolvidas por autarquias e fundações públicas para entidades de direito privado, independente de processo licitatório, impedindo a fiscalização do Congresso Nacional, do Ministério Público e dos tribunais de Contas.
A Advocacia-Geral da União (AGU) já opinou pela legalidade da lei. A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer pela declaração de inconstitucionalidade de todas as interpretações que pretendam reduzir a atividade dos órgãos de controle. Está impedido de votar nessa ação o ministro Antonio Dias Toffoli, que, antes de assumir como ministro do STF, era o advogado-geral da União.
Outras ações que devem ser julgadas até julho, já liberadas pelo gabinete dos respectivos relatores, são as duas que tratam dos processos de união homoafetiva, em termos civis e tributários; a que trata do aborto de fetos sem cérebro (anencéfalos) e a da demarcação de terras quilombolas. As duas ações sobre cotas raciais e sociais também podem entrar ainda neste semestre, mas dependem de liberação dos relatores.
*Folha de SP

Radiação de Fukushima é detectada em Pequim e oeste da China


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Tragédia no JapãoNíveis baixos de iodo-131 radioativo procedente da usina nuclear japonesa de Fukushima Daiichi foram detectados pela primeira vez nas últimas horas em Pequim e em outras zonas do norte e do oeste da China, informou nesta quarta-feira a agência oficial Xinhua.
Depois que no último sábado foi reportada no extremo nordeste do país a primeira presença deste material, áreas do sudeste e leste e agora do norte e oeste do país também registraram baixos níveis de iodo-131, segundo as medições do Comitê Nacional de Coordenação para Emergências Nucleares da China.
No total, 14 das 30 divisões administrativas do país asiático detectaram restos de iodo-131 no ar: Heilongjiang (nordeste), Jiangsu, Xangai, Zhejiang, Anhui (leste), Cantão, Guangxi (sudeste), Shandong, Tianjin, Pequim, Hebei, Henan (norte), Shanxi e Ningxia (noroeste).
As autoridades nucleares e sanitárias chinesas insistiram que as baixas concentrações do material não representam perigo para o meio ambiente e para a saúde pública.
A contaminação radioativa na atmosfera da China atualmente equivale à que uma pessoa pode ser exposta ao viajar de avião por 2 mil quilômetros, assinalaram fontes sanitárias citadas pela agência Xinhua.
Em Xangai, uma das primeiras grandes cidades chinesas onde foi registrada radiação proveniente de Fukushima, os especialistas assinalaram que as partículas "levarão entre dois e três meses para desaparecer", segundo o oficial "Shanghai Daily".
A Agência de Supervisão da Radioatividade Meio Ambiental de Xangai assinalou que as partículas não chegaram impulsionadas pelos ventos, mas por "difusão atmosférica".
Wang Mingxia, engenheiro desta agência, esclareceu também que o plutônio altamente radioativo detectado na terça-feira no solo da central japonesa não terá nenhum impacto fora da área de Fukushima, já que, "embora seja muito mais prejudicial que o iodo-131, afeta apenas as zonas próximas à usina".
Países como Estados Unidos, Finlândia, Islândia, França, Suécia, Suíça, Rússia, Coreia do Sul, Filipinas e Vietnã também detectaram nos últimos dias restos de iodo-131 no ar, em todos os casos níveis muito baixos.
RADIAÇÃO NO MAR
Um nível de iodo radioativo 3.355 vezes superior ao normal foi detectado na água do mar recolhida a 300 metros da central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, informou na quarta-feira a agência Jiji Press.
A água do mar analisada tem o nível de iodo 131 mais alto desde o início da crise nuclear em Fukushima.
O problema é provocado, provavelmente, porque a água utilizada para resfriar os reatores nucleares vazou para o mar.
VIGILÂNCIA
O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, pediu nesta terça-feira que se vigie a saída de plutônio ao exterior da usina e disse que é provável que o material detectado provenha de barras de combustível fusionadas parcialmente.
O porta-voz ressaltou, no entanto, que as quantidades de plutônio detectadas são as mesmas que podem ser encontradas no meio ambiente enquanto, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) assinalou que a composição de isótopo sugere que procede de um reator, embora tenha destacado que se trate de pequenas quantidades.
Para as autoridades japonesas, a prioridade agora em Fukushima é continuar lançando água sobre os reatores, além de drenar as zonas inundadas.



Na segunda-feira, os operários da Tepco, além de detectar plutônio, confirmaram o risco de que água radioativa chegue ao exterior por um conduto que rodeia o reator 2.
No entanto, a Agência de Segurança Nuclear do Japão assegurou nesta terça-feira que não há confirmação de que essa água radioativa tenha chegado ao mar e afirmou que os níveis de água nos condutos que conectam os reatores 1, 2 e 3 se mantêm estáveis.
Esses encanamentos se encontram a entre 55 e 70 metros de distância do mar e foram escorados com sacos de areia e blocos de cimento pelos operários.

Editoria de Arte/Folhapress

Bolsonaro nega racismo, mas diz que não admite filho gay

Quando seu filho começa a ficar gayzinho, tem que dar um couro nele”, diz deputado
Priscilla Mendes, do R7, em Brasília
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse nesta terça-feira (29) que entendeu mal a pergunta feita pela cantora Preta Gil no programa CQC da Rede Bandeirantes, exibido nesta segunda-feira (28). Após uma pergunta da cantora, Bolsonaro declarou que não aceitaria que seu filho se apaixonasse por uma mulher negra. O parlmamentar negou racismo e disse que não admitiria que um filho tivesse um relacionamento homossexual, e não com uma pessoa negra.
- O que eu entendi é que [a pergunta era] se o meu filho tivesse relacionamento com um gay, como eu me comportaria. [...] Com todo certeza eu pisei na bola, eu não prestei atenção na pergunta. Você acha que um político ia responder aquilo?
No programa, Bolsonaro disse à cantora: “Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”.
Bolsonaro disse que não há problema em ver um filho seu se relacionando com uma pessoa negra, mas que não há nenhuma chance de sua prole ter uma relação homossexual.
- Meu filho teve educação para seguir os passos dele. Quando um moleque, um filho nosso, está começando a atirar pedra na janela do vizinho, praticar pequenos furtos, ser violento e você não tem como vencer no diálogo, você não vai dar um couro nele? Se ele está começando a ficar gayzinho, vai dar um couro nele que ele entra na linha!
Confira também

Ao comentar o lançamento, nesta terça-feira (29), da Frente Parlamentar Mista em Defesa da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), o parlamentar ironizou e disse que não se trata de uma “frente”, mas sim de uma “retaguarda”.
- Isso não é uma frente, é uma retaguarda parlamentar. Defender esse pessoal para quê? Que exemplo de bons costumes, ética e moral eles têm para dar para a sociedade?
A frente parlamentar recolheu 171 assinaturas de parlamentares. O grupo é encabeçado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) e pretende aprovar no Congresso, além da união homoafetiva, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Bolsonaro adiantou que irá apresentar ao Conselho de Ética – onde alguns parlamentares ameaçam pedir punições ao carioca – um requerimento para que o conselho ouça suas justificativas em relação à participação no programa CQC.

Metrô do Cariri está entre os três finalistas do Prêmio GreenBest 2011


Após uma intensa votação pela Internet, o Metrô do Cariri alcançou a marca de ficar entre os três finalistas Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. A votação é feita por júri popular e por um júri de especialistas. Pelo júri popular, a votação é online através do site www.greenbest.com.br.
 Na primeira etapa da eleição, eram dez finalistas. Após a apuração, além do Metrô do Cariri, seguem na disputa dois projetos do ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).
 A segunda fase da eleição começou nesta terça-feira, 29, e segue até o dia 4 de maio. O vencedor da disputa será conhecido no dia 17 de maio e receberá o troféu GreenBest e diploma. O prêmio possui outras 15 categorias, cujos vencedores passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais referências nacionais em relação a este importante tema.
 O Prêmio GreenBest 2011 será um reconhecimento ao projeto do Governo do Estado do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. É operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
 Serviço:
Como votar no Prêmio GreenBest 2011
Escolha a opção Veículo Leve sobre Trilhos do Cariri.

29.03.2011 
Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima ( viviane@metrofor.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - 3101.7183 ou 8724.2147)

29 de mar. de 2011

Dilma: administradores públicos que permitirem ocupação em áreas de riscos serão punidos

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou que irá propor mudanças no Estatuto das Cidades para punir administradores públicos que permitirem ocupação irregular do solo. O objetivo, segundo Dilma, é evitar desastres envolvendo populações que vivem em áreas de risco.
“As tragédias ocorrem em boa parte dos casos pela ocupação de áreas de risco. Administradores públicos que permitam ocupação irregular serão responsabilizados”, afirmou hoje (29) na coluna Conversa com a Presidenta, publicada semanalmente em jornais.
A presidenta informou também que espera resultados concretos já para o segundo semestre deste ano sobre o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais que está em elaboração pelo Ministério de Ciência e Tecnologia junto com as Forças Armadas e a Defesa Civil.
Segundo Dilma, os pontos de risco de todo o país estão sendo mapeados pela Universidade Federal de Santa Catarina para orientar as políticas de prevenção.
Na coluna, a presidenta falou também sobre educação e afirmou que irá lançar ainda este semestre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) com o objetivo de qualificar trabalhadores para o mercado de trabalho.
Edição: Talita Cavalcante

Alencar, de balconista a empresário e vice-presidente da República

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva nasceu no vilarejo de Itamuri, no município de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 17 de outubro de 1931. Era o 11º filho de um total de 15 do comerciante Antônio Gomes da Silva e da dona de casa Dolores Peres Gomes da Silva.
Em 2003, Alencar foi eleito vice-presidente na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O empresário mineiro teve papel fundamental para que Lula ganhasse a confiança do empresariado durante a campanha eleitoral. Em 2006, foi reeleito para o cargo.
No governo, Alencar acumulou a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa, de 2004 até março de 2006, quando se licenciou do ministério para concorrer novamente às eleições presidenciais.
Filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), Alencar fez inúmeras críticas à política econômica adotada pelo Conselho de Política Monetária (Copom) e virou símbolo dos que pediam a redução da Taxa Básica de Juros (Selic).
Alencar deixou a casa dos pais aos 14 anos para ser balconista da loja de tecidos A Sedutora, em Muriaé. Dois anos depois, mudou-se para Caratinga (MG), onde continuou a trabalhar como vendedor.
Quando completou 18 anos, Alencar foi emancipado pelo pai, pegou dinheiro emprestado com o irmão mais velho, Geraldo Gomes da Silva, e abriu o próprio negócio. Em 31 de março de 1950, abriu a primeira empresa A Queimadeira, onde vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas e sombrinhas. Para economizar, morava na própria loja.
Com o apoio dos irmãos, o ex-vice presidente manteve a loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo. Tornou-se representante comercial de um fabricante de tecidos do Rio de Janeiro, trabalhou na área de cereais e foi sócio de uma fábrica de macarrão. Em 1959, o irmão mais velho de Alencar morreu em Ubá, também em Minas, e ele assumiu os seus negócios.
Em 1967, em parceria com o empresário de beneficiamento de algodão e deputado Luiz de Paula Ferreira, Alencar fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, a Coteminas, que se tornaria um dos maiores grupos têxteis do Brasil. Em 1975, ele inaugurou a mais moderna fábrica de fiação e tecidos do país. A Coteminas tem fábricas de fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno. O grupo ainda tem cinco unidades nos Estados Unidos, uma na Argentina e uma no México.
O ex-vice-presidente atuou em entidades representativas do empresariado. Foi presidente da Associação Comercial de Ubá e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), além de vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na vida política, em 1994, candidatou-se ao governo de Minas e, em 1998, elegeu-se senador pelo PMDB, com quase 3 milhões de votos.
No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura e membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.
Desde 1997, o vice-presidente lutava contra o câncer. Fez tratamento no Brasil e nos Estados Unidos. Ao todo, ele passou por 17 cirurgias. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Edição: Lana Cristina

Com Dilma e Lula em Portugal, Gilberto Carvalho lamenta morte de Alencar

29/03/2011 - 15h20
Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, lamentou a morte do ex-vice-presidente e lembrou a importância de José Alencar para o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vocês não podem ter a noção da importância que Alencar teve para o presidente Lula e para todos nós nesses oito anos. Nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve muito a ele por que foi o equilíbrio dele que nos confortou nas hora mais difíceis”.
Carvalho foi informado sobre a morte de Alencar por jornalistas, durante uma entrevista coletiva sobre a reunião de empresários e sindicalistas que tratou dos incidentes envolvendo operários em canteiros de obras das usinas hidrelétricas em construção no Rio Madeira. Carvalho disse estar preocupado porque a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em Portugal. “Queria dizer para ele [Alencar] que ele está no coração de todos os brasileiros e queremos transmitir à família o nosso abraço”.
Edição: Vinicius Doria

Morre em São Paulo o ex-vice-presidente José Alencar

29/03/2011 - 15h06
Da Agência Brasil
Brasília - O ex-vice-presidente da República e empresário José Alencar morreu há pouco, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte do político, que faria 80 anos em outubro, foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Alencar foi internado às pressas ontem (28), no início da tarde, com um quadro de obstrução intestinal. Há mais de uma década, ele lutava contra um câncer no intestino.
Edição: Vinicius Doria

Concurso ECT Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Carteiro, Atendente, Operador de Triagem e Transbordo 2011

Concursos Previstos
Resumo do Concurso
  • Instituição
    Correios - Atendente, Carteiro, Operador de Triagem e Transbordo
  • Banca Examinadora
    CESPE
  • Situação
    Concursos com Inscrições Abertas
  • Total de Vagas
    8346 vagas imediatas mais cadastro de reserva
  • Remuneração
    R$ 807,29
  • Taxa de Inscrição
    R$ 32,00
  • Datas de Inscrição
    de 23/03/2011 a 05/04/2011
  • Data da Prova
    15/05/2011
  • Região
    Nacional
  • Escolaridade
    Médio
  • Área
    Outras
  • Edital
Detalhes do Concurso
Saiu o edital do concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as inscrições já estão abertas: seguem de 23 de março a 5 de abril. São 8.346 vagas imediatas (mais cadastro de reserva para todos os cargos), assim distribuídas: 5.060 para Carteiro, 2.272 para Atendente Comercial e 1.014 para Operador de Triagem e Transbordo. Os cargos exigem nível médio completo. A taxa de inscrição custa R$ 32 e deve ser paga até 13 de abril.
O salário-base é de R$ 807,29 para jornada de 44 horas semanais, no entanto, há, ainda, uma série de vantagens e benefícios: plano de cargos, carreiras e salários estruturado; possibilidade de desenvolvimento profissional; vale alimentação/refeição; vale transporte; auxílio creche ou auxílio babá; auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física; assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos dependentes legais, durante o período de experiência; e assistência médica e odontológica compartilhada, extensiva aos dependentes legais, após o período de experiência.

Projeto quer instituir o juízo arbitral no Estado.

Clique para Ampliar
Deputado Augustinho Moreira diz que sua proposta também vai desafogar a Justiça
FOTO: ALANA ANDRADE
29/3/2011
A iniciativa do deputado terá que ser analisada pela Procuradoria da Casa antes de ir a plenárioUm projeto de lei de autoria do deputado Augustinho Moreira (PV) pretende dar mais celeridades a processos de pequenas causas que envolvam o Estado. O parlamentar pretende legitimar a adoção de juízo arbitral para a solução das pendências de litígio no Ceará. O projeto deverá ser lido hoje em plenário para iniciar a sua tramitação. Antes de ser levada para votação, a proposta do deputado tem que ainda receber o aval da Procuradoria da Assembleia Legislativa.
O projeto do parlamentar propõe que o Estado, órgãos e entidades das administrações estaduais direta e indireta possam optar pela adoção do juízo arbitral para a solução de pequenos conflitos em que figurem como uma das partes. "Muitas pendências judiciais emperram e não são resolvidas. Isso permitira o Estado resolver demandas de valores pequenos", justifica Augustinho Moreira.
De acordo com o projeto do parlamentar, o método conhecido internacionalmente para a solução pacífica de conflitos é a arbitragem, por ser simples, menos custoso, eficaz e célere. No Brasil, o juízo arbitral foi instituído pela Lei Federal, n° 9.307 de 1996, para a solução de demandas em que a administração pública esteja envolvida.
Conciliação
De acordo com Augustinho Moreira, caso seu projeto seja aprovado, as pequenas demandas envolvendo o Estado, poderão ser resolvidas através de conciliação no juízo arbitral. Para ele, isso ajudaria a desafogar a Procuradoria, a Justiça e daria mais celeridade as demandas, facilitando, também para a outra parte envolvida com o problema, no caso a parte mais fraca.
O parlamentar alega que especialista em Direito afirmam que a arbitragem não se aplica em casos envolvendo a administração pública, porque não há uma lei específica prevendo esta aplicação, argumentando ainda que o Estado só pode ser acionado por vara especial da Fazenda Pública.
Contudo, por outro lado, Augustinho destaca que há quem entenda que a utilização do juízo arbitral para solução de ações que envolvam a administração pública não agrediria o princípio da legalidade, pois a arbitragem está autorizada de forma genérica, acreditando que o Estado possa ser chamado para uma conciliação em juízo arbitral.
Batida
Augustinho Moreira explica que no caso de ocorrer uma batida entre um carro do Ronda do Quarteirão e um veículo de um cidadão, a ação que por ventura viesse a ser movida pela pessoa que se sentiu lesada não se resolveria com celeridade, alegando que a Justiça, encontra-se estrangulada pela quantidade de processos.
O juízo arbitral então viria para resolver essas pequenas demandas, mas para isso, obedeceria a alguns requisitos postados no projeto apresentado pelo parlamentar. O árbitro, conforme sugeriu a proposição do deputado, para exercer a função deve ser membro de câmara arbitral inscrita no cadastro geral de fornecedores de serviços do Estado, dentre outras exigências.
A procuradoria da Assembleia ainda terá que emitir parecer sobre a constitucionalidade da proposição. Para alguns, a matéria é de competência da esfera federal, portanto de legislação privativa do Congresso.
Projetos
A pauta de projetos de autoria parlamentar que tramitam na Assembleia, desde o início da atual legislatura, em fevereiro passado, tem aumentado. Já aguardam votação mais de 30 projetos de lei e igual número de projetos de indicação.
No caso dos projetos de lei, muitos tratam de conceder títulos de cidadania e dar nomes de estradas e prédios a personalidades ligadas aos deputados proponentes.
Dentre os últimos projetos de lei apresentados pelos parlamentares, está o que proíbe a construção de muros às margens de rodovias estaduais pertencentes a áreas de proteção ambiental das serras úmidas e um que proíbe a utilização de capacete ou qualquer objeto que dificulte a identificação do condutor ou passageiro de motocicletas, quando no ingresso e permanência nos estabelecimentos comerciais, repartições públicas e agências bancárias.
Educação
Os projetos de indicação dos deputados vão desde o pedido de estadualização de estradas municipais até a criação de delegacias. Alguns tratam de questões ligados ao ambiente da educação, como o que cria o programa de capacitação de professores com a elaboração de material que possa orientar a prática pedagógica desses profissionais em sua área de atuação, com o intuito de proporcionar aos docentes um currículo mais moderno, além de um outro que cria a Universidade-Sociedade junto às Universidades estaduais.

fonte - DN.