Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : maio 2011

31 de mai. de 2011

Senado aprova plebiscito para criação do estado do Tapajós

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em, no máximo, seis meses a população do Pará deverá ser consultada em um plebiscito sobre o projeto de divisão do estado para a criação de mais duas unidades da Federação: os estados do Tapajós e de Carajás. O plebiscito para a criação do Tapajós foi aprovado hoje pelo plenário do Senado. A consulta sobre a criação de Carajás já tinha sido aprovada no início do mês.
Caso os paraenses concordem com a ideia de criação dos dois estados, projetos de lei ainda serão eleborados para definir os detalhes do desmembramento político do Pará. Pela proposta em análise o novo estado do Tapajós ficaria na parte oeste do Pará e o de Carajás no sudeste.
A senadora Marinor Brito (P-SOL-PA) se posicionou inicialmente contra a divisão do Pará e lembrou que ela é uma das pessoas que foram obrigadas a migrar, ainda criança, da região do Tapajós em busca de melhores condições de vida e estudo. Na opinião de Marinor, a falta de políticas públicas e atenção dos governo resultou na ideia de separação.
“Eu tenho a tranquilidade de dizer que, na história do Pará, na trajetória política dos políticos do meu Estado, os governos que se sucederam foram os grandes responsáveis pelo sentimento de separação que uma parcela significativa da população tem naquela região”, afirmou a senadora.
Apesar disso, Marinor defendeu que se faça o plebiscito por acreditar que a consulta popular é o processo mais democrático para uma decisão como essa.
Edição: Vinicius Doria

Ricos consideram a Justiça mais rápida, indica pesquisa

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os cidadãos mais ricos são os que consideram a Justiça mais rápida, de acordo com a segunda parte de estudo que reúne indicadores de percepção social em relação à Justiça, divulgado hoje (31) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em uma escala de 0 a 4, em que 4 significa a melhor colocação, os cidadãos que ganham mais de 20 salários mínimos deram a maior nota no quesito rapidez: 1,96.
Apesar de estar longe de um desempenho satisfatório, essa é a melhor nota obtida em relação a todos os quesitos analisados pela pesquisa – rapidez, acesso, custo, decisões justas, honestidade e imparcialidade. Os itens tiveram classificação entre mal (1) e regular (2) em todos os recortes sociodemográficos do estudo. “Esses achados confirmam a conclusão de que a população brasileira apresenta uma avaliação bastante crítica e generalizada sobre a Justiça”, destaca o estudo.
Quando se consideram todos os quesitos sociodemográficos, no entanto, o tema rapidez obtém a pior classificação de todas as variáveis da pesquisa. Cidadãos com formação superior incompleta, completa ou com pós-graduação acham que a Justiça brasileira está mal (1,01) nesse quesito.
Os cidadãos com mais de 65 anos têm as avaliações mais otimistas em quesitos éticos, como a honestidade e a imparcialidade. Eles deram as notas mais altas nesses dois itens: 1,39 e 1,41, respectivamente. A pior avaliação para honestidade (1,05) partiu dos cidadãos com renda de 5 a 10 salários mínimos. Os mais pessimistas em relação à imparcialidade são aqueles com ensino médio completo ou incompleto (1,08).
Os cidadãos que mais sentem os custos da Justiça são os negros, que deram a pior nota nesse quesito (1,32). Já os moradores da Região Sul são os que menos se incomodam com esse fator (nota 1,55).
Apesar de o Sudeste concentrar um maior número de varas judiciais, os cidadãos dessa região são os mais críticos no quesito acesso à Justiça (nota 1,38). Já na Região Norte, onde a quantidade de varas por área é muito menor, os cidadãos são os mais otimistas em relação ao acesso (nota 1,66).
Os orientais são os mais conformados com o teor das decisões judiciais. Eles deram a maior nota no quesito decisões justas: 1,76. A pior nota (1,53) foi dada por três segmentos: cidadãos do Sudeste; brasileiros que ganham de 5 a 10 salários mínimos; e os que ganham mais de 20 salários mínimos.
Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para esclarecer informação

Pulmão recondicionado pode dobrar número de órgãos para transplante

Daniel Mello - Agência Brasil  
Pulmões para transplante
Uma nova técnica desenvolvida no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, poderá dobrar o número de pulmões disponíveis para transplantes.
O método permite recuperar órgãos que normalmente seriam descartados e usá-los em pacientes.
"O transplante de pulmão em que nós conseguimos apenas uma quantidade pequena de órgãos. De cada dez doadores não vivos de rim, nós conseguimos aproveitar um pulmão", disse o chefe de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do InCor, Fabio Jatene.
Segundo o médico, isso ocorre porque o órgão respiratório deteriora-se rapidamente: "O pulmão é um órgão que se infecta e acumula líquidos facilmente".
Dobrando os pulmões
Com o novo procedimento, que foi recentemente aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Jatene espera que o aproveitamento suba de 10% para 15% e até 20% dos órgãos disponíveis. "A nossa expectativa é quase dobrar [o número de transplantes]".
Existem hoje 85 pacientes na fila de espera por um pulmão no estado de São Paulo.
Jatene disse que no ritmo atual para as cirurgias de transplantes de pulmão, a espera pelo atendimento pode durar três anos. "Anualmente nós perdemos uma quantidade importante de pacientes que não conseguem aguentar um tempo tão longo".
Pulmão recondicionado
O médico ressaltou, no entanto, que os pacientes poderão optar por receber um órgão "recondicionado", ou esperar por um pulmão que esteja naturalmente em boas condições.
"Evidentemente que nós vamos informar que o órgão destinado a ele seria um órgão submetido a essa técnica do recondicionamento. Se houver aceitação, será feito [o transplante]", explicou Jatene.

'Lula liquida qualquer capital político de Dilma', diz Ciro

Socialista diz que ex-presidente atrapalhou presidenta ao ir até Brasília para ajudá-la na crise que cerca Palocci

Daniel Aderaldo, iG Ceará | 30/05/2011 17:09


Foto: Agência Assembleia Legislativa/Maximo Moura
O ex-ministro Ciro Gomes, durante evento no Ceará: para ele, "o caso do Palocci é gravíssimo"
O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ir até Brasília intervir a favor do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, no caso das revelações sobre a empresa de consultoria do petista. Para Ciro, a atitude de Lula “liquida qualquer capital político” da presidenta da República, Dilma Rousseff.
Ciro Gomes palestrou sobre desenvolvimento sustentável em um evento realizado na Assembleia Legislativa do Ceará na manhã desta segunda-feira (26). Antes e depois de sua participação, o ex-ministro falou durante 20 minutos, ao todo, com a imprensa. Foi tempo suficiente para ele criticar administração da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), aliada de seu irmão governador Cid Gomes (PSB), falar de sua permanência no PSB e comentar o caso Palocci.
“O caso do Palocci é gravíssimo, na minha opinião. O Palocci está obrigado, na minha opinião, a dar as devidas explicações, no devido tempo, na devida forma”, disse ele. Ciro afirmou que admira Palocci, mas que a situação enfraquece o governo Dilma. “Eu gosto dele. Acho que ele tem uma massa de serviços prestados que o credenciam, portanto eu o presumo como inocente. Mas é muito constrangedor o que está acontecendo. É preciso que seja resolvido isso com cabal explicação”.
Ciro reprovou a atitude do Lula de intervir publicamente no caso. “Lula tem esse equívoco. Inclusive ele cometeu um erro. Se ele queria ajudar, fizesse isso pelo telefone, discretamente”, ponderou. Para ele, a atitude do ex-presidente pode fazer transparecer falta de pulso de Dilma. “Ir até Brasília liquida qualquer capital político que a Dilma possa e deva acumular. Porque é inerente a liderança que ela tem como presidenta da República. Agora depende só do Lula o Brasil? Eu sou contra isso”, finalizou ele.
 Fonte: Portal IG
Colaboração: J. Batista

HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA



Cardiologista confirma!

Sabia que.
1.1339486925@web46401.mail.sp1.yahoo.com
. tomar agua na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?


2 copos de agua depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de agua 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de agua antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de agua antes de ir  dormir evita ataques do coração.

2.1339486925@web46401.mail.sp1.yahoo.com
Por favor, passe esta mensagem para as pessoas que estima...
Viva com mais saúde.
Dr. José Roberto Tavares
Doutor em Cardiologia pela UNIFESP - EPM

colaboradora - Heliane Lira

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecimento sobre uma possível candidatura do deputado estadual Ferreira Aragão para prefeito de Fortaleza em 2012
Não há por parte do deputado Ferreira Aragão a menor vontade de ser candidatar a prefeito de Sobral ou Fortaleza, o que se percebe é uma manobra de alguns “pretensos” candidatos a...s estas prefeituras querendo “azedar” o relacionamento do deputado Ferreira Aragão com seus companheiros de partido, às vezes colocando comentários querendo estremecer a boa convivência que o deputado Ferreira Aragão tem com Patrícia ou Heitor.
Quem o conhece de perto sabe que Ferreira Aragão é companheiro, sério e dedicado ao partido.
Em Sobral, com apoio do deputado Ferreira Aragão funciona o primeiro Centro de Capacitação da cidade funcionando os 3 expedientes (embora os opositores falaram que estava fechado).
O referido centro já formou mais de 6 mil profissionais em 4 anos de funcionamento.
O deputado apresentou a maior produção legislativa da historia do Ceará desde 1835 até hoje.
O que acontece é que “forças ocultas” estão com medo do deputado que cresceu a votação em 100% em Sobral e 50% em Fortaleza (sendo o estadual eleito que mais cresceu na capital), números que assombram os mentirosos e invejosos que temem e “tremem” quando pensam na possibilidade de enfrentá-lo nas urnas.
Mas para esses fofoqueiros e cruéis mentirosos o deputado não será candidato a prefeito e sim continuara sua luta para o bem de nossa gente.
Respeitem e admirem aquele que a historia do Ceará reconhecerá!
fonte - Samuel Martins

PPS e PDT denunciam fraude em pregão da festa de Barbalha

Líderes dos partidos mostram que a empresa Dinâmica Publicidade e Eventos já estava produzindo a festa, antes do resultado final.
Por: Roberta Farias
Empresas de eventos são acusadas de participarem de fraudes em licitações no municíío de Barbalha, região do Cariri. A denúncia diz respeito ao último pregão realizado pelo município, para os festejos do padroeiro da cidade, Santo Antônio.
De acordo com os líderes dos partidos PPS e PDT, a empresa Dinâmica Publicidade e Eventos já estava produzindo a festa, antes do resultado final. Além disso, a outra empresa, Atrium Serviços e Entretenimento, que tem como proprietária uma funcionária da Dinâmica, também estaria envolvida no certame.
O presidente do diretório do PPS, Argemiro Sampaio relata que uma semana antes de iniciar o pregão, a cidade já estava enfeitada com bandeiras, estandartes e bonecos gigantes, o que deve ser feito pela empresa ganhadora do processo. Ele alega que Gracyele Siqueira, dona da Dinâmica, já estava contratando pessoas para trabalhar na festa.
“Ora, isso tudo é muito suspeito. Como é que ela já desembolsava todos esses recursos na festa se o resultado da licitação ainda não tinha saído? Outro ponto a se questionar: como é que a decoração já estava nas ruas se é função da empresa licitante organizar isso? Só posso acreditar que houve direcionamento nesse certame. Então, resolvi registrar em cartório, um dia antes do pregão, que a Dinâmica iria ganhar. E isso foi mais que provado”, ressalta.
As empresas A empresa Dinâmica trabalha prestando serviços ao Município e só neste ano, de acordo com o site do Tribunal de Contas do Município, ela já recebeu como pagamento, através de carta convite, R$ 42.963,52. Com este certame da festa, ela receberá R$ 439.536,00.
A segunda firma, Atrium Serviços, situa-se a três quarteirões da primeira e durante a visita da reportagem, encontrava-se fechada. De acordo com vizinhos do local, não há movimentação na empresa, que fica o tempo todo fechada.

PMs e bombeiros ocupam Congresso para pressionar aprovação da PEC 300

Por: Luciano Augusto
Policiais de vários estados devem chegar a Brasilia nesta terça-feira (31) para acompanhar o lançamento de uma frente parlamentar em defesa da PEC-300. Também estão programadas manifestações hoje e amanhã com objetivo de pressionar o governo para concluir a votação da matéria.
A tramitação da PEC 300 está parada desde março do ano passado, quando a proposta foi aprovada em primeiro turno na Câmara. Desde então, o governo conseguiu adiar a votação do segundo turno.
“Muitos estados terão dificuldades com a elevação das folhas de pagamento”, disse o vice-líder do governo na Câmara, Osmar Serraglio (`PMDB-PR). A proposta aumenta para R$ 3,5 mil o salário inicial dos praças e para R$ 7 mil o dos oficiais.
Atualmente, a média nacional é de R$ 1.814,96. Esses valores seriam provisórios até a aprovação de uma lei complementar estabelecendo critérios para o reajuste salarial.
“Na verdade, os governadores estão interpretando de forma equivocada essa questão da PEC 300. O que nós desejamos através dela é criar um fundo constitucional, ou seja, para que a União transfira recursos para os estados, para complementar as folhas de pagamento. Portanto, não há problema para os estados, o fundo os socorrerá”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), após audiência pública realizada no Piauí sobre o assunto.
No ano passado, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o governo não votaria propostas que possam “causar dificuldade financeira para a União ou para os estados no próximo ano”.  A PEC do piso salarial de policiais e bombeiros seria uma delas. Na oportunidade, ele previu que o debate começaria em 2011. Porém, as prioridades do Executivo, neste momento, são outras.
O problema para o governo é que, na votação do primeiro turno, a corporação dos policiais e bombeiros mostrou-se extremamente organizada. Na base da pressão, eles conseguiram aprovar a PEC em primeiro turno.
Na tentativa de postergar a votação do segundo turno, na ocasião foi feito um acordo entre líderes governistas e representantes dos policiais para retomar a votação somente depois do segundo turno da eleição presidencial.
O segundo turno aconteceu, Dilma Rousseff foi eleita, tomou posse e já está há cinco meses no governo. E não há notícia de retomada da discussão. Por isso, as categorias resolveram se reorganizar para retomar a pressão sobre o Congresso.
*Com informações Congresso em Foco.

Além do HRC, Cariri será o primeiro a receber ambulâncias do SAMU

<>

 

banner_hrc_primeiro_encontro_03
 
38 prefeitos dos 44 municípios da macrorregião do Cariri conheceram e ficaram sabendo na manhã desta segunda-feira, 30, como funciona o HRC.  Os prefeitos, além de secretários municipais de saúde e coordenadores das cinco regionais que integram a macro, participaram do 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado. O perfil do primeiro hospital de alta complexidade construído pelo governo do estado no interior foi apresentado pelo secretário da saúde, Arruda Bastos, que num debate direto tirou dúvidas e anunciou novidades para a região. Entre elas, que 39 ambulâncias já estão sendo liberadas pelo Ministério da Saúde para a instalação do SAMU Cariri. A sede será em Juazeiro do Norte, com bases de atendimento em vários municípios da macrorregião do Cariri.

Regulação

Ao mesmo tempo em que definia e deixava claro o perfil terciário do hospital, o 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri cumpriu o objetivo de disseminar a obrigatoriedade de regular todos os pacientes encaminhados. A coordenadora de Regulação, Avaliação e Controle da Sesa, Lilian Beltrão, presente ao encontro, foi enfática ao afirmar que “com o HRC vamos aperfeiçoar a regulação do SUS, contribuindo para reduzir as demandas reprimidas de muitos anos”.

Profissionais

“Posso garantir que não faltam profissionais no hospital. Estamos com 107 médicos contratados. Desse total, 23 são cirurgiões, 5 endoscopistas, 12 ortopedistas, 6 anestesistas”, informou Arruda Bastos. Afirmou ainda: “posso garantir que seis anestesistas contratados não é pouco porque tem hospital na capital que funciona sem nenhum anestesista contratado, que fica totalmente dependente de cooperativa”. Ele lembrou que o HRC começou a funcionar no último dia 23, com os serviços de atendimento pré-cirúrgico, ultrassonografia e exames laboratoriais e no dia seguinte, 24, iniciou a realização de endoscopia. Até o final desta semana um novo serviço será agregado à rotina do hospital: ressonância magnética. Até agora esse exame, de alta complexidade e elevada tecnologia, nunca foi feito na rede pública do interior, apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na capital.

banner_hrc_primeiro_encontro_03

Fundo

O Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde, criado pelo governo do Estado para manutenção dos serviços de saúde de média complexidade em atendimentos móveis de urgência e emergência e ainda de odontologia especializada e de rede ambulatorial especializada, também foi discutido no encontro. O prefeito de Araripe e vice-presidente da Aprece, Germano Correia, perguntou sobre a aplicação dos recursos do fundo, que já está sendo constituído por 15% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) gerados nos municípios e também por recursos depositados pelo governo do Estado, correspondente a 2/3 do valor total do fundo. “Os recursos estão guardados a sete chaves e serão utilizados exclusivamente para a finalidade com que o fundo foi criado. Ou seja, para ajudar na mautenção das policlínicas regionais, CEOs regionais, UPAs, SAMU”, afirmou Arruda Bastos. Ele esclareceu que o fundo não tem nada a ver com o HRC: “o fundo é para a média complexidade e o hospital é de alta complexidade”.

História

O coordenador das Regionais de Saúde, Pilicarpo Barbosa, destacou a importância histórica do encontro, com a participação da grande quantidade de gestores na construção de uma rede de saúde mais resolutiva: “estamos vivendo a construção de uma rede com acesso a serviços e especialidades que até então os pacientes só tinham a 600 quilômetros de casa, na capital”. Além do Cariri, a população da região Norte terá até o final deste ano também assistência terciária perto de casa, com a conclusão das obras do Hospital Regional em Sobral. A população dos Inhamuns será a próxima a ter assistência de alta complexidade na região, com a construção do hospital regional definida em votação para ser em Quixeramobim.

banner_hrc_primeiro_encontro_03
Última atualização ( Seg, 30 de Maio de 2011 19:21 )

29 de mai. de 2011

Tasso Jereissati eleito presidente do Instituto Teotônio Vilela

José Serra recua e aceita presidir Conselho Político, criado hoje pela Executiva Nacional.
Por: Luciano Augusto
O ex-senador Tasso Jereissati foi escolhido neste sábado (28) presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) - órgão de estudos e formação política do PSDB. A escola foi feita durante a convenção do partido, que reelegeu o deputado Sérgio Guerra (PE) para a presidência da sigla.
As notícias sobre o que seria uma disputa de poder entre o senador mineiro Aécio Neves e o ex-governador de São Paulo, José Serra,  foram negadas pelos dois em discursos anteriores ao de Sérgio Guerra.
A presidência do Instituto Teotônio Vilela, que teria sido almejada por Serra e oferecida a Jereissati pelo grupo de Aécio Neves, estaria entre os principais pontos de discórdia. 
A cúpula tucana anunciou ainda a formação do novo conselho político do partido, que inclui o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o senador mineiro Aécio Neves, o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador de Goiás, Marcone Perilo.

Confira a lista com os tucanos que farão parte da Executiva Nacional aclamada neste sábado em convenção realizada em Brasília.

Presidente de Honra: Fernando Henrique Cardoso
Presidente: Sérgio Guerra
1º Vice-Presidente: Alberto Goldman
Vice-Presidente: Eduardo Jorge Caldas Pereira
Vice-Presidente: Emanuel Fernandes
Vice-Presidente: Flexa Ribeiro
Vice-Presidente: João Almeida
Vice-Presidente: Nion Albernaz
Secretário-Geral: Rodrigo de Castro
1º Secretário: Paulo Bauer
2º Secretário: Alfredo Kaefer
Tesoureiro: Márcio Fortes
Tesoureiro-Adjunto: Reinaldo Azambuja

Líder no Senado Federal: Álvaro Dias
Líder na Cãmara dos Deputados: Duarte Nogueira

Vogal Andrea Matarazzo
Vogal Andrea Zito

Vogal Bonifácio Andrada
Vogal Bruno Araújo
Vogal Cássio Cunha Lima
Vogal Cícero Lucena
Vogal Jutahy Magalhães Junior
Vogal Leonel Pavan
Vogal Sílvio Mendes
Vogal Telma de Oliveira

Suplente 1 Wilson Santos
Suplente 2 Teresinha Nunes
Suplente 3 Márcio Bittar
Suplente 4 Otávio Leite
Suplente 5 Elton Rohnelt
Suplente 6 Moema São Thiago
Suplente 7 Antônio Luz

Ex-Presidentes: Fernando Henrique Cardoso
Pimenta da Veiga
Teotônio Vilela
José Aníbal
José Serra
Eduardo Azeredo
Tasso Jereissati

Atriz processa Renato Aragão e pede R$ 1 milhão de indenização




Por: Luciano Augusto
A atriz Fernanda Americano do Brasil, que protagonizou o filme "A Filha dos Trapalhões" em 1984, está processando a empresa Renato Aragão Produções Artísticas. ELA pede uma indenização de R$ 1 milhão, alegando que não recebeu nada de direitos de imagem.
O processo envolve também a Europa Filmes, a TV Globo e o Infoglobo. "Só de bilheteria, na época, chegou a 2 milhões de espectadores, fora a venda de DVDs e exibição do filme ao longo desses anos. É exploração de imagem”, disse o advogado de Fernanda, Leonardo Almendra, à colunista Regina Rito do jornal carioca O Dia.
Ainda segundo o jornal, o irmão de Renato Aragão, Paulo Aragão, rebateu as acusações: "Fizemos tudo legal, o filme tem certificado de produto brasileiro. Estranho 27 anos depois surja essa reclamação".

Dedé Santana é internado no Rio com hemorragia gástrica

DO RIO
O humorista Dedé Santana, ex-integrante dos Trapalhões, está internado desde sexta-feira no Rio de Janeiro para se tratar de uma hemorragia gástrica. O quadro de saúde é estável, mas não há previsão de alta, segundo a assessoria de imprensa do hospital Barra D'or, onde ele se encontra internado.
Dedé, 75, passou mal na sexta-feira e foi levado ao hospital. O humorista teve um problema no estômago que evoluiu para uma pequena hemorragia, já controlada. Segundo o hospital, ele sofre de doença diverticular, que o levou desenvolver uma lesão no estômago.
O humorista está no quarto e tem a companhia de amigos e familiares.

Ana Carolina Fernandes - 10.fev.04/Folhapress
Dedé Santana está internado no Rio com quadro de saúde estável, mas sem previsão de alta
Dedé Santana está internado no Rio com quadro de saúde estável, mas sem previsão de alta

Mais de 56 milhões de novas cédulas do real estão em circulação no país

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As novas notas de R$ 50 e R$ 100 já começam a fazer parte do dia a dia dos brasileiros quando vão aos bancos e caixas eletrônicos e fazem compras. Segundo dados do Banco Central (BC), referentes ao último dia 26, estão em circulação 41,024 milhões dessas cédulas com valor de face de R$ 50 e 15,291 milhões, de R$ 100. As novas notas de R$ 100 e R$ 50 começaram a circular no dia 13 dezembro do ano passado.
No total, são 56,315 milhões de notas da segunda família do real (R$ 50 e R$ 100) em circulação no país. Como a substituição das cédulas é feita gradualmente, de acordo com o desgaste das da primeira família, as notas antigas ainda vão predominar por algum tempo: circulam no país 1,292 bilhão de notas da primeira família, com valor de face de R$ 50 e 356,107 milhões de R$ 100. As notas de R$ 50, tanto as antigas como as novas, duram em média três anos e oito meses. No caso das de R$ 100, a durabilidade média é cinco anos.
Nos caixas eletrônicos, as novas notas também estarão acessíveis aos poucos. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a adaptação dos caixas eletrônicos para liberar as notas depende da estratégia de cada instituição. A adaptação é necessária, porque as novas cédulas têm tamanhos maiores: as de R$ 100 têm 15,6 centímetros (cm) por 7 cm e as de R$ 50,14,9 cm por 7 cm.
A Caixa, por exemplo, informou que está seguindo o cronograma estabelecido pelo BC para adaptação de 60% dos equipamentos de autoatendimento até outubro deste ano. O Banco do Brasil (BB) espera adaptar 3,643 mil terminais até o final de junho. Até setembro deste ano, a adaptação estará feita em 9 mil terminais do BB.
A secretária Gisele Ramos, de 27 anos, diz que, até agora, recebeu poucas informações sobre as novas notas. "Não vi muita notícia sobre isso. Quando recebi a primeira [cédula], até estranhei, pois não sabia que havia mudado."
Já o motorista de táxi Antonio Araújo, de 44 anos, conta que recebe constantemente as novas notas de R$ 50, mas prefere guardar, em vez de repassar como troco para os clientes. "Eu tenho todas as novas notas que recebi guardadas. Não gosto de usá-las no dia a dia por causa do tamanho, que acaba atrapalhando."
A estudante Joana Macedo, de 22 anos, gostou da aparência das novas notas: “estão mais bonitas, e o material me pareceu mais resistente que o das demais. Elas não amassam tão facilmente.”
Edição: Nádia Franco

28 de mai. de 2011

Experiência da NASA no espaço produz imagem cristã

Da New Scientist - 26/05/2011
Experiência da NASA no espaço gera imagem cristã
Experimento de combustão a bordo da Estação Espacial Internacional gera uma imagem que lembra uma figura cristã.[Imagem: NASA]
Gravidade e combustão
À primeira vista, a imagem pode parecer uma representação artística decorando uma igreja cristã.
Mas trata-se tão-somente de uma chama produzida em um experimento realizado na Estação Espacial Internacional, que visa estudar a combustão em um ambiente de microgravidade.
Na superfície da Terra, a chama de uma vela tem seu formato característico porque o ar quente é mais leve, subindo e deixando espaço para que a chama se estique - um fenômeno ditado inteiramente pela gravidade.
Na ausência de gravidade, o ar quente não sobe, o que faz com que uma vela tenha uma chama perfeitamente esférica.
Fogo no espaço
Neste experimento, cujo objetivo era avaliar a combustão e supressores de fogo no espaço, uma gota de 3 milímetros do gás heptano foi incendiada e filmada. Uma luz de fundo ilumina o processo de combustão.
Usando diferentes técnicas de processamento de imagem, os pesquisadores podem determinar a quantidade de fuligem gerada pela combustão em cada quadro do filme.
Nesta imagem composta, colorida artificialmente, a estrutura amarela no centro marca o caminho da gota de heptano, encolhendo à medida que se queima.
Estruturas verdes de fuligem circundam o combustível. As partículas maiores eventualmente se espalham, lembrando as brasas de um fogo de artifício.

TRÂNSITO MUNICIPAL: Prefeitura autoriza pagamento dos uniformes aos Agentes de Trânsito.

A liberação do uniforme faz parte da pauta reivindicações apresentada pelo o Sindicato-Sindsems para garantir e fortalecer um mínimo a carreira do profissional de segurança pública municipal.

Leia Mais...
A secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral anuncia para o dia (5) de junho, o pagamento dos uniformes aos Agentes de Trânsito lotados na Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU.

O uniforme caracteriza o profissional da área de segurança que exercem suas atividades ostensivamente nas ruas da cidade. A precariedade existente nos uniformes dos agentes de trânsito despersonificavam a logística visual do agente, ocasionando prejuízos para a auto-estima profissional.

O atraso no pagamento dos fardamentos se deu devido à polêmica sobre a cor do uniforme confeccionada pela gestão anterior na cor cáqui, em quanto que, os agentes usam atualmente é por sua vez na cor verde. 

Para o Secretário de Cidadania e Segurança do Município, Inspetor Jorge Trindade, a mudança na cor do uniforme ocasionaria um prejuízo na identificação visual do profissional uma vez que a população já estar acostumada com as cores que são exclusivas da nossa instituição municipal. Como o lote de uniformes confeccionado com a nova cor é em pequenas quantidades serão liberados para atender a urgente necessidade dos profissionais, até nova resolução sobre a definição da cor. Justifica o secretario.

Os uniformes que serão pagos aos Agentes de Trânsito apresentarão novas especificações como na cor “Cáqui” e com faixas refletivas para facilitar a identificação visual diuturnamente desses agentes.

Os trabalhadores do transito municipal ainda aguarda do prefeito Veveu Arruda, resolução das outras pautas de reivindicando pendentes que motivaram inclusive a greve no início do ano.

Fonte: Sindicato-Sindsems

Advogado de Palocci diz que investigação é 'ilegal'

 RUBENS VALENTE
ANDREZA MATAIS
MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍLIA
O advogado José Roberto Batochio, que defende o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), qualificou ontem de "ilegal" a decisão da Procuradoria da República no Distrito Federal de abrir investigação sobre o enriquecimento do ministro e as atividades de sua consultoria, a Projeto.
O procurador Paulo José Rocha Júnior quer averiguar se de fato a Projeto prestou serviços que justifiquem o enriquecimento do ministro.
Em outra frente no Ministério Público, Palocci encaminhou ontem à PGR (Procuradoria Geral da República) respostas a um pedido de explicações feito pelo procurador-geral Roberto Gurgel. O conteúdo do documento não foi revelado à imprensa.


Enquanto Gurgel se limitou a pedir explicações, a Procuradoria do DF entendeu haver indícios suficientes para abrir uma investigação preliminar para averiguar suposta improbidade administrativa e solicitou vários documentos à Receita Federal e à consultoria.
A Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, período em que atuou como consultor e exerceu o mandato de deputado federal. A Projeto faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci também chefiou a campanha de Dilma Rousseff à Presidência.
Marcelo Camargo - 26.mai.2011/Folhapress
Palocci ao lado de Dilma durante evento no Palácio do Planalto; ministro entregou defesa à Procuradoria-Geral da República
Palocci ao lado de Dilma durante evento no Palácio do Planalto; ministro entregou defesa à Procuradoria-Geral da República
Batochio viu "ilegalidade" em três aspectos do pedido dos procuradores do DF. A investigação foi aberta com base em reportagens de imprensa que o advogado classificou como "boatos", e a iniciativa foi tomada em Brasília, e não em São Paulo, onde fica a sede da Projeto.
Além disso, o advogado de Palocci aponta o fato de o procurador ter requisitado diretamente à Receita as cópias de declaração de Imposto de Renda da empresa.
"O procurador agiu com base em meros boatos", afirmou Batochio. "Não existe o menor indício de qualquer irregularidade." O advogado também investiu contra o procurador Rocha Júnior. "Ele gosta de temas políticos e polêmicos", disse.
Batochio afirmou ter orientado Palocci a não revelar os nomes dos seus clientes, argumentando que ele não pode violar a confidencialidade dos contratos.
A Procuradoria da República no DF defendeu a legalidade da apuração. Citou que "inúmeras" investigações foram abertas com base em reportagens de jornal. E acrescentou que as notas divulgadas por Palocci nos últimos dias confirmaram seu enriquecimento e as atividades da consultoria.
Nota técnica da Receita Federal de 2008, citada pela Procuradoria, afirma que há "interpretação no sentido de que não há que se opor reserva de sigilo fiscal ao Ministério Público Federal".
A Procuradoria Geral informou que os procuradores de primeira instância têm competência legal para fazer a investigação e que o pedido de dados à Receita é legal.
"Essa requisição é totalmente normal e recorrente do nosso poder investigatório", afirmou o presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Alexandre Camanho. "Pedir informações para Receita é algo totalmente comum, legítimo e rotineiro."
 
Fonte: Folha.com
Colaboração: J. Batista

Tucanos fazem convenção que medirá forças de Aécio e Serra

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília
Em sua primeira convenção nacional após a derrota nas eleições presidenciais de 2010, o PSDB se reúne neste sábado (28) em Brasília sem ter dado fim às divisões internas que facilitaram a vitória de Dilma Rousseff e de governistas na votação do ano passado. O encontro servirá também para indicar se José Serra, candidato derrotado na corrida pelo Palácio do Planalto, está isolado ou se pode medir forças com o senador mineiro Aécio Neves.
Enquanto o ex-governador de São Paulo sofre para emplacar aliados em cargos-chave e corre risco de não assumir a presidência do Instituto Teotônio Vilela – depois de derrotado em 2006, Geraldo Alckmin ficou no cargo para ter alguma visibilidade -, Aécio já é chamado de potencial presidenciável para 2014. Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vê o ex-governador de Minas Gerais à frente do homem que teve 45 milhões de votos no ano passado.
Os atritos ficam para os bastidores. Em público, os principais líderes tucanos, como os governadores Alckmin e Antônio Anastasia, falam em "repaginação" ou em "reagrupamento" do partido, que perdeu aliados para o PSD, recém-criado pelo prefeito Gilberto Kassab, e já se vê pressionado pelas eleições municipais de 2012. A eleição do presidente da legenda pelos próximos anos, no entanto, vai mostrar de que lado as forças internas estão.
Serra pode acabar levado à presidência de um conselho político que será criado na convenção. A presidência do PSDB, nesse cenário, continuaria nas mãos do deputado federal Sérgio Guerra, que coordenou a campanha tucana à Presidência no ano passado em uma convivência cheia de desencontros com o ex-governador. "O cenário realmente não é o melhor, acho que podemos levar dias até a convenção acabar", disse um tucano da máquina do partido.
Não há garantia de que Serra cederá aos apelos dos colegas paulistas. Mas o instinto de sobrevivência pode falar mais alto. "A chance maior é de alguma conciliação no encontro para depois, nos dias seguintes, serem definidas a presidência do Instituto e a ocupação de alguns espaços importantes. Serra foi nosso candidato a presidente. Um homem que poderia dirigir o país não pode ser deixado de lado", afirmou o tucano, que preferiu não se identificar.
Até agora, nenhum outro candidato a presidente do PSDB se apresentou, mas Guerra pode enfrentar concorrência de última hora se o candidato derrotado à presidência se sentir isolado. Alberto Goldman, sucessor de Serra no governo paulista, poderia ser apresentado – embora a tendência seja ele ocupar a secretaria-geral. Sinal de que o encontro, que começa às 9h no centro de convenções Brasília 21, pode não acabar quando terminar oficialmente.
 Fonte: A Folha de São Paulo
Colaboração: J. Batista

Falta de pessoal na saúde se resolve com boa gestão dos recursos humanos, diz Tesouro

A gerente de Normas e Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Selene Peres Nunes, desaconselhou nesta quinta-feira (26) mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal para solucionar problemas de extrapolação de gastos com pessoal para a área da saúde. Segundo a especialista, o limite de 60% da receita para gasto com pessoal já é um percentual muito alto. O que falta, explicou, é que os gestores façam ajustes nos excessos de servidores em outras áreas. Selene participou de audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara para debater o tema. Autor do requerimento para a realização do debate, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) explicou que muitos municípios, por estarem muito próximos do limite de gastos com pessoal, acabam inviabilizando a implantação de programas com repasse direto da União, como o Saúde da Família e o Samu. “O que estamos querendo é ajudar os municípios a executarem alguns programas que são financiados pela União. Esses recursos de custeio, apesar de não serem contabilizados na receita total do município, entram nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou.
Uma saída para o problema, apontou o parlamentar, seria a exclusão dos gastos com pessoal nos programas financiados pela União. “Ou se inclui esses repasses na receita do município, ou se exclui a despesa com pessoal da soma geral do município. Saúde se faz com gente e uma lei não pode impedir que a população tenha acesso a serviços de saúde”, defendeu.
colaborador - Roberto Luque

Mundo Cruel - Novo método de transmitir HIV



Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo cutucando no seu assento.  
Quando se levantou viu que era uma agulha onde ressaltava uma pequena nota: 'Você acaba de ser infectado com HIV'.  
O Centro de Controle de doenças (em Paris) já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades.  
Todos os testes destas agulhas deram Positivos em HIV.  
O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em caixas 24 horas e outras máquinas bancárias públicas.  
Nós pedimos para todo mundo usar de precaução extrema quando enfrentar este tipo de situação.  
Todos os assentos públicos devem ser inspecionados com a maior vigilância e devemos estar acautelados antes de usá-los.  
Recomenda-se uma boa e cuidadosa inspeção visual.  
Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares, amigos e conhecidos sobre este perigo potencial.  
Recentemente, um doutor narrou um exemplo um pouco semelhante que aconteceu com um dos seus pacientes no Cinema de Priya em Delhi.  
Uma menina jovem, comprometida e prestes a se casar em poucos meses, foi picada enquanto via um filme no cinema..  
Na etiqueta que vinha com a agulha estava uma mensagem escrita: 'Bem-vindo ao Mundo da Família HIV'.  
Os doutores ainda falaram para a família que levaria aproximadamente 6 meses antes do vírus se tornar forte o bastante para ir danificando o sistema imunológico, e que ela teria ainda uma vida saudável e poderia sobreviver aproximadamente 5-6 anos ou até mais.  
Mesmo assim, a menina morreu em 4 meses, talvez mais por causa do 'pensamento e do choque'.
Portanto, todos nós temos devemos ter bastante cuidado dos lugares públicos, e pedir , que Deus nos ajude!
Já aconteceram cinco casos aqui em Belo Horizonte, isso mesmo, bem perto de nós, vamos ficar alertas em casas de shows, estadio de futebol, enfim, olho vivo.
 
Por enquanto, pense em salvar uma vida remetendo esta mensagem a todos que lhe são queridos. 
 
 
{Por favor, leve alguns segundos do seu tempo para poder ajudar a quem quer que seja.}
colaboradora - Heliane Lira

27 de mai. de 2011

UVA pede prazo para assinar acordo que evita professores contratados

Nova audiência ficou marcada para dia 2 de junho com o MPT e MPE
Por: Beth Rebouças
O Procurador da Universidade Estadual Vale do Acaraú, (UVA) Emmanuel Pinto Carneiro, pediu prazo para uma nova audiência sobre a abstenção em contratar professores, só por concurso. Ele precisaria discutir os Termos do Ajustamento de Conduta, com o reitor Antônio Colaço Martins, que hoje se encontra em Fortaleza. A procuradora do Trabalho, Ana Valéria e o promotor de Justiça Irapuan Dionízio atenderam à solicitação, designando para a próxima quinta-feira, dia 2 de junho, às 16 horas, uma nova audiência.
A audiência, na manhã de hoje, sede do MPT em Sobral, foi para que a UVA se abstenha de contratar servidores ou professores temporários. A advertência tem como base que a Resolução 01/2007, da UVA, que fixa as normas internas para a admissão de professores colaboradores nos cursos de graduação da Instituição, e também fere o artigo 37 da Constituição Federal quanto a Lei Complementar Estadual 14/1999, ambas vigentes.
O presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Vale do Acaraú (SindiUva), Maria Antônia Veiga Adrião e o vice-presidente Werber Pereira Moreno, reafirmaram a denúncia feita ao MPT e ao MPE de que mais de 50% dos professores e servidores daquela Universidade Estadual foram contratados sem concurso público, em descumprimento à exigência constitucional.

Para presidente do Supremo, juízes estão perdendo o medo de conversar com jornalistas

 
Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, disse hoje (27) que os juízes brasileiros precisam ser "mais comunicativos", para explicar à sociedade como funciona o Poder e qual é o significado e o alcance das decisões judiciais. “Jornalista não é inimigo”, disse o presidente da Corte. Para Peluso, os juízes tinham um “certo medo da imprensa”, mas hoje estão entendendo melhor o papel dos veículos de comunicação e criando um relacionamento saudável.
O presidente foi um dos participantes do fórum Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário, promovido pelo STF em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). A manifestação de Peluso sinaliza uma nova postura dos juízes. No século passado, segundo ele, persistia a ideia de que os juízes não podiam falar nada além do que estava nas decisões e despachos de processos não sigilosos, em uma linguagem técnica e de difícil compreensão.
Peluso acredita que, hoje, a situação é outra. “Os juízes estão entendendo melhor o papel da imprensa e não têm mais medo de conversar e estabelecer um campo de relacionamento respeitoso [com jornalistas], que é bom para ambos os lados”. Segundo ele, muitas vezes, as pessoas não entendem a linguagem técnica usada pelos juízes e que o papel de tradutor dessa linguagem exercido pelos jornalistas é fundamental para tornar o Judiciário mais compreensível à sociedade.
O presidente do Supremo disse ainda que os jornalistas precisam ser mais indagativos. “Perguntar 'como isso funciona?'; 'significa o que?'. Às vezes, as palavras não conseguem traduzir com exatidão o conceito, o significado de certos pronunciamentos ou o alcance de certas decisões”.
Perguntado se a não exigência de diploma para jornalista não interfere na qualidade da cobertura da imprensa, Peluso afirmou que o jornalismo “é um estado de espírito”, que o pai dele foi jornalista e não tinha diploma universitário de jornalismo. Peluso foi um dos que votaram contra a exigência de diploma para o exercício da profissão em julgamento do STF em 2009. Por  8 votos a 1, o diploma de curso superior deixou de ser exigido para o exercício da profissão.
Edição: Vinicius Doria

Prefeito Sávio Pontes tem sigilos fiscal, telefônico e bancário quebrados

O gestor municipal é acusado de fraudes em licitações. Em 2010, chegou a ser afastado, mas voltou em seguida.
Por: Márcio Dornelles
Uma semana depois de receber decisão favorável do Tribunal de Justiça para permanecer na Prefeitura de Ipu, Sávio Pontes agora tem os sigilos fiscal, telefônico e bancário quebrados, sob acusação de fraudes em licitações.
A decisão foi o desembargador Darival Bezerra. Sávio Pontes chegou a ser afastado do cargo em dezembro de 2010, mas voltou horas depois, com decisão da juíza Suyane Macedo. Mas o desembargador Ernani Barreira concedeu liminar, atendendo a um pedido da assessoria jurídica do prefeito, conduzida pelo advogado Flávio Jacinto, devolvendo-o ao posto.
A quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do prefeito é um novo capítulo no política de Ipu, que deixa a população apreensiva sobre o futuro administrativo da cidade. Sávio Pontes é sobrinho do prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Torres.

Cerca de 80 municípios cearenses devem começar a receber o cartão SUS

Expectativa inicial é que o registro eletrônico esteja disponível para todo o país até 2014.
Por: Luciano Augusto
O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, informou nesta quinta-feira (26) no jornal Alerta Geral que cerca de 80 municípios cearenses devem começar a receber o novo cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre deste ano.
Odorico destacou que a medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento nos municípios.
A expectativa inicial é de que o registro eletrônico esteja disponível para todos municípios até 2014. O governo quer ainda que usuários de planos de saúde também tenham o cartão. Ouça abaixo trechos da entrevista com o secretário Odorito Monteiro.

Magma da Lua contém tanta água quanto o terrestre

Análise de amostra do magma da Lua mostrou mesmo teor de substâncias que a Terra e água suficiente para encher o mar do Caribe

Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo.
 

Foto: Nasa/ cortesia de Fernando Echeverria
Estudo revelou que interior da Lua é muito parecido com o da Terra, tornando antigas teorias mais obscuras
A Lua não é seca. Na verdade, partes do interior do satélite contêm mais água que regiões inteiras do manto da Terra. São 3,5 bilhões de bilhões de litros, água suficiente para encher o mar do Caribe, uma quantidade 100 vezes maior que o imaginado, de acordo com estudo que analisou amostras de magma contido dentro de pequenos cristais, trazidos da missão Apollo 17, há quase 40 anos.

A descoberta põe em questão a teoria mais aceita para a formação da Lua. Nela, um impacto gigante de um corpo celeste do tamanho de Marte teria colidido com a Terra e os detritos fundidos deste impacto formaram a Lua. No entanto, o grande impacto teria que ter gerado altas temperaturas, o que conflita com a nova descoberta de água no interior lunar.

“Nossos dados não excluem completamente a teoria do impacto. Só que ele não permite o alto teor de água lunar que descobrimos, já que a Lua seria o resultado da fusão quase total do material que entrou em órbita após o impacto. Porém, no vácuo do espaço, este material ficaria completamente desidratado”, explicou ao iG Erick Hauri, geoquímico do Carnegie Instituto e um dos autores do estudo publicado hoje (26) no periódico científico Science.

O mais surpreendente do estudo é que há mais semelhança entre a Lua e a Terra do que o esperado. Os resultados da análise mostram que a Lua é o único objeto em nosso Sistema Solar com teor de substâncias voláteis em seu interior tão semelhante ao manto superior da Terra.

Foto: Thomas Weinreinch/ Brown University Ampliar
Fotografia optica da amostra do magma contido em pequenos cristais
As pequenas amostras – a maior amostra de magma lunar mede 30 micrometros, menos que o diâmetro de um fio de cabelo - vieram de uma área da Lua, que tinha composição similar ao manto superior da Terra. Isto quer dizer que o nível da água no magma da Lua é semelhante ao encontrado no magma da Terra, mais especificamente nos vulcões das grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas - os vulcões mais produtivos da Terra.

“A água desempenha um papel importante no comportamento tectônico de superfícies planetárias, o ponto de fusão de interiores planetários, bem como a localização e estilo de erupção de vulcões do planeta”, disse Hauri.

Pólo sul lunar
O novo estudo dá ainda uma nova guinada sobre a origem do gelo detectado em crateras nos pólos lunares. No ano passado,
a missão LCROSS encontrou gelo em crateras no pólo sul lunar. O estudo afirmava que a água teria vindo de fora da Lua, a partir de um cometa. No entanto, com a descoberta de que há muita água no interior da Lua, o gelo poderia vir do magma.

“Durante os eventos vulcânicos, há uma quantidade significativa de gás removido, por exemplo, a nova erupção na Islândia, a nuvem de gás veio de remoção de gás do interior da Terra. Portanto, ocorre transferência significativa do interior para a superfície, e o gás é condensado devido à baixa temperatura na superfície, se transformando em gelo”, disse ao iG Alberto Saal do departamento de Ciências Geológicas da Universidade de Brown e que também participou do estudo.

Plano de saúde atrasa tratamento renal, reclama leitor

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O aposentado Geraldo Secuto Andriato afirma que seu filho passa por tratamento para retirada de um cálculo renal e que sua família tem plano de saúde pela Medial Saúde, mas a operadora tem dificultado a realização de um dos procedimentos necessários.
Em abril, diz Andriato, o paciente ficou alguns dias internado. As primeiras tentativas de eliminar o cálculo por meio de medicamentos, diz o leitor, falharam. O médico solicitou, então, um procedimento chamado de nefrolitotripsia externa por ondas de choque.
O pedido foi enviado à operadora, que, contudo, não respondeu. "Desde o dia 24 de abril estamos aguardando um local, a ser informado pela Medial, para a realização desse procedimento, mas até agora nada", reclama Andriato.
RESPOSTA
A Medial informou que contatou o paciente e marcou nova consulta com um especialista para o dia 30 de maio. Segundo Andriato, a Medial disse a ele, por telefone, que já tem um local para realizar o procedimento.

Procuradoria abre investigação sobre os bens de Palocci

DE SÃO PAULO
O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar se o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) enriqueceu ilicitamente, informa reportagem de Andreza Matais e Fernanda Odilla publicada na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O jornal revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, período em que ele acumulou as funções de deputado e consultor.
Palocci comprou um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório de R$ 882 mil. No ano passado, a empresa do ministro, a Projeto, teve um faturamento bruto de R$ 20 milhões, mais da metade obtido após a eleição da presidente Dilma Rousseff, quando Palocci coordenava a transição do governo.
Leia mais na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

26 de mai. de 2011

Menina de 9 anos relata abuso sexual em carta

 
MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO
Após relatar ao delegado de Itapuí (308 km de São Paulo) na quarta-feira (25) os abusos sexuais que sofria do padrasto e do namorado de sua avó, uma menina de nove anos decidiu escrever uma carta para ambos para dizer como estava "decepcionada" com eles.
Os dois foram presos ontem, ao lado da mãe da garota, logo após o depoimento da menina à polícia. Eles são suspeitos de estupro de vulnerável, crime cuja pena prevista é de 8 a 15 anos de prisão.
"Você nunca foi meu avô e nunca vai ser. Eu te odeio muito. Queria que você fosse preso pra sempre", escreveu a garota, na carta endereçada ao namorado de sua avó.
Segundo o delegado Tiago Hungaro, responsável pelo caso, a polícia começou a investigar o caso a partir de uma denúncia anônima encaminhada à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
Em depoimento ontem, a menina relatou que era violentada desde os quatro anos de idade. A garota disse também que denunciou os abusos à mãe, mas ela não procurou a polícia.
A Justiça decretou ontem a prisão temporária (30 dias) do namorado da avó, de 44 anos, do padrasto, de 23 anos, e da mãe, de 28 anos. Segundo a polícia, apenas o namorado da avó negou o crime.
Os dois homens foram encaminhados à carceragem da delegacia do município vizinho de Barra Bonita (267 km de São Paulo). Já a mãe foi transferida para a delegacia de Dois Córregos (262 km de São Paulo).
O conselho tutelar de Itapuí encaminhou a garota para um abrigo, onde ela será acompanhada por médicos e psicólogos.

12 ANOS SEM JOSÉ PARENTE PRADO

 Blog - VALÉRIO SOBRAL
 
 
 
 
quinta-feira, 26 de maio de 201
Em 11 de julho de 1932, nasce em Sobral (CE), José Parente Prado, filho do ex-prefeito de Sobral Jerônimo Medeiros Prado e Francisquinha Gomes Parente Prado. Em continuidade aos passos do pai, Zé Prado ingressa na política em 1972. É eleito prefeito de Sobral por duas vezes, deputado estadual por três legislaturas. Casado com dona Maria do Socorro Barroso Prado; tiveram três filhos: Ricardo Prado, Marco Prado e José Inácio.
Zé Prado torna-se um dos políticos mais respeitado e admirado em Sobral - zona norte – e no Estado do Ceará. Sempre empenhado no bem-estar do povo sobralense e do Ceará respeitou o rico e esteve sempre em defesa do pobre, esse jeito simples, amigo e companheiro de fazer política cativou até adversários, que se rendiam a um abraço do “Zé dos Pobres”, como era conhecido pela população sobralense.
Zé Prado era um filho muito dedicado aos pais, jamais tomava uma decisão sem antes ir à casa de Jerônimo Prado e dona Frascisquinha Prado na Praça do Patrocínio, no centro de Sobral, para receber as bênçãos. Quando viajava, no caminho ligava várias vezes para sua esposa, Socorro Prado, a conversa se estendia por longos minutos.
Suas administrações foram sempre pautadas pelo respeito ao povo e abraçando o progresso e, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Sobral com obras como o terminal rodoviário (deputado Manuel Rodrigues), centro comercial entre tantas outras que fez na Princesa do Norte (Sobral).
Quando indagado qual era sua maior obra, sem hesitar Zé Prado respondia: “é ser amigo do povo. É respeitar o povo e receber dele o respeito. Essa é a minha melhor obra”. Zé Prado não sabia dizer não para um pobre. O rico, sempre era tratado com gentileza.
Sempre empenhado pelo progresso de Sobral, José Parente Prado era íntegro, autêntico e de uma gentileza ímpar. Um grande administrador. O povo sempre confiou nele, é por essas e tantas outras qualidades que jamais será esquecido. Um exemplo a ser seguido.
José Parente Prado faleceu em 26 de maio de 1999, vítima de infarto, no Hospital Dr. Estevão, em Sobral (CE). Deixou esposa, filhos, o Pai (faleceu em outubro de 2003), irmãs, netos, parentes e amigos! Saudade do “Zé dos Pobres”!
De 20 a 26 de maio, os leitores do blog Sou Chocolate e Não Desisto conheceram um pouco sobre a história e a trajetória política de José Parente Prado com a Semana Bandeira Branca. Confira: Bandeira Branca, o Hino, A primeira campanha, O sucessor, O pipocão, Vai, vai, vai, vai ninguém segura não!!! e É Zé contra Zé. É Zé Prado que o povo quer.