Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : MATERIAL ESCOLAR: O que pode e o que não pode ser exigido pelas escolas

9 de jan. de 2012

MATERIAL ESCOLAR: O que pode e o que não pode ser exigido pelas escolas

Conheça e exija seus direitos. Fiscalize e acione os órgãos de defesa do consumidor, se preciso for. A mudança virá se cada um de nós fizer sua parte. Seja um (a) autêntico (a) cidadão (ã).
 
SAIBA O QUE AS ESCOLAS PARTICULARES NÃO PODEM EXIGIR
1)     A escola não pode exigir a aquisição de uma determinada marca, loja e nem mesmo que o material seja comprado na escola.
2)     Faça um balanço do que restou do período anterior verificando a possibilidade de reaproveitamento.
3)     Leia com atenção a lista que a escola pede. Veja se a quantidade é realmente adequada ou se a escola está pedindo algo fora do normal. Questione a direção sobre isso.
4)     Não é preciso comprar todo o material escolar no início do ano. Os pais podem combinar com a escola e adquirir apenas os produtos a ser utilizados no 1º semestre.
Como ocorre todo começo de ano no Brasil, quem ainda tem filho na escola, principalmente na particular, está aterrorizado com a famigerada lista do material. Além das escandalosas variações de preços, há também o abuso em cima da ignorância dos pais sobre o que pode e o que não pode ser exigido pela escola.
Para piorar, praticamente não há para quem apelar, uma vez que a maioria dos políticos cruza os braços, já que muitos deles também são proprietários de colégios. Também pudera! Fundar estabelecimentos de ensino hoje no País tem sido a opção ideal para quem deseja enriquecer com mais facilidade. E mais: ainda se colocando como paladino da Educação. Tal estratégia também funciona como disfarce perfeito para promover a mercantilização do ensino de qualquer país, principalmente onde reina a conivência e a impunidade.
     fonte- blog -

Um comentário:

  1. It has really fantabulous blog! I alawys accurately came here from http://byebra.pt that thoughts to be enthusiastic gummy tit improve enter in the class and it's real helpful.

    ResponderExcluir