Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Cid tenta atrair PCdoB para candidatura do PSB

18 de jun. de 2012

Cid tenta atrair PCdoB para candidatura do PSB

PCdoB nacional organizou reunião no sábado com Cid Gomes para discutir sucessão em Fortaleza. Governador sinaliza querer apoio do PCdoB em candidatura PSB-PMDB. Inácio descarta retirar candidatura
O governador Cid Gomes se reuniu no último sábado (16) com os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) para discutir o quadro da sucessão para prefeito em Fortaleza. Também participaram da reunião o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e a deputada federal Jô Moraes, membro da executiva nacional do PCdoB, e o ex-deputado federal Ciro Gomes. A estratégia de Cid é buscar a aproximação de Inácio para o bloco PMDB-PSB. O senador Eunício já declarou que o PMDB apoia o PSB, mesmo após o rompimento com o PT.
 O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, que também participou da reunião, diz que foram colocados três cenários: o apoio do PSB à candidatura de Inácio; uma candidatura que envolvesse os três partidos; ou cada partido sair com sua candidatura própria. Patinhas descarta a possibilidade de Inácio sair como vice em uma candidatura que unisse PMDB, PSB e PCdoB. O POVO apurou que outros cenários também foram discutidos na reunião.
“A direção nacional colocou com ênfase a solicitação de que fosse estudada a candidatura do Inácio. Em caso de união dos partidos, a candidatura do Inácio partiria de um patamar alto”, avalia Patinhas. Segundo ele, a reunião foi solicitada pela própria executiva nacional do PCdoB. Novas conversas para definir o quadro de alianças serão feitas nesta semana, de acordo com Patinhas.
O partido de Inácio tem encontrado dificuldades para fechar alianças. O apoio do PP, tido como quase certo para aumentar o tempo de TV da candidatura, está sendo cortejado para a candidatura própria do PSB. Além de Fortaleza, o PCdoB prevê manter candidaturas em outras seis capitais. As prioridades são, segundo Patinhas, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis.
Um dia antes da reunião, o senador Inácio Arruda declarou ao site do PCdoB que manterá sua candidatura “por maiores que sejam as dificuldades”. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, disse Inácio.
 PMDB dividido
Eunício chegou no fim da reunião do sábado. O senador do PMDB passou a manhã reunido com vereadores da Capital. O partido está dividido entre apoio ao PT, apoio ao PSB, defendida por Eunício, e até lançamento de candidatura própria.
Eunício disse ao O POVO, no sábado, que a defesa de candidatura própria é legítima, mas é preciso primeiro, esgotar “todas as possibilidades dentro da aliança”.
O governador Cid Gomes disse em evento no sábado que a reunião foi “preliminar” e não resultou em nada decisivo.
O POVO tentou contato com Inácio na tarde de ontem, mas as ligações não foram atendidas.
  E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Caso a candidatura de Inácio se mantenha, os principais partidos da base aliada estarão em lados opostos nas eleições em Fortaleza. Cenário que dificultará, por exemplo, participação da presidente Dilma na campanha.
  Serviço
 Convenção Municipal do PCdoB
Quando: 30/06 a partir das 9h
Onde: Náutico Atlético Cearense (Av. da Abolição, 2727 - Meireles)
Outras informações: (85) 3281-9217

Nenhum comentário:

Postar um comentário