Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Monsenhor Sadoc recebe homenagem no Espaço UVA‏

12 de jun. de 2012

Monsenhor Sadoc recebe homenagem no Espaço UVA‏

Foi inaugurado na segunda-feira 12, na Biblioteca Central, campus Betânia, o Espaço UVA, em homenagem ao fundador e primeiro reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, que esteve presente acompanhado de familiares e amigos. A solenidade reuniu também diversas autoridades.
 O reitor Antonio Colaço Martins destacou que o Espaço é um memorial da UVA, destinado a acolher documentos marcantes da história da Universidade, contando também com 1.200 livros do acervo da biblioteca do fundador monsenhor Sadoc, e, sobretudo, um conjunto da sua produção intelectual, para ensejar a leitura de suas obras, para que a comunidade acadêmica possa espelhar-se no seu exemplo de gestor e educador.
 Também fizeram uso da palavra o bispo dom Odelir Magri, o prefeito Clodoveu Arruda e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, que destacaram a contribuição e dedicação do sacerdote, educador, administrador e pesquisador monsenhor Sadoc para o desenvolvimento de Sobral e da região Norte.
 Monsenhor Sadoc iniciou suas palavras fazendo a seguinte citação bíblica: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus…” (João 1:1-3), com intuito de afirmar que todas as coisas são realizadas a partir da palavra. Enfatizou que a palavra é a casa do ser, que qualquer objeto é um conjunto de informações e o mundo é feito dessas informações.
 Disse ainda que sua paixão pela busca do significado das coisas fez com adquirisse uma mania por biblioteca, pois construiu quatro: a sua particular, a biblioteca da UVA, a do Instituto de Teologia e Pastoral (Istep) e outra no Seminário de Olinda (PE). Grato pela homenagem, falou do Espaço UVA e de sua familiarização com a pesquisa e a leitura.
 Relatou que ter tido um problema na visão, mas ressaltou que há outra luz que ele quer conservar, que é a luz divina para poder sempre agradecer. “Sou tão pequeno, tão pouco para receber esta homenagem”, destacou monsenhor Sadoc.
 Solenidade
 Na solenidade, presidida pelo reitor Antonio Colaço Martins, estiveram presentes, dentre outras autoridades, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Teixeira Barreira; o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), Quintino Vieira Neto; o bispo diocesano, dom Odelir José Magri; e o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda. Também compareceram pró-reitores, diretores de Centros, coordenadores de Cursos, professores, estudantes e funcionários da UVA.
 Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UV
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário