Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Vitória de Luizianne se desmancha com estratégia de Cid

13 de jun. de 2012

Vitória de Luizianne se desmancha com estratégia de Cid

"Ainda no domingo à tarde, quando Rui Falcão e Guimarães eram recebidos por Cid Gomes para tratar da aliança, Ivo Gomes soltava críticas nas redes sociais"
A indicação de Elmano de Freitas como pré-candidato do PT às eleições deste ano trata-se de uma grande vitória da prefeita Luizianne Lins dentro do partido.
Conseguir a unanimidade em torno de alguém pouco conhecido da opinião pública, além de estar à frente de pasta carregada de indicadores negativos, mostra que a prefeita ainda tem garra e cacife para grandes batalhas, e não é de jogar a toalha com facilidade.
Outro aspecto a ser ressaltado em relação ao episódio de domingo é que a escolha do nome do ex-secretário de Educação municipal como pré-candidato prova que a prefeita cresce em movimentos de dificuldade e é capaz de lidar de frente com os fatos negativos, como os recentes números da pesquisa Ibope apontando o enorme índice de rejeição à sua administração. O resultado do encontro municipal do PT, todavia, se fortaleceu Luizianne Lins internamente, o que lhe garantiria poder de barganha perante o governador para a manutenção da aliança com o PSB, não adiantou muito.
Ainda no domingo à tarde, coincidentemente, quando Rui Falcão e José Guimarães eram recebidos no aeroporto de Sobral por Cid Gomes para tratar dessa aliança, o irmão do governador, Ivo Gomes, soltava mensagens cifradas nas redes sociais detonando a gestão da educação em Fortaleza. Nada mais sintomático. O pior viria no dia seguinte, quando durante café da manhã com a prefeita, Cid Gomes não só relatou dificuldades em aceitar o nome de Elmano, como estrategicamente jogou para a direção do PSB tomar a decisão final. Ora, todos sabem que se depender da direção do PSB a aliança foi para o espaço faz tempo. Cid mais do que ninguém tem a dimensão dessa rejeição. O que poderia então cacifar Luizianne para peitar o governador, que era a indicação unânime do nome de Elmano, durou menos de 24 horas. Esse fato se tornou claro com as mexidas promovidas pelo governador por força da desincompatibilização.
Com as saídas de Nelson, Camilo e Ferrucio Feitosa das secretarias, Cid tem três importantes peças a serem utilizadas no xadrez das articulações. Nesse aspecto, o tempo favorece ao PSB, já que até a data final das convenções ainda faltam dez dias. A seu favor também o fato de a prefeita Luizianne Lins não ter mais nenhuma carta na manga para jogar. Hoje, em vista disso, sem contar as especulações em torno de Moroni, o governador está com o jogo na mão para tomar a decisão que mais lhe convier. Do lado da prefeita, a única carta agora é o resultado do encontro de domingo que, convenhamos, em termos de repercussão para a manutenção da aliança acabou a emenda sendo menor do que o soneto. Para complicar, Luizianne e o PT sabem que sem o apoio do governo a eleição do seu candidato fica muito complicada.

fonte. O povo. Menu Politico
Menu Político
Kamila fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário