Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : janeiro 2012

31 de jan. de 2012

Prefeitura de Sobral realizará concurso para Guarda Civil Municipal‏


A Prefeitura de Sobral, através da secretaria da Cidadania e Segurança lançou na sexta-feira (27) edital para concurso público da Guarda Civil Municipal. Os salários chegam a R$ 1.134,20. O concurso visa o preenchimento de 46 vagas. O valor da inscrição será de R$ 40,00 e o período de 27 de fevereiro até o dia 16 de março.
O concurso será executado pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IADE/UVA). As inscrições serão realizadas na Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA, localizada à Av. Dr. Guarany, 317 - bairro Derby Club - Campus Cidão. Aplicação das provas acontecerão no dia 01 de abril, das 8h às 11h.
Os interessados em fazer parte da Guarda Municipal devem ter, no mínimo, 18 anos e maxima de 35 anos de idade e ter o ensino médio completo. A carga horária é de 42 horas semanais.
O concurso será constituido de duas etapas, sendo a 1ª Etapa composta de 5 fases e a 2ª Etapa compreendendo 01 única fase. A primeira etapa é composta das seguintes fases: Prova Objetiva; Avaliação de Capacidade Física; Inspeção de Saúde; Avaliação Psicológica e Investigação Social. A segunda etapa constará de fase única, Curso de Formação Profissional.
As provas de múltipla escolha serão divididas da seguinte forma: 15 questões de português, 15 questões de matematica, 10 questões sobre a história de Sobral e 10 questões sobre atualidades
fonte- Jornal O Correio do Norte
.

Sobral realizará III Conferência Municipal de Cultura‏


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo, realizará no período de 1° a 4 de fevereiro, na Escola de Música e no Teatro São João, no horário de 17h às 19h, a III Conferência Municipal de Cultura. No sábado, os trabalhos serão de 8h às 14h, no Teatro São João.

O evento é aberto à participação de todos os interessados em cultura e queiram contribuir com a elaboração de políticas públicas para a cultura em nosso Município. A Conferência debaterá a partir de eixos temáticos definidos e elegerá, ainda, delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em Fortaleza em data ainda a ser definida.

fonte- Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

30 de jan. de 2012

Servidores do IJF paralisam atividades por três horas

Servidores do Instituto José Frota (IJF) paralisaram as atividades por três horas na manhã desta segunda-feira, 30. Segundo a presidente da Associação dos Servidores do IJF (ASSIJF), Ana Miranda, a paralisação atinge o atendimeto eletivo.
A parada deve durar até 10 horas desta manhã. Ainda de acordo com Ana Miranda, os médicos do hospital continuam trabalhando normalmente, bem como o setor de emergência. Cirurgias eletivas foram desmarcadas.
A categoria de servidores promete realizar novas paralisações no decorrer da semana. Para esta terça-feira, uma nova pausa de três horas nas atividades está prevista para o período da tarde.
De acordo com informações do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), o objetivo da paralisação é pressionar a direção do órgão e o governo municipal para que atendam as reivindicações da categoria, constantes da pauta que teria sido entregue à Prefeitura no mês de dezembro.
Caso as negociações não progridam, os servidores do IJF prometem iniciar uma greve por tempo indeterminado no dia 9 de fevereiro, data em que ocorrerá assembleia unificada da campanha salarial na Câmara Municipal de Fortaleza.
Reivindicações
Além dos demais pontos da pauta da campanha salarial 2012, os servidores reivindicam, entre outros pontos: restabelecimento das horas noturnas recebidas pelos servidores do IJF; ampliação do direito da alteração da jornada de trabalho para os servidores plantonistas; extensividade da gratificação de plantão recebida para os servidores do setor da emergência, centro cirúrgico, sala de recuperação, centro de queimados e central de material.
Redação O POVO Online

Coluna da Ouvidoria - O que pensa o público sobre a função e o papel da Ouvidoria?

Brasília - Na perspectiva de apresentar uma amostra do que pensa o cidadão a respeito do papel e da função da Ouvidoria da Empresa de Comunicação (EBC), ouvimos algumas pessoas de diferentes áreas. Confiram seus depoimentos:
A publicitária Moema Ungarelli Gonzaga, funcionária da EBC, diz que “a ouvidoria é fundamental em qualquer empresa, em qualquer instituição. Tem que existir. Eu tenho algumas dúvidas relativas sobre para que público a ouvidoria é mais direcionada: se é para o público interno ou se é para o público externo. Só essa dúvida que eu tenho. Eu já recorri a uma ouvidoria. E acho muito importante”.
Outra funcionária da EBC, Maria Cristina Brandão Santos, acha que “a Ouvidoria é voltada ao âmbito externo da EBC para atender aos anseios dos nossos ouvintes, dos nossos telespectadores para obterem as informações do conteúdo da nossa programação, ou sugestões, ou reclamações. Na minha visão, a Ouvidoria é muito importante para sanar essa deficiência do nosso público alvo”.
Membro do Conselho Curador da EBC, Daniel Reis: “penso que a Ouvidoria deve não apenas estar atenta a críticas e sugestões, como também suscitá-las, através de meios apropriados - chamados, presença nas audiências públicas, concursos [premiar a "melhor” sugestão do mês], divulgação das críticas e das respostas, etc.. Sublinho meus parabéns ao atual trabalho da Ouvidoria da EBC”.
Ouvimos também o pesquisador de teoria da comunicação, jornalista e filósofo, Alexandre Freire. Ele fala: “o grande desafio da Ouvidoria da EBC é zelar para que haja, no seu processo de produção da notícia, o uso público da razão. Isso significa proteger seu jornalismo das influências hegemônicas do poder do governo e do financiamento oficial, dentro da clássica formulação habermasiana sobre as ameaças à esfera pública. Tal prática possibilitaria à EBC oferecer uma alternativa ao noticiário da mídia oligopolista, privada”.
De forma diferente, todos têm uma noção do que representa uma instância como a ouvidoria dentro de uma empresa para promover o diálogo com o cidadão. No caso especifico da Empresa Brasil de Comunicação, a Ouvidoria, instituída pela Lei 11.562 de 7 de abril de 2008, nasce com o compromisso de exercer a crítica interna da programação produzida e veiculada pela empresa, respeitando os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública, além de examinar e opinar sobre as queixas e reclamações dos cidadãos referente à programação. Ela é o elo entre o público que recebe as informações e os profissionais responsáveis pelos conteúdos veiculados no Sistema Público de Comunicação – rádio, TV e agência de noticias.
Dentre seus objetivos, destacam-se dois que são ilustrativos da importância da Ouvidoria em um sistema público de comunicação. Um deles é o que trata da atuação como promotora e agente de mudanças em prol de uma gestão pública e democrática, transparente, eficaz, participativa e ética. O outro é o que fala do compromisso da Ouvidoria em contribuir com o aprimoramento da participação e a influência do cidadão, na sua dimensão de ouvinte, telespectador e leitor sobre o conteúdo editorial jornalístico e a programação dos veículos públicos operados pela EBC.
Por isso, a Ouvidoria da EBC procura, em todas as suas ações, contribuir com reflexão sobre como funciona e em que parâmetros jornalísticos se deve basear essa recente prática de fazer comunicação pública no Brasil, incentivando o debate sobre temas que garantam a melhoria dos conteúdos produzidos pela empresa.
É assim com o programa O Público na TV, que vai ao ar na TV Brasil todas às quintas-feiras, às 20h40. Da mesma forma o programa Rádio em Debate, veiculado às sextas-feiras, com reapresentação aos sábados por todas as emissoras de rádio da EBC. Ambos foram concebidos com base nas orientações contidas na lei que criou a empresa e nas normas que regem a atuação da Ouvidoria. E pretende ser uma ilustração do trabalho desenvolvido internamente pela Ouvidoria, mas sobretudo com o objetivo de estimular as equipes de produção de conteúdo a pensarem sobre suas práticas, e ainda, a formação do público para a compreensão das rotinas de produção, sejam elas de programação ou de jornalismo. E há também, a Coluna da Ouvidoria na Agência Brasil, que traz para reflexão os principais temas abordados a partir da percepção dos leitores. Para cada coluna, a Ouvidoria faz um levantamento das matérias publicadas, leitura crítica e análises de aspectos jornalísticos quanto à questão editorial, técnica jornalística e pauta.
É com essas ferramentas que a Ouvidoria pretende exercer um papel fundamental na relação da EBC com a sociedade. Via Ouvidoria, o cidadão pode e deve exercer o seu direito de criticar, elogiar e sugerir sobre o conteúdo oferecido pela EBC. É nisso que agimos, é disso que precisamos e é assim que vamos fazer uma comunicação pública democrática, justa e acessível a todos.
Boa leitura e até a próxima semana.

Peru é atingido por terremoto de 6,3 graus na escala Richter

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Peru foi atingindo hoje (30) às 5h11 (horário local) por um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter. Os tremores de terra afetaram o litoral do país, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS). Não há ainda informações sobre vítimas e feridos.
O terremoto desta manhã foi o pior registro desde o começo do ano no país. Pelos dados do instituto, os tremores de terra atingiram 39,2 quilômetros de profundidade, a 15 quilômetros da cidade turística de Ica e a 280 da capital peruana, Lima. No Peru, os tremores de terra são frequentes.
Do começo do mês até hoje, houve quatro registros de terremotos no país – nos dias 30, 19, 17 e 8. A magnitude desses tremores variou de 4,5 graus na escala Richter a 6,3.
Edição: Talita Cavalcante

Lustosa da Costa reprisa fatos da história de Sobral‏


Um cronista sobralense. Assim se define o jornalista Lustosa da Costa, que prepara mais um livro sobre a cidade, além dos sete já publicados. De passagem na última semana por Sobral, onde fez o roteiro de sua infância, Lustosa revelou fatos novos de sua verve jornalística de mais de 50 anos. O jornalista é um contador de causos. Mas é sobre o relato da Sobral antiga que ele mais se debruça, quer em seus livros, quer em sua coluna neste jornal.
"Tenho 56 anos de profissão, e talvez até mais se contar os artigos que escrevi no Seminário. Continuo vibrando com o tesão de estreante", afirma. Segundo ele, seu primeiro ato ao acordar é ler sua coluna no Diário do Nordeste. "Eu leio minha coluna de madrugada, antes de vocês lerem. Curto. Tenho um prazer imenso de ser jornalista", afirma ele, que já integra a lista dos bons escritores cearenses.
A respeito do novo livro sobre Sobral, ele antecipa: "Eu tenho um livro para ser lançado. Quem está tomando de conta é Raimundo Neto. Mas ele andou por uma feira lá em Cabo Verde e está muito ocupado. Este livro também é sobre Sobral. Eu quero publicar, neste ano, no trigésimo aniversário do meu livro "Sobral do Meu Tempo", que será a segunda edição dele. Vai ser um livro de comemoração. É provável que seja feito através desses editais do Governo. Eu não sei mexer nisso, mas tem amigos meus que estão fazendo isso".
Lustosa da Costa destaca que, no novo livro, não haverá muitos fatos novos. "Tem algumas correções. Algumas coisas que saíram imperfeitas. Mas o que eu quero mostrar é que há 30 anos eu me inaugurei como cronista em Sobral. Primeiro cronista exclusivamente de Sobral".
Publicações
Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município. Destaque para "Sobral de Meu Tempo", "Vida, Paixão e Morte de Etelvino Soares", "Foi na Seca de 1919", "Cidades das Cenas Fortes", "Clero, Nobreza e Povo de Sobral", "Sobral que Não Esqueço", além de "Contos de Sobral".
Mas é da sua coluna diária neste jornal que atualmente brilham os olhos de Lustosa da Costa. "Minha coluna do Diário é de um tudo. Não só de reminiscências de Sobral. Tem um amigo meu que diz que essa minha ligação com Sobral não é tão forte assim. É que eu tenho saudade é do menino, do rapaz que fui em Sobral. Daí eu estar rememorando todo tempo. Mas eu gosto muito daqui", relata.
Saudade
E a conversa sobre a cidade continua. "Estava dizendo para meus amigos como eu estava sentindo falta de Sobral. E só vim agora porque estava com muita saudade. A estrada ainda está muito longe para chegar aqui", ressalta o jornalista.
Ele foi a Sobral recentemente para o lançamento do jornal Sobral News. "Não poderia faltar, pois recebi o convite do Oscar Rodrigues Júnior, da Faculdade Inta, para comparecer ao lançamento desse jornal (Sobral News). Eles me prestaram uma homenagem na redação. E jornal sempre é uma coisa importante para a cidade".
Outra ação cultural que Lustosa da Costa tem em Sobral é a Biblioteca Municipal que leva seu nome. A Biblioteca Lustosa da Costa, localizada Rua Randal Pompeu, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, é referência para a Zona Norte. "Eu tenho conseguido muitos livros de qualidade. Não é discurso de parlamentar e nem livro escolar fora de moda. Eu consegui com um desembargador cearense, o falecido Mesquitinha, irmão do Petrúcio Maia, três mil exemplares de livros de primeira linha, edições de luxo inclusive. De boa qualidade, não é só porque o papel é bom, não. É Shakespeare, Jorge Luís Borges e as obras completas de autores famosos".
Biblioteca
A Biblioteca Lustosa da Costa conta ainda obras doadas pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Elpídio de Menezes Neto. "Eu tenho usado o meu prestígio com as pessoas que me querem bem para explorá-los no sentido de dar uma boa condição para a Biblioteca. O acervo é valioso".
Porém, Lustosa da Costa faz um apelo para que a Biblioteca seja mais frequentada. "Um dos presentes que eu queria do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do seu sucessor - ou dele mesmo, se ele for reeleito - é que faça divulgação pela Rádio para o comparecimento à Biblioteca Lustosa da Costa, para que esta juventude não vá lá somente estudar para concurso. Vá também lá para ler, se instruir e para se enriquecer", indica.
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

Projeção de analistas para inflação em 2012 cai pela nona semana seguida

Kelly OliveiraRepórter da Agência Brasil

Brasília - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar este ano em 5,28%. A previsão é de analistas do mercado financeiro que, pela nona semana seguida, reduziram a estimativa para o índice.
Na semana passada, a projeção estava em 5,29% e há quatro semanas em 5,32%. Para 2013, a estimativa para o IPCA segue em 5%, há nove semanas. As projeções estão acima do centro da meta de inflação – 4,5% –, mas dentro do limite superior de 6,5%.
Para a taxa básica de juros, a Selic, usada pelo Banco Central (BC) como instrumento para controlar a inflação, a previsão para este ano segue em 9,5% ao ano, há sete semanas, e para 2013 passou de 10,25% para 10,38% ao ano.
Essas estimativas são do boletim Focus, uma publicação semanal, elaborada pelo Banco Central (BC), com base nas expectativas de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.  
Outra estimativa dos analistas é para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que permanece em 5,22%, este ano, e foi ajustada de 4,75% para 4,8%, em 2013.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) segue em 5,01%, este ano, e subiu de 4,9% para 4,92%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), foi mantida a projeção de 5% em 2012 e ajustada a estimativa de 5% para 4,98%, no próximo ano.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 4%, este ano, e em 4,5%, em 2013.
 Edição: Lílian Beraldo

28 de jan. de 2012

2012 não deixará saudades para Cid Gomes

"Certo ou errado nos métodos, coube ao Cap. Wagner mostrar a Cid Gomes que a pior a situação para um gestor público é a Zona de conforto"
As demandas geradoras da greve dos policiais militares e bombeiros que deixou o Governo do Estado de joelhos nos primeiros dias de 2012 não eram novidade para o governador Cid Gomes. Desde o início da sua primeira gestão ele tem sido cobrado em relação a essas reivindicações. Nem por isso, as tratou como devia, muito menos as encarou na devida conta potencialmente explosiva nas quais se transformaram. Não tem sido assim apenas com a área da segurança pública, mas com várias outras, como as dos professores, por exemplo, diante do visto no ano passado.
No que diz respeito à segurança pública, todavia, a primeira gestão do governador Cid Gomes passou quase incólume em virtude de alguns aspectos. O principal deles se deve ao efeito positivo do Ronda do Quarteirão, que acabou por oferecer por parte da população um certo crédito de confiança ao governo, isolando movimentos mais ousados dentro da tropa. Foi assim, por exemplo, com a exoneração do coronel Bessa, quando se colocou ao lado dos militares em suas reivindicações logo no início do governo. Reserva e ostracismo foram o que lhe restaram de prêmio.
O governador também foi bafejado pela sorte na área ao escolher como secretário o policial federal Roberto Monteiro, a quem só foi apresentado no dia da posse. De fino trato e humanista, o “gravatinha” manteve-se fiel às suas convicções legalistas, situação que o fez perder o controle da tropa e angariar a antipatia de muitos que defendiam uma polícia, menos, digamos, mais voltada aos direitos humanos. Ressalte-se que Monteiro sempre se colocou ao lado das demandas dos policiais, não tendo tido força junto ao governo, porém, para implantá-las. Nesse aspecto, Cid teve sorte porque Monteiro funcionou como espécie de escudo para o governo, já que toda a insatisfação era canalizada contra ele, deixando o governador livre das reclamações mais diretas.
Por fim, a gestão Cid também contou na Assembleia, quanto a área de segurança pública, com uma subserviência terrível. Tanto, que até os famosos deputados da mídia, eleitos com esta bandeira, a chamada “bancada da bala”, estivera mais preocupada em fazer jogo de cena em seus programas televisivos, do que abrir discussão de fundo sobre o tema. Essa sensação de conforto cegou o governador e seus pares sobre a força de uma categoria que estava no limite. E aí, quando se chega a esse ponto, basta alguém com certa competência para guiar o movimento.
Foi o que aconteceu com um desconhecido capitão Wagner, que em três meses na Assembleia vai se fazer lembrar ainda por muitos anos. Certo ou errado nos métodos, coube a ele mostrar ao governador que a pior a situação para um gestor público é a zona de conforto e os bajuladores. O silêncio imposto a Cid e o feriado extemporâneo vivenciado em Fortaleza na última terça-feira são simbólicos e deveriam servir de lição não só para esse governo, mas também
para quem ignora as vaias como sinal de alerta. É claro que ainda há muito tempo para o governador se refazer do baque, mas não há como negar, mesmo com apenas cinco dias, que 2012 não deve deixar saudades para Cid Gomes.
Luiz Henrique Campos
fonte opovo

Duas candidaturas já estão confirmadas na oposição

A estratégia da oposição para tentar vencer as eleições municipais de 2012 em Fortaleza é marchar unida, com discurso alinhado. Essa foi uma das deliberações da reunião que congregou membros do PP, PSDB, PRTB, PPS, PTC, PR e PDT, na última quarta-feira, no Hotel Oásis Atlântico.
Apesar disso, dois partidos defendem e já garantiram candidatura própria esse ano: o PSDB e o PDT. O objetivo é garantir o segundo turno.
O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) desponta como principal nome da sigla para a disputa. Ele, contudo, não esteve presente na reunião. Marcos Cals, que é presidente estadual do PSDB, por sua vez, é um dos prefeituráveis pelos tucanos e um dos principais defensores da candidatura própria.
No encontro, os partidos de oposição também garantiram que convocarão as suas bancadas na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa para assegurar discurso combativo à prefeita Luizianne Lins (PT) e ao governador Cid Gomes (PSB).
No próximo dia 15 de fevereiro, em local ainda a ser confirmado, a oposição se reunirá mais uma vez para continuar o debate sobre a sucessão na Capital. (RA)
fonte - opovo

Após assembleia, agentes da AMC decidem manter paralisação de 100% do efetivo

Após duas horas reunidos em assembleia, os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) decidiram, neste sábado, 28, manter a decisão de que 100% da categoria deverá paralisar as atividades neste fim de semana.
De acordo com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), os agentes deliberaram pela manutenção do estado de greve da categoria, iniciado no último dia 11, e pela continuidade das paralisações, inclusive durante o pré-carnaval deste sábado.
Os agentes de trânsito aprovaram o seguinte calendário de paralisações nos quatro turnos de trabalho (manhã, tarde, noite e madrugada):
- dia 28/01 (sábado): paralisação geral nos quatro turnos;
- dia 29/01 (domingo): paralisação geral nos quatro turnos;
- dia 30/01 (segunda-feira): 3 horas de paralisação por turno ;
- dia 31/01 (terça-feira): 3 horas de paralisação por turno;
- dia 1º/02 (quarta-feira): paralisação geral com carreata e buzinaço saindo da sede da AMC, às 8h, rumo à Câmara Municipal.
Desde a última terça-feira, 24, os agentes de trânsito vêm realizando paralisações gradativas a cada turno. A categoria volta a realizar assembleia geral na próxima quarta-feira, dia 1º. Na mesma data, os agentes vão à Câmara Municipal para buscar o apoio de vereadores. “Se as negociações não evoluírem até lá, os agentes de trânsito podem entrar em greve por tempo indeterminado”, ameaça o sindicato.
Reivindicações
Além dos pontos constantes da pauta geral de reivindicações da Campanha Salarial 2012, entregue à Prefeitura no dia 6 de dezembro, os agentes da AMC requerem o atendimento das seguintes demandas:
- Reajuste salarial que garanta pelo menos a reposição da inflação de maio a dezembro/2011 mais ganho real.
- Alteração do grau da carreira dos agentes de trânsito, passando de nível médio para nível técnico.
- Aumento do percentual da Gratificação Específica de Exercício da Função (GEEF).
- Extensão da GEEF para todos os servidores da AMC (atualmente apenas 198 servidores recebem essa gratificação, contra 222 que não recebem).
- Regulamentação da produtividade dos servidores administrativos da AMC.

Maria do Rosário diz que aprovação da PEC do Trabalho Escravo é prioridade

Luana Lourenço
Enviada especial
Porto Alegre - A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje (28) que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, será a prioridade da articulação da pasta no Congresso Nacional este ano.
“Temos que fazer dessa a principal agenda política de direitos humanos no Congresso. A presidenta Dilma Rousseff determinou à secretaria, que, assim como demos prioridade à articulação legislativa para aprovar a Comissão da Verdade em 2011, façamos da PEC a prioridade agora”, disse Maria do Rosário durante debate sobre trabalho escravo no Fórum Social Temático (FST).
Segundo a ministra, o aumento de incidência de trabalho escravo em áreas urbanas – geralmente no setor têxtil e na construção civil – e da entrada de imigrantes vindos de países mais pobres são novos desafios para as políticas de enfrentamento da escravidão contemporânea no Brasil.
“A agenda do trabalho escravo cada vez mais se confunde com a questão da migração, e pode se agravar diante do fenômeno da vinda de trabalhadores que vivenciam situações dramáticas em seus países e vêm procurar no Brasil melhores condições de vida, como os bolivianos e agora os haitianos”.
Maria do Rosário disse que é preciso garantir a esses trabalhadores o direito à denúncia, para que não sejam submetidos ao trabalho degradante. “Hoje, o trabalhador estrangeiro que está no Brasil, sendo explorado em condições análogas à escravidão e que denuncia essa condição é punido, é deportado. Precisamos produzir acordos que incentivem esses trabalhadores a denunciarem, criar um sistema de direitos para eles”.
Além da indefinição sobre a PEC do Trabalho Escravo, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ameaça um dos principais instrumentos de combate à escravidão no Brasil, a chamada Lista do Trabalho Escravo, um cadastro que reúne propriedades em que houve flagrante e libertação de trabalhadores.
Criada em 2004, a lista tem atualmente 294 empresas e pessoas físicas. A maioria dos infratores está ligada à agropecuária e à produção de carvão, mas há também madeireiras e construtoras. Quem tem nome incluído na lista não pode obter empréstimo em bancos públicos e fica sujeito a sanções comerciais.
Na ação, que deve ser julgada em breve pelo Supremo Tribunal Federal (SFT), a CNA argumenta que o cadastro não poderia ter sido criado por portaria ministerial, mas por lei, o que dependeria de aprovação pelo Congresso Nacional.
O diretor da organização não governamental Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, disse que a tentativa de derrubar a Lista Suja do Trabalho Escravo pode ser um tiro no pé para os produtores rurais. “Se derrubarem a lista, o pior vai ser para o produtor. Hoje a lista é um cadastro de 294 nomes num universo de milhares de propriedades fiscalizadas. Se a lista cai, a sugestão ao setor produtivo deverá ser 'não compre de quem foi fiscalizado'. Se eu fosse produtor rural nesse momento defender a lista suja com unhas e dentes”.
Na abertura do debate, os fiscais do trabalho assassinados em Unaí, em 2004, foram homenageados com um minuto de silêncio. Desde o crime, o 28 de janeiro é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Acompanhe a cobertura completa do FST 2012 no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Edição: Rivadavia Severo

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo será lembrado no Fórum Social Temático

Luana Lourenço
Enviada Especial da Agência Brasil
Porto Alegre - O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo será lembrado hoje (28) em uma sessão especial do Fórum Social Temático (FST), que vai analisar a relação entre o trabalho escravo e os danos ao meio ambiente.
O debate vai reunir a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário e o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luís Antônio Camargo, com mediação do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, da organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, que denuncia situações de trabalho análogo à escravidão.
Além do ato em Porto Alegre, a mobilização pelo Dia Nacional de Combate o Trabalho Escravo inclui atividades em mais oito estados para chamar atenção para o problema e cobrar avanços, como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 438/2001, conhecida como PEC do Trabalho Escravo. Em Brasília, o Ministério do Trabalho lançou esta semana o Manual de Combate ao Trabalho em Condições Análogas ao de Escravo.
O dia 28 de janeiro foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo como uma forma de homenagear os cinco auditores fiscais do Trabalho assassinados durante uma fiscalização rural na cidade mineira de Unaí, em 2004. O crime ficou conhecido conhecido como Chacina de Unaí. Oito anos depois, dos nove acusados de participação nos assassinatos, quatro estão em liberdade, beneficiados por habeas corpus, entre eles o atual prefeito de Unaí, Antério Mânica, e o irmão dele, Norberto Mânica. Cinco estão presos, mas ninguém foi julgado ainda.
Acompanhe a cobertura completa do FST 2012 no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Edição: Vinicius Doria

Equipes de resgate procuram cinco desaparecidos nos escombros do desabamento no Rio

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Até agora, foram resgatados os corpos de 17 vítimas do desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro, que aconteceu na noite de quarta-feira (25). Dois corpos foram encontrados na madrugada deste sábado (28) pelas equipes de resgate. Os especialistas que participam da operação de buscas dizem que não há mais condições de identificar os corpos, pelo estado avançado de decomposição. No Instituto Médico Legal (IML), oito foram reconhecidos por parentes e nove estão sem identificação. Alguns só poderão ser identificados por meio de exame de DNA.
Da lista de desaparecidos enviada à prefeitura do Rio por parentes de pessoas que estariam nos edifícios na hora do acidente, cinco ainda permaneceriam sob os escombros. O secretário de Defesa Civil fluminense, coronel Sergio Simões, disse que, a partir de agora, o trabalho de procura dos desaparecidos será ainda mais minucioso, sem o uso ostensivo de máquinas pesadas, como retroescavadeiras e pás mecânicas. Segundo ele, são muito pequenas as chances de encontrar alguém com vida, mais de 60 horas depois da tragédia. Os bombeiros estão usando cães farejadores para tentar localizar os desaparecidos.
A chuva parou neste sábado no Rio, mas a chuva que caiu durante toda a madrugada ajudou a baixar a poeira no local, facilitando o trabalho das equipes de resgate. Os bombeiros do Grupamento de Buscas e Salvamento (GBS) concentraram as buscas nas proximidades das escadas e no subsolo do Edifício Liberdade, o mais alto dos três que ruiram, com 20 andares.
Edição: Vinicius Doria

27 de jan. de 2012

Chega a nove número de corpos encontrados em escombros no Rio

Carolina Gonçalves*
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Mais um corpo foi encontrado há pouco pelos bombeiros nos escombros dos três prédios que desabaram na última quarta-feira (25) no centro da capital fluminense. Agora são nove mortos, mas ainda há pelo menos 14 desaparecidos. O corpo estava em um local onde seria uma das saídas do Edifício Liberdade, de 20 andares, o primeiro que desabou, e segundo os bombeiros é de uma mulher.
Os bombeiros acreditam que no local podem ser achados outros corpos de pessoas que tentavam sair do prédio antes do desabamento, por isso o trabalho das esquipes está concentrado na área, inclusive com cães farejadores.
O volume de fumaça, de poeira e um forte cheiro de queimado ainda são grandes no local dos desabamentos, apesar da chuva fina que cai no centro do Rio. Bombeiros usam máscaras para aliviar o cheiro.
Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, os objetos pessoais e documentos que estão sendo encontrados entre os escombros são entregues à Polícia Militar. Ele disse que também já foram recolhidos quatro cofres que pertenceriam a empresas de contabilidade e que tiveram que ser tirados com guinchos, além de sete caixas eletrônicos da agência bancária do Itaú que funcionava no térreo de um dos prédios que caíram.
“Todos os objetos encontrados estão sendo entregues à Polícia Militar e os entulhos estão sendo levados para canteiros de obras da prefeitura na zona portuária”.
*Colaborou Cristiane Ribeiro//Edição: Graça Adjuto

Vigilantes do Distrito Federal entram em greve e alteram a rotina da capital do país

Da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 18 mil vigilantes privados do Distrito Federal entraram em greve por tempo indeterminado, provocando mudanças na rotina da capital do país. Afinal,  a categoria é responsável pela segurança privada de órgão públicos, escolas, hospitais, empresas e bancos. Sem vigilantes, algumas agências bancárias optaram por não abrir as portas hoje (27). Em alguns hospitais e escolas, a segurança está sendo feita por funcionários de outros setores.
A categoria reivindica reajuste de 15% nos salários e 8,33% na gratificação por risco de morte, além de aumento nos valores do auxílio-alimentação. 
O Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistema de Segurança Eletrônica e Cursos de Formação e Transporte de Valores do Distrito Federal (Sindesp-DF) não sabe ainda quantos agentes aderiram à greve, mas espera retomar as negociações com a categoria ainda esta tarde.
Edição: Vinicius Doria

Telefones celulares da área 11 de São Paulo terão mais um dígito a partir de julho

Christina Machado*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Será implementado a partir de 29 de julho deste ano o nono dígito nos telefones móveis da área de registro 11 (São Paulo). O aviso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi publicado hoje (27) no Diário Oficial da União.
O objetivo é ampliar os recursos de numeração dessa área. A medida será tema de entrevista coletiva hoje (27), às 15h, na sede da agência em Brasília. O prazo para implementação do nono dígito nas demais áreas de registro será definido oportunamente, informou a Anatel.
O dígito 9 (nove) será acrescentado à esquerda dos atuais números da área 11, que compreende a capital paulista e municípios da região metropolitana, entre outros. Com isso, os números passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx.
O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de aparelho fixo e móvel que liguem para telefones móveis da área 11, independentemente do local de origem da chamada.
Após 29 de julho, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e usuários, mas haverá interceptações com mensagens e orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
*Colaborou Lourenço Canuto//Edição: Graça Adjuto

Carta Capital - 26 de Janeiro de 2012

Previdência Social

Um apelo aos jornalistas e ao ministro da Previdência

Por Eduardo Fagnani* 
 Na última semana, as manchetes dos jornais saldaram o bom desempenho da Previdência Social – “o melhor resultado em nove anos”. De fato, até novembro de 2011 o segmento urbano teve superávit de 28 bilhões de reais. Com as renúncias fiscais – que deveriam ser bancadas pelo Tesouro – o superávit cai para 10 bilhões reais.
'Sentenciar que a Previdência Rural incorre em “déficit” é tão equivocado quanto afirmar que existe “rombo” nas contas dos ministérios da Defesa, do Planejamento, da Educação ou da Casa Civil'
Esse resultado, fruto do crescimento da economia e da criação dos empregos formais, mostra a falácia das pregações dos profetas do apocalipse ligados ao mercado financeiro. Alguns escreveram que sem a reforma da previdência “o país seria ingovernável”.
Por desconhecimento ou má-fé não foram éticos ao sonegar à sociedade a informação de que problemas financeiros decorriam da redução do ritmo de crescimento das receitas durante mais de 25 anos em que a economia cresceu menos de 2% ao ano. Se tivesse crescido 4% ao ano, a atual relação despesa/ PIB (7,5%) seria metade.
Cansados de tantos mitos e falácias, um grupo de 33 especialistas lançou um livro apresentando ao debate uma visão alternativa àquela defendida pelos representantes do mercado financeiro: o real problema era exógeno (baixo crescimento) e não endógeno (aumento de despesas). Logo, a alternativa era maior crescimento econômico e não mais reformas ortodoxas para suprimir direitos**.
No meio acadêmico essa nova visão apresentada ao debate foi bem recebida; mas foi olimpicamente ignorada pelos formadores de opinião da grande imprensa.
No caso da Previdência Rural, até novembro de 2011 os gastos totalizaram 49 bilhões de reais (excluindo as renúncias fiscais ao agronegócio de 2,5 bilhões de reais). Todavia, à luz da Constituição, esse gasto não é “déficit”. E, sua fonte de financiamento não é a receita da previdência urbana.
O segmento rural é um benefício típico da “Seguridade Social” (todos têm direito ao mínimo, independente da sua capacidade de contribuição), antagônico da lógica privada do “Seguro Social” (somente tem direito quem contribui). Esse princípio, previsto no clássico Plano Beveridge (1944), base welfare state, inspirou os constituintes de 1988.
A sociedade concordou em assegurar uma velhice digna a milhões de trabalhadores rurais que começaram a trabalhar nas décadas de 1940, sem registro na carteira e em condições de semiescravidão. Passados 40 anos, em 1988, o que as forças do mercado pretendiam fazer?  Deixar oito milhões de velhos rurais ao deus dará, vagando pelas ruas e sarjetas urbanas. Perderam, mas jamais aceitaram a derrota.
Reza o Plano Beveridge que benefícios da Seguridade Social são pagos pelo conjunto da sociedade por meio de impostos gerais. A Constituição criou duas novas contribuições (CSLL e COFINS) para essa finalidade.
Sentenciar que a Previdência Rural incorre em “déficit” é tão equivocado quanto afirmar que existe “rombo” nas contas dos ministérios da Defesa, do Planejamento, da Educação ou da Casa Civil. Qual a diferença? Nenhuma, pois todos são financiados por impostos gerais pagos pelo conjunto da sociedade.
Nesse sentido, faço um modesto apelo aos jovens jornalistas: leiam os artigos 194 e 195 da Constituição. Além de informar corretamente os leitores, se forem éticos, não reproduzirão manchetes como “Previdência regista menor déficit desde 2002”; ou “Déficit do INSS cai 22% e tem o menor valor desde 2002”.
Ao ministro da Previdência faço outro apelo singelo: mude a forma de contabilização dos dados da previdência. A atual – repetida desde 1989 – é claramente inconstitucional. Já escrevi e tenho incentivado o movimento social a impetrar Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Mas isso seria evitável se o ministério incluísse o COFINS e a CSLL como fontes de financiamento da previdência rural. Outra medida é excluir as renúncias fiscais – de responsabilidade do Tesouro Nacional. Com isso o ministro transformará o “abacaxi” num delicioso suco ou, se preferir, numa caipirinha.
* Eduardo Fagnani é Professor Doutor do Instituto de Economia da Unicamp
** FAGNANI, E; HENRIQUE, W; LÚCIO, C.. Previdência social: como incluir os excluídos? Uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda.  Debates Contemporâneos – Economia Social e do Trabalho, n. 4.  São Paulo: Editora LTr; Campinas: IE-UNICAMP, 2008, 584 páginas (ISBN 978-85-361-1202-2)

Segue anexo folder do Seminário “Previdência complementar: riscos e prejuízos para o serviço público”

O Fórum Estadual em Defesa da Previdência Pública –           
composto pelas entidades sindicais que representam os
servidores públicos federais lotados no Estado do Ceará –
convidam Vossa Senhoria a participar do Seminário
“Previdência complementar: risco e prejuízo para o serviço
Público”, que discutirá o Projeto de Lei nº. 1992/07,
no dia 3 de fevereiro de 2012, a partir das 8 horas, no
Auditório do Prédio do Ministério da Fazenda em Fortaleza
(Rua Barão de Aracati, 909 – Andar Térreo)
O Projeto tramita em regime de urgência no Congresso
Nacional, propondo a regulamentação de um fundo de
pensão – FUNPRESP – para estes servidores, dando mais
um passo em direção ao processo de desconstrução da
Previdência Social dos servidores públicos brasileiros.
O Governo Dilma alega que a proposta visa reduzir o
aporte de recursos públicos aplicados à Previdência desses
servidores. No entanto, este fundo de pensão, caso
aprovado, será extremamente prejudicial para os
servidores em questão, que não somente ficarão à
mercê dos interesses do mercado, bem como terão a
quebra do pacto de solidariedade entre gerações de servidores
públicos ativos e aposentados, e terão inviabilizadas as
lutas pela paridade e integralidade das aposentadorias
concedidas sob as regras do regime atual de repartição,
exacerbando o individualismo e a competição no
serviço público.
Essa luta é sua, é de todos nós! Ativos e aposentados,
compareçamos e façamos valer a nossa voz e o nosso direito!
Abertura:
8 horas
1º Painel -
1ª palestra: Sérgio Miranda - Professor, foi deputado federal por Minas
Gerais por quatro mandatos, entre 1993 e 2006, e chegou a ser
indicado como um dos mais influentes da Câmara dos
Deputados pelo Departamento Intersindical de Assessoria
Parlamentar (Diap).
2ª palestra: Roberto Piscitelli - Mestre em Administração, com Área de
Concentração em Planejamento Governamental (UnB), Professor da
UnB e Consultor Legislativo, Coordenador do Núcleo de Orçamento,
Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.
8h30min - 10h
Debate –
10h – 12h
Almoço:
12h – 13h30min
2º Painel -
1ª palestra: Evilásio Salvador - Economista, Mestre e Doutorando em
Politica Social na Universidade de Brasília (UnB), e assessor de Política
Fiscal e Orçamentária do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
2ª palestra:
Debate –
13h30min - 15hA CONFIRMAR15h – 17hEncerramento - 17h

 3 de fevereiro/2012Saudações
Roberto Luque

Das 8 às 17 horas
Auditório do Prédio do Ministério da Fazenda
(Rua Barão de Aracati, 909 – Andar Térreo)
Fortaleza - CE


CONVITE

26 de jan. de 2012

Cid foi "correto", diz presidente do PT

 

Os critérios citados por Cid Gomes para apoiar candidato petista à Prefeitura de Fortaleza refletem também os interesses do PT, segundo o presidente municipal da sigla, Raimundo Ângelo
ETHI ARCANJO
Dirigente petista aproveitou para destacar qualidades dos prefeituráveis petistas

Para o presidente da executiva municipal do PT, Raimundo Ângelo, as declarações do governador e presidente estadual do PSB, Cid Gomes, sobre manter a aliança com o PT e não querer candidatura própria em seu partido, mesmo que estabeleça critérios para apoiar um candidato petista, “é perfeitamente correta”. Segundo Ângelo, o interesse do governador expressa também o desejo do PT.

“As condições que ele (governador) coloca indicam alguém com condições políticas de governar a cidade. Isso é perfeitamente correto. Seria alguém com condições de unificar os partidos que compoem a base aliada”, compreende Ângelo. Durante entrevista exclusiva ao programa Studio News, na TV O POVO, na noite de terça-feira, Cid Gomes afirmou que manterá a aliança com o PT e que o PSB não terá candidatura própria, no que depender dele.

No entanto, ele deixou claro que exigirá alguns critérios para a definição do candidato que desejar seu apoio. Um deles é que o nome tenha potencial para fazer a mais ampla aliança partidária possível. O outro critério é que no momento da campanha, seja um nome que inspire na população confiança.

Os cinco nomes da lista de “prefeituráveis” divulgada na última segunda-feira pelo partido, segundo Raimundo Ângelo, têm plenas condições de atender aos critérios citados pelo governador. “São nomes que têm representatividade do ponto de vista político.

A lista inclui o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o deputado federal Artur Bruno, o secretário estadual das Cidades Camilo Santana, o secretário municipal da Educação Elmano de Freitas e o vereador Guilherme Sampaio, líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal. Há chances de José Pimentel também ser incluído.

Maturidade Política
Segundo Ângelo, Cid Gomes mantém o discurso que vem adotando desde que se começou a falar sobre as eleições municipais de 2012, defendendo a manutenção da aliança.

“A fala do governador demonstra bastante maturidade política. Temos uma aliança nacional, onde governamos com a Dilma, e temos aliança aqui no Estado. O PT tem a liderança do Governo na Assembleia Legislativa, o PT tem secretarias importantes no Governo. A fala do governador deixa clara a sua vontade política”, argumenta Ângelo.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Ao mesmo tempo em que aprova as declarações de Cid Gomes, o presidente municipal do PT defende que o partido tem seus mecanismos democráticos para escolher seu candidato. Só em seguida, o partido dialogará com a base aliada


















Vereador Plácido Filho tem casa invadida por assaltantes encapuzados

Segundo a Polícia, os homens entraram na casa no momento em que uma funcionária da casa iria levar o cachorro para passear
Três homens invadiram na manhã desta quinta-feira (26) a residência do vereador Plácido Filho (PDT), no bairro Luciano Cavalcante. Segundo a Polícia, os homens entraram na casa no momento em que uma funcionária da casa iria levar o cachorro para passear. De acordo ainda com a Polícia, a funcionária foi obrigada a entrar em um veículo Voyage, cor branca, e abrir o portão da residência.
No interior da casa, os bandidos renderam o vereador e sua filha adolescente. Eles foram mantidos em um quarto, enquanto os assaltantes vasculhavam a residência.
Segundo Plácido Filho, os assaltantes levaram dois notebooks, aparelhos celulares e cerca de R$ 3 mil, que estavam separados para o pagamento de contas mensais.
“Foi um grande susto, mas, graças a Deus, ninguém ficou ferido. Os assaltantes acreditavam que eu pudesse ter mais dinheiro. Reviraram a casa e nada encontraram. O importante é que ninguém se machucou”, comentou o vereador.
Blog do Eliomar

Consumidores com problemas nos celulares devem procurar Anatel, diz Paulo Bernardo

Priscilla MazenottiRepórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aconselha consumidores que tenham problemas com a rede de celular a denunciar as operadoras à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“As empresas têm obrigação de prestar o serviço, não podem descuidar. Multas pesadas poderão ser aplicadas nesses casos”, disse após participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.
Segundo Paulo Bernardo, o maior problema é que algumas operadoras estão oferecendo serviços e barateando preços, mas não estão fazendo os investimentos correspondentes. “Vendem 1 milhão de celulares, mas com infraestrutura para 600 mil”, disse.
Para tentar reduzir os problemas enfrentados por usuários de diversas operadoras, o governo deve lançar um plano de incentivo para a construção de redes de telecomunicações. “Vamos tirar impostos para a construção dessas redes, exigindo que as empresas façam investimentos”, explicou.
Paulo Bernardo disse, ainda, que neste semestre a Anatel deverá votar um plano geral de metas de competição, determinando que as operadoras terão obrigação de compartilhar sua estrutura com outras. “Se cada uma tiver de instalar antenas em várias localidades, a cidade vai parecer um paliteiro. Por isso, esse compartilhamento da estrutura”, ressaltou o ministro. “Serão soluções de longo prazo”, completou.
Edição: Lílian Beraldo

Diretor-geral do Dnocs pede exoneração do cargo

Priscilla Mazeotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas, Elias Fernandes, pediu exoneração hoje (26), após denúncias de irregularidades no órgão. O secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, assume interinamente o cargo.
O pedido de desligamento foi feito durante reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Em nota, o ministério afirmou que está fazendo uma “reestruturação dos quadros das empresas vinculadas à pasta”.
Um relatório da Controladoria-Geral da União, divulgado no fim de 2010, apontou desvios de recursos públicos em obras do Dnocs de combate às secas no Ceará.
Fernandes é o terceiro diretor exonerado da pasta em menos de dois meses. Na segunda-feira (23), o diretor administrativo-financeiro do órgão, Albert Gradvhol, foi exonerado do cargo por causa de reestruturação da pasta. E, em dezembro do ano passado, o engenheiro Fernando Ciarlini assumiu a Diretora de Infraestrutura do Dnocs, em substituição a Cristina Peleteiro.
Edição: Talita Cavalcante

Operário resgatado em elevador de prédio que desabou tem alta de hospital no Rio

Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Teve alta há pouco no Hospital Municipal Souza Aguiar o operário Alexandro da Silva Santos, de 31 anos, que foi resgatado na noite de ontem (25) pelos bombeiros, dentro do elevador do prédio de 20 andares – um dos três que desabaram na Avenida 13 de Maio, no centro do Rio. Alexandro trabalhava em uma obra de reforma no 9º andar do prédio.
O operário contou que ouviu um estalo e logo depois o prédio começou a ruir. Imediatamente, correu para o elevador, a fim de se proteger.
Com Alexandro, trabalhavam na obra mais cinco pessoas. Uma delas, Cristiane do Carmo, sofreu corte profundo na cabeça, foi submetida a uma cirurgia durante a madrugada, no Souza Aguiar, e agora passa bem, segundo a assessoria de imprensa da unidade, onde permanece internada.
Ainda no Souza Aguiar, continuam internados André Luiz de Souza e Marcelo Antonio, mais dois feridos no desabamento. Eles também estavam no prédio de 20 andares.
Já Francisco Rodrigues, de 37 anos, recebeu alta ainda na noite passada. Ele estava passando pela calçada, na Avenida 13 de Maio, e sofreu ferimentos leves.
Edição: Talita Cavalcante

INSS Divulga a Quantidade de Inscritos‏


O Instituto Nacional da Seguridade Social disponibilizou por intermédio da organizadora FCC- Fundação Carlos Chagas, a quantidade de inscritos no concurso deste ano de 2012. Selecionamos uma lista das cidades mais próximas de Sobral para você conferir.

TOTAL DE INSCRITOS POR CIDADE
APS ACARAÚ - 2259
APS AMONTADA - 288
APS SOBRAL - 37
APS CARIRÉ - 408
APS COREAU - 165
APS COROATÁ - 2159
APS CRATEÚS - 455
APS CRUZ - 607
APS FORQUILHA - 237
APS GUARACIABA DO NORTE - 268
APS IBIAPINA - 441
APS IPU - 230
APS IPUEIRAS - 560
APS IRAUCUBA - 654
APS ITAPAGÉ - 334
APS MORRINHOS - 725
APS MORRINHOS - 662
APS SANTA QUITÉRIA - 208
APS SANTANA - 504
APS SÃO BENEDITO - 837
APS SOBRAL - 1259
APS TAMBORIL - 294
APS TAUÁ - 388
APS UMBAÚBA - 979
APS VIÇOSA DO CEARÁ - 639
Total: 904. 450

Lista completa aqui: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/inssd111/index.html

fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

25 de jan. de 2012

Pílulas inteligentes mostram sua saúde no celular

Pílulas inteligentes mostram sua saúde no celular
Redação do Diário
Saúde digital
Estão chegando ao mercado as primeiras "pílulas inteligentes".
A empresa Proteus Biomedical, dos Estados Unidos, anunciou o início da comercialização do seu "produto de saúde digital".
Inicialmente, o comprimido eletrônico começará a ser vendido no Reino Unido, a partir de Setembro.
O que diferencia o chamado comprimido inteligente das cápsulas comuns é que ele contém um chip capaz de monitorar o uso do medicamento e outros indicadores da saúde do paciente.
Uso correto dos medicamentos
Usar adequadamente os medicamentos não é uma questão trivial, sobretudo em condições como a tuberculose, cujo tratamento envolve o desenvolvimento de resistência aos antibióticos, caso a receita não seja seguida até o fim.
A pílula inteligente, chamada Helius, possui sensores que são fabricados no mesmo processo que as cápsulas, no interior das quais vai o medicamento propriamente dito.
Segundo Andrew Thompson, presidente da Proteus, o equipamento foi testado em "centenas de pacientes em várias áreas terapêuticas. Ele foi testado em tuberculose, saúde mental, problemas cardíacos, hipertensão e diabetes".
Pílulas inteligentes mostram sua saúde no celular
Os sensores a bordo dos comprimidos inteligentes são ativados pelo ácido estomacal. [Imagem: Proteus Biomedical]

Comprimido digital
Os sensores a bordo dos comprimidos inteligentes são ativados pelo ácido estomacal.
A energia necessária para fazê-los funcionar é gerada da mesma forma que os experimentos feitos em aulas de ciência, onde dois eletrodos de metal são enfiados em uma batata para produzir eletricidade.
Os eletrodos de metal do sensor são pequenas quantidades de cobre e magnésio.
Saúde no celular
Segundo Thompson, o sinal digital captado pelos sensores é detectado por um pequeno receptor, que precisa ser colocado sobre a pele do paciente, como se fosse um curativo.
Esse receptor funciona também como um sensor adicional, monitorando os batimentos cardíacos, a respiração e a temperatura corporal.
As informações como um todo são transmitidas para o telefone celular do paciente.

Anúncio da Citroen sai do ar depois de provocar ataque epiléptico

Anúncio da Citroen sai do ar depois de provocar ataque epiléptico

Epilepsia fotossensível
Um anúncio da fabricante de automóveis francesa Citroen foi retirado do ar depois de causar sintomas epilépticos em telespectadores.
O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões.
Durante o anúncio, a mesma palavra aparece 304 vezes em toda a tela, escrita em preto e branco.
Diretrizes de anúncios
Pelo menos dez pessoas relataram o surgimento de sintomas associados com a epilepsia foto-sensível.
Ao menos um telespectador teria sofrido um ataque, segundo informações da BBC.
As autoridades de saúde e as próprias entidades de automonitoramento do setor de propaganda do Reino Unido concordaram que o anúncio "viola as diretrizes atuais".
Desenho animado
O mesmo fenômeno aconteceu há alguns anos no Japão, quando um grande número de crianças foi hospitalizado depois de assistir um desenho animado com imagens piscantes e em rápidas sucessões.
O comercial da Citroen foi retirado do ar e não poderá mais ser apresentado em sua forma atual.

Norone: Perda de um grande comerciante de Sobral

 
A cidade de Sobral, no último dia 21 de janeiro, perdeu um grande comerciante e grande pai de família. Trata-se de Luiz Gonzaga Prado, figura bastante querida nesta cidade, genitor dos empresários Gisnaldo e Gisvaldo, proprietários das lojas Gis Miudezas. Morreu prematuramente, gozava de grande conceito no seio comercial deixou saudades junto aos amigos e familíares. Além do mais, deixou a viúva, D. Alda, Filhos: Gisvaldo, Gisnaldo, Neiva e Gislandia e netos; Gisvaldo Filho, Ialen e Gustavo que ficaram saudosos com a morte do extinto. foto: Norone Souto Angelim, pai de Eveline Angelim Prado casada com Gisvaldo Prado.