Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : fevereiro 2012

29 de fev. de 2012

Senado aprova fim de prazo para sacar abono salarial anual

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O pagamento do abono salarial anual, além dos rendimentos das contas individuais dos beneficiários do PIS-Pasep, poderão ser sacados a qualquer momento, sem prazos definidos como prevê a legislação em vigor. A proposta foi aprovada hoje (29) em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e vai à apreciação da Câmara dos Deputados.
O autor da matéria, Valdir Raupp (PMDB-RO), justificou a pertinência do projeto de lei por causa do “contingente de trabalhadores que deixam de receber o benefício por falta de informação ou simplesmente absoluto desconhecimento de que são titulares desse direito”. Hoje, uma vez encerrado o calendário de pagamentos dos benefícios trabalhistas, o dinheiro não sacado retorna à conta do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Edição: Talita Cavalcante

MP e Defensoria Pública entram com ação contra a nomeação de guardas municipais para atuarem como agentes de trânsito

 

Em 02 de dezembro de 2011, por intermédio da Portaria n. 103, a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Sobral nomeou 09 (nove) guardas civis municipais para exercerem as funções de agentes de trânsito. Apesar da situação preocupante em que se encontrava a organização do trânsito sobralense à época, a forma adotada pelo Município de Sobral não atendeu aos ditames postos pela Constituição Federal e pelo Código de Trânsito Brasileiro. Justamente por tal razão, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, em atuação conjunta com o Ministério Público do Estado do Ceará, ajuizou, em 27 de fevereiro de 2012, Ação Civil Pública contra o Município de Sobral, registrada sob o n. 40335-86.2012.8.06.0167, com o objetivo de anular o referido ato administrativo.

A Constituição Federal, em seu art. 144, parágrafo oitavo, disciplina ser atribuição da guarda municipal exclusivamente a proteção aos bens, serviços e instalações do Município, de modo que atuar na fiscalização do trânsito extrapola suas funções constitucionais. Por outro lado, a conduta do administrador municipal violou a exigência constitucional de concurso público, bem como a regra contida no Código de Trânsito Brasileiro de que a função de agente de trânsito deva ser exercida por servidor ocupante de cargo público de provimento efetivo ou por policial militar designado para tanto. Vale ressaltar que já existe no Município de Sobral a carreira de agente de trânsito, a qual conta com 23 (vinte e três) cargos. Assim, na realidade, o Município de Sobral deveria ter realizado concurso público para preencher os cargos de agentes de trânsito que porventura se encontrem vagos, ao invés de proceder às aludidas nomeações como forma de se esquivar da realização de concurso público.

Tendo por base os argumentos postos acima, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Ministério Público do Estado do Ceará requereram liminar, determinando ao Município de Sobral que se abstenha de proceder a autuações de trânsito por intermédio dos agentes nomeados, bem como para que sejam suspensos todos os procedimentos administrativos referentes a multas anteriormente aplicadas pelos mesmos. No mérito da ação, foi requerida a declaração de nulidade da nomeação dos guardas municipais, impondo ao Município a obrigação de se abster de proceder a novas nomeações semelhantes, bem como declarar nulas todas as autuações procedidas pelos mesmos, obrigando o Município a devolver o valor referente às multas que já tenham sido pagas.

David Gomes Pontes
Coordenador da Defensoria Pública em Sobral-CE

Cientista portuguesa descobre ponto fraco de superbactéria


Baseado em texto de Catarina Amorim
Bactéria oportunista
A Pseudomonas aeruginosa (ou P. aeruginosa ) é uma bactéria oportunista e muitas vezes letal, que infecta doentes fragilizados e é altamente resistente a antibióticos.
Assim não de surpreender que ela seja uma das causas mais comuns de infecções hospitalares, e uma verdadeira dor de cabeça na saúde pública.
Mas agora um novo estudo realizado pela cientista portuguesa Joana Moscoso, atualmente no Imperial College de Londres, pode ser o primeiro passo para uma nova frente de batalha contra esta superbactéria.
Estilo de vida das bactérias
Joana e seus colegas conseguiram identificar uma molécula que determina se a P. aeruginosa vai causar infecções agudas ou infecções crônicas.
A descoberta da molécula, chamada di-GMP cíclico, é importante porque cada tipo de infecção está ligado a um estilo de vida diferente do microrganismo - bactérias isoladas, móveis ou em colônias.
Esse estilo de vida bacteriano determina suscetibilidades muito diferentes, seja aos tratamentos, seja às defesas do próprio organismo.
Isto sugere que a manipulação dos níveis de di-GMP cíclico pode ser usada para tornar a bactéria mais vulnerável e servir de base a terapias mais eficazes.
Pseudomonas aeruginosa
Em comparação com outros microrganismos, a P. aeruginosa pode ser extremamente difícil de erradicar devido à sua extraordinária adaptabilidade.
Esta bactéria é capaz de sobreviver em uma grande variedade de ambientes - incluindo a água destilada -, é multirresistente a antibióticos e é capaz de infectar todo tipo de órgãos, tanto em plantas quanto em animais, apesar de ser supostamente um organismo de vida livre.
A sua versatilidade estende-se até ao tipo de infecção.
Em doentes com um sistema imunológico fragilizado - por exemplo, pacientes de AIDS, câncer ou simplesmente muito idosos - onde a bactéria tem menos perigo de ser atacada, normalmente ocorre a infecção aguda, que é provocada por bactérias com um estilo de vida nômade.
A infecção crônica já é uma característica de doentes com fibrose cística, onde o muco pulmonar mais viscoso do que o normal proporciona um ambiente propício ao desenvolvimento de colônias de bactérias sedentárias.
Assim, longe do sistema imunológico funcional do doente, e do alcance dos antibióticos, estas são as infecções de P. aeruginosa mais difíceis de erradicar e aquelas que mais facilmente podem ser fatais.
Esta extraordinária capacidade adaptativa torna urgente encontrar drogas mais efetivas ou estratégicas terapêuticas inovadoras que possam, por exemplo, tornar a bactéria mais vulnerável aos tratamentos já existentes.
Vacinas contra bactérias
No estudo agora publicado, Joana Moscoso e seus colegas investigaram os mecanismos moleculares que ajudam a decidir o estilo de vida que a bactéria assume no corpo humano, e, portanto, o tipo de infecção que poderá causar.
Os cientistas descobriram que, na P. aeruginosa, os níveis da molécula di-GMP cíclico são não só cruciais na determinação do estilo de vida da bactéria, como também regulam o estabelecimento e a virulência da infecção - níveis elevados de di-GMP levam a infecções crônicas, enquanto baixos níveis de di-GMP levam a infecções agudas.
O resultado sugere a possibilidade de terapias com base na manipulação dos níveis de di-GMP cíclico, nomeadamente, para a destruição das colônias infecciosas de alta mortalidade, tornando assim a bactéria mais vulnerável em doentes com fibrose cística.
Mas, também, como Joana Moscoso explica, "sendo o di-GMP cíclico uma molécula exclusivamente presente em bactérias, existem outras implicações em perceber os seus mecanismos de ação, não só em termos terapêuticos para a síntese de novos antibióticos contra esta e outras bactérias, mas também na produção de vacinas que possam proteger os doentes mais suscetíveis, diminuindo o número de infecções hospitalares que, no momento, são um dos grandes problemas dos sistemas de saúde em todo o mundo."
Cientista portuguesa descobre ponto fraco de superbactéria
A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista e muitas vezes letal, que infecta doentes fragilizados e é altamente resistente a antibióticos. [Imagem: CDCP/Public Health Image Library]

Aparelho portátil cura coceira da picada de insetos

Redação do Diário da Saúde

Eletricidade contra coceira
Cientistas do Laboratório Nacional de Física (NPL) do Reino Unido criaram um pequeno aparelho capaz de aliviar a dor e a coceira resultante da picada de pernilongos e mosquitos.
O aparelho usa uma corrente elétrica de baixa potência produzida por um material piezoelétrico similar ao utilizado nos acendedores de fogão e isqueiros.
Materiais piezoelétricos, dos quais o mais conhecido é o cristal de quartzo, produzem uma corrente elétrica quando recebem uma pressão mecânica.
Ao clicar no aparelho, chamado Zap-It, a corrente elétrica produzida pelo cristal age sobre a pele reduzindo a produção excessiva de histamina, aliviando não apenas a coceira, mas também a vermelhidão no local da picada.
Eletricidade na pele
O aparelho é considerado um dispositivo medicinal, tendo sido aprovado para venda na Europa. A FDA dos Estados Unidos ainda o está analisando.
O Zap-It foi desenvolvido pela empresa EcoBrand, que procurou os físicos do NPL para avaliar todos os fatores envolvidos com a aplicação de uma corrente elétrica na pele humana.
Os pulsos de energia gerados pelo aparelho têm alta tensão, mas baixa corrente, e não duram mais do que 10 milissegundos.
Mesmo com as variações nas características elétricas da pele nas diversas partes do corpo, e entre a pele de pessoas diferentes, os físicos do NPL consideraram que o aparelho não oferece riscos à saúde.
Aparelho portátil cura coceira da picada de mosquitos e pernilongos
O aparelho usa uma corrente elétrica de baixa potência produzida por um material piezoelétrico similar ao utilizado nos acendedores de fogão e isqueiros para aliviar a coceira e a vermelhidão resultante da picada de insetos.[Imagem: NPL/Ecobrands]

Pulsares são mais velhos do que o Universo?

Redação do Site Inovação Tecnológica -
Pulsares são mais velhos do que o Universo?
Ilustração artística de um pulsar de milissegundos emissor de raios X. O material que flui da estrela companheira forma um disco ao redor da estrela de nêutrons que é truncado na borda da magnetosfera do pulsar.[Imagem: NASA/Dana Berry]
Pulsares incômodos
O que faz o sucesso da ciência é uma perseguição incansável de uma concordância entre fatos e teorias.
Contudo, apesar do enorme sucesso do modelo do Big Bang, algumas observações recentes chegaram a uma conclusão incômoda: os pulsares, ou buracos negros estelares, pareciam ser mais velhos do que o Universo.
Os pulsares estão entre os corpos celestiais mais exóticos que se conhece. Eles têm um diâmetro entre 10 e 20 quilômetros, mas, nessa dimensão digna de um apagado asteroide, eles concentram uma massa equivalente à do Sol. O resultado é uma emissão de energia 100.000 vezes maior do que a do Sol.
Para se ter uma ideia, um cubo de açúcar que fosse feito com a matéria dos pulsares pesaria quase um bilhão de toneladas aqui na Terra.
Mais recentemente eles vêm incomodando muito os astrônomos: em 2010, descobriu-se um pulsar mais denso do que a teoria considerava possível. Em maio do ano passado, a Nebulosa de Caranguejo apresentou uma ejeção inédita de raios gama, que os cálculos logo mostraram se originar de um pulsar impossível de existir segundo os modelos atuais.
Pulsares de milissegundo
Uma família desses corpos celestes, chamada de pulsares de milissegundo, gira centenas de vezes por segundo ao redor do seu próprio eixo.
Desde que o primeiro deles foi descoberto, em 1982, os astrônomos já encontraram cerca de outros 200 desses pulsares, com períodos de rotação entre 1,4 e 10 milissegundos.
Essas estrelas de nêutrons fortemente magnetizadas atingem essas altíssimas frequências rotacionais acumulando massa e momento angular sugando uma estrela próxima, com a qual formam um sistema binário.
O problema é que, ao calcular a idade dos pulsares e dos restos da sua estrela companheira, os cientistas chegam à conclusão paradoxal de que eles são mais velhos do que o Universo.
Na verdade, ainda não se chegou a uma explicação razoável nem para a idade, sem para os períodos de rotação e nem para os fortíssimos campos magnéticos desses estranhos "faróis estelares". Por exemplo, o que acontece com a rotação do pulsar quando acaba a massa de sua estrela doadora? Ninguém sabia.
Agora, Thomas Tauris, do Instituto Max Planck, na Alemanha, saiu em socorro da teoria, fazendo simulações computacionais que mostram que os pulsares de milissegundo podem não ser tão velhos quanto parecia. E ele fez isso apresentando uma solução para o problema do "desligamento dos pulsares.
Desligando um pulsar
Por meio de cálculos numéricos, feitos com base na evolução estelar e no torque de acreção dos pulsares, Tauris demonstrou que os pulsares de milissegundo perdem cerca de metade da sua energia rotacional durantes os estágios finais do processo de transferência de massa de sua estrela canibalizada, antes que o pulsar acione seu processo de emissão de ondas de rádio.
O elemento mais importante do estudo é que ele demonstra como o pulsar é capaz de quebrar seu assim chamado equilíbrio rotacional.
Nessa época, a taxa de transferência de massa cai, o que faz a magnetosfera do pulsar se expandir.
O resultado é que ele começa a arremessar massa de volta ao espaço, como se fosse uma hélice, o que o faz perder energia rotacional e diminuir seu período de rotação.
Em outras palavras, é a expansão do campo magnético do pulsar que ajuda a diminuir sua velocidade de rotação.
É por isso que os pulsares que emitem ondas de rádio giram mais lentamente do que seus progenitores, os pulsares emissores de raios X, que continuam absorvendo matéria das suas estrelas doadoras.
Escondendo a idade
Além de estar em concordância com as observações, isso explicaria porque os pulsares de milissegundo dão a impressão de ser mais velhos do que os restos das anãs-brancas que eles sugam.
Isto porque sua idade é calculada com base na sua rotação, mas até agora não se conhecia essa variação na rotação induzida pela expansão do campo magnético do pulsar - o que levava a cálculos de até 15 bilhões de anos de idade para alguns pulsares, mais do que os 13,7 bilhões calculados para o Universo.
Segundo Tauris, o único "relógio" em que se pode confiar para calcular a idade desses sistemas binários são os restos da estrela companheira - mais especificamente, de sua temperatura, uma vez que ela continua quente mesmo não sendo mais capaz de queimar hidrogênio devido à perda de massa para o pulsar.
O trabalho também oferece uma explicação para a aparente inexistência de pulsares ainda mais rápidos, na faixa dos microssegundos ou menos.
Bibliografia:
Spin-Down of Radio Millisecond Pulsars at Genesis
Thomas M. Tauris
Science
Vol.: 335 no. 6068 pp. 561-563
DOI: 10.1126/science.1216355

Curso de Qualificação de Taxista‏


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Tecnologia de Desenvolvimento Econômico (STDE) e do Programa de Desenvolvimento de Eventos de Negócios (PRODENE) realizará, de 20 a 22 de março, o Curso de Qualificação de Taxistas.
O curso abordará a qualidade em serviço de atendimento ao cliente.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 10 de março, no Centro de Convenções de Sobral, no horário de 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas também pelo e-mail: ccvsobral@hotmail.com ou pelo telefone (88) 3611.6311. As vagas são limitadas.
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

Atualização de cadastro para beneficiários do Bolsa Família‏


Os inscritos no Programa Bolsa Família no Ceará devem atualizar seus dados até o próximo dia 29 para não terem seus benefícios cancelados, a partir de 1º de março. A orientação é do Núcleo de Benefícios e Transferência de Renda, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS).
Em todo o Estado, 49.363 beneficiados terão que comparecer às prefeituras municipais de suas respectivas cidades munidos de documentação para realizar a atualização dos dados.
Em Sobral, os beneficiários devem fazer a atualização de seus dados na Casa do Cidadão, que fica no centro da cidade, ao lado da Igreja do Rosário.
Saiba mais pelos telefones: (88)3611-5059 ou 3677-3230.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMS

Secretário Pedro Aurélio apresentará ações do Trabalho Pleno em parceria com o BNDES‏


O Secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, apresentará no dia 29 de fevereiro/2012 (quarta-feira) às 8hs, no Centro de Convenções, as ações do Programa Trabalho, que serão realizadas em 2012 em parceria com o BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento.
Na ocasião serão apresentadas para as lideranças das 15 localidades que serão beneficiadas, as capacitações que cada comunidade irá receber. Estão previstos cursos nas áreas de Imagem Pessoal, Culinária, Artesanato, Construção Civil e Confecção.
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

27 de fev. de 2012

Lupi anuncia aliança com Dilma e Alckmin

Clique aqui para ouvir o Hino Nacional.
       
Lupi anuncia que o PDT se aliou a Dilma e a Geraldo Alckmin


 
Bahia Notícias - O ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tem encontro nesta segunda-feira (27) com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para acertar o apoio do PDT ao governo tucano. Entretanto, ele negou qualquer tipo de apoio ao candidato do PSDB a prefeito da capital, seja ele José Serra ou qualquer outro. Em entrevista a coluna Poder Online, do Portal IG, Lupi disse que o partido não abre mão da candidatura própria e que o deputado federal Paulinho da Força Sindical será o candidato. E que, no plano federal, o PDT continua na base de apoio ao governo petista de Dilma Rousseff.

Vargas versus Jesus

  
Lauro Jardim/Veja-Blog do Jota - Um Getúlio Vargas surpreendente emerge das páginas de Getúlio, o primeiro volume da trilogia que o jornalista Lira Neto lança pela Companhia das Letras em maio. Uma das revelações do livro é o discurso de formatura do jovem Vargas, na Faculdade de Direito de Porto Alegre,em 1907. Ali, aos 25 anos, surge um Vargas seduzido pela filosofia de Nietzsche (“esse alucinado genial”) e crítico à condição da mulher de então (“Amesquinhada, ser inferior, serpente tentadora do mal”). Noutro trecho, investe contra o cristianismo (“A moral cristã é contrária à natureza humana, inimiga da civilização”) e ataca sua moral sexual (“O cristianismo desnaturou a grandeza da sexualidade” ou seja, “a união dos seres numa transfusão do magnetismo amoroso, considerado pelos cristãos como um comércio impuro”). Se hoje tal discurso já causaria polêmica para um político, há cem anos impediria qualquer carreira de decolar. Por isso, os anos se passaram e Vargas trancafiou o libelo, do qual nunca mais se teve notícia. Escondeu o seu conteúdo da própria família. Em 1977, Alzira, sua filha, doou uma série de documentos à Fundação Getúlio Vargas (FGV ), mas, por escrito, recomendou expressamente sobre o texto inflamado: “não pode e não deve ser publicado, sob hipótese alguma”. A recomendação, ainda bem, não foi respeitada por Lira Neto.
 

A EDUCAÇÃO VENCENDO O DETERMINISMO SOCIAL‏

A Juíza da 2ª Vara de Execuções Criminais, Dra. Luciana Teixeira de Sousa, concedeu na manhã desta sexta-feira, 24 de fevereiro, a autorização para que a detenta Cynthia Corvello, que cumpre regime fechado no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, frequente as aulas do curso superior em História na Universidade Federal do Ceará, tendo em vista que a mesma logrou êxito no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para aquela universidade.
 A decisão da Juíza é inédita no Estado e, segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, já pode ser considerada uma vitória para o sistema penitenciário do Ceará. "Temos em mente que o objetivo maior do sistema penitenciário é garantir a reinserção social dos apenados e conceder o direito ao estudo ainda durante o cumprimento da pena abre novas oportunidades para a detenta e serve de exemplo a ser seguido pelos demais", afirma. Para a Sejus, o resultado traduz os investimentos feitos na educação prisional em 2011 que teve 17 aprovações no ENEM 2012, 02 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e uma no Prouni. Em 2010, apenas um detento cearense logrou êxito no Enem. O acréscimo é resultado da mudança paradigmática que a Sejus, juntamente com a Seduc, tem feito dentro da educação prisional. “Hoje são 97 professores e um quadro de mail de mil alunos dentro das unidades prisionais, porque acreditamos que a educação pode mudar o rumo dessas pessoas”, confirma a secretária.
 Em atendimento ao pedido ajuizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, através do Núcleo Especializado em Execução Penal (NUDEP), a Juíza determinou, de forma excepcional, que Cynthia Corvello, seja autorizada a assistir às aulas do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Ceará. Cynthia Corvello foi aprovada no ENEM com excelentes notas, obtendo 900 pontos na prova de redação, cujo total é de 1000 pontos. Cynthia Corvello precisará ser escoltada ou usar monitoramento eletrônico (tornozeleira) para frequentar a Universidade. As condições do uso do monitoramento eletrônico serão especificadas em audiência a ser realizada na 2ª Vara de Execuções Penais, no dia 01 de março.
 
Segundo o parecer da Justiça, a concessão tomou por base o princípio da individualização da pena, que garante que na execução de cada caso seja dado ao preso as oportunidades e os elementos necessários para lograr sua reinserção social e, no caso de Cynthia Corvello, foi considerada execução de atividades de trabalho dentro da Unidade, sendo responsável pela biblioteca e  projetos de leitura e atividades culturais, além de apresentar excelente padrão de comportamento e bom relacionamento carcerário.  - fonte - Romário Bôto

26 de fev. de 2012

Objeto incandescente caiu próximo a Taperuaba‏


No último dia 17, por volta das 07:58h da manhã, um barulho de alta intensidade e um tremor provocado por um impacto de superfície ocorreram próximo a Barroquinha, na região noroeste do Estado. Um objeto incandescente chocou-se com a terra produzindo um tremor de superfície de 2.5 graus na escala Richter. O evento foi registrado pelas estações de Morrinhos (NBMO - RSISNE) e Sobral (SBBR - INCTET) que operam na região e estão ligadas por internet ao LabSis/UFRN. O Objeto que foi visto por algumas pessoas, caiu na região de Boqueirão perto de Missí em Irauçuba, porém há pessoas que viram o objeto incandescente cair em Vassouras, localidades de Taperuaba e outros viram este objeto cortar o céu de Cachoeirinha. Na manhã do dia 25, uma equipe seguida pelo M. Costa esteve na região fazendo levantamentos, porém, nada foi encontrado.

Moradores acreditam que o objeto luminoso possa ter relação com os fragmentos do foguete francês Ariane 44-L / H10, que caiu na cidade de Anapurus, no Maranhão, e segundo o professor Elenilton Roratto, especialista do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, nós estamos na rota do Ariane H10, e este é um objeto com identificação internacional 24770 e foi lançado ao espaço em 1997. Segundo o especialista, o objeto é parte do tanque de pressurização do foguete e de acordo com cálculos de decaimento orbital feitos pelo Apolo11-Satview, o objeto era para ter sido despejado no oceano. Afirmou ainda, que segundo informações
Fica o alerta a população da região que quem o objeto ou o local da queda, entrar em contato com o Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, através do telefone 92895729.
SAIBA MAIS: O lixo espacial, é mais conhecido por detritos espaciais e se encontram em órbita terrestre baixa, também conhecida como LEO (do inglês, Low Earth Orbit); embora haja também uma quantidade considerável de detritos na órbita geossíncrona, mais conhecida como órbita geoestacionária, a GEO (do inglês, GEostationary Orbit). Porém, esta órbita pela sua considerável distância da terra, faz com que a dispersão desses objectos seja muito maior dos que os encontrados em órbitas mais próximas. Há também cerca de 1.450 objetos cuja trajetória é excêntrica, podendo transladar pelas outras órbitas e provocar acidentes de detritos. Os componentes destes foguetes são feitos de alumínio, que tem um baixo ponto de fusão. Como resultado, esses componentes normalmente se desintegram em grandes altitudes, logo no início da reentrada. Há também, por outro lado, se um componente é feito de materiais com pontos de fusão mais altos (como titânio, aço inoxidável e berílio) ficam mais proximos as camadas da terra, e dependendo do objeto e atinge em média uma velocidade de 14.8 km/s. Atualmente, cerca de 17.000 destroços com mais de 10 centímetros giram em torno do Planeta Terra, provocando colisões.
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

25 de fev. de 2012

Telescópio Hubble encontra Exoplaneta Água

Redação do Site Inovação Tecnológica -

Telescópio Hubble encontra Exoplaneta Água
O exoplaneta-água orbita sua fraca estrela, uma anã-vermelha 300 vezes menos brilhante do que o Sol, a cada 38 horas, a uma distância de 2 milhões de quilômetros, o que permite calcular sua temperatura ambiente em algo perto dos 230 ºC.[Imagem: NASA/ESA/D. Aguilar]
Planeta água quente
O telescópio espacial Hubble descobriu uma nova classe de planetas extrassolares.
Menor do que Urano e maior do que a Terra, o exoplaneta é um mundo não apenas coberto, mas formado principalmente por água, rodeado por uma atmosfera gasosa espessa.
"O GJ 1214b é diferente de qualquer outro planeta que conhecemos. Uma fração enorme de sua massa consiste inteiramente de água," contou Zachory Berta, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica.
O exoplaneta GJ 1214b, considerado uma super-Terra, foi descoberto em 2009.
Em 2010, estudos indicaram que sua atmosfera era composta principalmente por vapor d'água.
Agora, estudos mais detalhados, incluindo uma nova observação com o telescópio Hubble, ajudaram a descartar outras possibilidades, como uma névoa seca.
As névoas secas são mais transparentes à luz infravermelha do que a luz visível. As observações do Hubble ajudaram a estabelecer que a atmosfera do exoplaneta é condizente com vapor de água.
Materiais alienígenas
Mas veio então a novidade: o planeta parece ser praticamente um exoplaneta água.
Como a massa e o tamanho do exoplaneta foram determinados com bastante precisão, os astrônomos puderam calcular sua densidade - apenas 2 gramas por centímetro cúbico.
A água tem uma densidade de 1 grama por centímetro cúbico, enquanto a densidade média da Terra é de 5,5 gramas por centímetro cúbico.
Isto sugere que o GJ 1214b tem muito mais água do que a Terra, e muito menos rochas.
Por decorrência, a estrutura interna desse exoplaneta água deve ser extraordinariamente diferente da Terra.
"As altas temperaturas e altas pressões [no interior do planeta] devem formar materiais exóticos, como 'gelo quente' e 'água superfluida', substâncias que são completamente alienígenas para nossa experiência diária," disse Berta.
Exoplaneta água
O exoplaneta água está localizado a 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ofiúco (ou Serpentário).
Ele tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e pesa quase sete vezes mais.
O GJ 1214b orbita sua fraca estrela, uma anã-vermelha 300 vezes menos brilhante do que o Sol, a cada 38 horas, a uma distância de 2 milhões de quilômetros, o que permite calcular sua temperatura ambiente em algo perto dos 230 ºC.

Anderson Santos inicia uma nova campanha contra o VLT‏

Anderson Santos inicia uma nova Campanha contra o VLT em Sobral, intitulada Movimento das Redes. O morador que sente-se prejudicado com as obras do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) contesta as obras da forma que foram apresentadas. Segundo Anersom não houve nenhuma pesquisa da população sobre a importancia da obra, e esta por sua vez está sendo feita de forma autoritária já que segundo informações do ministério público há pelo menos duas notificações para embargo da obra. A Campanha contra o VLT já está em sua segunda edição, e o morador procura conscientizar a população de forma geral sobre a real importância do trem. Na reivindicação, é cobrado ainda o corte ilegal das árvores e cobra providência da AMMA.
http://www.4shared.com/folder/KS5ahoxG/_online.html
sftp://sftp.4shared.com

S

fonte -Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

Sobral é o município que mais exporta no Estado‏


O município de Sobral exportou US$ 29,3 milhões em janeiro de 2012, o que equivale a 24,25% das exportações cearenses. É o primeiro município em exportação do Estado. A capital Fortaleza vem em segundo lugar, com 17,56% das exportações.
As informações são do relatório “O Comércio Exterior Cearense por Municípios e Empresas”, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O principal produto exportado por Sobral foi do setor de calçados, com 99% da pauta de exportações do município.Segunda cidade que mais exportou em janeiro de 2012 no Ceará (US$ 21,2 milhões), Fortaleza registrou baixa de 10,6% frente a igual mês de 2011. Os segmentos mais exportados foram: castanha de caju, consumo de bordo e ceras vegetais.Maracanaú aparece como o terceiro principal município na pauta de exportações cearenses, com participação de 11,45%. Em janeiro de 2011, esse valor era de 10,7%. As exportações de Maracanaú se concentram em têxteis, couros e peles, aparelhos para cozinhar e ceras vegetais.Fechando o ranking dos cinco maiores exportadores do Estado, vêm Icapuí (10,62%) e Cascavel (7,83%). (LMB).
Fonte: O Povo Online
fonte - Postado por Blogger no Jornal O Correio do Norte

Horário de verão termina hoje e relógios devem ser atrasados em uma hora

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os moradores da Bahia e das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora à 0h deste domingo (26), com o fim do horário de verão. A medida tem como objetivo diminuir o consumo de energia nos horários de pico, aumentando a segurança do sistema.
A expectativa do governo federal é de que neste ano a adoção do horário de verão tenha gerado uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.
O principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia, segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.
Segundo ele, a redução do consumo de energia, proporcionada pelo aumento da utilização da luminosidade natural, não chega a ser sentida na conta de luz dos consumidores. “O consumidor sentiria se tivesse que fazer investimentos, aí apareceria um acréscimo na conta de luz”. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
Neste ano, o horário de verão começou no dia 16 de outubro, e teve uma semana a mais, porque a data estabelecida para o fim do horário diferenciado, que é o terceiro domingo de fevereiro, em 2012 coincidiu com o feriado do carnaval.
Edição: Fernando Fraga

No primeiro dia, programa gerador do IR funciona sem problemas

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, avaliou que o primeiro dia de liberação do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 na internet transcorreu sem problemas. A Receita resolveu também liberar na mesma página o programa Receitanet responsável pela transmissão dos dados do contribuinte após o preenchimento da declaração.
“Está funcionando direitinho. A informação da área de tecnologia é que está funcionando bem e não tivemos nenhum problema. Aproveito para lembrar aos contribuintes que o Receitanet está também disponível para download”, disse.
O Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 foi liberado na sexta-feira (24). No entanto, o contribuinte terá que esperar até 1º de março para enviar a declaração. O prazo termina no dia 30 de abril.
Em 2012, a Receita decidiu liberar o aplicativo bem antes do prazo e facilitar para o contribuinte que espera enviar a declaração nos primeiros dias.
Para ter direito à restituição nos primeiros lotes, os declarantes devem preencher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo. As pessoas com idade acima de 65 anos também têm prioridade. A regra não vale se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração.
Se der certo este ano, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, com a antecipação, o contribuinte poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.
A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos. As regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012 foram publicadas no início de fevereiro no Diário Oficial da União.
A página especial com o tutorial para o preenchimento da declaração também está disponível no site da Receita Federal na internet. A página especial simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida no preenchimento e na entrega da declaração. Para encontrá-la o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012.
Edição: Fernando Fraga

Blogs e ouvintes relata a entrevista do Prefeito e dos Radialistas Dr. Oliveira e Moises Arruda.

“EU SOU A FAVOR DE GREVE”, DIZ VEVEU ARRUDA

Em entrevista concedida agora a pouco na Rádio Tupinambá o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, disse ser a favor da greve.

“Você me faz essa pergunta sabendo a resposta. Você me pergunta se eu sou a favor da greve. Eu sou a favor da greve”, disse Veveu, em tom enraivado.

Veveu reclamou do repórter a respeito da pergunta sobre esse fato: “Eu sou a favor dos movimentos sociais”, disse.

O repórter tentou intervir: “Quando se está no Poder.... É ...”, ao ser interrompido pelo prefeito Veveu novamente.

A entrevista com o prefeito Veveu ainda está acontecendo quando da elaboração desta notícia.

Programa Oliveira Comunicação da Radio Tupinamba entrevistou o Presidente do PPS Dr. Roberto Félix e o Prefeito de Sobral Veveu.

Oliveira - foto                                          
foto Moises A.
O programa Oliveira Comunicação, entrevistou o Dr. Roberto Félix Presidente do Partido PPS e o Prefeito de Sobral O Veveu, onde os mesmos questionaram, os assuntos em pauta, os Radialistas Moises e Dr. Oliveira, fizeram várias perguntas aos entrevistados e entre os assuntos perguntados pelo o Radialista Moises Arruda o Prefeito respondeu com um tom de raiva sempre descordando, isto esta sendo comentados por vários ouvintes e blogs...
O Radialista Dr. Oliveira, fez uma indagação, quando o prefeito respondia a pergunta sobre o décimo-terceiro salario dos servidores, a indagação: Era que o Prefeito estava se colocando á cima da lei, mas o Prefeito logo após corrigiu colocando as leis que lhe são favoráveis. Mas sempre as resposta dada ao radialista Moises era com o tom de raiva, o Radialista não se intimidou e continuou fazendo as perguntas e questionando o prefeito nas suas respostas. O radialista Dr. Oliveira colocou uma situação de coligação do PPS de Sobral, com o Prefeito Veveu, para o Dr. Roberto Félix, a resposta do Presidente do PPS foi imediata, que tem a possibilidade sim de fazerem aliança com o PT. do Veveu, o mesmo  afirmou que o partido pensa em chegar ao poder.
Pelo outro lado da situação, esta colocação  agradou muito ao Prefeito que convidou o mesmo para uma conversa com um cafezinho no quinto andar.
Fica uma pergunta no ar o PPS vai mesmo fazer a liança com PT.?
O PPS era mesmo Partido de Oposição?