Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : outubro 2012

31 de out. de 2012

Amigo Moises gostaria de utilizar o seu espaço para um serviço de utilidade pública.



De Maria Edna Araújo para o Blog:
Maria Edna procura seu Pai: Luiz Araújo Edivirgens                                                                                  Nascido na cidade de Sobral Ceará, ele é filho de Manoel Araújo Edivirgens e Maria Evenção da Silva. Qualquer informação ligar para o fone: 9112 7448 (Maria Edna).

Reside: Paraopeba, Estado do Pará.                                                                                                              Rua: Fortaleza S/N. Antiga rua do meio.
OBS: Pode entrar em contato com: José Gomes Costa em Senador Sá, Ceará.                                                  
Fone: 088- 9426 3879.
Muito obrigado!

Haiti decreta estado de urgência após passagem de furacão

Autoridades afirmam que 70% da produção agrícola do país foi destruída e já falta alimentos

iG São Paulo

O governo do Haiti decretou estado de urgência em todo o território do país por causa dos danos causados pelo furacão Sandy , que deixou 54 mortos e 21 desaparecidos no país, segundo os últimos relatórios das autoridades. Um decreto presidencial, ao qual a Agência Efe teve acesso nesta quarta-feira, declara estado de urgência. Segundo relatos, falta alimento e mais de 70% da produção agrícola do Haiti foi destruída.
AP
Um monte de entulho é o que restou da casa deste senhor na cidade de Gran Goave, no Haiti: estado de urgência foi declarado no país
A declaração, que tem uma vigência de 30 dias, está prevista por razões humanitárias na Constituição e em outras normas legislativas haitianas e foi adotada pelo presidente do país, Michel Martelly, e pelo primeiro-ministro, Laurent Lamothe, de acordo com todos os ministros.
A Direção de Defesa Civil não descarta que nos próximos dias aumente o número de mortos, dada a magnitude da catástrofe.
O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão enquanto diminui a quantidade de pessoas que se encontram em abrigos em praticamente todo o país, que lentamente retorna à normalidade.
As regiões mais afetadas foram o oeste e o sul, onde ainda numerosas comunidades permanecem incomunicáveis após a destruição de estradas e pontes, de acordo com as autoridades.
Em sua passagem pelo Caribe na semana passada e sua irrupção nos EUA, Sandy - ainda com status de furacão - deixou mais de uma centena de mortos e danos no valor de dezenas de bilhões de dólares.
Somente hoje a tempestade começou a se dissipar perto da região dos Grandes Lagos, na divisa entre os Estados Unidos e Canadá, após deixar um rastro de destruição nos estados da costa leste americana.
Com EFE e BBC

Dados recentes indicam 48 mortes em consequência do Sandy


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em dois dias de passagem do Furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos, os dados ainda estão sendo levantados. Os números mais recentes indicam que 48 pessoas morreram em consequência do furacão, das quais 18 na região de Nova York. A falta de energia, as inundações em alguns setores e a queda de árvores causaram os principais danos na área.
"Foi uma tempestade devastadora, talvez a pior a que assistimos", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. O furacão segue dos Estados Unidos para o Canadá, depois de ter passado pelo Caribe, onde pelo menos 67 pessoas morreram.
O Hospital da Universidade de Nova York foi obrigado a transferir mais de 200 pacientes, inclusive bebês e crianças, devido à falta de energia e ao fato de o gerador não ter funcionado.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto

Baixa umidade do ar e calor colocam DF em estado de alerta


Da Agência Brasil
Brasília – O Distrito Federal (DF) está mais uma vez em alerta por causa da baixa umidade do ar e das altas temperaturas. A Defesa Civil decretou ontem (30) o estado de alerta. Nos últimos três dias, a umidade relativa do ar variou entre 13% e 16%. Na segunda-feira (29), a umidade chegou ao nível mais baixo do período, com 13%.

O estado de alerta só é decretado quando a unidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos. As altas temperaturas e a falta de chuvas são consequência do veranico, fenômeno climático que acontece entre a primavera e o verão, geralmente no mês de outubro.  
A Defesa Civil recomenda ao brasiliense consumir bastante líquido durante o dia, evitar banhos quentes prolongados, fazer refeições leves e evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente. Outra orientação e não fazer exercícios físicos no período entre das 10h às 17 h. As atividades físicas estão suspensas nas escolas públicas do DF entre as 13 h e 17h.  
Em alguns pontos do DF, pancadas de chuva amenizaram hoje (31) o calor hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para amanhã (1º) tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 40%.
Edição: Carolina Pimentel
Do blog: Porque está acontecendo tudo isso?, Pois estamos presenciando, fatos como apagões,furacões,enchentes,sinais no sistema solar com um grande ciclo, sinais em plantações, o planeta com uma temperatura elevada, planetas, estrelas e a lua com uma claridade como nunca já mais visto, queimadas sem ter a causa humana, sem falar no que está acontecendo no EUA. Faça sua reflexão.! 

Proteção de linhas de transmissão estava desligada durante blecaute, diz ministério


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As investigações do governo sobre as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste e do Norte na semana passada mostraram que a proteção da linha de transmissão atingida não funcionou, porque estava desativada. Uma semana antes da ocorrência, a chave foi desligada para manutenção e não foi ligada novamente.
“Se a proteção estivesse ativa, não teríamos tido essa ocorrência no sistema Norte e Nordeste”, disse o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Segundo ele, houve falha de procedimento da empresa Taesa, responsável pela linha de transmissão, que não realizou testes para checar o funcionamento do sistema após o desligamento.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que a falha de não ativar a proteção não é normal, mas ocorre. “Existem testes funcionais para checar o serviço que foi feito, e esses testes não foram realizados, então a falha não foi identificada”, disse.  
A origem do problema ainda não foi identificada pelos técnicos do governo. Segundo Chipp, uma chave sofreu um curto-circuito e derreteu, porém não havia descargas elétricas no momento do blecaute.
Na madrugada da última sexta-feira (26), 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão ficaram sem energia. O problema foi na linha de transmissão entre Colinas (TO) e Imperatriz (MA), que interliga os sistemas Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.
Chipp admitiu que a recomposição da energia foi demorada, e disse que aconteceram falhas diferentes nos três principais caminhos de recomposição. Segundo ele, o ONS está fazendo estudos para encontrar alternativas para a recomposição e superar os problemas encontrados. Para ele, o tempo máximo de recomposição deve ficar entre duas horas e duas horas e meia.
Foi o quarto problema de abastecimento de energia registrado no país em pouco mais de um mês. Segundo o ministro interino, a origem de todas as ocorrências está relacionada à proteção primária, mas as causas das falhas são diferentes.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai analisar o relatório feito pelo ONS e ver quais serão as ações e penalidades aplicadas aos responsáveis pela falha. Zimmermann anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (5), cerca de dez equipes de técnicos do governo vão visitar as principais instalações do sistema brasileiro para rever todos os procedimentos de segurança.
Questionado sobre uma possível relação entre as últimas ocorrências de falta de energia com o anúncio recente das regras de renovação das concessões, Zimmermann disse que a “vinculação não tem sentido”. “O agente vai ter a liberdade de decidir se quer ou não a prorrogação da concessão sob essas condições, e o Estado vai indenizar os recursos cabíveis”, explicou.
Edição: Carolina Pimentel
DO blog: outra justificativa do Ministro interino de Minas e Energia, até quando vão esconder á verdade?

30 de out. de 2012

Informativo da Câmara de vereadores de Sobra, Edição Especial do mês de outubro de 2012

As manchetes:
Irmandade do Santíssimo recebe homenagens na Câmara, iniciativa do seu Presidente, vereador João Alberto.

Sonho do novo, Sobral vive um momento histórico em sua política.

Defensores Públicos realizam audiência pública no Plenário da Câmara.

Câmara reconhece apoiadores do crescimento de Sobral.

Criadores da Fazenda da Esperança apresentam em audiência pública as ações da Fazenda da Esperança.

Sobral comemora Centenário de Antonio Guarany Mont. Alverne.

Dom José um homem sem fim

Moção de Protesto ao coordenador de Trânsito do Município de Sobral.

Conhecendo os benefícios das leis.

MP pede retirada de nomes de prédios e ruas que façam homenagens a pessoas vivas em Sobral


O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) propôs uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Prefeitura de Sobral para pedir a nulidade de homenagens a pessoas vivas no município. O MP pede que, em 60 dias, sejam retiradas de todos os patrimônios públicos os letreiros ou outras homenagens a pessoas vivas na cidade.

Na ação, o MP pede que a Prefeitura de Sobral seja condenada a não conceder novas homenagens a pessoas vivas nos prédios e logradouros públicos da cidade. Em caso de descumprimento da sentença, o MP também pede que a Prefeitura pague uma multa diária no valor de R$ 20 mil, que deve ser destinado ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.
Os promotores responsáveis pela ação argumentam que a conduta viola o princípio da impessoalidade, previsto na Constituição Federal de 1988.
Dentre os exemplos citados pelo MP estão a Vila Olímpica Ciro Gomes, que presta homenagem ao ex-deputado federal, a Escola Municipal Padre Osvaldo Chaves, que homenageia o religioso e educador de Sobral, a Praça Joceli Dantas, que homenageia um empresário local do ramo do café, a Rua Maria José S. Ferreira Gomes, mãe do atual governador do Ceará e o Hospital do Coração de Sobral Pe. José Linhares Ponte (foto), que presta homenagem ao deputado federal eleito pelo PP.
A Prefeitura Municipal de Sobral declarou que ainda não foi notificada sobre a ação, e por isso não irá falar sobre o assunto. (Via- Diário do Nordeste)

Pauta da 60ª Sessão Ordinária de segunda-feira 29 de Outubro de 2012.

Na Sessão desta segunda-feira 29, ouve duas Tribunas sendo que a 1ª foi do Vereador Zézão e a segunda do Vereador José Vital,

 em discurso na primeira Tribuna, o vereador Zézão, falou sobre o seu amigo, que foi eleito prefeito de Fortaleza Roberto Claudio, e falou sobre a reunião com o Dep. PE.Zé na Serra da Meruoca, e uma das noticias: á boa era que tinha sido liberado 18 milhões de reais para saneamento e adutora para Sobral e Jordão. Zézão falou dos assuntos debatidos, que seu Partido não entrará na disputa da presidência da Câmara de Sobral, e o mesmo está deixando de ser o articulador político do partido e entrega nas mãos dos vereadores eleitos: Chico Joio e Dr. Estevão que terão a responsabilidade de serem os novos articuladores do partido PP.

Na segunda tribuna, em discursos o vereador José Vital falou sobre os mandatos que ainda não terminou e tem muitas coisas a fazerem, o mesmo disse que vai continuar falando, pois foi aconselhado a si – calar, mas os seus amigos têm que entender que seu mandato é até 31 de Dezembro de 2012. O vereador mandou um recado para o executivo, que mande a lei que regulamenta o taxímetro em Sobral, pois a prefeitura tem 15 dias para mandar se não mandarem, o vereador disse que junto com o vereador Jr. Balreira, eles farão a lei para regulamentar e colocarão para ser votado na casa.

Furacão Sandy rompe barragem e alaga três cidades em Nova Jersey

Moonachie, Little Ferry e Carlstadt estão 'devastadas', diz autoridade.
Não há relato de vítimas, e moradores estão sendo retirados.


Uma barragem rompeu no norte do estado de Nova Jersey durante a passagem do furacão Sandy nesta terça-feira (30), inundando as cidades de Moonachie, Little Ferry e Carlstadt, segundo as autoridades locais.
O nível da água está entre 1,2 e 1,5 metro, e as cidades foram "devastadas", segundo Geanne Baratta, administradora do condado de Bergen.
Não há relatos sobre vítimas, e os moradores estão sendo retirados.
A polícia do estado de Nova Jersey confirmou em sua conta do Twitter que o dique da localidade de Moonachie, perto de Little Ferry, foi rompido, mas não revelou mais detalhes 
Do G1, com agências internacionais
.

Tempestade Sandy causa mortes e queda de energia nos EUA

Pelo menos 16 mortes são registradas enquanto supertempestade deixa ruas inundadas e pelo menos 6,2 milhões sem eletricidade

A supertempestade Sandy chegou aos Estados Unidos na noite de segunda-feira com ventos de 130 km/h, tocando o solo em Nova Jersey, causando inundações e cortes de energia em Nova York e deixando ao menos 16 mortos. Em toda a costa leste dos EUA, pelo menos 6,2 milhões de moradores ficaram sem eletricidade.
Sandy perdeu o status de furacão pouco antes de tocar a terra, mas a distinção é meramente técnica, definida com base na forma e na temperatura interna da tempestade. Os ventos com força de furacão se mantiveram e autoridades mantiveram o alerta para as cerca de 50 milhões de pessoas que estavam em sua rota.
AP
Equipes médicas colocam paciente em ambulância durante evacuação de hospital em Nova York (29/10)
Os danos totais causados por Sandy na costa leste ainda não são claros. Fortes chuvas e inundações continuarão sendo ameaças nos próximos dias, conforme a tempestade se move em direção à Pensilvânia. À meia-noite, o centro da tempestade estava perto da Filadélfia e seus ventos estavam a 120 km/h.
"Sabíamos que essa tempestade seria muito perigosa e ela foi de acordo com nossas expectativas", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. "É uma tempestade única."
A Bolsa de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira, na primeira vez em que o fechamento acontece por dois dias consecutivos desde 1888, quando uma nevasca atingiu a cidade.
O nível do mar chegou a 4 metros em Manhattan, inundando o distrito financeiro e os túneis do metrô. Todo o sistema de transporte público de Nova York está fechado desde domingo.
As 16 vítimas registradas até agora são de Nova Jersey, Nova York, Maryland, Carolina do Norte, Virgínia do Oeste, Pensilvânia e Connecticut. Algumas das vítimas morreram em quedas de árvores. A polícia de Toronto, no Canadá, disse que uma mulher morreu ao ser atingida por uma placa que caiu por causa de ventos fortes.
Bloomberg afirmou que as piores chuvas já aconteceram para Nova York, e que o nível da água nas ruas estava baicando. Ainda assim, há temores de que as inundações possam causar dandos às linhas elétricas e de comunicação subterrâneas no sul de Manhattan, que são vitais para o centro financeiro do país.
Na tentativa de diminuir esse dano, autoridades cortaram a energia para cerca de 6,5 mil clientes na região. Outras partes de Nova York também registraram apagões por causa de explosões de transformadores.

O MUNDO EM PERIGO!! UMA-?- NO QUE ACONTECEU SOBRE O APAGÃO.


Bem, sabemos que a imprensa tem colocado fatos que são questionados, sobre as explosões solares, que vários cientistas têm intensificado com muita propriedade a falta de energia, por causa destes fenômenos no sol, segundo os mesmos as explosões já tem causado vários apagões pelo planeta, mas no Brasil vem uma explicação que o apagão foi por causa de incêndio, será verdade ou não?                                                                                                                  Para site Ciências                                                                                                 aqui!!!                                                                                                                        Tempestade solar pode ter causado apagão no Nordeste brasileiro.
A minha primeira semana de aula na cidade de Umarizal RN foi um pouco perturbadora, como passo a noite toda lá dormindo nas dependências do colégio, e como a cidade literalmente é um forno, necessitamos dos ventiladores para amenizar o calor no quarto(só para vocês terem uma idéia são 2 ventiladores em um quarto). Na passagem da última quinta para a sexta feira à noite em Umarizal foi longa, de repente os ventiladores pararam, a eletricidade sumiu, o sinal do celular zero, e o quarto esquentou. Olhando para a cidade da janela do quarto percebi que o escuro dominava a cidade, o apagão tomava conta de tudo, mal sabia eu, que na minha cidade natal - Martins RN, e em vários estados do nordeste a situação era a mesma. Fiquei imaginando, o que aconteceu com a eletricidade? A sorte é que depois o tempo fechou e caiu aquela chuvinha gelada que deu uma aliviada no calor.
No outro dia e já com a eletricidade normal, ficamos sabendo que o problema era bem maior do que imaginávamos e tudo poderia estar relacionado com o sol( mas não por que ele não estava lá para iluminar o ambiente... certo!). Isso mesmo, à aproximadamente 150000000km o astro rei pode ter nos bombardeado com uma tempestade solar que afetou os sistemas elétricos e castigou o nordeste brasileiro.
Tempestades solares são comuns, elas tem o poder de causar deflexões no campo magnético terrestre originando as famosas auroras, mais comuns nos polos terrestres, e ainda causar alguns danos a sistemas que dependem da rede elétrica. Pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo Espacial nos EUA anunciaram em boletim informativo que uma tempestade solar ás 2h36min atingia o nosso planeta, 23h36min no nordeste brasileiro e 00h36min horário de Brasília, horário do apagão.
 Magnetômetros instalados em Boulder, no Colorado, registraram um repentino pulso eletromagnético de 8 nano Teslas (Tesla é a unidade de medição de campos magnéticos).
Relatos de moradores e da região nordeste afirmam que as próprias luzes dos automóveis e luzes artificiais sofreram comportamento anormal, além disso, estações de rádio sofreram interferência nas suas transmissões. Engenheiros e técnicos em eletricidade ainda até afirmaram que as causas do apagão da última quinta feira para a sexta feira estava relacionado à um acionamento do sistema de proteção em uma subestação no município de Jatobá, em Pernambuco.
Os pulsos eletromagnéticos que ocorrem no sol são o resultado de uma grande explosão que ocorre na nossa estrela, onde parte do resultado desta explosão viaja o espaço e o vácuo até nos atingir a 150000000km. O pulso que talvez tenha originado o apagão foi detectado nos EUA no dia 31 de janeiro de 2011,com a observação de ejeção de uma grande massa coronal da estrela, grande parte destas partículas viajaram ao infinito cósmico, uma pequena porção destas partículas atingiu a Terra formando auroras nas regiões de latitudes médias e altas e, assim, sendo suspeita de ser a responsável pelo apagão no nordeste.
Sabe-se que ainda é cedo para afirmar que o apagão ocorreu por causa desta explosão coronal, no entanto, as evidências convergem para isso. A análise do fenômeno, a perícia e a dedicação de profissionais qualificados irão nos dar uma explicação para este caso, estaremos de olho nas informações para mantermos você também informado. A grande verdade é que eu, na última quinta feira estava em Umarizal no escuro, com um calor horrível, com várias velas para iluminar o ambiente, mas, sem os fósforos para acendê-las fonte - BLOG: http://cienciasaqui.blogspot.com/2011/02/tempestade-solar-pode-ter-causado.html#ixzz2APfkaVPO

29 de out. de 2012

Em nota, TAM informa cancelamento de voos hoje para Nova York


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A companhia aérea TAM Linhas Aéreas informou hoje (29), por meio de um comunicado oficial, publicado na página da empresa, os cancelamentos de voos para Nova York, nos Estados Unidos, devido à chegada do Furacão Sandy. A decisão se refere a partidas e chegadas de voos relativos ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy. A previsão é que o Furacão Sandy passe pela Costa Leste dos Estados Unidos. Por precaução, várias atividades no país foram suspensas.
Na nota, a TAM diz que está prestando assistência aos passageiros e informa que serão acomodados em outros voos. “A empresa está prestando a assistência necessária aos passageiros afetados por esses cancelamentos. Eles serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, sem cobrança de taxas.”
A empresa áerea reconhece que a suspensão dos voos é um transtorno e incomoda os passageiros.  “Situações como esta são desagradáveis e afetam a programação da viagem dos clientes, porém, a aviação está suscetível aos eventos naturais, e cabe à companhia aérea preservar a segurança dos passageiros.”
Os passageiros com bilhetes para Nova York devem entrar em contato com a Central de Atendimento da TAM para verificar a situação de seus voos. Os números são: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades).
Ontem (28), a Agência Nacional de Aviação Civil  (Anac) emitiu nota de orientação aos passageiros para confirmar o horário do voo e se foi mantido. A agência diz, no comunicado, estar atenta ao cumprimento dos deveres das empresas aéreas em relação aos passageiros.
“Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário”, informa o texto.
Edição: Carolina Pimentel

OMS alerta que inundações e secas no Brasil, geradas por mudanças climáticas, causam uma série de doenças


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Atlas da Saúde e do Clima, divulgado hoje (29) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inundações e dos deslizamentos de terras, considerados constantes, e no Norte devido à seca.
Uma série de problemas de saúde, segundo o estudo, são gerados pelas mudanças no clima atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como diarreia, malária, dengue e meningite. Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram registrados 1.320 casos de inundações. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia.
O estudo revela que as doenças mais comuns causadas pelas alterações climáticas têm relação direta com uma série de fatores, como poluição e infraestrutura local. A maior parte das mortes, segundo o relatório, é entre bebês recém-nascidos. Há registros também de levados número de casos, nem sempre fatais, de pneumonia, diarreia e malária.
Os especialistas advertem ainda para que as pessoas redobrem os cuidados com a exposição ao sol, pois há estudos que demonstram que as elevadas temperaturas e os raios de sol podem causar problemas à saúde. O alerta é para limitar a exposição ao sol, procurar lugares à sombra, usar roupas que protejam, chapéus e óculos. Também é recomendado o uso de protetor solar.
 Edição Beto Coura

Cidades norte-americanas interrompem serviços para evitar danos do Furacão Sandy


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Várias cidades norte-americanas interromperam alguns serviços públicos, como transporte e aulas nas escolas, em decorrência da possibilidade de o Furacão Sandy chegar hoje (29) à Costa Leste dos Estados Unidos. A cidade de Nova York praticamente parou, suspendendo o funcionamento do metrô, dos ônibus e trens, além dos colégios.
Mais de 7.600 voos foram cancelados e a empresa Amtrak suspendeu trens no Leste do país. Escolas em Nova York, Filadélfia, Boston, Washington e Baltimore não funcionarão hoje. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, determinou a retirada de 375 mil pessoas como medida preventiva. O furacão deixou mais de 40 mortos em sua passagem por Cuba, pelo Haiti e pela Jamaica.
A estimativa é que tempestade ameace cerca de 50 milhões de pessoas na região mais populosa dos Estados Unidos, em um raio de 1.300 quilômetros que vai da Costa Leste do país à região dos Grandes Lagos.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o republicano Mitt Romney, que disputam as eleições no próximo dia 6, suspenderam diversos eventos da campanha presidencial. A votação antecipada, que seria realizada em diversos estados, também foi cancelada.
*Com informações da BBC Brasil.
Edição: Graça Adjuto

Risco de furacões na América do Sul é mínimo, diz especialista


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na América do Sul, especialmente no Brasil, o risco de ocorrer furacão é mínimo devido à ausência da combinação de fatores essenciais ao fenômeno: aquecimento da água do oceano e ventos constantes e fracos. Portanto, a ameaça do Furacão Sandy, que atingiu o Caribe e agora chega à Costa Leste dos Estados Unidos, não deve preocupar quem vive na América do Sul. Um furacão pode variar de 1 a 5, da escala Saffir-Simpson – a partir do nível 3 que é acima de 178 quilômetros por hora, o fenômeno é considerado grave.
A análise à Agência Brasil foi feita pelo professor de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, Ernani Nascimento. Ele é considerado um dos principais estudiosos em furacões do país. “O Atlântico Norte e os ventos daquelas regiões têm os combustíveis essenciais para a ocorrência de um furacão”, descreveu ele.
Nascimento acrescentou que o atual período do ano favorece a combinação de aquecimento da água com ventos fracos e constantes nos países cercados pelo Oceano Atlântico Norte. Segundo ele, essa é uma das principais causas dos furacões.
Porém, o professor disse que é impossível avaliar se as mudanças climáticas, que vêm ocorrendo nos últimos anos, acentuaram as possibilidades de furacões no mundo. De acordo com Nascimento, é necessário aguardar mais, pelo menos, uma década para fazer a avaliação. No entanto, ele ressaltou que há estudos que mostram que as mudanças podem estimular, sim, a ocorrência de furacões.
Nascimento observa de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a passagem do Furacão Sandy pelo Caribe e pelos Estados Unidos. Por enquanto, o rastro do furacão deixou pelo menos 50 mortos no Caribe. Nos Estados Unidos, as autoridades temem porque a chegada do furacão está associada à passagem de duas tempestades.
Especialistas norte-americanos analisam que as tempestades podem estimular o furacão a seguir do Leste dos Estados Unidos para o Oeste do país, situação que pode ser agravada com a mudança da lua que influencia a alta das marés. Como precaução, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou estado de emergência em várias cidades, enquanto as autoridades locais suspenderam voos, o funcionamento do transporte urbano e das escolas.
Edição: Talita Cavalcante

PMDB, PSDB e PT conquistam o maior número de prefeituras


Ivan Richard e Marcos Chagas*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, foi a sigla que conquistou o maior número de prefeituras – 1.041 – entre os 5.568 municípios onde houve disputa eleitoral. O PSDB ficou em segundo lugar, com 718 municípios, seguido pelo PT, que venceu em 566, de acordo com levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em quatro cidades o resultado das eleições poderá ser mudado devido a decisões judiciais.
Criado no ano passado e disputando sua primeira eleição, o PSD saiu vitorioso da disputa pelo Executivo municipal em 502 cidades, ficando em quarto lugar, seguido pelo PP (472), PSB (428), PDT (319), PTB (297), DEM (278), PR (277)  e PPS (126).
Entre as 26 capitais, o PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi a legenda mais vitoriosa, com cinco conquistas - Recife, Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho e Belo Horizonte-, seguido pelo PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, e do PSDB, do senador Aécio Neves (MG), que venceram em quatro cada. O PT ganhou em São Paulo, Rio Branco, João Pessoa e Goiânia. Já o PSDB saiu vitorioso em Teresina, Manaus, Belém e Maceió.
O PDT, do ex-ministro Carlos Lupi, ficou em quarto lugar em número de capitais conquistadas – Porto Alegre, Curitiba e Natal –, seguido pelo PP, PMDB e DEM, com duas cada. O PP, do deputado federal Paulo Maluf, ganhou em Palmas e Campo Grande, o PMDB, no Rio de Janeiro e em Boa Vista, e o DEM em Aracaju e Salvador.
Pela primeira vez em sua história, o PSOL ganhou uma disputa pelo Executivo municipal ao conquistar a prefeitura de Macapá. O PTC, PSD e o PPS também venceram a disputa em uma capital cada: São Luís, Florianópolis e Vitória, respectivamente.    
Levando em conta a votação do primeiro turno, o PT foi o partido que recebeu o maior número de votos em todo o país, com 17.188.748, à frente do PMDB, que obteve 16.665.662 votos, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com base em dados do TSE.
O PSDB ficou em terceiro lugar em número de votos, com 13.842.265, seguido pelo PSB (8.600.892), PDT (6.248.481) e PSD (5.813.451). O PT conseguiu o melhor resultado, considerando o número de votos, porque obteve votações expressivas em grandes centros, como São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza.
*Colaborou Iolando Lourenço
Edição: Graça Adjuto

Radialista em Camocim está precisando de ajuda


Manelzim das Tapiocas, precisa de sua ajuda
Todos os dias, de segunda-feira à sábado das 5h ás 7h a cidade de Camocim acordava feliz,com a alegria e descontração do programa "Forrozão Alegria Total" apresentado por meu parceiro e colega de trabalho Manelzim das Tapiocas.

Infeli
zmente ele encontra-se debilitado em virtude AVC e está precisando muito de sua ajuda. Qualquer ajuda seja em alimentos ou em dinheiro será bem-vinda.Você poderá deixar sua ajuda na Rádio Pinto Martins - FM 98.7 ou se preferir pode ligar para o telefone (88)3621 2573 que iremos pegar.

VC PODERÁ COMEÇAR JA AJUDANDO COMPARTILHANDO ESSA PUBLICAÇÃO.Que DEUS abençoe grande a todos.  ajuda (Via - Facebook)

26 de out. de 2012

Perigo de quem vem ou vai para cidade de Mucambo-CE via cidade de Ibiapina-Ce

Na subida da serra de Ibiapina- Ce até próximo a cidade, uma fumaceira grande, causado por queimadas e o fogo esta tomando conta da estrada e está desmoronando pedras na estrada faz uma semana e as autoridades ainda não se deu conta do problema que causará  ao meio ambiente,e  que poderá acontecer um grande desequilíbrio na natureza. O blog quer chamar atenção; Para que as autoridades possam o mais rápido possível tomar as devidas providências.

Prefeito de Sobral “terceiriza” apoio pró-Roberto Cláudio em detrimento de Elmano


fonte - blog Autor: Eliomar de Lima 
SER OU NÃO SER PETISTA?!


O petista sobralense Luciano Arruda, irmão do prefeito Clodoveu Arruda, está ajudando na mobilização de conterrâneos em Fortaleza pró-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSB/PMDB, Roberto Cláudio. A informação é dada por outro sobralense, o procurador-geral do Município, Martônio Mont´Alverne, que lamenta essa postura política do companheiro de legenda.

Clodoveu Arruda não vem para essa mobilização, no que, conforme Martônio, acabou criando uma espécie de “terceirização do apoio”, confirmando assim distância também da campanha do petista Elmano de Freitas.


Tem gente no PT que vai querer acerto de contas depois do pleito.
DETALHE – Clodoveu Arruda é o marido da secretária estadual da Educação, Izolda Cela. Foi secretário de Cultura de Cid Gomes quando prefeito de Sobral e reconduzido recentemente numa campanha apoiada pela presença do governador e do seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes (PSB).

UMA REALIDADE DA POLITICA EM SOBRAL, QUANDO REFERE-SE OS MAIORES PARTIDOS.


Mais uma eleição passada, deixou claro um histórico político dos dois maiores partidos brasileiro da atualidade, em nosso município Partido do (PSDB) e Partido dos Trabalhadores (PT) se tornaram ao contrario, os dois partidos citados em Sobral tem um histórico de partidos pequenos que os números de candidatos eleitos são bem parecidos vejam:
Ainda neste pleito que termina em 31 de dezembro de 2012, o Partido do (PSDB) tem um representante na câmara municipal de Sobral e o partido dos Trabalhadores (PT) não tem nenhum, já para o pleito de 2013 o partido dos Trabalhadores (PT) vai ter representante na Câmara Municipal de Sobral e o Partido do (PSDB) para 2013 não terá representante.
Para os militantes destes partidos citados, precisam de um trabalho de formação política em seus quadros e que os mesmos possam questionar a maneira que estes têm se apresentados em forma política ao nosso Município como partidos nanicos.

Cãozinho de Cid faz sucesso na internet


fonte - blog  


Cid Gomes concedeu entrevista coletiva para anunciar seu afastamento temproário do governo para se dedicar integralmente à campanha de Roberto Cláudio. A entrevista foi concedida na residência oficial, onde mora com a família, que fica ao lado do Palácio da Abolição.
Na entrevista Cid detonou Luizanne Lins. Mas nenhuma das acusações chamou mais do que um cãozinho de estimação que
a família do governador cria. O cachorro de vez em quando aparecia atrás do governador. Os internautas, que não perdem tempo e adoram fazer piada, batizaram o animal de “Lulu”.

Paes pede apoio federal para internação compulsória de usuários de crack; Padilha diz que medida é bem-vinda


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em reunião hoje (25) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tentou angariar o apoio do governo federal para ampliar a rede de atendimento a usuários de crack na capital fluminense. O plano do prefeito prevê a implantação da internação compulsória de dependentes químicos adultos, medida que vem gerando polêmica, além da abertura de leitos, unidades de atendimento e consultórios de ruas. O ministro posicionou-se favorável às medidas.
Após o encontro, Paes lembrou que a internação compulsória já é feita, no Rio, em casos de crianças e adolescentes usuários de drogas e avaliou que a estratégia tem sido bem-sucedida. A ideia, segundo ele, é estender a medida para adultos dependentes químicos. “Tive do ministro [Alexandre Padilha] a resposta positiva de que, para todas as dificuldades que estamos identificando, o ministério vai estar junto com o financiamento, ajudando a pagar essa conta”, ressaltou.
De acordo com o prefeito, o próximo passo é definir os critérios para a ampliação da internação compulsória. Segundo ele, técnicos do ministério devem ajudar na elaboração de uma espécie de protocolo de atendimento a ser seguido pelos profissionais de saúde nesses casos.
“Estamos tratando de um tema que diz respeito aos indivíduos, dramas pessoais, problemas pessoais e, claro, que exige sempre uma complexidade muito grande. Não estamos aqui prometendo, dizendo como resolver todos os problemas”, argumentou. “A boa notícia que recebemos hoje é que não há limite. O ministro se colocou inteiramente à disposição para todas essas unidades que a prefeitura quiser abrir”, completou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou o apoio às propostas apresentadas por Paes. Ele voltou a se referir ao crack como uma epidemia no Brasil, lembrando que houve aumento do número de usuários e regiões acometidas. A imagem de que o crack é um problema só de moradores de rua, segundo o ministro, não retrata mais a realidade.
“O ministério vê com muita felicidade, mais uma vez, a postura do prefeito Eduardo Paes em querer montar na cidade do Rio de Janeiro uma rede de tipos de atendimentos para situações muito diferentes que levam a pessoa à dependência química."
Padilha destacou que o apoio à implantação e ampliação de redes de atendimento a usuários de crack está disponível para todos os estados e municípios. Dados da pasta indicam que, atualmente, 14 unidades federativas apresentaram propostas dentro do Programa Crack, É Possível Vencer.
“Essa sinalização do prefeito Eduardo Paes, o ministério recebe como uma preocupação e apoiamos essa preocupação de que as pessoas que estão sob risco de vida devem ser cuidadas em um lugar adequado, internadas, para saírem desse risco de vida. Do ponto de vista da saúde, chamamos isso de internação involuntária. Há uma lei federal que apoia essa proposta”, concluiu o ministro.
Edição: Carolina Pimentel

Incêndio em equipamento provocou blecaute no Norte e Nordeste do país


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de hoje (26). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.
Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 8h53 para acréscimo de informação