Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : fevereiro 2013

28 de fev. de 2013

Petrobras tem dificuldade para concluir refinaria no Maranhão, diz ministro


Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (28) que a Petrobras encontra “certa dificuldade financeira” para concluir as obras da Refinaria Premium 1, no Maranhão. A presidenta da estatal, Graça Foster, está na China em busca de parcerias.
“Há uma certa dificuldade financeira da Petrobras. A presidenta [Graça Foster] foi à China completar uma negociação com uma grande empresa estatal para que possa se associar à refinaria do Maranhão e completá-la com esses recursos”, destacou durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo Lobão, a construção dessa refinaria e de outras, como a de Pernambuco e a do Rio de Janeiro, é importante para a reduzir as importações de diesel e gasolina no país. “Esse projeto não pode acabar porque é uma necessidade para o país. Estamos importando gasolina e diesel em grande quantidade, não porque não temos petróleo, mas porque não temos refinaria.”
Apesar de reconhecer a dificuldade financeira da Petrobras, o ministro garantiu que a rodada de negócios na China ocorre a convite do país. “Ela [Graça Foster] recebeu convite para isso. Ela não está lá à procura de investidores”, destacou Lobão. Caso consiga fechar parceria, os recursos também podem ser usados nas obras da refinaria do Ceará.
O titular da pasta atribuiu o pedido de “socorro” da Petrobras aos projetos gigantescos que serão feitos pela estatal. “Os investimentos no pré-sal são de grandes proporções, daí ela precisa de recursos e de parceiros”, explicou.
O lucro líquido da Petrobras em 2012, de R$ 21,18 bilhões, foi o menor dos últimos oito anos, de acordo com balanço divulgado pela empresa no dia (5). Segundo a estatal, a redução do lucro resulta de fatores como o aumento dos custos operacionais, uma produção de petróleo menor, a desvalorização cambial e o aumento da importação de derivados.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Aposentados e pensionistas da União devem fazer recadastramento a partir de amanhã


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Aposentados e pensionistas civis da administração pública federal devem fazer  recadastramento a partir de manhã (1º). Anistiados políticos civis também devem atualizar os dados.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o recadastramento anual vai abranger 710 mil beneficiários. No mês de aniversário, essas pessoas deverão comparecer a uma das agências do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília (BRB), em qualquer local do país, para fazer a chamada comprovação de vida. Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios. Somente em março, o ministério espera recadastrar 58 mil pessoas.
Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de  identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.
O ministério informa que o governo vai enviar carta para informar sobre a necessidade de fazer o recadastramento. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência de um dos três bancos, no mês de aniversário.
Os aposentados, pensionistas e anistiados que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro deste ano vão aguardar 2014 para fazer o recadastramento.
Quem não tiver condições de ir a uma agência bancária precisará agendar uma visita técnica. Isso pode ser feito pelo próprio interessado ou por qualquer outra pessoa, ligando para a Central de Atendimento Alô Segep, pelo telefone 0800 978 2328, ou para a unidade de Recursos Humanos do órgão a que está vinculado. Também está à disposição o e-mail recadastramento@planejamento.gov.br.
Quem não se recadastrar nos prazos determinados pode deixar de receber o benefício. De acordo com o ministério, o prazo é o mês de aniversário e, vencido esse período, haverá mais uma chance nos 30 dias seguintes. Se mesmo assim não houver comparecimento, o benefício será suspenso até que a situação cadastral seja regularizada.
De acordo com o ministério, anteriormente o recadastramento estava centralizado na antiga Secretaria de Recursos Humanos. Como o número de pessoas é muito grande para uma capacidade operativa pequena, o sistema ficou inviabilizado. Agora, com a parceira com os bancos, foi implantado o novo modelo de recadastramento.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Ao chegar a Castel Gandolfo, Bento XVI diz que agora é um simples peregrino


Da Rádio Vaticano
Brasília – Ao chegar à residência apostólica de verão, em Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, o papa Bento XVI agradeceu aos fiéis pela simpatia e afeto com que o receberam na cidade. Depois de lembrar que seria chefe da Igreja Católica somente até as 20h (14h em Brasília), Bento XVI disse: "Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra."
Ele acrescento, porém, que, com seu amor, orações, reflexões e com suas forças interiores, pretende continuar trabalhando pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Em seguida, emocionado, concedeu a bênção apostólica aos presentes.
Procedente do Vaticano, Bento XVI chegou a Castel Gandolfo às 17h23 (hora local) e foi acolhido ao som dos sinos da Diocese de Albano Laziale. O papa havia deixado o Vaticano de helicóptero às 17h07, também ao som de sinos e dando uma volta sobre a Praça São Pedro, lotada de fiéis que foram se despedir dele. O helicóptero sobrevoou o Coliseu e a Basílica de São João de Latrão, sede da Diocese de Roma, com imagens transmitidas pelo Centro de Televisivo Vaticano.
Bento XVI, de 85 anos, permanecerá na residência de Castel Gandolfo por cerca de dois meses. Em seguida, retornará ao Vaticano como papa emérito e residirá no Mosteiro Mater Ecclesiae, que está sendo restaurado.

Português terá 350 milhões de falantes até o final do século, prevê especialista


Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Até o final do século 21, os oito países falantes de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão uma população de 350 milhões de pessoas – 100 milhões a mais que os atuais cerca de 250 milhões (dos quais mais de 190 milhões são brasileiros).
A conta é de Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, que funciona em Lisboa. Segundo ele, o número crescente de falantes do idioma é um dos fatores que aumentam o “potencial econômico” da língua.
Em sua opinião, a tendência demográfica - junto com a ascensão econômica de Angola, Brasil e Moçambique, bem como fatores culturais (como a música) e a Copa de Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 – explicam o “boom do interesse” mundial pelo português, ao falar do aunento da procura por cursos de português em países não lusófonos.
Correia encerrou hoje (28) o 1º Congresso Internacional da Língua Portuguesa, organizado pelo observatório e pela Universidade Lusíada. O adiamento no Brasil da obrigatoriedade da nova ortografia para 2016 (decidido pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro passado) em nada afeta a expansão do idioma, na avaliação de Correia.
“Eu não dou tragédia nenhuma a isso”, disse, se expressando de modo peculiar aos portugueses. “Não é drama nenhum. O acordo não pode ser imposto, tem que ser absorvido pela sociedade e isso precisa de tempo”, defendeu em entrevista à Agência Brasil.
Segundo ele, “o que o Brasil fez foi um adiamento do prazo para terminar o processo, mas não interrompeu o processo”, salientou. Para Correia, o governo brasileiro postergou a obrigatoriedade “por razões técnicas”, tais como a necessidade de preparação de livros didáticos e professores.
“O Brasil é um continente. As dificuldades regionais, as assimetrias, a preparação de pessoas, a preparação de manuais em um país que tem a dimensão e a variedade do Brasil são muito grandes. Entendo perfeitamente que por razões técnicas possa ter havido necessidade desse adiamento”.
O adiamento da entrada em vigor do acordo ortográfico no Brasil alimentou os críticos portugueses às regras de unificação da escrita do idioma. É comum em Portugal escritores e colunistas publicarem textos em jornais e revistas com a observação de que não seguem as regras do acordo. “Utilizar isso como argumento antiacordo não é bom para ninguém”, assinalou Eugénio Anacoreta Correia.
“O português hoje não é de Portugal, mas 'também' é de Portugal. Nós temos que acrescentar o 'também'. A grande riqueza que temos na Comunidade de Países da Língua Portuguesa [CPLP] é exatamente a partilha de uma coisa comum. Para que a língua seja de todos, todos temos que ceder", finalizou.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

27 de fev. de 2013

PORQUE SAÍ DA CHAPA 2‏

Edilson Lins. para o blog.
PORQUE SAÍ DA CHAPA 2.
Prezados Filiados e Filiadas do SINTSEF/CE, eu, Edilson Lins, venho a público manifestar as razões que me levaram à saída da composição da CHAPA 2 – Lutar Pra Transformar, com o objetivo de apresentar os verdadeiros motivos e esclarecer a categoria contra possíveis boatarias caluniosas e difamatórias.
 Faz-se necessário situar a motivação da minha saída em razões de foro íntimo. Não obstante, reafirmo a minha crença nos princípios da moralidade, da ética e da transparência como capazes de nortear a condução do SINTSEF/CE, pelos quais continuarei a defender e a lutar na condição de filiado.
 Ademais saí também por discordar da composição da CHAPA 2 onde alguns integrantes, que participaram de gestões anteriores do SINTSEF/CE, foram apontados pela Auditoria Externa, contratada para auditar as contas do nosso sindicato durante o período de 2005 a 2009, como responsáveis por praticar atos de natureza duvidosa na gestão financeira do nosso sindicato. Dessa forma, é fundamental que a categoria exija uma investigação aprofundada, séria e com as devidas conseqüências para seus responsáveis.
 Tenho certeza que os servidores públicos federais do estado do Ceará não se influenciarão por versões maldosamente disseminadas  sobre a vida privada de seus filiados. Precisamos nos preparar politicamente para enfrentar uma conjuntura extremamente adversa, onde o governo federal avança sobre os nossos direitos. A categoria precisa estar capacitada para superar enormes desafios políticos, por isso a próxima direção tem o dever de apontar rumos para construirmos um serviço público de qualidade, com os trabalhadores motivados e qualificados.
 Espero que o atual debate eleitoral seja capaz de por fim definitivamente ao totalitarismo e ao fisiologismo sindical, aos vícios clientelistas e à tradição de alguns colocarem nosso sindicato como patrimônio individual.

EDILSON LINS
FILIADO DO SINTSEF/CE

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013


Jornal de Brasília     -     27/02/2013
O deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica o valor das verbas indenizatórias pagas aos servidores da União. Em tramitação na Câmara dos Deputados, o objetivo da “PEC da Equidade” é corrigir a distorção histórica existente no valor do vale-alimentação, auxílio-creche, diárias de viagens e demais benefícios pagos aos servidores do Executivo, Legislativo ou Judiciário.
Para todos
A medida também beneficia o funcionalismo das autarquias e das fundações públicas federais. “É inaceitável qualquer distinção de valor entre os servidores desses poderes. Até porque essas verbas são destinadas ao mesmo fim: alimentação de servidores  públicos, preparação  de seus filhos para a educação ou mesmo hospedagem em suas viagens a serviço”, argumentou Augusto Carvalho.
Por regiões
Para o  parlamentar, também não se deve fazer distinção de valor em função do cargo ou nível funcional do servidor. Como se trata de verbas de caráter indenizatório, explica o parlamentar, a emenda constitucional permite apenas que haja distinção de valor entre regiões, porque o custo da alimentação, creche, hospedagem pode variar de acordo com o local. Atualmente, o valor do auxílio-alimentação pago pela Câmara dos Deputados é de R$ 740, semelhante ao pago  pelo Ministério Público, de R$ 710, enquanto o valor pago pelo Poder Executivo não passa de R$ 373.

26 de fev. de 2013

Faz tempo que o vereador Adauto Arruda não faz um requerimento e os que ele fez não foi atendido.


A População de Rafael Arruda, pede ao vereador Adauto Arruda, para que o mesmo possa fazer um requerimento, pedindo redutor de velocidade para a sede do distrito, pois esta acontecendo vários acidentes na localidade, o problema é que o vereador, não foi atendido em nenhum requerimento no ano passado, só que os moradores falaram que desta vez vai ser diferente se a gestão não atender o pedido do vereador, os mesmo farão um protesto para que a gestão possa respeitar a população e seu representante.

Vereador Claudio Gil, foi reconhecido pela comunidade de São Miguel, depois de ter utilizada a tribuna na Câmara de Sobral.


O vereador Claudio Gil, utilizou a tribuna mostrando o descaso das obras da localidade de são Miguel ARACATIAÇU, com fotos onde nem a líder do prefeito tinha argumento para rebater o descaso do dinheiro público jogado fora, desrespeitando a população local, onde a comunidade gradeceu o vereador por ter coragem de falar e mostra esse descaso, por que outros representantes e a imprensa local não fizeram nada se calaram.

Breaking News! Os cientistas registraram anjos brilhantes na órbita da Terra! Imagem do Telescópio Espacial Hubble! 24 de fevereiro de 2013


Foi durante a investigação da galáxia NGG-3532: sensores "Hubble" detectou o surgimento da órbita da Terra sete objetos brilhantes.Transfira fotos sobre os primeiros cientistas estavam dispostos a assumir que o "Hubble" capta alguns OVNIs voando em um grupo. Mas em algumas das imagens resultantes foram então visível um pouco embaçada, mas, no entanto, os números de alta visibilidade luminosas de criaturas aladas que se assemelham a anjos.

"Eles estavam a cerca de 20 metros de altura - disse o engenheiro do projeto" Hubble "John Pratchers -. Suas asas são alcançadas em comprimento do vão das asas do Airbus moderna Estas criaturas emitem luminescência forte..
Cientistas procuram a sério o céu eo inferno bíblico: um olhar para eles na Terra, o outro - no espaço ao redor do planeta.
Normalmente as pessoas pensam do espaço como um lugar tranquilo. Mas, recentemente, os astrônomos de os EUA encontrado com instrumentos barulho estranho vindo das profundezas do universo.
Rugido cósmico desconhecido em força até 6 vezes mais do que todas as fontes de rádio conhecidas no universo unido. Este abrindo novos caminhos para o tratamento de abrir os olhos da década de 1990, quando os cientistas anunciaram a descoberta de vida no espaço. Em seguida, os especialistas da NASA, estudando anomalias nas imagens captadas do telescópio em órbita "Hubble", encontrado em fotos ... voando figura angelical.

Delegada vai apreender vídeo em que padre aparece mantendo relação sexual com jovem


Akemi Nitahara
Repórter da Agência

Rio de Janeiro – A delegada Marta Ferreira Dominguez, responsável pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, vai apreender a gravação em vídeo em que o padre Emilson Soares Corrêa aparece mantendo relação sexual com uma jovem. De acordo com a delegada, o pai da jovem, que fez o vídeo, será ouvido novamente.
O inquérito foi instaurado em novembro, mas o vídeo só foi divulgado agora. Segundo a delegada, o padre está sendo investigado por estupro de vulnerável, pois teria abusado também da irmã mais nova da jovem, de acordo com denúncia do pai. “O pai disse que o padre abusou sexualmente de sua filha, atualmente de 10 anos, quando ela tinha 7, que passou a mão nas partes íntimas dela. No tocante à mais velha, de 19 anos, [ele declarou] que o padre passou a se relacionar sexualmente com ela a partir dos 15 anos”, disse Marta Ferreira.
A delegada declarou, ainda, que está sendo investigada a hipótese de exploração sexual e de extorsão do pai em relação ao padre. “Ele queria uma vantagem por causa do vídeo gravado, em que a filha aparece mantendo relacionamento sexual com o padre, além de outra menina, de 15 anos”. De acordo com a policial, o padre confessou que se relaciona sexualmente com a jovem desde que ela completou 18 anos.
A Arquidiocese de Niterói divulgou nota informando que a denúncia está sendo averiguada e que o padre Emilson foi suspenso temporariamente do exercício do sacerdócio. Segundo a arquidiocese, o próprio padre levou a denúncia ao Ministério Público para ser investigado.
 Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Portos terão capacidade esgotada dentro de dois anos, diz ministro


Lana Cristina e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, reiterou hoje (26) que o objetivo da Medida Provisória (MP) 595, que estabelecerá as novas regras para o setor portuário, foi definido a partir de um diagnóstico de baixa eficiência logística no escoamento da produção e do breve esgotamento da capacidade instalada.
Segundo ele, até 2015, a capacidade dos portos brasileiros não dará mais conta da demanda, que vem evoluindo a cada ano. Projeta-se uma movimentação de 373 milhões de toneladas para daqui a dois anos, quando, hoje, os portos dispõem de capacidade instalada de 370 milhões de toneladas. Estudando a evolução da movimentação portuária, o governo estima que o déficit, em 2030, alcançará o montante de 487 milhões de toneladas.
Com a MP, a tentativa é, segundo o ministro, tornar os portos públicos, administrados pelo governo federal, mais competitivos, abrindo frentes de concessão de serviços portuários à iniciativa privada para, dessa forma, chegar a uma redução dos custos da atividade. Além disso, o objetivo é ter mais investimentos para o setor.
Números apresentados hoje (26) por Leônidas Cristino e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em conversa com jornalistas, mostram que cada contêiner movimentado no Porto de Santos tem o custo de US$ 360. Esse valor é 47% maior do que o do Porto de Roterdã, na Holanda. Em Hamburgo, na Alemanha, o custo da movimentação de cada contêiner é US$ 273, enquanto em Cingapura fica em US$ 197.
A fim de atrair o interesse de investidores privados no setor, o governo já vem aplicando recursos nos portos. Foram feitas obras emergenciais, como dragagens de aprofundamento em mais de 20 portos, para navios entrarem e saírem mais pesados, com 100% da capacidade, além da ampliação e sustentação de berços – locais onde os navios atracam. A expectativa é que o investimento público no setor alcance R$ 6,4 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões destinados à dragagem de aprofundamento dos canais e também de manutenção. O montante é complementar aos R$ 8,4 bilhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Depois de feita a dragagem, o governo promoverá a licitação e a empresa vencedora poderá explorar o terminal por dez anos. A manutenção ficará por conta do vencedor do processo de licitação.
De acordo com Gleisi Hoffmann, outro ponto a ser mudado com a MP é o excesso de instâncias deliberativas. “Nem sempre descentralizar é garantir eficiência. Nesse caso [dos portos], integrar é o melhor caminho”, disse a ministra. Agora, a responsabilidade pelos trâmites relativos à atividade portuário deixará de ser dos conselhos regionalizados da autoridade portuária (CAPs) e ficará a cargo da Secretaria Especial de Portos.
Do ponto de vista dos portuários, um dos pontos polêmicos da MP é a possibilidade de serem contratados pelos terminais privados trabalhadores não registrados ou cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Na vistão das lideranças sindicais, isso será prejudicial para a categoria, porque diminuirá os salários.
Apesar de garantir que a proposta não resultará em perdas para os trabalhadores, o governo acena com a possibilidade de dois novos benefícios, ainda em fase de estudos: a criação de um seguro, nos moldes do seguro-desemprego, para garantir uma renda mínima para os avulsos (trabalhadores contratados para eventuais empreitadas); além da possibilidade de uma aposentadoria diferenciada. Segundo Gleisi Hoffmann, ambas as questões estão em análise por técnicos do Ministério da Previdência e ainda não há previsão da conclusão dos estudos.
A MP 595 está no Senado para votação, onde foi instalada comissão especial para análise da matéria. Amanhã (27), será a primeira reunião da comissão, que definirá o cronograma dos trabalhos.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Bento XVI será chamado de papa emérito ou Sua Santidade, diz Vaticano


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após oficializar a renúncia ao pontificado, na quinta-feira (28), Bento XVI vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. O título foi anunciado hoje (26) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. O último dia de Bento XVI como papa acabará às 19h de Roma (15h de Brasília). Ele deixará o local em direção à nova residência de helicóptero.
Com a renúncia, Bento XVI passará a usar vestes na cor branca, simples e sem manto, segundo o porta-voz do Vaticano. Ele não usará mais os sapatos vermelhos. “Parece que o papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, disse Lombardi.
Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O adereço, que o papa recebe no momento da coroação e usa no dedo anular direito, simboliza a autoridade, segundo o porta-voz. O anel foi adotado no pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era usado como selo secreto para correspondências privadas.
O anel é de ouro e tem o nome do papa e em alto relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, quebrado, simbolizando o fim do pontificado.
Ao deixar o pontificado, Bento XVI, de 85 anos, passará a viver, por dois meses, em Castel Gandolfo – residência de verão dos papas. Em seguida, Bento XVI passará a viver no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano. Segundo ele, vai se manter em oração e isolamento.
O último papa a renunciar foi Gregório XII, no século 15. O sucessor de Bento XVI será escolhido por 115 cardeais, com menos de 80 anos, reunidos no conclave. A data de início das votações não foi escolhido. A estimativa é que ocorra no começo de março com conclusão antes da Páscoa. Ontem (25), Bento XVI assinou um decreto que abre a possibilidade de o conclave ser antecipado.
*Com informações da rádio do Vaticano
Edição: Talita Cavalcante

Cid Gomes reforça apoio a presidente Dilma


“Não sou bajulador”, disse Cid Gomes, mas não poupou elogios ao governo Dilma. Mesmo sabendo que o PSB não vai se pronunciar oficialmente sobre apoio ou não a reeleição da petista, o governador do Estado expressou a sua opinião pessoal. “Nós votamos na presidente Dilma, participamos do governo da presidente Dilma. É um governo que tem acertado, que tem boa intenção, que tem aprovação popular. Acho que nosso caminho natural seria apoiar a reeleição
fonte - blog Roberto Moreira

25 de fev. de 2013

NOVA FASE: Por aclamação Guarany elege sua nova diretoria



Por aclamação, os torcedores e sócios do Guarany Sporting Club, conheceu na noite de segunda-feira a sua nova diretora. A eleição foi realizada num ambiente fechado, no ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu. Entre uma autoridade e outra a presença do prefeito Veveu Arruda, que chegou para prestigiar e confirmar o seu apoio ao clube sobralense. "Darei o apoio assim como antes e agora com mais entusiasmo pela forma que sei como o Guarany de vai ser conduzido, de forma transparente", disse o prefeito Veveu Arruda. 

Para o novo presidente do clube, Valdenir Coelho, a sua chegada ao clube por mais uma vez depois de praticamente 30 anos e recheada de expectativa e apoio logístico, tanto dos que amam o esporte local bem como daqueles que torcem e querem ver o time vitorioso. "O momento agora e traçar planos, para que no futuro, consigamos aquilo que tanto se almeja dentro de um clube, a conquista de títulos. E com esse objetivo que vamos trabalhar", Valdenir Coelho.

A eleição para eleger a nova diretoria do Guarany contou com participação de cerca de 28 sócios que foram ao ginásio participar da eleição, além de torcedores, desportista e é claro dos membros que estiveram a frente do clube durante o momento de transição.
fonte - blog 

Novo relatório do IPCC sobre o clima será divulgado parcialmente este ano


Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As mudanças climáticas que atinge o planeta por causa do aquecimento da atmosfera serão detalhadas no próximo relatório parcial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que será divulgado este ano. O anúncio foi feito hoje (25) durante a 7ª Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências, que ocorre na capital fluminense até quarta-feira (27).
O diretor-geral da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli, disse que o relatório abordará o Grupo de Trabalho 1 do IPCC sobre as mudanças na atmosfera. “O Grupo 1 é estritamente científico, no sentido de que trata do comportamento da atmosfera, com bases em algumas previsões de emissões. O Grupo 2 trata das consequências nos vários campos, incluindo agricultura e saúde, e o Grupo 3 é muito político, porque trata de cenários.”
Pinguelli, que trabalha como revisor do IPCC, informou que o próximo relatório deverá ser mais rígido nas informações, para evitar erros como os verificados no documento de 2007, quando a velocidade de derretimento das geleiras foi superestimada. “O IPCC está trabalhando com mais cuidado, visando a resultados mais robustos.”
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, não quis adiantar o conteúdo do próximo relatório, mas frisou que as informações trazidas nos primeiros documentos, que apontavam para um aumento na temperatura do planeta, pela queima de combustíveis fósseis por ação do homem, foram confirmadas.
“As evidências são avassaladoras. O clima está mudando em uma velocidade que a Terra não vê em alguns milhões de anos. A velocidade que o clima está mudando é 50 ou 100 vezes mais rápida do que quando a Terra começou a sair da última glaciação, 20 mil anos atrás, até ela atingir o equilíbrio climático recente, 12 mil anos atrás.”
O IPCC foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne milhares de cientistas de diversos países. Já foram publicados quatro relatórios. A divulgação completa do quinto, incluindo os trabalhos dos grupos 2 e 3, deverá ocorrer em 2014.
 Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Anvisa proíbe fabricação e venda de álcool líquido comercial


Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac. A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.
Pertencem a Abraspea 14 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.
A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.
Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.
A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão. O consultor da Abraspea, Ary Alcantara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF1, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.
"Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa", disse.
De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União. Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF1, que deu ganho de causa à autarquia. Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.
Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Triplica o número de casos de dengue no Brasil


Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou hoje (25) que o número de casos de dengue quase triplicou no país, mas ressaltou que casos os mais graves e as mortes diminuíram na comparação das sete primeiras semanas de 2012 com as de 2013. Neste ano, até 16 de fevereiro, o Brasil registrou 204.650 casos de dengue, ante 70.489 no ano passado.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o aumento se deu por causa do Denv-4, conhecido como tipo 4 da doença, que, desde 2011, circula no país e também por causa da grande incidência do mosquito.
“Toda vez que a gente tem um novo sorotipo em um lugar no qual nunca circulou ele encontra todo mundo suscetível. Em 2013, ele [tipo 4] atingiu municípios grandes e isso faz com que aumentasse o número de casos” explicou Barbosa.
O Denv-4 corresponde a 52,6% das amostras encontradas no Brasil. O Ministério da Saúde acentua que a gravidade e os sintomas são iguais para os quatro tipos de vírus.
Mato Grosso do Sul, com o maior número de casos do Brasil, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, com 173.072 registros, concentraram 84,6% dos casos nas sete primeiras semanas de 2013. Mato Grosso do Sul também tem a maior incidência da doença, 1.677,2 casos por 100 mil habitantes.
Comparando as primeiras sete semanas do ano de 2012 com 2103, o número de casos graves caiu 44% (de 577 para 324). No mesmo período, o numero de mortes caiu 20% (41 para 33).
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liras), o lixo urbano foi o local com maior número de focos do mosquito da dengue nas regiões Norte (46,1%), Centro-Oeste (43%) e Sul (44%). No Nordeste 76% dos focos foram encontrados no armazenamento de água.
Enquanto isso, no Sudeste a residência foi o local com maior concentração de focos (vasos de plantas, pneus). “Os dados mostram aos gestores a realidade dos municípios e permitem que eles façam uma intervenção”, ressaltou Jarbas Barbosa.
“Estamos no começo do período de transmissão epidêmica, que vai até maio. É um momento de forte alerta”, frisou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro fez um alerta para a Região Sudeste “onde os focos estão nas casas das pessoas” e para a Região Nordeste, “que concentra mais de 50% dos municípios com risco de dengue”.
 Edição Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

24 de fev. de 2013

Programa do Imposto de Renda será liberado nesta segunda-feira


Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal libera amanhã (25) às 8h o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet no endereçowww.receita.fazenda.gov.br. Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, sem erros, e tiverem direito à restituição, terão a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.
O mesmo ocorre com as pessoas com idade superior a 60 anos, que terão prioridade em receber a restituição, em observância ao Estatuto do Idoso. O prazo para entrega vai de 1º de março a 30 de abril. A declaração poderá ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
A apresentação da declaração é obrigatória ainda para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ou obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25.
Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. A Receita publicou um manual com perguntas e respostas para o contribuinte com dúvida sobre o preenchimento da declaração. O texto pode ser encontrado na página da Receita Federal.
O valor limite para a dedução com instrução será R$ 3.091,35. Por dependente, o contribuinte poderá abater R$ 1.974,72. No caso das deduções permitidas com a contribuição previdenciária dos empregados domésticos, o valor do abatimento pode chegar a R$ 985,96. Não há limites para os gastos com despesas médicas.
A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Direito de Resposta

Do Blog, gostaríamos de deixar claro, que todos as matérias publicadas em nosso blog tem uma responsabilidade e respeito pelos os colaboradores que são, fontes de credibilidade e que nós respeitamos o direito do sigilo.
DIREITO DE RESPOSTA.
Prezado Moises.


Edilson Lins. Para o blog.

DEMONSTRAÇÃO REAL DA VERDADE


Infelizmente os meios de comunicação perdem a credibilidade por divulgarem notícias sem a devida confirmação e aprofundamento dos fatos.

O debate eleitoral do SINTSEF/CE não pode ser determinado por boatarias caluniosas e difamatórias.

No dia 07/02/2013, este blog divulgou matéria intitulada por “Queremos Informar”, postada por seu proprietário Moises Arruda, onde coloca como colaboradores Base do Sintsef/CE, tratando de possível acontecimento ocorrido no interior da sede do SINTSEF/CE, em Fortaleza, no dia 06/02/2013, onde eu, Edilson, servidor da Receita Federal, Auditor Fiscal, demonstrei enorme desequilíbrio típico dos que compõem a chapa do senhor que quer ser dono do mundo e do sindicato senhor Luis Carlos de Alencar Macedo, pois foi dentro das dependências do nosso sindicato que o senhor Edilson começou uma discussão com um funcionário do sindicato, estagiário do jurídico,  e o mesmo foi até seu carro e pegou um revolver ou uma pistola e, de arma em punho, ameaçou não apenas aquele rapaz, mas a todos que ali se encontravam, dizendo que aquilo era pra quem se metesse.

Posso iniciar afirmando categoricamente que a matéria é altamente tendenciosa e que não corresponde à realidade dos fatos. Considero também como no mínimo lastimável uma publicação com esse conteúdo, que me associa à prática de uma atividade criminosa, sem a apresentação da fonte e sem nenhuma prova material (foto ou vídeo) do ocorrido. E de fato não possui e nem possuirá nenhuma prova material, pois não existiu nenhuma ameaça coletiva com arma em punho.

É deplorável também a associação de desequilíbrio àqueles que optam por se posicionar contrariamente às nossas opções políticas. Vivemos numa democracia, mesmo sendo deficiente e deformada, precisamos compreender que as mudanças devem ocorrer na base do diálogo e da disputa limpa no campo ideológica.

Gostaria ainda de afirmar que meu compromisso é com a verdade, portanto esse ambiente sindical hostil e belicoso me conduziu à necessidade de renunciar à disputa eleitoral num espaço pautado pelas picuinhas e fofocas. A categoria precisa estar capacitada para superar enormes desafios políticos, por isso a próxima direção tem o dever de apontar rumos para construirmos um serviço público de qualidade, com os trabalhadores motivados e qualificados.

Nesse contexto não podemos continuar com uma entidade sindical que tenha como eixo central as disputas internas e a necessidade de determinado agrupamento político se manter no poder. Precisamos de um SINTSEF/CE capaz de por fim ao totalitarismo e ao fisiologismo sindical, aos vícios clientelistas e à tradição de alguns colocarem nosso sindicato como patrimônio individual.  

EDILSON LINS
Filiado do SINTSEF/CE

22 de fev. de 2013

Governo fecha acordo com trabalhadores dos portos para suspender greves


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo e representantes dos trabalhadores do setor portuário fecharam hoje (22) um acordo para suspender as greves nos portos do país até o próximo dia 15 de março, período em que serão negociadas alterações na Medida Provisória (MP) 595/2012, que estabelece novo marco regulatório para o setor.
A negociação, encerrada há pouco, no Palácio do Planalto, foi feita pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino. Segundo ele, o governo concordou em suspender licitações dos portos até a data acordada com os trabalhadores, apesar de garantir que não havia licitações previstas até lá. No entanto, Cristino disse que os estudos para o início desse processo estão mantidos.
O ministro não descartou mudanças no texto da MP. “Não temos intenção de mudar a essência do texto, mas estamos abertos à negociação”, garantiu. Os representantes dos trabalhadores comemoraram o resultado da greve de hoje e consideraram a paralisação essencial para a abertura de negociações com o governo.
Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, 36 portos em 12 estados participaram da paralisação de hoje, prevista para ocorrer entre as 7h e as 13h. “A greve foi o sucesso. Nossa dificuldade era ter o diálogo, e hoje conseguimos abrir este canal”.
Com o acordo, está suspensa a paralisação prevista para a próxima terça-feira (26), conforme estratégia que havia sido aprovada pelos trabalhadores para pressionar o governo. A próxima rodada de negociação ocorrerá na próxima sexta-feira (28) com a participação do relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Propaganda do PMDB vai destacar pré-candidatos aos governos do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia

O PMDB vai utilizar as inserções nacionais, que vão ao ar no próximo mês, para reforçar a imagem dos pré-candidatos do partido ao governo do Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo em 2014.
No Ceará, será aberto espaço para o atual líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, onde serão destinadas um número superior de inserções em relação aos outros estados, 50 no total. São Paulo também será priorizado e dará destaque à figura do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Nos demais Estados as inserções serão “nacionalizadas” com o conteúdo do programa do PMDB que será transmitido em rede nacional de TV e rádio no próximo dia 28. Na ocasião, o partido vai abordar o tema da superação da miséria no país, uma das principais bandeiras do governo da presidente Dilma Rousseff.
Participarão do programa, o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente nacional da legenda e senador, Valdir Raupp (RO); o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).
fonte - Roberto Moeira

21 de fev. de 2013

Vereador Adauto Arruda, prefere manter segredo em seu trabalho na Câmara para evitar polêmicas.


O  vereador Adauto Arruda,  prefere manter segredo para evitar polêmicas. Entrevistamos o vereador e o mesmo disse que vai  optar pelo sigilo para manter um trabalho em prol da população e vai a guarda que o gestor atenda seus requerimentos e projetos importantes para Sobral, o mesmo também espera que o gestor possa sancionar o projeto do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores  Municipais.

O vereador Adauto do  (pp) conta que vai apresentar várias projetos que estão sendo preparados, após andanças pelas ruas da cidade e distritos. Ele pretende olhar por locais que precisam de uma atenção melhor da prefeitura. No início de mandato de 2013, o vereador pretende aproveitar o que o gestor prometeu ao povo de Sobral para o mesmo poder cobrar.

Os Trabalhadores que mais se identificam com as lutas sindicais.

PARA REFLEXÃO



As eleições do SINTSEF/CE estão bem próximas. Elas acontecerão nos próximos dias 4 e 5 de março de 2013. As chapas concorrentes para Direção Colegiada e Delegacias estão lançadas. Para eleição da DESRNORT, a maioria dos candidatos constantes em ambas as chapas é do conhecimento de todos, notadamente, no que se refere aos servidores federais do Ministério da Saúde e FUNASA. Analisem as propostas apresentadas, façam um paralelo entre os candidatos, observem os que são realmente sindicalistas, sua militância, quem está junto com os trabalhadores, quem trabalha as grandes mobilizações da categoria, inclusive GREVES, quem faz esforços para destruir as GREVES com práticas nocivas às lutas dos trabalhadores, inclusive, a prática de ASSÉDIO MORAL. Companheiros: Não se submetam às pressões, intimidações, constrangimentos, humilhações. Somos todos companheiros, estamos na mesma igualdade de condições, do ponto de vista do vínculo empregatício, nosso patrão é o GOVERNO FEDERAL. Nossa Unidade Pagadora é o Ministério da Saúde e FUNASA. A Lei que nos orienta é a de número 8.112/90. Não tenhamos medo de perdas de gratificações, GACEN, pontos cortados, remoção, perda de função, etc. Contra as possíveis ameaças a nós, temos as OUVIDORIAS do Estado (CRES) e Ministério da Saúde (Fortaleza). Ao formalizar uma denúncia não precisa se identificar. NÃO AO ASSÉDIO MORAL! VIVA A LIBERDADE! A atual Direção Colegiada quebrou o nosso sindicato. A Agência de Viagem CASA BLANCA, Aeroporto Pinto Martins, por pouco não incluiu o SINTSEF/CE nos órgãos de Serviços de Proteção ao Crédito, pelo não pagamento de uma dívida com passagens aéreas no valor de, aproximadamente, R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS). Ouve uma negociação. Para puder efetuar o pagamento dos salários dos funcionários referentes ao mês de Janeiro de 2013, a Direção Colegiada, tomou por empréstimo, junto à Associação dos Servidores do DNOCS, a importância de R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS). Não está realizando o repasse de recursos para a CONDSEF, CUT e DELEGACIAS distribuídas no interior do Estado do Ceará. A DESRNORT não recebe o repasse há SEIS MESES.  Um débito acumulado em torno de R$ 52.000,00. O ex Prefeito do município de Juazeiro do Norte Manoel Santana (PT) está concorrendo à Direção Colegiada pela CHAPA 2. Quando era Prefeito, uma das primeiras providências que tomou foi devolver todos os servidores da FUNASA e Ministério da Saúde para a CRES de Juazeiro, sob o argumento de que não precisava de seus serviços., Agora, uma vez candidato, está a busca dos votos dessas mesmos companheiros. Vejam só! Para enfrentar todos esses desafios precisamos de UNIDADE para LUTAR. Não podemos permitir que estes desmandos continuem a ocorrer em nosso sindicato. 
fonte-    Colaboração: BASE DO SINTSEF/CE