Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : março 2013

31 de mar. de 2013

Moradores de antiga colônia de hanseníase no Rio ainda lutam por reintegração


Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Fundada em 1929, a Colônia Curupaiti, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, abriga até hoje remanescentes da época em que pessoas com hanseníase eram obrigadas a viver isoladas da sociedade. Com a ida de parte dos índios da Aldeia Maracanã para o local, os problemas que ainda persistem no local voltam à tona.
As casas das cinco vilas foram cedidas pelo governo do estado em 2010 para os parentes e antigos pacientes. Ao todo, são 300 casas e cerca de 2 mil moradores, em um terreno de 77 mil metros quadrados. O local tem igrejas e templos de várias religiões, creche, campo de futebol, cine-teatro - que está abandonado - , bares, pracinhas, salão para baile, uma cadeia e o Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (Ieds). Além disso, sete pavilhões abrigam pacientes idosos - homens e mulheres separados - e um para os casados.
Uma das moradoras do Pavilhão Gustavo Capanema é Isabel Maria da Silva de Matos, de 80 anos, que vive em Curupaiti há 44 anos e diz não ter para onde ir. “Fiz o acompanhamento da doença por muitos anos, ainda tenho dormência, mas agora acabou, não faço mais tratamento. Só fico aqui porque não tenho casa lá fora, se tivesse, já estava no meio da sociedade”.
Para passar o tempo, as idosas fazem terapia e trabalhos manuais, como artesanato e pintura. Dona Isabel lembra que, na época em que foi internada, em 1970, foi separada da filha. “Nós fomos afastados do convívio social, eu tinha uma filha pequena. Quando eu vim para cá ela ficou na casa da minha irmã lá fora, na casa da minha família, ela sofreu muito, porque não tinha defesa. Quem nascia aqui ia para o educandário”.
A pensionista Elizabeth de Jesus Eggnstein passou pela mesma situação. Hoje, com 50 anos, ela nasceu na colônia e foi tirada dos pais com poucas horas de vida. “Meus pais se conheceram aqui e eu nasci aqui. Era tudo fechado, era uma cidade para eles, tinha cinema, hospital. A gente vinha escondido para ver os pais e apanhava muito, ficava de castigo quando voltava para o orfanato. Na escola, ensinavam o que era pai e mãe e a gente não entendia, por causa da separação”.
De acordo com ela, em 1986, com a mudança na legislação e o fim da internação compulsória, os filhos puderam voltar para a família e morar em Curupaiti. “Abriram as portas [em 1986] para a gente poder vir morar com a família. Meu pai faleceu quando eu ainda morava no internato e eu perdi minha mãe tem cinco anos. Hoje, ainda tem alguns doentes que moram aqui e os filhos que vieram para cá, os que não têm condições de ter casa lá fora”.
Segundo Elizabeth, o governo prometeu construir mais 40 casas dentro da colônia, para abrigar pessoas que moram nos subsolos, como é o caso dela. Outra promessa é implantar a rede de coleta de esgoto. Mas, até o momento, nada foi feito. A esperança é que, com a ida dos índios da Aldeia Maracanã, a situação melhore. “Isso aqui tava abandonado, com os índios a gente espera melhorar. A maioria dos moradores aceitou os índios, já que aqui tem muito espaço, é todo murado, muito grande. Os índios vão ter o espaço para montar as ocas deles e a gente vai interagir, eles vão ensinar a gente sobre as árvores, já que tem muita mata aqui”.
O coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, também considera positiva a ida dos índios para a colônia. “Para nós, esse movimento que foi criado com a vinda dos indígenas é importante. Junta duas populações que foram marginalizadas, mas que pode trazer uma discussão de direitos humanos”.
A Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop) foi procurada na semana passada para informar sobre as obras no local, mas não se pronunciou até a publicação da matéria.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que a responsabilidade de manutenção das casas é de quem recebeu a titularidade. De acordo com o órgão, as obras de saneamento básico na área comunitária do hospital começaram em março, assim como os investimentos em infraestrutura e manutenção dos pavilhões, seguindo “uma prioridade por locais que possuam assistência aos deficientes e idosos”, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa.
A responsabilidade pela acomodação dos índios é da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Ex deputado Tomás Figueiredo Filho é recordista mundial da Super Maratona

A maior prova de resistência é a Super Maratona. Poucos seres humanos são capazes de participar e poucos concluem essa prova. Entre os nomes que disputam a prova, o jovem ex-deputado Tomás Figueiredo Filho, sobralense de sangue político, conquistou um grande feito. Correu a Super Maratona na cidade do Cabo na África do Sul. percorreu cerca de 56 kms em 6horas e 26 min. A prova foi realizada ontem, 30 de março e Tomás Figueiredo Filho ficou entre os primeiros. Não é fácil.
fonte - blog Roberto Moreira

Os profetas teriam dificuldades em sobreviver nesses tempos? Ciro Saraiva abre o debate

O Brasil precisa de profetas ?  Talvez, sim. Talvez, não.
Talvez sim, porque um povo não pode viver sem profetas:  ele quer saber para onde vai, o que lhe aguarda no futuro. Talvez não, porque a gente sabe que não há mais profetas: o ultimo foi João, o evangelista, que no Apocalipse, vê o fim do mundo e conta como será.
Das duas, uma: ou Brasil adota alguém como profeta ou então é melhor deixar o pais assim mesmo para ver como é que fica. O Brasil precisa de Historia ? Ah, isso sim: o Brasil precisa de Historia. Se não a tiver, não sabe como foi, não sabe como será, não sabe nem o que pretende ser. Por isso, penso que o pais precisa mais do que historia: precisa de historiadores. Todos  de muita responsabilidade, que não tenham medo de nada, nem de ricos nem de pobres: os pobres também fazem medo, sabem por que ? Porque os pobres se
tornam tambem perigosos quando não tem o que contar. Mentem.

O Brasil precisa de um novo Presidente? Olha, seria bom. Seria bom até demais. Essa que está ai, chamada Presidenta, já cansou. Cansou na televisão, nos jornais, nas revistas, nos almoços, nos jantares. Só da a Dilma. Vamos mudar a Dilma por quem ?
Por ela? Por ela mesma? Ah, mais assim não dá. Dilma por Dilma, não é melhor botar logo o Sarney, trazer de volta o FHC ou promover o Renan?

Sei não. Do jeito que vão as coisas, é melhor o Brasil não ter presidente: pelo menos não tem vice. E olha que o Temer quer de
novo….
fonte - blog por 

29 de mar. de 2013

Especial Semana Santa: Mensagens e Frases de Fé em Deus

Em todas as épocas do ano precisamos pensar em Deus e ter fé, mas nesses dias da semana santa todos deveriam parar e refletir sobre suas vidas e sua relação com Deus e com a religião ou doutrina que segue ou acreditar. Afinal já estamos no final dos tempos e devemos repensar a vida o que é realmente importante para você viver bem e ser feliz?
-Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser - Santo Agostinho


-O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu - Frase de Michelangelo

-Não diga que a vitória está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez - Raul Seixas.

-(...A vida de Jesus Cristo, o Cristo... é um drama... As antigas civilizações conheceram os Dramas Cósmicos... É conhecer seu próprio papel, sua própria função e saber desempenhá-la de forma correta... São símbolos e ensinamentos que a própria humanidade necessita aprender... )
Ernesto Barón

28 de mar. de 2013

A Câmara Municipal Tem Que ter Transparência neste caso.

Segundo esta matéria do blog Wilson Gomes: vai ser uma oportunidade da câmara de Sobral resgatar um pouco de credibilidade, que esta em baixa nesta administração. A câmara tem obrigação de passar alimpo tendo uma transparência no que desrespeita ao dinheiro público, principalmente quando se refere á diárias, que já são questionadas pela a população. Com a resposta os Senhores da Lei.
A NOVELA: Pedido de cassação vai ser analisadoAs investigações contra o vereador do PV, Sílvio Ávila, tenta apurar quem foi a pessoa que assinou o recebimento do certificado e do pagamento de despesas da Capital Paraibana, durante a participação de congresso. A documentação que solicita explicação sobre as denúncias já foi encaminhada e deverá em breve receber o parecer jurídico da Câmara de Vereadores, para saber se acata ou não o pedido de cassação apresentado pelo advogado de defesa do suplente Benevildo Costa Ponte. Em explicação ao processo, o advogado José Inácio explicou que as assinaturas apresentadas não coincidem por isso acredita que o parlamentar tenha cometido crime de decoro parlamentar. 

27 de mar. de 2013

CCJ do Senado aprova regras de conflito de interesses para servidores públicos federais


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (27) projeto de lei que disciplina as regras sobre conflito de interesses dos servidores públicos federais no exercício de cargo ou emprego público. A proposta, que ainda precisa ver votada pelo plenário da Casa, também estabelece impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego. Se não for modificada pelos senadores será enviada à sanção.
De acordo com o projeto, enviado ao Congresso ainda durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será considerado conflito de interesse a situação provocada pelo “confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública”.
Entre os atos que podem ser caracterizados como conflito de interesse estão a divulgação ou uso de informação privilegiada obtida em razão das atividades exercidas; exercer atividade que, em razão de sua natureza, seja incompatível com as atribuições do cargo ou emprego; receber presente de quem tenha interesse nas suas decisões e prestar serviços a empresa cuja atividade seja controlada, fiscalizada ou regulada pelo ente ao qual esteja o agente vinculado.
O agente flagrado na prática do crime responderá por improbidade administrativa. O projeto orienta que, em caso de dúvida sobre como prevenir ou impedir situações que configurem conflito de interesses, o agente deverá consultar a Comissão de Ética Pública. À comissão e à Controladoria-Geral da União caberão a análise dos casos considerados como conflituosos.
Ambas também poderão autorizar o ocupante de cargo ou emprego público a exercer atividade privada, desde que comprovada a inexistência de conflito de interesse com a função estatal, bem como de dispensar o ex-agente público de cumprir o período de impedimento de seis meses.
Poderão incorrer no crime de conflito de interesse os ocupante dos cargos: ministro de Estado ou equivalentes; de presidente, vice-presidente e diretor de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista que exerçam cargo do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) níveis 6 e 5. Também poderão ser enquadrados os ocupantes de cargos ou empregos cujo exercício proporcione acesso a informação privilegiada capaz de trazer vantagem econômica ou financeira para o agente público ou para terceiro.
O relator da proposta, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), argumentou que poderia fazer algumas modificações no texto, mas para acelerar a tramitação da matéria, preferiu manter o conteúdo aprovado pela Câmara. “O projeto nos parece relevante, haja vista o seu objetivo de regular competências e situações de conflito de interesses e acesso a informação privilegiada para ocupantes de cargos e empregos na administração pública federal”, disse.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Briga interna no PV. Suplente pede cassação de Silvio Ávila

O suplente de vereador Benevildo Ponte, do PV, deu entrada na tarde desta quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Sobral, no pedido de cassação do mandato do seu colega de partido, vereador Silvio Ávila, por quebra de decoro parlamentar.
Na petição, apresentada pelo advogado José Inácio Linhares, foi utilizado como justificativa, a participação de Silvio Ávila em recente congresso de capacitação parlamentar realizado na cidade de João Pessoa/PB, quando o mesmo solicitou recursos junto a Mesa Diretora da Câmara para que dois de seus assessores pudessem acompanha-lo a capital paraibana. O problema é que após o referido congresso descobriu-se que um dos assessores não viajou com o edil, e que o cheque emitido pela CMS para custeio de suas despesas, no valor de R$ 3,6 mil, fora depositado na conta pessoal do vereador Silvio Ávila.


DETALHE

- Caso seja aceita a representação, julgada e transitada no âmbito da Câmara Municipal, se Silvio Ávila perder o mandato, quem assume a vaga é o primeiro suplente do PV, Camilo Motos.
fonte -blog Sobral em Revista

Luizinho Torquato fala das ações trabalhistas do Guarany


Após ler matéria publicada AQUI no Sobral em Revista tratando sobre a avalanche de ações trabalhistas que estão sendo impetradas por ex atletas que vestiram a camisa rubro negra do Guarany de Sobral, o ex presidente do clube, Luiz Melo Torquato Filho, entrou em contato conosco solicitando alguns esclarecimentos. Segue:

- Durante os anos de 2006 e 2007, o Guarany era administrado pelo Grupo Gestor formado por nomes como Hermenegildo Sousa Neto, Oman Carneiro, Amarildo Aragão, Eugênio Pacelli, dentre outros. Portanto, as dívidas deste período não são de sua responsabilidade e de seu pai, Luiz Melo Torquato.

- As pendências existentes com os atletas que atuaram nos anos de 2010, 2011 e 2012 estavam em processo de negociação, inclusive vários deles já haviam recebidos valores por conta. A diretoria aguardava, desde o final do ano passado, um repasse no valor de R$ 150 mil, a ser feito pela Prefeitura de Sobral, e que parte deste valor seria utilizado para efetuar os pagamento.

- A única pendência existente anterior a 2006 era com o atleta Clemilson, e que o parte do valor total de R$ 10 mil já havia sido pago.

- Luizinho desconhece qualquer ação trabalhista impetrada pelo ex-goleiro Vantuir.

- Todos os débitos existente e as pendências trabalhistas existente até a data em que ele, Luizinho, e seu pai, Luiz Torquato, renunciaram, foram devidamente informadas ao coordenador de transição, Valdir Fernandes. Segundo Luizinho, ficou acordado que daquele momento em diante, os ‘Torquatos’ estavam isentos de qualquer responsabilidade. 
fonte blog Sobral em Revista

24 de mar. de 2013

Hora do Planeta faz 7 mil cidades apagarem as luzes no mundo todo


Da Agência Brasil
Brasília – A Hora do Planeta, que convida a população a apagar as luzes por uma hora em atenção à preservação dos recursos naturais, mobilizou ontem (23) mais de 7 mil cidades de mais de 150 países e territórios. No Brasil, monumentos públicos, empresas e residências de pelo menos 113 cidades ficaram às escuras, das 20h30 às 21h30.
O evento ocorre desde 2007 pela organização não governamental (ONG) WWF. No primeiro ano, ocorreu apenas em Sydney, cidade mais populosa da Austrália, e já em 2008 se espalhou por vários países do mundo. Atualmente, a Hora do Planeta tem uma série de ações integradas envolvendo cultura e ativismo político e ambiental para proteção do meio ambiente.
No Brasil, foi registrado o apoio de 113 cidades e de 480 empresas e organizações. Brasília, cidade-âncora da Hora do Planeta no país, apagou as luzes em espaços famosos como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Pedaladas, shows e mobilização de artistas foram organizados em várias cidades brasileiras e também pela internet.
De acordo com a WWF Brasil, o foco da Hora no Planeta neste ano foi o cuidado com a água – 2013 foi eleito pela Unesco o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A ONG lembra que a água, por meio das usinas hidrelétricas, é a principal fonte de energia do país. “Energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas”, destaca a secretária-geral do WWF Brasil, Maria Cecília de Brito.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Papa reza Missa de Ramos e volta a convocar para a Jornada Mundial da Juventude


Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O papa Francisco celebrou hoje (24) a missa do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Após a procissão que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, o pontífice passou aos fiéis uma mensagem sobre perseverança e humildade.
Ao fim da homilia, o papa lembrou a importância dos jovens para a igreja e a proximidade da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho deste ano. Ele ressaltou que o tema do evento este ano será a necessidade de “abater o muro da inimizade, que separa os homens e os povos” e disse que está ansioso pelo momento de vir ao Brasil.
“Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, disse o papa, segundo informações da Rádio Vaticano.
O papa Francisco já confirmou que comparecerá à Jornada Mundial da Juventude, entre 23 e 28 de julho. Em conversa com a presidenta Dilma Rousseff na última semana, o pontífice disse que depois do encontro quer visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), uma das maiores do mundo.
A jornada deverá reunir a juventude católica de todo o mundo. O encontro ocorre a cada dois ou três anos, sendo que o último ocorreu em Madri, em 2011. O deste ano foi convocado ainda pelo papa Bento XVI, antes da renúncia. Ainda não se sabe se a vinda do papa Francisco ao Brasil será a sua primeira viagem internacional após assumir o pontificado.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

ESTRAGOS: Chuva prejudica moradores de Forquilha


Foto: Blog Alan Lima
Os moradores da cidade Forquilha, região Norte do Estado, foram surpreendidos com ama chuva que banhou o município na tarde deste domingo. De acordo com as informações, ruas e casas ficaram completamente alagadas. Os moradores mais prejudicados são os que moram no bairro da Cohab, que fica nas imediações do ginásio Poliesportivo. As águas tiveram dificuldade em escoá por conta da obstrução das boca-de-lobos. 

23 de mar. de 2013

Poder Executivo quer ter mais um olhar na Câmara Municipal de Sobral.

Matéria publicada pelo o blog Wilson Gomes dia 19 de Março de 2013.
Esta matéria preocupa os políticos de Sobral principalmente a queles que não foram eleitos! Os motivos são muito claro, isso é um afronto a democracia imagine só, está acontecendo no poder Legislativo uma pressão do Executivo colocando um suplente de vereador nas sessões para que os vereadores não possam exercerem seus papeis de parlamentar. Como é que os vereadores eleitos vão defenderem o povo? Como é que os vereadores vão fiscalizarem este Poder Executivo, que tem uma força de pressão politica do cala boca?

REJEITADO: A indicação de Ismerino Mendes é reprovado na CM

Os vereadores que dão sustentação ao prefeito Veveu Arruda, não aceitaram a indicação do suplente de vereador Ismerino Mendes, que foi nomeado para acompanhar a movimentação da Câmara de Vereadores e o comportamento dos edis dentro e fora do plenário. A indicação de Ismerino Mendes teria sido rejeitado pela maioria dos vereadores, entre eles Vicente de Paulão (Paulão) e Gilmar Bastos. Com a situação um pouco constrangedora, o prefeito Veveu Arruda, deverá rever a situação. Para os vereadores que rejeitaram a proposta, não são contra o pagamento do salário, mas sim pela presença dele na Casa do Povo.

22 de mar. de 2013

PRAZO PARA ELEIÇÃO DE DELEGADOS SINDICIS DE BASE INICIOU EM 13 DE MARÇO E VAI ATÉ 11 DE MAIO

Colaborador Roberto Luque.
        Em conformidade com o estatuto do SINTSEF/CE a eleição dos delegados sindicais de base deverá ocorrer até 60 dias após a posse da Direção Colegiada como esta ocorreu no último dia 12, o prazo para a eleição de delegados de base iniciou no dia 13 de março e terminará no dia 11 de maio.
        Os delegados de base são eleitos em assembleias nos seus locais de trabalho observado a seguinte proporção:
  • De 5 a 15 filiados – 01 delegado e 01 suplente;
  • De 16 a 50 filiados – 02 delegados e 01 suplente;
  • De 51 a 100 filiados 03 delegados e 01 suplente;
  • De 101 a 150 filiados 04 delegados e 02 suplentes;
  • De 151 a 200 filiados 05 delegados e 02 suplentes;
  • De 201 a 250 filiados 06 delegados e 03 suplentes;
  • De 251 a 300 filiados 07 delegados e 03 suplentes;
  • De 301 a 350 filiados 08 delegados e 03 suplentes;
  • De 351 a 400 filiados 09 delegados e 03 suplentes;
  • De 401 a 450 filiados 10 delegados e 03 suplentes;
  • De 451 a 500 filiados 11 delegados e 03 suplentes;
  • Acima de 500 filiados 12 delegados e 03 suplentes;
        Para eleger os delegados de base, faz-se necessário o quórum mínimo de cinco filiados presentes, à assembleia, na proporção de um delegado para cada cinco presentes ou fração igual ou superior a três, respeitados os limites acima.
        Os delegados de base aposentados e pensionistas da capital serão eleitos em assembleia específica na sede do SINTSEF/CE. No interior do estado, serão eleitos em assembleia específica na sede do município em que residem. Os filiados demitidos e pdvistas deverão concorrer à eleição de delegados de base em assembleia específica na sede do sindicato e no interior do estado, nas delegacias sindicais.

Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef


Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, à falta de saneamento e à ausência de políticas de higiene, segundo representantes de outros 28 organismos das Nações Unidas, que integram a ONU-Água.
No Relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, documento que a ONU-Água divulga a cada três anos, os pesquisadores destacam que quase 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico. As doenças diarreicas poderiam ser praticamente eliminadas se houvesse esse esforço, principalmente nos países em desenvolvimento, segundo o levantamento. Esse tipo de doença, geralmente relacionada à ingestão de água contaminada, mata 1,5 milhão de pessoas anualmente.
No Brasil, dados divulgados pelo Ministério das Cidades e pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, mostram que, até 2010, 81% da população tinham acesso à água tratada e apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos. Do total de esgoto gerado no país, apenas 38% recebiam tratamento no período.
Há poucos dias, a organização da sociedade civil Trata Brasil divulgou levantamento que confirma a relação entre a falta de saneamento e acesso à agua potável e os problemas de saúde que afetam principalmente as crianças. O Ranking do Saneamento levantou a situação desse serviço  nas 100 maiores cidades do país, considerando a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 77 milhões de brasileiros dessas localidades (40% da população brasileira).

O levantamento mostrou que a política em “grande parte das maiores cidades do país avança, mesmo lentamente, nos serviços de saneamento básico, sobretudo no acesso à água potável, à coleta, ao tratamento dos esgotos e à redução das perdas de água”.
Os pesquisadores destacaram, porém,  que existe um número expressivo de municípios de grande porte que não avançaram nesses investimentos.
De acordo com os pesquisadores, do volume de esgoto gerado nas 100 cidades, somente 36,28% são tratados, ou seja, apenas nas cidades analisadas, quase 8 bilhões de litros de esgoto são lançados todos os dias nas águas sem nenhum tratamento. “Isso equivale a jogar 3.200 piscinas olímpicas de esgoto por dia na natureza”.
Os órgãos das Nações Unidas revelam que, no mundo, o despejo de 90% das águas residuais em países em desenvolvimento – em banhos, cozinha ou limpeza doméstica – vão para rios, lagos e zonas costeiras e representam ameaça real à saúde e segurança alimentar no mundo.
Pelo ranking da Trata Brasil, o índice médio em população atendida com coleta de esgoto nas 100 cidades pesquisadas pela organização foi 59,1%. A média do país, registrada em 2010, era 46,2%. A boa notícia é que 34 cidades apresentaram índice de coleta de esgoto superior a 80% da população e apenas cinco municípios (Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Piracicaba e Franca) tinham 100% da coleta de esgoto em funcionamento.
Trinta e dois municípios se encontram na faixa de sem coleta a 40% de coleta e 34 cidades têm entre 41% e 80% da cobertura de coleta de esgoto. “Ou seja, na maioria dos municípios analisados ainda está distante a universalização dos serviços de coleta de esgoto”, destaca o estudo.
A análise da organização não governamental destacou que vários fatores influenciam na ocorrência das diarreias, como a disponibilidade de água potável, intoxicação alimentar, higiene inadequada e limpeza de caixas d'água. O estudo mostrou a relação direta entre a abrangência do serviço de esgotamento sanitário e o número de internações por diarreia. De acordo com o levantamento, em 2010, em 60 das 100 cidades pesquisadas os baixos índices de atendimento resultaram em altas taxas de internação por diarreias.
Nas 20 melhores cidades em taxa de internação (média de 17,9 casos por 100 mil habitantes), a média da população atendida por coleta de esgotos era 78%, enquanto nas dez piores cidades em internações por diarreia (média de 516 casos por 100 mil habitantes), a média da população atendida por coleta de esgotos era somente 29%.
Veja aqui a galeria de fotos
Edição: Tereza Barbosa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Governo do Rio pode enfrentar ação judicial por violência na desocupação do Museu do Índio


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As defensorias públicas do Estado e da União, o Ministério Público da União e parlamentares que participaram da negociação de saída dos ocupantes do antigo Museu do Índio, na zona norte do Rio, anunciaram que vão entrar com medidas legais contra o governo fluminense por abuso de poder e violência.
De acordo com depoimentos à Agência Brasil, autoridades públicas, índios e simpatizantes da causa foram agredidos durante a operação policial. O defensor público federal Daniel Macedo disse que foi pego de surpresa pela tropa de choque, “que saiu atirando para cima e jogando gás de pimenta de maneira indiscriminada”.
O defensor adiantou a estratégia jurídica do processo. “Primeiramente, entraremos com provas documentais para apurar as responsabilidades,” informou. “Sem necessidade, atiraram em mim, o gás de pimenta acertou no procurador, nos defensores, não faz sentido isso, a negociação era frutífera”, denunciou Macedo.
O deputado estadual Marcelo Freixo saiu com os olhos vermelhos e lacrimejantes de dentro do museu. Ele classificou a atitude da Polícia Militar como inadmissível. “A polícia agiu com enorme truculência e desrespeito com quem está aqui trabalhando. Não estou aqui desde as 4h da manhã ajudando nas negociações para tomarspray de pimenta na cara, para ser insultado. A polícia precisa acabar com essa tradição de violência”.
Freixo lembrou que a decisão judicial determinava que o prédio fosse desocupado sem violência. Além disso, a desocupação estava ocorrendo e as crianças e mulheres já estavam nas vans da Secretaria Estadual de Assistência Social. “Estávamos a um detalhe de conseguir com extremo sucesso o que determina a medida judicial”.
Enquanto, do lado de dentro, os últimos índios e apoiadores eram retirados à força por policiais, do lado de fora, bombas de efeito moral e gás de pimenta foram usados contra os manifestantes que haviam obstruído a principal via da região.
A imprensa também foi atingida e alguns repórteres passaram mal com o gás. O fotógrafo de O Globo, Pablo Jacob, foi ferido por uma bomba de efeito moral na perna e teve a calça queimada. Alguns militares reagiram com força física aos insultos de manifestantes.
O porta-voz da Polícia Militar, o coronel Frederico Caldas, negou que tenha havido truculência na operação policial, e argumentou que o uso da força foi feito para evitar um incêndio dentro do prédio. “Os índios saíram e os que ficaram lá alegaram que estavam fazendo uma resistência cultural. Um discurso ideologizado e político. Percebemos claramente que não haveria mais negociação, principalmente quando eles colocaram fogo no prédio”, declarou.
O coronel disse também que houve a utilização de força necessária para desobstruir as ruas, fechadas, segundo ele, por um “bando de agitadores”. Alguns manifestantes foram presos, mas o coronel não soube informar o número de detidos.
O índio Kaiah, da etnia Waiwai, no Pará, estava dentro da propriedade quando a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou. “A gente estava batendo o maracá, fazendo um canto de despedida da Aldeia Maracanã. Foi quando a polícia entrou dando tiro para cima, usando spray de pimenta, a gente já ia sair, era o último canto, para sairmos sentindo os espíritos que existem aqui dentro”.
A Avenida Radial Oeste ficou interditada durante cerca de uma hora. O edifício, antes ocupado por cerca de 30 pessoas, agora está sob a guarda do 4º Batalhão, por tempo indeterminado. Alguns índios foram enviados para o Hotel Acolhedor Santana 2, no Centro.
Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social, está prevista uma visita dos índios a três locais de moradia temporária: Jacarepaguá, Bonsucesso e Visconde de Niterói. Pela proposta do governo do estado, os índios podem decidir pelo recebimento do benefício do aluguel social, no valor de R$ 400, ou podem voltar para a aldeia de origem, com ajuda para o transporte.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

VEREADOR DO PSB QUESTIONA DOCUMENTO



O Projeto de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Sobral, que foi aprovado em rápida sessão, nesta sexta (22) tratando sobre autorização, do prefeito Veveu Arruda (PT) de se ausentar do país, foi questionado pelo vereador do PSB, Gilmar Bastos. Segundo o vereador da situação, o Decreto foi provocado por uma mensagem do Executivo assinada pelo Procurador Geral, que na data do documento estava exonerado. 
O vereador Gilmar Bastos (PSB) chegou a questionar na Sessão extraordinária, a validade do documento. 
(Clique nas imagens que se encontravam com o vereador - IOM e Mensagem da Mesa Diretora)

21 de mar. de 2013

Dilma adiou para o dia 4 de Abril visita ao Ceará

Dilma
A presidente Dilma Rousseff vem ao Ceará no dia 4 de abril. A informação é do gabinete do governador Cid Gomes. Dilma Rousseff tinha agenda amanhã (21), no Porto do Pecém, mas cancelou por causa da viagem que fez a Roma, na Itália, onde acompanhou a posse do Papa. Segundo, o gabinete do governador, a agenda de Dilma Rousseff será a mesma. A presidenta vai receber o terreno da refinaria Premium e inagurar a ZPE-Ce.
fonte - blog Roberto Moreira

Rede Sustentabilidade: o partido de Marina Silva ser lançado amanhã em Fortaleza

Marina SilvaDomingos Dutra, o homem forte da Rede Sustentabilidade e da confiança da senadora Marina Silva, desembarca amanhã(21) em Fortaleza para lançar a Rede Sustentabilidade no Ceará. A solenidade está marcada para as 17 horas no auditório da Faculdade de Direito da UFC. A Rede Sustentabilidade ainda não definiu quem cuidará do partido de Marina Silva em território cearense.
fonte - blog Roberto Moreira

19 de mar. de 2013

O santo que rega a esperança do sertão, Dia 19.

Em Ibiapina-CE, este dia 19 de Março, foi festejado com muita chuva para  alegria dos agricultores. 
O Padroeiro do Ceará, São José, que é comemorado hoje, tem uma vida pouco conhecida. Sabe-se apenas que era o pai adotivo de Jesus, esposo de Maria e carpinteiro. É o protetor da família e dos agonizantes. Em Fortaleza, várias paróquias promovem hoje procissão em sua homenagem. Os agricultores têm a data como um parâmetro para a definição do inverno
“Um homem justo. Exemplo de fidelidade e compromisso com os desígnios de Deus”. É essa a definição que a Igreja Católica faz de São José, o padroeiro do Ceará, cuja vida é pouco explorada nos textos bíblicos. Cita-se apenas que ele era carpinteiro e o prometido para casar com Maria. Num primeiro momento, chegou a fugir, depois de saber que a futura esposa estava grávida, mas alertado por um anjo retornou a tempo de consertar o erro.

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL | VEREADORES APROVAM O ''DIA DO COMBATE A MURIÇOCA''.




VEJA NA REPORTAGEM DE GILVAN ARAGÃO E ROBÉRIO LIMA.

Do blog: Quando é que  a Câmara  Municipal de Sobral vai aprovar o dia de combate a corrupção e fiscalizar o dinheiro público em nosso Município?

18 de mar. de 2013

Coordenadores da Delegacia Da Região Norte tomam posse nesta manhã, às 09,h,

foto. Mateus Linhares.
 
Nesta Segunda -feira, 18 de março de 2013, às 09h, aconteceu na Sede da  DESRNORT/ SINTSEF/CE a solenidade de posse da nova Coordenação da Delegacia Sindical  da Região  Norte - DESRNORT.  O evento foi prestigiado pela direção colegiada  com a presença de vários diretores principalmente com a presença do coordenador geral  Luciano Filgueiras e mais diretores que compoem a entidade.  Trata-se de uma formalidade legal, para que os eleitos na base dessa  Delegacia no pleito que encerrou-se na última sexta-feira, 8, possam  iniciar suas atividades.
Confira abaixo os nomes dos eleitos e suas respectivas coordenações:
Composição dos coordenadores da  Delegacia da Região Norte.
Coord. Geral :  JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA
Coord. Administrativa :  MARCOS ANTÔNIO CAVALCANTE DA SILVA
Coord..  DE FINANÇAS:  JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA
Coord.  de Formação Politica : Moises Doroteu de Sousa
Coord. . JURÍDICA: FRANCISCO IVAN FEITOSA CAVALCANTE
 Coord . DE COMUNICAÇÃO:  MOISES LINHARES ARRUDA
Coord. Apos. Pensionistas: JOÃO DE OLIVEIRA PONTES
Coord. Org. Sindicalização: FRANCISCO ADRIANO MARTINS DE SOUSA
Coord . Saúde do Trabalhador : PEDRO ALBERONI COUTINHO MOREIRA
Coord . Sócio-Cultural M Populares : .FRANCISCO DENILSON PAIXÃO
SUPLÊNCIA
 JOSÉ ÉLDER ALVES FARRAPO
 MARCONI RODRIGUES DE SOUSA 
 JOSÉ GENIVAL PEREIRA DA SILVA

Sobe para 16 número de mortos em Petrópolis


Douglas Corrêa

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Subiu para 16 o número de mortos em consequência da forte chuva que atinge o município de Petrópolis, na região serrana nas últimas horas. De acordo com a Defesa Civil municipal, há 20 feridos e 560 desabrigados e desalojados, sendo 235 adultos e 325 crianças e adolescentes.
A Força Nacional de Defesa Civil deslocou 100 homens para a região que estão ajudando os 250 bombeiros que atuam na procura de desaparecidos na tragédia, soterrados com o deslizamento de terras e pedras.
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, determinou a criação de uma força tarefa com a contratação emergencial de 500 pessoas, com o objetivo de restabelecer a normalidade dos locais mais atingidos pelo temporal.
Bomtempo decretou luto oficial de três dias, além da suspensão das aulas na rede municipal de ensino pelo mesmo prazo. Ele disse que o estado no município é de emergência e que as aulas serão repostas posteriormente, sem qualquer prejuízo para o calendário escolar.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deslocou quatro retroescavadeiras, dois caminhões, duas pás mecânicas e duas motoserras para desobstrução de rios, estradas e ruas e também das vias nos bairros Quitandinha e Doutor Thouzet, os mais atingidos pelo temporal.
A Secretaria Estadual de Agricultura também disponibilizou duas retroescavadeiras, dois caminhões e uma pá mecânica para a Defesa Civil remover escombros e para apoiar o trabalho de socorro às vítimas.
Na zona rural de Petrópolis, não há registro de vítimas, mas equipes de técnicos da Emater-Rio e da Engenharia Rural vão fazer um levantamento das perdas nas lavouras.
O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Petrópolis já está recebendo doações para as vítimas da chuva. Os interessados podem levar alimentos não perecíveis, cobertores, roupas, agasalhos, colchonetes, água potável e itens de higiene.
A secretária Estadual de Trabalho e Renda, Claise Maria, determinou que os funcionários do posto orientem as famílias sobre a emissão da primeira e da segunda vias da carteira de trabalho, além de serviços como balcão de empregos, microcrédito e seguro-desemprego.
Devido à chuva forte em Petrópolis, a presidenta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargadora Letícia de Faria Sardas, determinou a suspensão do funcionamento das cinco zonas eleitorais do município. Mesmo com a interrupção temporária dos serviços, os eleitores de Petrópolis podem recorrer ao site do TRE-RJ para conseguir alguns serviços, como emissão das certidões de quitação eleitoral (comprovante de votação).
Edição: Carolina Pimentel

Dilma defende medidas mais drásticas para que as pessoas deixem áreas de risco


Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18) que devem ser tomadas “medidas um pouco mais drásticas” para impedir que as pessoas insistam em ficar em áreas consideradas de risco, na tentativa de reduzir o número de vítimas de enchentes. Segundo ela, só com ações mais rigorosas será possível diminuir a quantidade de vítimas. Ela negou que houve problemas de prevenção no Rio de Janeiro. A presidenta conversou hoje com o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
 
“Eu acho que terão que ser tomadas medidas um pouco mais drásticas para que as pessoas não fiquem nas regiões que não podem ficar, porque aí não tem prevenção que dê conta”, disse a presidenta, que está em Roma para participar amanhã (19) da cerimônia que marca o começo do pontificado do papa Francisco.

Dilma disse que o serviço de prevenção no país atua, sobretudo, por meio de alerta para as pessoas que vivem em áreas de risco. “A nossa prevenção hoje avisa as pessoas”, disse ela, lembrando que foi informada por Cabral que dois funcionários da Defesa Civil morreram em serviço ao tentar retirar pessoas de áreas de risco.
“Os dois servidores públicos que morreram, a gente tem que os honrar, porque estavam justamente tentando retirar essas pessoas [que vivem em área de risco]. É uma questão de conscientizar”, disse a presidenta. “O problema é que muitas vezes as pessoas não querem sair [das áreas onde vivem]. É uma situação muito difícil, porque choveu 300 milímetros, é quase o tanto que chove em um ano em algumas partes do Brasil e choveu em um dia em Petrópolis”.
Dilma disse que é impossível impedir desastres naturais, mas o esforço é evitar a sequência de dramas que costuma ocorrer devido aos acidentes da natureza. “O homem não tem condição de impedir desastres naturais. O que ele [o homem] tem que impedir é a consequência dos desastres. É isso que a gente tem lutado para fazer no Brasil”, disse, citando os sistemas de satélite, de pluviômetros e da articulação das defesas civis no país.
A presidenta se disse informada sobre as enchentes. Segundo ela, a ministra da Casa Civil tomou as providências, por meio da liberação de recursos, para minimizar os problemas. “A ministra Gleisi Hoffmann está provendo todos os recursos necessários para que não haja mais vítimas, para que se minimize isso”.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil