Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Veja perguntas e respostas sobre o vírus ebola Brasil investiga possível caso da doença; homem com sintomas veio da Guiné. Até agora, OMS registrou 8.033 contaminações e 3.865 mortes por ebola.

14 de out. de 2014

Veja perguntas e respostas sobre o vírus ebola Brasil investiga possível caso da doença; homem com sintomas veio da Guiné. Até agora, OMS registrou 8.033 contaminações e 3.865 mortes por ebola.


Do G1, em São Paulo


O Ministério da Saúde do Brasil investiga se um africano que estava em Cascavel (PR) pode ser o primeiro caso de importação de ebola registrado no país. A doença, causada por um vírus, já afetou mais de 8 mil pessoas e matou ao menos 4 mil delas, segundo balanço de 5 de outubro divulgado pela Organização Mundial da Saúde, agência das Nações Unidas.
Inicialmente, o ebola atingiu seu ápice no continente africano, que enfrenta um surto sem precedentes em relação ao número de pessoas infectadas, de mortos e extensão geográfia. Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal eSerra Leoa tiveram ocorrências.
Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)
Nos últimos dias, o vírus também foi detectado nos Estados Unidos e na Espanha, país que registrou o primeiro caso de contaminação autóctone fora da África.
Causador da febre hemorrágica, o vírus é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina disponível para uso na população.
Ele foi registrado nos primeiros seres humanos em 1976, em Yambuku, uma aldeia na República Democrática do Congo, às margens do RioEbola. Desde então, mais de 20 surtos da doenças ocorreram em países da África Central e Ocidental.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre essa doença:

O Brasil já confirmou se há alguém com ebola no país?
Não. O Ministério da Saúde divulgou que um homem de 47 anos, da Guiné, país que é um dos mais afetados pelo ebola, se apresentou em um hospital de Cascavel (PR). Ele alegou ter retornado da África em 19 de setembro e, entre esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), passou a sentir febre. Segundo a pasta, o paciente estaria no 21º dia da possível infecção, prazo máximo para a incubação do vírus. Por isso, todos os protocolos internacionais foram efetuados para evitar uma proliferação, caso seja confirmada a enfermidade. Ele foi levado ao Rio de Janeiro e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência em doenças infecciosas.

O que é o ebola? Quais são os sintomas?
O ebola é uma doença grave causada por vírus. Ela é muitas vezes caracterizada pelo início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia, funções hepática e renal deficientes, erupções cutâneas, e, em alguns casos, sangramentos internos e externos, com interrupção do funcionamento dos órgãos.

Como é feito o diagnóstico?
Exames de laboratório que indicam a possibilidade de o paciente estar infectado incluem baixa de glóbulos brancos e de plaquetas e aumento das enzimas hepáticas. O teste definitivo para diagnosticar o ebola é chamado PCR. No Brasil, o Instituto Evandro Chagas, em Belém, é o único habilitado para receber as amostras de sangue dos pacientes e inativar o vírus. O período de incubação do vírus pode durar de dois dias a três semanas.

Como é o tratamento?
Não há medicamentos ou terapias específicas contra o ebola já aprovadas. Os pacientes recebem cuidados gerais para aliviar sintomas, como medicamento contra febre, hidratação e alimentação contínua. Há algumas terapias experimentais como a transfusão de sangue de pacientes que se curaram do ebola e drogas experimentais como ZMapp, TKM-Ebola, Brincidofovir e BCX4430, que ainda não passaram por todas as fases de pesquisa necessárias para aprovação

Como o vírus se espalha?
O ebola passa de uma pessoa para outra por contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos, ou indiretamente, por meio do contato com ambientes contaminados. Os funerais daqueles que tinham a doença podem ser um risco, se as pessoas presentes têm contato direto com o corpo.

Seres humanos também podem pegar o vírus por meio do contato próximo com animais infectados, incluindo chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos que se alimentam de frutas. Os morcegos da família Pteropodidae são considerados os hospedeiros naturais da doença.
Onde ocorre a epidemia atualmente?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o maior número de casos foi registrado naLibéria, seguido de Serra Leoa e Guiné. Nesses três países, o número de contaminados e mortos tem aumentado a cada novo balanço divulgado pela agência da ONU. Senegal e Nigéria também registraram ocorrências, mas, aparentemente, o surto foi controlado.

Os Estados Unidos acenderam o alerta ao registrar o primeiro caso importado da doença. Thomas Eric Duncan, da Libéria, visitava sua noiva no Estado do Texas quando sentiu os sintomas da doença. Ele morreu em um hospital de Dallas na quarta-feira. O país investiga possíveis casos suspeitos.
A Espanha registrou o primeiro caso de contágio do ebola fora da África. Uma enfermeira foi contaminada ao cuidar de dois missionários, também espanhóis, que contraíram a doença em Serra Leoa. Eles acabaram morrendo. A mulher está internada em estado grave.
Segundo Luis Gomes Sambo, diretor regional da OMS para a África, "o atual surto tem o potencial de se espalhar para fora dos países afetados e além da região se medidas urgentes e relevantes de contenção não forem postas em prática", acrescentou.
A doença pode ser levada de avião a outros países, espalhando a epidemia?
É possível que uma pessoa com ebola viaje de avião, mesmo a lugares distantes, já que a doença pode levar três semanas para se manifestar. No entanto, o professor William Shaffner, da Universidade Vanderbilt, nos EUA, em entrevista ao site americano LiveScience, apontou que não é muito provável que essa doença se espalhe da forma como tem ocorrido nos países africanos se os serviços de saúde agirem de forma a isolar as pessoas contaminadas.

“Os serviços médicos ocidentais provavelmente lidariam relativamente bem em ‘capturar' o ebola quando ele chegasse, porque estaríamos cientes de que as pessoas vieram de áreas afetadas”. Ele destaca que para ser contaminado é preciso ter contato próximo com uma pessoa doente, com troca de fluidos corporais. “Estar com a mesma pessoa num só ambiente, por si só, não é perigoso”.
Há necessidade de fechar fronteiras e restringir voos por causa da epidemia? 
A OMS, por enquanto, não recomenda restrições de viagens ou fechamento de fronteiras devido ao surto de ebola. Mesmo assim, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, anunciou no dia 27 de julho o fechamento da maior parte das fronteiras terrestres do país, depois que o vírus se espalhou para duas das maiores cidades do oeste da África. As companhia aéreas British Airways e Emirates suspenderam seus voos para países da África Ocidental. A partir deste sábado, os Estados Unidos, passarão a introduzir os testes de detecção de ebola nos aeroportos. A medida inicia em Nova York. Nos outros locais, são esperados para a próxima semana.

Por que nos países afetados a doença está se espalhando dessa maneira?
Um problema grave que fomenta a epidemia atualmente é que naquela região há hábitos tradicionais como lavar os cadáveres antes do funeral, o que gera um contato capaz de transmitir o ebola. A OMS já disse publicamente que essas práticas culturais "contribuem fortemente" para a epidemia. Além disso, há muito movimento de pessoas através das fronteiras de Guiné, Libéria e Serra Leoa, o que posssibilitou à epidemia se tornar internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário