Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : CONTRAN Extintor ABC será obrigatório para todos os veículos em 2015

18 de dez. de 2014

CONTRAN Extintor ABC será obrigatório para todos os veículos em 2015


Alex Mineiro
jornalismo@cearanews7.com.br


Entra em vigor no próximo 1º de janeiro de 2015 artigo da Resolução nº 333 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que torna obrigatório para todos os veículos o uso do extintor de incêndio do tipo ABC. 

Motoristas flagrados sem o equipamento cometem infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 172,69. O veículo ficará retido até que a situação seja regularizada.

Todos os veículos fabricados a partir de 2005 já vinham com o extintor ABC de série. Contudo, os modelos anteriores a 2004 poderiam ainda utilizar o tipo BC, que é mais barato.

O equipamento é obrigatório para automóveis, utilitários, caminhonetes, caminhões, triciclo automotor de cabine fechada, ônibus, veículos de transporte inflamável e reboques com carga acima de 6 toneladas. O peso do extintor varia de 1kg a 6kg de acordo com o tamanho do veículo.

A carga do extintor ABC tem duração de cinco anos. Além da obrigação de possuir o item, também estará sujeito às mesmas penalidades o motorista flagrado no caso de extintores vencidos, violados ou vazios.

* Com informações do Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário