Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : junho 2014

30 de jun. de 2014

Acabou com a novela que muitos não queria Tasso é o candidato.Tasso diz que lutou contra três coronéis. A luta agora é contra uma só família

foto Flavio Rovere
O candidato a senador pelo PSDB, Tasso Jereissati, confirmou, nesta segunda-feira, que está candidato e que vai lutar em Brasília contra o controle da mídia. Segundo Tasso, essa é uma das metas do PT, que trabalha para ter maioria no Senado: criar um conselho que ameaça as liberdades.
Tasso afirmou que a gestão do PT jogou fora o que houve de avanço da economia e que só se volta só para interesses do partido. No Ceará, segundo Jereissati, a política daqui virou “motivo de chacota”. Lembrou quem em 1986 lutou contra três coronéis de famílias diferentes e agora a luta está  concentrado numa só família”. Referiu-se aos Ferreira Gomes.
Tasso, tendo ao lado o candidato a governador Eunício Oliveira (PMDB), e o postulante a vice, Roberto Pessoa (PR), disse que governo é para proteger e fazer o bem às pessoas e não para  causar medo.
Referiu-se à crise da segurança pública, onde as pessoas no passado podiam botar cadeira na calçada e, atualmente, a segurança básica, direito dos cidadãos, acabou. “É todo mundo gradeado. Isso não é normal!”, acentuou Jereissati.
Sobre Eunício Oliveira, disse que o peemedebista representa “mudança”.
DETALHE – Tasso terá o vice-presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, como primeiro suplente.
fonte Eliomar Lima

29 de jun. de 2014

Deputado Raimundo Gomes de Matos foi agraciado com a gratidão pelo os ACE e ACS de Sobral que reconheceram a luta deste parlamentar.

Encontro dos ACE e ACS de Sobral com o Deputado Raimundo Gomes de Matos.
Agentes de Combate às Endemias - ACE e Agentes Comunitários de Saúde - ACS de Sobral, Massapê e Alcântaras reuniram-se neste sábado (28.06), no Centro de Convenções da Princesa do Norte para debater com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e com a Vice-presidente da Conacs, Ilda Correia, as providências para a implantação do piso salarial nos municípios.

A maior dúvida ficou por conta da situação dos funcionários terceirizados que precisam urgentemente de regularização. O evento foi organizado pela Associação dos ACEs de Sobral que tem a frente o presidente Mário Sérgio e ainda Tadeu e Antônio Carlos que também é membro do Conselho Municipal de Saúde. Também presente o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sobral, Célio Brito; e o assessor parlamentar, Antônio Joca. O deputado tem feito uma luta constante em pró desta categoria Para lembrar os agente: Mesmo com o partido dos trabalhadores tentando barrar esta lei e a presidente vetando o projeto os agentes tiveram forte na luta e conseguiram. Por unanimidade, os deputados integrantes da Comissão Especial da Câmara Federal aprovaram hoje, 04, o projeto de lei que institui o Piso Salarial Nacional e as diretrizes para o Plano de Carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.
Logo depois, o deputado Raimundo Gomes de Matos conseguiu aprovar na Comissão 
 — em Sobra
Mudança
Além de fixar o piso de R$ 1.014 para 2014, a proposta, prevê que, a partir de janeiro de 2015, o valor será reajustado por meio de decreto do Executivo. A forma do reajuste foi modificada em relação ao texto aprovado na Câmara, que previa uma atualização do valor vinculada ao Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A sistemática seria, assim, a mesma aplicada ao salário mínimo atualmente. De acordo com a proposta da Câmara, os valores também seriam corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Inicialmente, o governo pretendia apenas suprimir a parte do texto aprovado na Câmara que trata do reajuste, mas os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Roberto Requião (PMDB-PR) e José Agripino (DEM-RN) protestaram, alegando que, com a supressão, a conquista do piso seria “congelada no tempo” e “corroída pela inflação”.
- De nada adianta a previsão de um piso nacional se não tiver a previsão da correção desse piso quando ele for deteriorado pela inflação. Direitos têm que ser inteiros. Não é direito quando é feito pela metade – afirmou Randolfe.
O relator da proposta em Plenário, senador José Pimentel (PT-CE), aceitou acordo proposto pelos senadores e destacou que as mudanças feitas no Senado foram suficientes para garantir um sistema de atualização e fizeram justiça aos agentes de saúde e de endemias. Pimentel explicou que a regra de reajuste por meio de decreto do Executivo, aprovada para os agentes, também é utilizada, atualmente, no reajuste das aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo.
União
Para ajudar no pagamento dos novos salários, o projeto atribui à União a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial. Em decreto, o Executivo federal poderá fixar a quantidade máxima de agentes que poderão ser contratados com o recebimento do auxílio financeiro da União.
A carreira de agentes comunitários foi regulamentada pela Lei 11.350/2006, que permitiu a regularização dos funcionários contratados no âmbito da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e estabeleceu as diretrizes para contratação nos estados e municípios.
Incentivo financeiro
O texto aprovado cria um incentivo financeiro a ser pago pelo governo federal aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Esse incentivo deverá ser de, no mínimo, 5,3% do valor repassado pela União a cada entre federado e, no máximo, de 40% desse valor.
Um decreto deverá fixar os parâmetros para a concessão do incentivo e seu valor mensal para cada município ou estado. Se o decreto não tiver sido editado, o seu valor será de 5,3%, o mínimo estipulado.
Tanto o complemento de salário quanto o incentivo serão repassados pelo Fundo Nacional de Saúde na forma de transferências correntes, regulares, automáticas e obrigatórias. Essas transferências serão em 12 parcelas mensais mais uma no último trimestre do ano.
Embora o dinheiro repassado aos entes federativos possa ser usado nas políticas do setor como um todo, o projeto permite seu uso no pagamento dos salários dos agentes comunitários, pois determina que, se isso ocorrer, a assistência financeira usada para esse fim deverá constar como despesa de pessoal na obediência aos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101).
Planos de carreira
O projeto dá o prazo de 12 meses, contados da publicação da futura lei, para que estados, Distrito Federal e municípios elaborem ou ajustem os planos de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias segundo as novas diretrizes estipuladas no texto.Entre essas diretrizes estão: remuneração desses agentes; definição de metas; critérios de progressão e promoção; e adoção de modelos e instrumentos de avaliação adequados à natureza das atividades.Endemia ou epidemia

A partir da nova lei, a contratação temporária ou terceirizada desses agentes, permitida pela Lei 11.350/06, poderá ocorrer somente no caso de combate a surtos epidêmicos – quando uma doença de caráter transitório ataca grande número de pessoas em um local ao mesmo tempo.Atualmente, a contratação é permitida apenas para surtos endêmicos – quando uma doença infecciosa ocorre habitualmente e com incidência significativa em certa região (malária na Amazônia, por exemplo).

MPCE denuncia criminalmente ex-prefeito de Meruoca, servidores e empresários

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br


O Ministério Público do Ceará protocolou quatro denúncias criminais contra o ex-prefeito de Meruoca Francisco Antônio Fonteles, relativo aos anos de 2009 a 2012. A Justiça acatou e recebeu as denúncias, e agora são réus nas Ações Penais. Os fatos denunciados surgiram a partir da operação Serra Limpa oriunda de uma Ação Cautelar de Improbidade Administrativa, proposta no dia 6 de novembro de 2012.

 Na época foram detectadas inúmeras fraudes em processos licitatórios que levaram ao desvio de recursos públicos e por isso havia sido pedido o afastamento do então prefeito, Francisco Antônio Fonteles, da secretária de Ação Social e esposa dele, Maria do Socorro Dias Fonteles, e de outros servidores públicos envolvidos com o esquema, além de empresários. A partir da documentação apreendida e dos indícios de crimes constatados foram protocoladas as ações penais. As acusações são de crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de capitais, crimes de licitação e falsidade ideológica.

 Estão entre os denunciados nas quatro ações criminais o ex-prefeito Francisco Antônio Fonteles, a sua esposa e ex-secretária Maria do Socorro Dias Fonteles, o empresário Irineu Coutinho Aguiar Junior e Luíza Félix Aguiar (titulares da empresa Postos Rerius Combustíveis), a empresária Jana Cristina Fernandes Costa e Manoel Messias Porto Costa (titulares da empresa MM Empreendimentos), o empresário Raniere Rodrigues de Morais (titular da empresa Safira Empreendimentos), o empresário Marcos Douglas de Souza Lima (titular da empresa - M. Douglas de Souza Lima), empresário Geovanio Falcão Franklin Fonseca (titular da empresa GFF Fonseca); a empresária Lizandra Gomes Leite (titular Futura Comércio e Serviços/SS Ltda), os empresários Honório da Silva Ponte  e Honório da Silva Ponte Filho, a servidora e ex-membro da comissão de licitação Maria Jeovanira Matos Rodrigues, a servidora municipal Andrea Gomes Maciel e o ex-ordenador de despesas do município Francisco Irineu Bezerra Gomes.

* Com informações do MP/CE

Isso foi uma vergonha para o PT nacional e Ex. presidente Lula, que disse, se José Guimarães não fosse candidato ao senado o PT tinha candidatura própria, e assim Cid desmoraliza Lula e diz quem manda no ceará é ele e com isso, Luizianne lidera revolta contra indicação de Camilo Santana ao Governo Diretório estadual do Partido dos Trabalhadores marca reunião de emergência para avaliar proposta de Cid Gomes.

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br


Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza (PT). 

Luizianne Lins não ficou nada contente com a decisão de última hora que pós o deputado federal Camilo Santana como candidato do PT ao Governo do Estado do Ceará. A indicação do parlamentar foi definida durante uma reunião, na manhã deste sábado (28), entre o governador Cid Gomes e lideranças petistas. 

A ex-prefeita de Fortaleza, que defendeu em vários momentos uma candidatura própria do PT ao Executivo nas próximas eleições, tendo preferencialmente seu nome como representante, não perdeu tempo e já e estruturou um contra ataque à estratégia dos Ferreira Gomes. Luizianne convocou seus apoiadores e articulou, para às 18 h de hoje, uma reunião de emergência da Executiva cearense do Partido dos Trabalhadores. 

No encontro, os petistas decidirão se o partido aceita o lugar na chapa majoritária apresentada pelo PROS, abrindo mão da indicação de José Guimarães ao Senado Federal, ou se formula uma contraproposta para ser apreciada pelos partidos da base aliada.

O problema é que, por conta da convocação das Convenções Estaduais das duas legendas, marcadas para a manhã deste domingo (29), há pouco tempo para e reflexões e consultas sobre as vantagens e desvantagens de qualquer acordo.

PSC Ceará realiza Convenção Estadual e confirma apoio à candidatura de Eunício

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


O Partido Social Cristão (PSC) Ceará  vai disputar as eleições deste ano para deputado estadual e federal. Na Convenção Estadual realizada neste domingo (29), o presidente do partido Wellington Saboia destacou que vai disputar as eleições como candidato e a expectativa da sigla é de eleger quatro deputados nas eleições de outubro.
 
“O PSC se reforça cada vez mais. Nós queremos trabalhar com a expectativa de eleger 4 deputados estaduais baseado no trabalho que fizemos na eleição para vereador. Vamos dar continuidade a esse trabalho elegendo deputados estaduais para representar o partido na Assembleia Legislativa”, destacou Saboia.
 
Na ocasião, Wellington Saboia afirmou que a Executiva Estadual vai apoiar o candidato peemedebista Eunício Oliveira para Governador. “O presidente nacional do partido, Pastor Everaldo através de orientação partidária designou que nós da Executiva estadual do PSC  apoiasse a candidatura de Eunício Oliveira para governador do Ceará”, finalizou. (Colaboração Christina Herbster)

Camilo terá Zezinho Albuquerque como vice na disputa ao Governo

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br


Zezinho Albuquerque e Camilo Santana.  

Chegou ao fim o imbróglio político sobre quem concorrerá ao Governo do Ceará apoio com o apoio da base de Cid Gomes. Em reunião realizada na manhã deste sábado (25), no Palácio da Abolição, o diretório cearense do Partido dos Trabalhadores aceitou os argumentos do governador e concordou com a indicação do deputado Camilo Santana (PT) para a disputa ao comando do Executivo estadual. 

Pelo acordo, a chapa majoritária será composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PROS), como candidato a vice-governador e pelo deputado estadual Mauro Filho (PROS) concorrendo ao Senado Federal. José Guimarães, que seguiu até então como pré-candidato do PT ao Senado, consentiu em abrir mão da vaga a pedido da presidente Dilma Rousseff.

O vice-governador Domingos Filho (PROS), que também pleiteou sua candidatura ao Governo, será indicado ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. 

Todas as negociações ocorreram um dia antes da oficialização das candidaturas do PT e do PROS, que ocorrerão neste domingo (29), durante a Convenção Estadual das duas legendas, providencialmente marcadas para o mesmo horário e o mesmo local, às 9h, no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza

Tasso é confirmado como candidato ao Senado na chapa de Eunício Participação do líder tucano na coligação com o candidato peemedebista foi acordada neste domingo.

redacao@cearanews7.com.br
Eunício Oliveira e Tasso Jereissati 

O ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) concorrerá novamente ao Senado Federal pelo Ceará.  A presença do tucano na chapa de Eunício Oliveira foi confirmada na manhã deste domingo (29), momentos antes da Convenção Estadual do PMDB, que formaliza a candidatura do parlamentar ao Governo do Estado do Ceará. 

A participação do principal líder tucano cearense permaneceu uma incógnita até o momento, já que ele também foi cotado para a vaga de vice na campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Nesta segunda-feira (30) acontece a Convenção do PSDB  Ceará, onde será homologada a presença de Tasso na campanha eleitoral deste ano. 

Cid sacrificou todos de seu partido,mas não quis José Guimarães para o senado. Candidatura de Camilo Santana ao Governo é oficializada em Convenção Lista completa dos nomes que concorrerão pela coligação nas próximas eleições será divulgada apenas segunda-feira.

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.


Em evento conjunto, os diretórios cearenses do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizam, na manhã deste domingo (29), suas Convenções Estaduais, necessárias para a homologação das candidaturas que concorrerão nas eleições deste ano.

Um dia antes dos encontros, o nome indicado ao Governo do Estado, com o apoio dos partidos da base de apoio de Cid Gomes, ainda não havia sido definido. Tudo mudou radicalmente durante uma reunião, convocada às pressas pelo governador, onde PT concordou com a proposta de participar da chapa majoritária com o deputado estadual petista Camilo Santana concorrendo ao comando do Palácio da Abolição. Dessa forma, o partido teve que abrir mão da candidatura de José Guimarães ao Senado Federal, como vinha sendo planejado há meses. 

Poucas horas depois, Cid Gomes (PROS) e Camilo Santana (PT) entram no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza, carregados pelos braços de apoiadores. No palco, correligionários aguardavam para dar início aos discursos. Ciro Gomes, secretário da Saúde do Ceará, iniciou as falas, enaltecendo a aliança política formada. José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, que acabou abrindo mão da disputa ao Senado, referendou a escolha de Camilo e destacou a candidatura do PT como de grande importância também para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. 

O governador Cid Gomes, que desmaiou durante a Convenção do PDT realizada uma semana antes, por prevenção, preferiu falar ao público sentado. Antes de tudo, ele listou todos os pré-candidatos do PROS ao Governo, como Izolda Cela, Mauro Filho, Domingos Filhos e Zezinho Albuquerque, agradecendo a compreensão e colaboração de cada um. Logo depois, deu início a um discurso pesado contra a oposição fazendo questão de colocar a chapa apresentada como a verdadeira apoiadora de Dilma Rousseff.

Camilo Santana apresentou-se e agradeceu a sua escolha como representante dos aproximadamente 20 partidos que compõem a coligação. Em especial, o agora candidato ao Governo do Ceará demonstrou sua gratidão a José Guimarães, reconhecendo o sacrifício do correligionário. 

CHAPA AINDA PENDENTE
Mesmo com a realização da Convenção PT/PROS/PCdoB, dúvidas ainda permaneceram sobre o formato da chapa majoritário da coligação. Os nomes dos concorrentes às vagas de vice-governador e senador ainda não foram oficialmente divulgados. Sabe-se que Mauro Filho será indicado ao Senado Federal. Já o PCdoB deve indicar o vice de Camilo. A escolha está entre o senador Inácio Arruda e o deputado federal João Ananias. De acordo com a assessoria do PROS, a lista completa dos candidatos será anunciada apenas segunda-feira (30). 

27 de jun. de 2014

Secretários de Cid são fichas sujas e devem ser demitidos Renê Barreira e Otacílio Borges não podem ocupar os cargos, pois seus nomes constam da Lista do TCU com contas desaprovadas

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.

A relação do Tribunal de Contas da União (TCU), entregue nesta semana ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os nomes de gestores públicos fichas sujas, traz dois secretários do governador Cid Gomes: Renê Barreira, secretário da Ciência e Tecnologia, e Otacílio Borges, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura.

O governador Cid Gomes com a revelação da inclusão dois dois nomes de seus auxiliares na lista dos fichas sujas deve agora demiti-los de seus cargos seguindo a Constituição brasileira e cearense que proíbe que quem tem contas desaprovadas ocupe cargo público.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou em abril de 2012 a Lei da Ficha Limpa para cargos públicos estaduais. Com isso, os secretários citados não poderiamestar ocupando os referidos cargos.

Luizianne responsabiliza PT Ceará por aproximação entre Eunício e AécioSegundo Luizianne, o partido deveria ter se distanciado tanto de Eunício quanto Cid, lançando candidatura própria ao governo

Luzianne tem já uma posição é de vota em Eunício independente de seu partido.
Apesar de não ter comparecido a reunião do PT na manhã desta sexta-feira, 27, a ex-prefeita Luizianne Lins enviou nota em que condena preferência do partido em apoiar candidato de Cid Gomes (Pros). No documento, a petista responsabiliza ainda o PT Ceará pelaaproximação entre Eunício Oliveira (PMDB) e Aécio Neves (PSDB), em detrimento do palanque de Dilma Rousseff (PT) no Estado.

Já no fim do jogo PT joga para preteia ameaçando o PROS.

O PT Ceará realiza, hoje, uma reunião para começar a definir os caminhos que o partido irá tomar para as eleições de outubro. O PT vem pressionando o governador Cid Gomes (Pros) por uma indicação do pré-candidato ao governo do Estado o mais rápido possível. Segundo o presidente do PT Estadual, Diassis Diniz, a indicação do governador será definitivo para decidir os rumos do partido. O encontro acontece no hotel Romanos, em Messejana, às 9 horas. 

“Vamos conversar sobre qual o caminho que iremos tomar. Se iremos seguir com o Pros ou se iremos com o Eunício Oliveira do PMDB. 99,9% está definido pelo Pros, já que nacionalmente o diretório homologou manter nossa aliança com eles e acredito que aqui no Ceará seguiremos o mesmo caminho. V vamos esperar o cenário se definir”, declarou Diassis. 

PR confirma Roberto Pessoa para vice de Eunício e aguarda Tasso para o Senado

foto roberto pessoa pr
A convenção estadual do Partido da República ocorrerá na segunda-feira, a partir das 17 horas, no Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza).
Nesse encontro, será homologada a candidatura de Roberto Pessoa como candidato a vice-governador na chapa do senador Eunício Oliveira, que é o pré-candidato do PMDB ao Governo.
Neste sábado, pode sair a chapa completa envolvendo PR , PMDB e PSDB, de acordo com membros do Partido da República. Há dois nomes em avaliação para a vaga de senador: o tucano Tasso Jereissati e o vice-presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa.
Vamos nós – Há uma possibilidade do ex-deputado Tomás Figueiredo Filho ir para a vice de Eunício, enquanto Roberto Pessoa disputaria o Senado.
fonte blog Eliomar Lima

A politica tem dessas coisas, hora o cara é o melhor do mundo e outra hora o cara não presta! Ciro acusa oposição de "jogar pesado" em busca de apoios, com subornos e assédioEm entrevista, Ciro ainda questionou atuação de Eunício Oliveira, a quem classifica como "lambanceiro", como senador

OBS; esta matéria é umas das mais claras e verdadeiras de políticos que só pensam em si, assim é este grupo, quando o cara esta do seu lado são os melhores do mundo, mas quando não estão eles começam a criticar e o cara não presta mais. 
Grupos de oposição a Cid Gomes (Pros) estariam “jogando pesado”, com prática de suborno e assédio sobre partidos, na busca por apoios para a eleição deste ano. A acusação é do irmão de Cid e secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros). “Eu mesmo, que sou macaco velho no ramo, nunca vi um assédio tão pesado sobre companheiros de partidos emergentes”, diz.

Segundo Ciro, integrantes de legendas menores têm relatado diversos casos do tipo. “Acredito que de hoje até segunda-feira ninguém vai dormir. Todas as variáveis, infelizmente até variáveis de suborno, também, estão muito pesadas nessa eleição (...) estão indo me relatar em casa que o negócio em uma cobertura da Beira-Mar é jogar pesado”, disse.

"Lambanceiro"
As declarações foram feitas na última quarta-feira, 25, antes de reunião do Pros em Fortaleza. Na entrevista, Ciro chamou ainda questionou atuação de Eunício Oliveira, pré-candidato do PMDB, no Senado, acusando o ex-aliado de “nunca ter enviado um centavo em emenda para a segurança”. 

“Não será com conversa mole, nem muito menos com um lambanceiro como o Eunício, que parece biruta de aeroporto. Agora a notícia é que ele virou pro Aécio (pausa) Mas é uma ideologia comovente. O cara que até ontem queria o apoio do Cid”, disse.

Pelo visto, ânimos já esquentaram para a disputa deste ano. Nesta quinta-feira, Ivo e Ciro ainda usaram o Facebook para fazerem novos ataques ao até bem pouco tempo aliado peemedebista. A assessoria de imprensa de Eunício Oliveira afirma que o senador não irá se manifestar sobre qualquer um dos comentários.

Redação O POVO Online

26 de jun. de 2014

Assessores de Dilma afirmam que só depois “caiu a ficha”, mas ela ficou muito irritada com uma frase do Lula, durante a convenção nacional do PT, dia 21. Ao discursar, ele se definiu como “criador” e a chamou de “criatura”, como a novelista americana Mary Shelley batizou o “Dr. Frankstein” e sua criatura aterrorizante. Lula ainda disse que o governo é dele e de Dilma, ratificando acusação de adversários.
Amigos dizem que Lula não sabia da conotação negativa da expressão “criador e criatura”, assim como chama autoestima de “alta estima”.

PLANALTO TENTA REVERTER APOIO DO PTB A AÉCIO NEVES

Pegos de surpresa com a decisão do PTB de romper com a presidenta Dilma, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini entraram em campo para tentar reverter apoio da sigla ao tucano Aécio Neves para a Presidência. Procurado pelos ministros, o líder Jovair Arantes (PTB-GO) se reuniu ontem com bancada para buscar uma saída, mas concluiu que o leite foi derramado: já não adianta chorar.
A bancada do PTB vê “chance zero” de mudar a decisão na convenção na sexta (27), onde os delegados devem seguir a orientação da cúpula.
Deputados do PTB, que planejam manter apoio a Dilma, não poupam críticas ao presidente do partido, Benito Gama.

tem quem diga que Dilma pegou corda do governador. Sem PMDB, Dilma pode perder 1,5 milhão de votos no Ceará

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br


Com a quebra da aliança com o PMDB de Eunício Oliveira, pré-candidato ao Governo do Estado, a campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) poderá perder aproximadamente 1,5 milhão de votos no Ceará.  

O cálculo foi publicado pelo jornalista Felipe Patury, no site da revista Época e no portal G1. De acordo com o colunista, se o PT insistir em apoiar nome indicado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes ao Governo do Ceará e desprezar a candidatura de Eunício, Dilma ficará sem a metade dos votos que obteve no Estado na campanha passada, quando somou cerca de 3 milhões de eleitores. 

Quem poderá ganhar com a quebra da aliança é o PSDB de Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República, que já articula a coligação com o PMDB cearense.

O jogo só esta começando, e a oposição esta deixando tonto a situação, Indefinição sobre futuro de Tasso agita cenário político cearense Vaga na chapa de Eunício Oliveira pode ter ocupada por Luiz Pontes, Moroni Torgan ou Chiquinho Feitosa.

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.

Ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). 
O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, permanece indeciso sobre a escolha do nome indicado à vaga de vice-presidente em sua chapa. De acordo com o jornal O Globo, o líder tucano teria liberado Tasso Jereissati, um dos mais cotados para a disputa, para que o cearense fortalecesse a campanha do PSDB no nordeste, assumindo a vaga ao Senado Federal na chapa de Eunício Oliveira (PMDB).

Acontece que, na tarde desta quinta-feira (26), Aécio voltou atrás e decidiu manter o nome de Tasso na lista de onde sairá o nome de seu candidato a vice. Na mesma relação também estão o senador Aloysio Nunes Ferreira e da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie.

Mesmo com a saída de Tasso da disputa ao Senado, a aliança entre PSDB e PMDB para as próximas eleições permanece de pé. Com a ausência do ex-governador, a vaga na chapa poderá ser ocupada pelo presidente do diretório tucano no Ceará, Luiz Pontes. O partido Democratas, que pode compor o palanque de Eunício Oliveira, também tem interesse na candidatura lançando Moroni Torgan ou Chiquinho Feitosa.    
Por outro lado, caso Tasso considere montar sua campanha no Ceará, concorrendo à vaga de senador, já existe um nome apontado para ocupar a sua suplência. O mais cotado no momento é o do empresário cearense José Alberto Bardawil (PTC), proprietário da Rede União de TV.

25 de jun. de 2014

CARLOS CHAGAS A REJEIÇÃO É GERAL

Um estranho fenômeno vem marcando a copa do mundo, depois da partida inicial no Itaquerão: a fuga dos políticos. Não é apenas a presidente Dilma, que em seguida à vaia inicial decidiu ficar diante de seu aparelho de televisão. Os demais candidatos presidenciais também não aparecem. Governadores, nem pensar. Ministros, só bissextamente, por obrigação, como o das Relações Exteriores para acompanhar o príncipe Henry, ou o dos Esportes, por sua própria razão de ser. Pior ficam as ausências quando se trata do Congresso. Nem presidentes da Câmara e do Senado, nem dirigentes dos partidos ou líderes da maioria e minoria. Todos fogem dos estádios como o diabo da cruz, com medo das vaias.
Se algum político desmentir essa conclusão, provando ter comparecido, basta indagar com que disfarce ele esteve presente: bigodes falsos ou peruca?
Logo depois da copa do mundo de 1950, com o Maracanã aberto ao povão por conta do baixo preço dos ingressos, o presidente Getúlio Vargas compareceu a um fla-flu de no mínimo cem mil torcedores. Anunciada sua presença pelos alto-falantes, ninguém vaiou, mas poucos aplaudiram. Atrás dele estava o prefeito do Rio, Angelo Mendes de Moraes, por sinal o construtor do maior estádio do mundo. Fiado em que seria aplaudido, mandou o locutor oficial registrar seu nome. Seguiu-se a primeira das centenas de milhares de vaias que marcam os campos de futebol: a multidão em peso gritou por muitos minutos: “água! Água!”, uma referência explosiva a uma das maiores mazelas da cidade maravilhosa, a falta da própria.
Nas décadas seguintes, Juscelino comparecia, mas nada de querer seu nome anunciado. No período militar, só Garrastazu Médici gostava de futebol, mas ia escondido, numa das cabines destinadas aos narradores do rádio. Isso até a conquista da copa pelo Brasil, em 1970, no México. Na véspera, o general reuniu a imprensa , alertada para não fazer perguntas políticas, só esportivas. Um puxa-saco indagou se ele arriscaria um palpite e veio a resposta: “Brasil, quatro a um”. Faltando dez minutos para o encerramento, ganhávamos de três a um, com o país dividido de alto a baixo. Quando o Pelé pegava na bola, metade da população colada nos aparelhos de televisão gritava “mais um, mais um”, enquanto a outra metade exortava o craque a chutar para trás ou para a lateral. Pois não é que depois de driblar um monte de italianos ele passa para Carlos Alberto, que vinha desabalado e consagrou a previsão do ditador! Dali por diante, Médici mandava anunciar sua chegada na tribuna de honra e, durante meses, era aplaudido de pé nas arquibancadas e na geral, do povão. Claro que durou pouco aquela ilusão, mas como foi difícil de aguentar…
Esses episódios se recordam porque agora tudo mudou. É o povo, elitizado ou não, segundo comentário do ministro Gilberto Carvalho, que manifesta seu repúdio a qualquer tipo de autoridade, começando pela presidente da República. Nos estádios e fora dos estádios, como ainda se viu dois dias atrás no Amapá. Os políticos estão certos quando preferem assistir os jogos pela televisão…

PSB OFICIALIZA NOME DE CAMPOS E MARINA NO PRÓXIMO SÁBADO

(Foto:Dida Sampaio/AE)
Slogam da dupla será “Coragem para mudar” (Foto:Dida Sampaio/AE)
O PSB oficializará no próximo sábado (28) a candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Marina Silva também será anunciada como vice na chapa de Campos. O partido estima que 1.200 militantes participem da cerimônia em Brasília.
O slogan da campanha eleitoral da dupla deve ser “Coragem para mudar”. “Os discursos terão o tom da mudança, de um partido de oposição que quer mudar (o país)”, destacou o coordenador da campanha, Carlos Siqueira.
Siqueira também destacou que Campos vai assumir um discurso forte de oposição ao governo Dilma Rousseff, ressaltando que as mudanças dos últimos anos foram insuficientes para o país continuar crescendo. No entanto, o pernambucano evitará confrontos pessoais, especialmente com o ex-presidente Lula, como já tem feito em suas falas públicas.

PT tem um preço de ouro para seus aliados. PP ‘RACHA’ PARA APOIAR DILMA E CONVENÇÃO PODE ACABAR NA JUSTIÇA PRESIDENTE DO PP, CIRO NOGUEIRA SUSPENDEU CONVENÇÃO TUMULTUADA

Presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Foto: Agência Senado
Presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Foto: Agência Senado
Brasília - Enquanto os dissidentes protestavam e anunciavam a possibilidade de judicializar a convenção do PP, o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), reuniu a Comissão Executiva a portas fechadas em seu gabinete no Senado e sacramentou o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Ficou definido o apoio à presidente. Dois diretórios apenas se rebelaram, são 27″, anunciou Nogueira aos jornalistas. Mais cedo, a convenção nacional da legenda terminou em tumulto, após a aprovação relâmpago de uma resolução conferindo à executiva nacional a decisão sobre a aliança de âmbito nacional.
Em um clima tenso onde parte dos convencionais pregaram a aprovação de uma resolução de neutralidade para a sucessão presidencial, Nogueira colocou nesta quarta-feira em votação uma resolução delegando à Executiva Nacional a decisão sobre a aliança na esfera nacional. Em meio a gritos, protestos acalorados e nervos exaltados, o senador declarou aprovada a resolução. Os dissidentes disseram que a decisão não tem legitimidade. “As pessoas não querem ouvir a maioria e sempre ouvimos democraticamente a todos. São 27 diretórios e apenas dois se rebelaram de forma inadequada. A maioria quer o apoio à presidente. Já está sacramentado o apoio”, afirmou Nogueira.
A senadora Ana Amélia, candidata ao governo do Rio Grande do Sul, foi uma das que liderou o movimento pela aprovação da neutralidade. Ela deixou o auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, afirmando que o grupo vai estudar formas de impugnar a convenção. “A senadora Ana Amélia não é a única membro da convenção”, reagiu o presidente do PP.
Em nota publicada nesta quarta-feira, 25, na página do PP na internet, o partido anunciou, oficialmente, o apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Enquanto os dissidentes protestavam contra a resolução, o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), fez uma breve reunião da executiva, que deliberou em favor da coligação com o PT. “O Partido Progressista segue coeso e caminha de forma coerente com sua proposta de continuar contribuindo para o desenvolvimento do país”, diz o comunicado.
O texto da agremiação diz que a maioria decidiu que fará composições regionais, independentemente da coalizão nacional. Na nota, Nogueira ressalta “que a decisão foi tomada em comum acordo com a maioria e que a discordância de dois diretórios estaduais (MG e RS) faz parte do processo democrático”.
O evento desta quarta-feira foi marcado pela divergência entre os que pregavam a manutenção do acordo com o governo Dilma e os que defendiam a aprovação de uma decisão pondo o PP na neutralidade na sucessão presidencial. A proposta de neutralidade e a candidatura própria do deputado Jair Bolsonaro (RJ) a presidente da República não entraram em votação, para a revolta dos dissidentes. O grupo estuda uma forma de impugnar a convenção.

Quanto vale um partido? Tudo pelo um emprego,Esposa de presidente do PV assume cargo no governo e "apazigua" opositores de CidApesar de agora fazer parte da gestão, o partido ainda possui um dos mais ativos opositores na Assembleia. Base vai a 23 partidos

Será empossada nesta quinta-feira, às 9h, como presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam) a economista Virgínia Carvalho. Esposa do presidente do PV no Estado, Marcelo Silva, a indicada simboliza reaproximação entre o partido e o governo Cid Gomes (Pros). Apesar de agora fazer parte da gestão, a legenda possui um dos mais ativos opositores do governo na Assembleia, o deputado Roberto Mesquita.

A aproximação entre PV e Cid já havia sido antecipada pelo O POVO no início deste mês. Com a adesão dos verdes entre o arco de aliança do Estado, base de Cid Gomes ganha corpo e chega a 23 partidos. Grupo de aliados pode crescer ainda mais, com possível adesão do PRB ao bloco.

Mesquita segue opositor  
Mesmo com a adesão do PV ao governo, Roberto Mesquita já afirmou que não deverá alterar sua atuação como opositor de Cid. “É uma promiscuidade a existência de mais de 30 partidos que não respeitam ideologia, não respeitam história e nem mandatos, nada”, disse o deputado na Assembleia, logo após divulgação da possível aliança entre PV e Pros. 

Todos já sabiam que Eunício não se curvava diante do governo,Eunício comunicou a Temer e a ministro do PT aliança com PSDB no CESem acordo para manter a aliança com Pros e PT, o PMDB pode abrir o palanque para partidos adversários de Dilma Rousseff

O senador Eunício Oliveira, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, teria comunicado, na terça-feira, 24, ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e ao presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, que o partido abrirá o palanque para o PSDB no Ceará. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, nesta quarta-feira, 25. 

Segundo Lucena, a alegação do PMDB para se unir ao rival histórico do PT é de que o partido fez articulações no Ceará “excluindo o PMDB”. Diante disso, “só caberia a alternativa de coligar com os possíveis adversários do PT”, afirmou Gaudêncio. 


Nesta quarta-feira, o PMDB articula reunião com possíveis aliados políticos, dentre eles PR e PSDB. Os partidos da base aliada do governador Cid Gomes (Pros), inclusive o PT, também têm encontro marcado para hoje. Segundo Lucena, o anúncio oficial das alianças que o PMDB fará no Ceará deve ser divulgado até sexta-feira, 27. 

O POVO Online entrou em contato com o PT Ceará, mas o presidente do partido, De Assis Diniz, estava em reunião até a publicação da matéria.

Heitor denuncia prejuízo de até R$ 20 milhões em leilão de Hilux do Ronda

O deputado Heitor Férrer (PDT) criticou nesta quarta-feira, 25, prejuízo de R$ 20 milhões no leilão de 66 carcaças de Hilux do programa Ronda do Quarteirão. Segundo o pedetista, as viaturas antigas serão leiloadas por apenas cerca de R$ 1,7 milhão, apesar de terem custado R$ 22 milhões em compra e manutenção.

“Cada carro deste custa R$ 178 mil. Só em manutenção preventiva e corretiva foi gasto mais de R$ 1 milhão por ano. Agora, os carros que custaram R$ 22 milhões ao longo dos anos ao Estado são leiloados por pouco mais de R$ 1 milhão”, salientou Heitor Férrer. Segundo o deputado, o prejuízo demonstra “grande equívoco” do governo na concepção do programa.

“Foi um grande erro de o Governo ter o entendimento de que se combateria a violência no Ceará com carros luxuosos e não com o combate à droga e o tratamento aos dependentes químicos. Apostou que os carros luxuosos iriam inibir os traficantes de drogas, evitar os crimes de latrocínio, e nada disso redundou em sucesso”, pontuou o deputado.


“Problema macro”

Em resposta, o líder do governo na Assembleia, Dr. Sarto (Pros), afirmou que as 66 viaturas leiloadas já foram utilizadas por longo prazo, perdendo a garantia após rodarem mais de 500 mil km. Sobre as críticas de Heitor, ele ressaltou investimentos do governo na Segurança. 

“Já estão trabalhando 936 novos policiais militares e foram entregues 50 novas delegacias nesta gestão. É claro que os índices são cruéis e o próprio governador reconhece isso, mas a questão da segurança pública é um problema macro”, destacou Sarto.

Redação O POVO Online
com informações da AL-CE