Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : setembro 2014

30 de set. de 2014

DIÁRIO DO PODER Verdes Mares descumpre decisão do TRE e veicula inserções de Camilo Coligação de Eunício afirma que emissoras cearenses estão favorecendo candidato petista.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Fonte: Coluna de Cláudio Humberto/Diário do Poder. 

Segundo o advogado da coligação “Ceará de todos” – de Eunício Oliveira (PMDB), Vicente Aquino, a coligação “Para o Ceará seguir mudando”, de Camilo Santana (PT), perdeu tempo de televisão e rádio e direito à divulgação de inserções comerciais por ter usado, em diversas ocasiões ao longo da campanha eleitoral, o tempo destinado aos candidatos proporcionais (deputados estaduais e federais) para promover a plataforma de Governo do candidato majoritário. 

“Camilo Santana invadiu indevidamente o programa [dos proporcionais] e, quando isso acontece, a Legislação prevê uma punição, que é a suspensão da propaganda e a perda do tempo equivalente no programa majoritário. A coligação ‘Ceará de todos’ se sentiu injustiçada e entrou com representação contra Camilo e sua coligação. O Tribunal Regional Eleitoral reconheceu isso e julgou procedente, por unanimidade, confirmando que houve essa invasão indevida. Com isso, muito tempo foi perdido, assim como muitas inserções”, explicou Aquino.

Além da Verdes Mares, citada por Cláudio Humberto, o advogado afirma que outras emissoras, como a TV Cidade e a TV Jangadeiro também não respeitaram a suspensão das inserções. “Nós encontramos resistência das emissoras de televisão em cumprir rigorosamente essa resolução do TRE. Muitas delas, não só não cumpriram a decisão à contento, como ainda liberaram inserções a mais do que Camilo teria direito, se não tivesse perdido o tempo”. 

Por entender que houve um favorecimento ao candidato petista, Vicente Aquino informou que a coligação requererá punição para as emissoras. “Já comunicamos ao Tribunal, já comunicamos oficialmente o descumprimento dessas ordens da Justiça Eleitoral. Houve um favorecimento, um uso indevido dos meios de comunicação pelo Sr. Camilo Santana e um abuso por parte das emissoras”, finalizou o advogado.

DIÁRIO DO CANDIDATO Lideranças evangélicas declaram apoio a Eunício Oliveira e Tasso Jereissati

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br





A Ordem dos Pastores Evangélicos do Estado do Ceará (Ormece) reuniu representantes e fiéis para anunciar apoio às candidaturas de Eunício Oliveira (governador) e Tasso Jereissati (senador) nesta segunda-feira (29). As lideranças pediram um Estado que respeite a vida, seja conduzido sob princípios éticos e com amor ao próximo.
Com a presença do presidente da entidade, pastor Francisco Paixão, e de outros líderes, como os pastores Max de Castro, Lauredano, Tourinho Filho, Glauco Barreira e do presbítero Ednilton Soares, a Ormece apresentou a Eunício e Tasso suas ideias para uma sociedade mais humana e igualitária. O pilar dessas ideais, conforme ressaltaram os pastores, é a defesa intransigente da vida e da ética na política.
Após a acolhida feita pelo Pastor Maurinho, coube ao Pastor Glauco Barreira proferir uma mensagem de defesa da participação da igreja na vida política. Segundo ele, princípios básicos do nosso cotidiano, como o constitucionalismo, a separação de poderes a defesa da dignidade humana foram forjados no exercício da fé cristã.
“O cristianismo faz homens libertos. Não queremos um estado confessional, mas também não podemos admitir que o homem seja desfigurado em sua essência”, defendeu.
O pastor Francisco Paixão leu uma carta de princípios, aprovada por todos os integrantes da Ormece, direcionada a Eunício e Tasso. Para a entidade, o eleitor tem o direito de conhecer seus candidatos e de votar conforme sua consciência, sem se submeter a qualquer tipo de cabresto.
“Queremos nos posicionar ao lado da verdade e da justiça, com respeito à vida humana em todas as suas faces”, declarou, destacando o desejo da entidade de manter uma parceria com o Estado.
Ao agradecer o apoio recebido pela Ormece, Eunício reafirmou seu compromisso com o combate à corrupção, enaltecendo a emenda de sua autoria que ampliou os efeitos da Lei da Ficha Limpa, que passou a valer para todos os ocupantes de cargos públicos, e não apenas os eletivos. Ele destacou que sua vida pública sempre foi pautada pela busca da qualidade de vida dos cearenses, assim como também está marcada a trajetória de seu companheiro de chapa, Tasso.
Eunício ressaltou ainda que, no governo, pretende firmar parcerias com as igrejas com o objetivo de garantir tratamento de saúde e conforto espiritual para as pessoas que vivem o drama das drogas. “Vou precisar muito de vocês, para que possamos cuidar desses homens e mulheres, incluindo os jovens que deveriam estar na escola pública e não estão. São 500 mil os jovens cearenses que não estudam e nem trabalham”, lembrou.
Juntos pela vida
 O candidato citou a proposta de criação da Rede Juntos Pela Vida, uma ação que vai unir secretarias estaduais, igrejas e voluntários para dar uma nova chance a quem mergulhou na violência e nas drogas. Segundo Eunício, 90% das cidades cearenses convivem com o drama. Ao mesmo tempo em que irá oferecer o tratamento, Eunício pretende iniciar um intenso combate ao tráfico de drogas, inclusive operações envolvendo um trabalho planejado e articulado com outros estados.
Tasso também destacou seu compromisso de combater firmemente a corrupção, exercendo um mandato com princípios absolutamente éticos, com fidelidade ao povo cearense, amor a Deus e ao próximo. Hoje candidato ao Senado, Tasso foi um dos maiores apoiadores de iniciativas da sociedade civil em apoio ao tratamento da dependência química, quando teve a oportunidade de gerir o Estado por três mandatos, ação hoje esquecida pela atual gestão.
Priscila Costa, representante do movimento estadual Força Jovem, demonstrou sua alegria de ver candidatos comprometidos com a juventude e com a luta contra a dependência química. Líder do Instituto Farol Força Jovem, que acolhe e restabelece gratuitamente moradores de rua atingidos pelo drama das drogas, ela testemunhou: “as pessoas entram de uma forma e saem de outra, e isso me mostra que a igreja é o mais poderoso agente de transformação social”, defendeu.
Festa dos Arcanjos
 No início da noite, Eunício participou da Festa dos Arcanjos, evento promovido pela Comunidade Shalom e realizado pela Rádio Shalom 690 AM para celebrar o dia dedicado, segundo a Igreja Católica, aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Devido à grande veneração do povo católico aos arcanjos, uma multidão reuniu-se diante do altar campal montado nas dependências do Condomínio Espiritual Uirapuru.
Ao lado da futura primeira dama, Mônica Oliveira, do presidente da Câmara Municipal e candidato a deputado estadual Walter Cavalcante, do também vereador de Fortaleza, Vitor Valim, candidato a deputado federal, Eunício assistiu aos shows e integrou a assembleia da missa presidida pelo padre Antônio Furtado. O religioso, inclusive, fez questão de enaltecer a presença das três autoridades, rezando para que seu trabalho seja profícuo na busca do bem comum.
 
* Com informações da coligação "Ceará de Todos"

O vídeo verdadeiro - Lula pedindo voto para Padre Ton 13 - Pra fazer diferente! DEU NO O GLOBO Em vídeo falso, Lula aparece pedindo votos para Camilo Assessoria do ex-presidente nega veracidade do depoimento e questiona envolvimento do PT cearense na fraude.



Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br



Um vídeo que circula no YouTube mostra o ex-presidente Lula pedindo votos a Camilo Santana, que concorre ao governo do Ceará, pelo PT. Pela lógica política, nada errado. Lula e Camilo são petistas e seria natural que o ex-presidente gravasse uma mensagem de apoio ao companheiro de partido. No entanto, o filme de 39 segundos é uma montagem. Lula não fez a gravação porque havia acertado com Camilo e com o seu adversário, o senador Eunício Oliveira (PMDB), que ficaria neutro nas eleições no estado, já que Eunício foi seu ministro. No vídeo, aparece a voz de Lula falando duas vezes o nome “Camilo Santana”. Só que não é Lula e sim uma imitação.

“Meus amigos e minhas amigas. Camilo Santana é a grande novidade desta eleição para governador. Ele ajudou a resolver muitos problemas como deputado estadual. Pelo seu passado e pela competência que tem, tem tudo para ser um grande governador. Em 5 de outubro, vote 13, vote Camilo Santana”, diz a mensagem.

Segundo a assessoria do ex-presidente Lula, a voz de Lula foi “adulterada” quando é falado o nome do candidato do PT e que o ex-presidente não gravou nenhum vídeo para Camilo. A assessoria diz que entrou em contato com o PT cearense que afirmou que não é responsável pelo material e que determinaria a retirada do vídeo do YouTube.

VÍDEO ORIGINAL
Veja abaixo a produção original que serviu como base para a fraude, onde o ex-presidente Lula declara apoio à candidatura de Padre Ton (PT), que concorre ao Governo do Estado de Rondônia. 

* Com informações do O Globo

Escândalo dos Banheirios – Justiça suspende programa de Eunício que vinculava Camilo ao caso.

camiloeuy
“Atendendo pedido da coligação de Camilo Santana (PT), a Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 29, programa de Eunício Oliveira (PMDB) que vinculava o petista ao “Escândalo dos Banheiros”. Em sua decisão, o juiz auxiliar da Propaganda Eleitoral no Ceará, Antônio Sales de Oliveira, conclui que foram utilizados “meios publicitários para criar artificialmente juízo de valor negativo” ao candidato.
“Assisti à mídia acostada aos autos e verifiquei que os Representados (coligação de Eunício), conquanto relatam fatos noticiados na imprensa, eximiram-se de esclarecer que o Sr. Camilo Santana assumira a pasta após liberação dos recursos investigados”, diz a decisão. Segundo ela, coligação do PMDB deve suspender imediatamente a veiculação do programa. Caso desrespeite a medida, candidatura do peemedebista levará multa de 5.000 Ufir (cerca de R$ 5,3 mil) por veiculação. No pedido original, no entanto, coligação de Camilo pedia multa diária quase dez vezes maior, de R$ 50 mil.
A candidatura de Eunício ainda pode recorrer da decisão. O POVO procurou a assessoria de imprensa da coligação do PMDB para comentar o caso, mas ainda não obteve resposta.
Escândalo dos Banheiros
Nos últimos dias, programas de Eunício na televisão têm investido na associação de Camilo Santana com o Escândalo dos Banheiros – esquema revelado pelo O POVO que desviava verbas para a construção de kits sanitários no interior. Na época que o caso veio à tona, o petista era secretário de Cidades do governo.
Em sua defesa, Camilo tem utilizado seu tempo do horário eleitoral para afirmar que o esquema era anterior à sua gestão. Ele destaca ainda que os principais beneficiados pela medida seriam o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, e o deputado Téo Menezes (DEM), hoje aliados de Eunício na disputa eleitoral.”
(O POVO Online)

Os PTistas que não são CIDistas, e não apoiam Camilo. Luizianne faz campanha na terra dos Ferreira Gomes

luzinene
Os PTistas que não são CIDistas, e não apoiam Camilo.
A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, candidata a deputada federal pelo PT, pediu votos, nesta semana, em Sobral (Zona Norte), a terra dos Ferreira Gomes. Ali, na segunda-feira, Luizianne se reuniu com grupo de petistas que toca sua campanha na cidade, expôs suas propostas e saiu feliz com a receptividade de populares.
Luizianne até posou no cartão postal mais conhecido de Sobral; o Arco de Nossa Senhora.

DEVASSA CEARENSE Desembargadores cearenses podem ser afastados por venda de sentenças Conselho Nacional de Justiça investiga fortes indícios contra dois desembargadores, além de juízes e advogados.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Foto: Blog do Mino. 
A corregedora do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), ministra Nancy Aldrighi, passou toda a última semana no Ceará. Aqui, deflagrou uma operação para investigar a venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Estado. 

De acordo com com o “Blog do Mino”, há fortes indícios contra dois desembargadores e também a participação de juízes e advogados. 

A corregedora levou para apurar essas fraudes dez juízes de Brasília. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Gerardo Brígido, declarou que sua posição é colaborar para moralizar o Judiciário do Ceará. 

Nos bastidores do CNJ é dado como certa a punição de desembargadores que agiam para beneficiar até mesmo traficantes em plantões de fins de semana.

Fonte: Blog do Mino.

29 de set. de 2014

AMEAÇADO Reno Ximenes denuncia enriquecimento de grupo nas gestões Ferreira Gomes

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Advogado Reno Ximenes (PPS). 
O advogado Reno Ximenes (PPS), que fez parte do restrito círculo de confiança de Cid Gomes, mas que recentemente tomou sentido contrário ao do governador ao apoiar a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo e de Tasso Jereissate (PSDB) ao Senado, veio a público, por meio de seu perfil no Facebook, para denunciar as ameaças que ele alega estar sofrendo nos últimos dias.

Em uma carta aberta, o professor de direito da UVA e da UFC, que já foi consultor jurídico da Câmara Municipal de Fortaleza, Procurador Geral do Município de Sobral, Procurador Chefe Federal no DNOCS, Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão no primeiro Governo Cid Gomes, Procurador Geral da Assembleia Legislativa na gestão sob a presidência de Roberto Cláudio e atua como assessor jurídico e institucional da presidência da Assembleia, alega que a coação vem sendo praticada por “bajuladores e bandidos” que atuam dentro do Governo do Estado, relacionados ao grupo dos Ferreira Gomes, que, segundo ele, enriqueceram às custas dos cargos ocupados no poder público, possuindo hoje um patrimônio que não condiz com os salários recebidos.

Leia a íntegra do desabafo assinado pelo ex-aliado do governador Cid Gomes.

Carta Aberta

“Estou recebendo ameaças por parte de bajuladores e bandidos, que atuam dentro das gestões que envolvem o grupo político dos Ferreira Gomes, e, hoje possuem um patrimônio milionário às custas do poder público, discrepante de seus irrisórios salários.

Registro, por enquanto, acreditar não ter a ciência ou autorização dos irmãos tal terrorismo, mas de qualquer sorte, afirmo, a manutenção firme das minhas convicções.

Mas por uma questão de proteção a mim e a minha família, declaro em público e responsabilizo esses partidários subjugados, os quais não respeitam a opção livre e democrática de escolhas, e, vivem como escravos mentais, submissos e curvados à arrogância, sem sequer, possuir a capacidade de pensar ou contestar.

Atualmente, na política sou filiado ao PPS, e, só ao meu partido, devo respeito e fidelidade, no caso, está apoiando Tasso para o Senado e Eunicio, para o Governo.

Na minha vida nada foi fácil. E não será nenhum dejeto ou grupo de escória social, que impedirá eu exercer minha livre reflexão e cidadania.

Respeito todas as candidaturas e todas as escolhas, e, fundamentalmente, à liberdade e o exercício da atividade política - que faço desde os 15 anos - com dignidade, tenacidade e talento.

Em respeito a hombridade pública não citarei fatos ou pessoas, pois seria um hecatombe nesse período eleitoral. Aguardarei, esse tempo passar, mas a história logo chegará para desmascarar a hipocrisia falso-moralista tão irradiada em nome da verdade”.
Reno Ximenes
(via Facebook)

Marina diz que vai priorizar Nordeste o povo têm que despertar para a verdade e não para a mentirar.


Durante a entrevista coletiva que concede em Caruaru, a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, disse que vai priorizar Nordeste e recuperação da Petrobras.
“O atual governo não cumpre o que prometeu ao Nordeste Brasileiro. No nosso governo, temos o compromisso com a região. Falta planejamento no atual governo e vamos dar prioridade ao Nordeste. A presidente Dilma sempre que alguma coisa dá certo, diz que mérito é dela, mas quando algo dá errado, joga a culpa para os prefeitos e ministros. Temos o compromisso de fazer com que a empresa volte a crescer e assumimos que as diretorias da Petrobras não ficarão sujeitas a lógica fisiológica dos partidos. Vamos priorizar a questão da competência, ética e probidade. Eduardo dizia que Dilma iria entregar o Brasil pior que encontrou e isso vai ser em várias áreas”, disse.

Marina entra no segundo turno forte com o apoio do PSDB. ''Dilma arrebentou tudo ao mesmo tempo'', diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a ironizar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) nesta segunda-feira (29). Em Fortaleza, o político falou para uma platéia de empresários e pediu votos para Aécio Neves (PSDB), enquanto criticou a atual presidente. 'Ela [Dilma] merece o Prêmio Nobel de Economia, pois conseguiu arrebentar tudo ao mesmo tempo. Isso é muito díficil de fazer em economia', disse FHC.
Durante sua fala, o ex-presidente também indicou que já está perdendo as esperanças sobre uma vitória do candidato tucano. 'Se fosse pelas qualidades, ele iria, mas a máquina federal está muito organizada para reeleger a presidente e o apelo de Marina é forte', destacou FHC, mostrando que para ele as chances de Aécio passar ao segundo turno já começam a ficar pequenas.
FHC ainda criticou a passagem de Dilma na ONU (Organização das Nações Unidas) na semana passada e seu posicionamento em relação Estado Islâmico. Além disso ele também falou sobre a corrupção no País. 'Temos de abrir o jogo da corrupção, mas a crise política é muito maior que as dificuldades econômicas. A dificuldade econômica é mais fácil de resolver que a crise política', concluiu. (Do Portal BR 247)

Vox Populi: Dilma, 40%; Marina, 24%, Aécio, 18%

:
A seis dias da eleição, a nova pesquisa de intenção de voto do Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira 29, mostra um cenário de possível segundo turno entre a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e a candidata do PSB, Marina Silva. Isso porque a ex-senadora teve uma leve recuperação e diminuiu para 16 pontos a diferença entre ela e a petista. De acordo com o levantamento, Dilma tem 40%, Marina agora alcança 24% e Aécio possui outros 18%.
Em comparação com a consulta anterior, feita em 23 de setembroDilma permanece com os mesmos 40%, Marina Silva sobe dois pontos percentuais, já que antes estava com 22%, e Aécio cresce um ponto. Com isso, ao contrário do que apontou o último levantamento, a presidenta não venceria no 1º turno. Além dos candidatos principais, aparecem com 1% o candidato do PSC, Pastor Everaldo, e a candidata do PSOL, Luciana Genro. O número de brancos e nulos chega a 6%. Já os indecisos representam 11%.
Em um eventual segundo turno, a situação é igual ao do último levantamento. Dilma venceria Marina Silva com os mesmos 46% a 39%. Na outra simulação, a candidata do PT tem 48% e o representante tucano possui 38% da preferência do eleitorado.
A consulta, encomendada pela TV Record, foi feita com base em entrevistas com 2000 eleitores, entre os dias 27 e 28 de setembro, em 147 cidades do País. A margem de erro é de xx pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR - 00888/2014.   (Carta Capital)
 Escrito por Magno Martins,

Tem um ditado popular. Quanto mais mentiroso, o povo acredita. Lembram desta politica! Quem é que eu solto Jesus ou o Ladrão! Resposta do povo? então sempre vamos escolher! o ... PARA BANCAR DILMA PRESTES A DEIXAR CADEIA, COSTA LIGOU PALOCCI AO PETROLÃO EX-DIRETOR CONFIRMA PEDIDO DE GRANA DO PETROLÃO PARA CAMPANHA DE DILMA

Dilma Rousseff cumprimenta Antonio Palocci, ainda ministro, e José Sarney (Foto: EBC)
Dilma Rousseff cumprimenta Antonio Palocci, ainda ministro, e José Sarney (Foto: EBC)
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa deve sair ainda nesta segunda-feira da prisão, no Paraná. Segundo revelações da revista Veja, Costa afirmou ao Ministério Público e à Polícia Federal que o então ministro da Fazenda do governo Lula, Antonio Palocci, lhe pediu R$ 2 milhões para a campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, também estaria envolvido no esquema. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Federal encontrou em computadores de pessoas ligadas ao doleiro Alberto Youssef mensagens que apontam para a participação do tesoureiro como mediador de contatos entre operadores do doleiro e o fundo de pensão dos empregados da Petrobras, o Petros.
Youssef e Roberto Costa são dois dos principais acusados de operarem um esquema de desvio de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, movimentou ilegalmente R$ 10 bilhões. Ambos foram pegos na Operação Lava Jato e estão presos no Paraná.
A saída de Costa neste momento demonstra que as informações de sua delação premiada se confirmam até este momento.
A CPMI da Petrobras recebeu na manhã de hoje dois requerimentos da oposição para a convocação de Palocci e Vaccari Neto. Os requerimentos ainda não têm data para serem analisados. A próxima reunião da CPI mista é dia 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições, para oitiva de Meire Poza, contadora de Youssef.  fonte Diário do Poder

PEÇAS NO TABULEIRO Prefeito de Quixadá confirma apoio a Eunício Oliveira em virada de palanque

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O prefeito de Quixadá, João Hudson (PRB), também conhecido como João da Sapataria, aderiu formalmente à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Ceará, abandonando a campanha de Camilo Santana (PT).

A adesão ocorreu no último sábado (27), durante comício realizado na cidade de Tauá, na região dos Inhamuns.

Segundo Hudson, Eunício tem o melhor projeto para governar o Ceará e conhece de perto as dificuldades dos cearenses, sobretudo dos sertanejos, que estão sendo castigados com uma seca que já perdura desde 2012.

* Com informações da coligação “Ceará de Todos”

FACEBOOK Justiça Eleitoral dá 18 direitos de reposta a Eunício Oliveira em perfil de Ciro Gomes


Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao Governo do Estado do Ceará, ganhou na Justiça o direto de reposta por publicações feitas contra ele pelo secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), na comunidade virtual Facebook. A liminar foi concedida pelo juiz Calor Henrique Oliveira, responsável pela Coordenação de Propaganda Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE). 

De acordo com a representação Nº 257264, publicada no mural eletrônico do TRE/CE, Ciro será notificado sobre a decisão e deverá remover de seu perfil pessoal as postagens consideradas irregulares contra o candidato da Coligação “Ceará de Todos”. O secretário também deverá conceder espaço para a publicação do direito de resposta a Eunício. 

 “O direito de resposta deverá ser exercido por meio de divulgação no mesmo veículo, espaços, página eletrônica, tamanhos e caracteres, em até 48h (quarenta e oito horas) após a entrega da mídia física, consoante registrado em sentença, ficando a cargo do demandado (ofensor) a inserção da resposta em sua página eletrônica relacionada ao Facebook, tendo também ficado consignado em decisão que a "resposta deve, necessariamente, estar relacionada exclusivamente ao esclarecimento da ofensa proferida, não se admitindo a utilização do direito ora reconhecido como mera realização de propaganda sem qualquer relação com a ofensa ou ao proferimento de contra-ataques ao ofensor", determina o despacho do juiz eleitoral.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará, o secretário, até o momento, não recebeu qualquer notificação sobre a determinação judicial, portanto, não haveria nada a declarar. 

Confira o despacho do juiz Carlos Henrique Oliveira (TRE/CE)

Não leu na cartilha já sabem! ANTONIO CARLOS Candidato de Luizianne denuncia nova 'censura' na TV e no rádio

Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br



Faltando apenas seis dias para a eleição de 5 de outubro, o candidato a deputado estadual Antonio Carlos (PT) ainda não teve nenhuma inserção eleitoral veiculada na TV ou no rádio. As inserções são as propagandas exibidas fora do Programa Eleitoral Gratuito. 

O candidato, que é aliado de Luizianne, diz que vem sofrendo "a mesma perseguição imposta à ex-prefeita", que também "teve sua propaganda como candidata a deputada federal censurada pela coligação comandada pelos Ferreira Gomes no início de sua campanha". No vídeo supostamente censurado, Luizianne declara apoio a Antonio Carlos.

Apesar de ter entregado seu material em tempo hábil, Antonio Carlos é o único candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) que não teve nenhuma inserção exibida. Por essa razão, a assessoria jurídica de sua campanha entrou com um Agravo Regimental no Tribunal Regional Eleitoral pedindo a exibição dos vídeos. A legislação eleitoral assegura que os partidos e coligações distribuam de forma igualitária o tempo de propaganda para todos os candidatos, o que, segundo Antonio Carlos, não aconteceu com ele.

RECORRENTE

De acordo com os apoiadores de Luizianne, no início do Programa Eleitoral Gratuito, em agosto, a ex-prefeita e Antonio Carlos também tiveram seus programas "censurados". Os vídeos só foram exibidos após decisão judicial. Assim como o vídeo atual, no primeiro programa não exibido Luizianne também declarava apoio ao companheiro petista.

* Com informações da assessoria de Antonio Carlos.

Falar á verdade pode ser crime! diz Fidelix. HOMOFOBIA LEVY FIDELIX CAUSA PERPLEXIDADE COM DECLARAÇÕES EM DEBATE CANDIDATO AO PLANALTO DIZ QUE PREFERE PERDER VOTOS A APOIAR HOMOSSEXUAIS

Levi Fidelix
Levi Fidelix participou do Debate entre presidenciáveis da Record na noite de ontem







O candidato Levy Fidelix (PRTB) causou surpresa e perplexidade ao responder uma pergunta sobre violência contra homossexuais, durante o debate entre presidenciáveis promovido pela TV Record, na noite desse domingo, 28. Com declarações irônicas e enfáticas, o candidato disse que nunca viu procriação entre pessoas do mesmo sexo e que prefere perder votos a apoiar homossexuais. As falas causaram risos e manifestações de indignação da plateia. Internautas também reagiram às declarações nas redes sociais.
Após ouvir a pergunta da candidata Luciana Genro (PSOL), Levy afirmou: “Jogo pesado esse aí agora. Nesse, jamais eu poderia entrar”. “Aparelho excretor não reproduz”, afirmou, repetindo literalmente expressões do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), meses atrás. causando indignação em alguns integrantes da plateia. “Como é que pode um pai de família, um avô, ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos”, disse ainda o candidato.
Líderes petistas riram algumas vezes, mas também reagiram com surpresa. “Como é possível uma coisa dessas?”, perguntou um petista. Também houve risos entre os aliados de Marina, mas entre críticas e manifestações de indignação. “Que tristeza esse nível”, disse uma integrante da equipe do PSB. “O pior que a maioria do eleitorado pensa assim” replicou outra pessoa do partido.
Durante a resposta, Levy defendeu o enfrentamento a “essas minorias”: “Vamos ter coragem, somos maioria, vamos enfrentar essas minorias”. “Instrua seu filho, instrua seu neto”, pediu o candidato ao público.
Fidelix tentou “ilustrar” sua opinião citando o caso do ex-arcebispo polonês Jozef Wesolowski, preso pelo Vaticano acusado de pedofilia. “Eu vi agora o Vaticano expurgar um pedófilo”, afirmou, sem citar o nome do religioso. Luciana respondeu que defende todas as famílias e o que importa é que as pessoas se amem. “Vamos enfrentar essa minoria, vamos ter coragem. Esses, que tem esses problemas, que sejam atendidos por planos psicológicos e afetivos, mas bem longe da gente”, retrucou na tréplica, sem especificar se falava de homossexuais ou pedófilos.
Reações. Após o debate, em seu perfil no Facebook, Luciana Genro classificou como absurdas as declarações de Levy. “Mais do que nunca é necessária a criminalização da homofobia. O discurso de ódio não deve ter voz.” Pelo Twitter, Eduardo Jorge defendeu o combate à homofobia. “Hoje vocês viram o quanto é necessário uma legislação que criminalize a homo/lesbo/transfobia, equiparando-as aos crimes de racismo, né?”, escreveu.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), candidato à reeleição e defensor da causa gay no Congresso, também manifestou repúdio: “ Vou avaliar se é possível representar contra Levy Fidélix por sua ofensa a uma coletividade e por estimular a violência contra esta.”
Nas redes sociais, internautas manifestaram surpresa e outros disseram que as falas de Levy refletem “o que muita gente pensa”. Usuários do Twitter registraram o silêncio dos demais candidatos sobre o episódio durante o debate. (Carla Araújo, Ana Fernandes e Daniel Galvao/AE) fonte Dia´rio do Poder

CRIME SEQUESTRADOR EM BRASÍLIA EXIGE SAÍDA DE DILMA E DEPORTAÇÃO DE BATTISTI SEQUESTRADOR AMEAÇA EXPLODIR REFÉM SE DILMA NÃO RENUNCIAR E BATTISTI NÃO FOR DEPORTADO ATÉ AS 18H

Homem é mantido refém em hotel de Brasília
Mensageiro do hotel é mantido refém com explosivo preso ao corpo(Foto: Whatsapp/Diário do Poder)



As forças de segurança do Distrito Federal enfrentam um caso de sequestro no Hotel Saint Peter, em que um homem, identificado por Jac Souza dos Santos, de 30 anos, fez de um funcionário refém, algemando-o colocando-lhe um cinturão de explosivos no 13o andar.  O hotel é o mesmo que chegou a oferecer emprego de gerente administrativo ao ex-ministro José Dirceu, condenado por chefiar o mensalão do governo Lula, no maior escândalo de corrupção da História, no Brasil.
Policiais informaram que o sequestrador – que foi candidato pelo PP a vereador no Estado do Tocantins – faz exigências “desconexas”, como a destituição da presidente Dilma Rousseff e a imediata deportação do terrorista italiano Cesare Battisti, que, condenado duas vezes à prisão perpétua por matar quatro pessoas em seu país, foi acolhido e protegido pelo governo Lula. O sequestrador deu prazo até as 18h para que suas exigências sejam atendidas.
Policiais especialistas tentam negociar a libertação do refém, um funcionário que está algemado, sob a mira de uma pistola usada pelo criminoso, no 13º andar. Ele próprio afirmou que se tratava de “ataque terrorista” e, calmo, mandou alguns hóspedes saírem do hotel. A polícia não informou quais as exigências do sequestrador, mas ele já disse que tem algo a dizer à imprensa. A mulher do refém, que está desesperada,  trabalha no Hotel Bonaparte, ao lado.
Todos os hóspedes do Hotel Saint Peter  foram evacuados. Neste momento, oito viaturas das polícias Militar e Civil estão no local, com grupos de elite. Fonte Diário do Poder

Heitor anuncia que vota em Tasso para o Senado

foto heitor ferrer 
O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) não esconde o voto para o Senado. Indagado sobre o pleito durante posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), na última quinta-feira, avisou: “Voto Tasso Jereissati!”.
Bom lembrar que Heitor já prestou homenagem a Tasso, em clima de sessão solene na Assembleia Legislativa. Foi em maio de 2012, por ocasião dos 30 anos do Shopping Iguatemi. Na ocasião, Heitor discurso e disse definiu Tasso como grande empreendedor, ressaltando que as gestões dele foram um divisor de águas no crescimento que hoje o Estado do Ceara experimenta.
fonte Eliomar Lima

Quem tem razão no debate? Ailton critica sistema de notas no atendimento à Saúde e Camilo defende.

Camilo Santana destaca proposta de sistema de notas para profissionais da Saúde, quando a população irá julgar o atendimento nos equipamentos de Saúde. Aílton Lopes critica o sistema, pois diz que profissionais são reféns da má estrutura e do mau investimento.

Vejam quem é dos políticos que se lembram de DEUS. Candidatos fazem as considerações finais

eleições 2014 debate tv diário 0928 final
Camilo Santana diz que tem sido agredido, assim como o governador Cid Gomes. Pede reflexão do eleitorado. Ressalta que é do PT e que tem apoio de Dilma e de Lula.
Eliane Novais lamenta que debate teve cenas patéticas, quando Camilo e Eunício brigaram sobre a responsabilidade do caso dos banheiros. Lembra que assinou requerimento de instalação de CPI, enquanto Camilo e o PMDB não assinaram. Diz que pesquisas são falsas e manipuladoras.
Aílton Lopes ressalta que nos debates os candidatos possuem tempos iguais. Lamenta que a Constituição do Ceará foi rasgada nos índices de investimentos na Educação.
Eunício Oliveira diz que teve oportunidades de agradecer a Deus e do povo cearense. Afirma que entrou para a política para retribuir. Lembra que colaborou com o governo Lula, na condição de ministro. Pede a chance para governar o Ceará e promete combater a seca e a violência. fonte Eliomar Lima

PEDIDO INDEFERIDO Justiça nega direito de resposta a Camilo por conta de escândalo dos banheiros Juiz Ricardo Porto justificou sua decisão afirmando que bens do petista continuam bloqueados.

Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br


Foto: juiz Ricardo Cunha Porto 
A Justiça Eleitoral negou o pedido de direito de resposta à coligação "Para o Ceará seguir mudando" e ao candidato ao Governo do Ceará Camilo Santana (PT). Essa solicitação foi feita após veiculação da propaganda eleitoral do também candidato a governador Eunicio Oliveira (PMDB).

No filme exibido na propaganda do candidato do PMDB, Camilo é citado como investigado em 14 processos no Tribunal de Contas do Estado, dentro do "escândalo dos banheiros", e em cinco processos por improbidade administrativa na Justiça Estadual.

Segundo a defesa de Camilo, já haveria ocorrido a comprovação da inexistência de seu envolvimento no caso e as ações por improbidade administrativa mencionadas já teriam sido revertidas pelas decisões adotadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. "Não havendo quaisquer de suas contas bancárias bloqueadas em virtude de decisão judicial".

Ao dar o seu despacho, o juiz auxiliar da propaganda, Ricardo Cunha Porto, decidiu: "o programa eleitoral de Eunício não fez nenhum juízo de valor e se limitou a repassar informações que, à época, foram exaustivamente divulgadas e que, ainda hoje, se encontram acessíveis na Internet". Além disso, destaca o juiz, contrariando a defesa de Camilo: "apesar da sua afirmação em contrário, não foi inocentado em todas as ações de improbidade que teria figurado, tendo sido excluído apenas de uma delas, permanecendo em outras cinco como réu". 

E prossegue: "vi atentamente a mídia inserida nos autos. De fato ela expressa notícias que podem pesar na escolha do eleitor por um ou outro candidato majoritário. Entretanto, não percebi em nenhum momento que contenha na propaganda impugnada qualquer juízo de valor feito pelos representados de fatos que, à época, foram amplamente divulgados. A propaganda apontada como irregular, na verdade, apenas repassa informações, que, ainda hoje, se encontram acessíveis pelo Google", escreve em seu despacho o juiz.

Ainda de acordo com Ricardo Porto, as contas do candidato Camilo Santana não foram integralmente liberadas. "É interessante notar, através da informação contida na folha 61, que apenas as verbas salariais - incluídas àquelas que por ventura tenham sido depositadas em conta poupança, até o limite de quarenta salários mínimos -, referentes aos bens judicialmente bloqueados do candidato Camilo Santana, é que foram desbloqueadas, o resto não. Tal informação foi trazida à colação pela parte autoral",  ressalta o magistrado.

Por fim, o juiz Ricardo Porto indeferiu o pedido de Camilo dizendo que: "o direito de resposta, no caso, só se justificaria se essa informação fosse sabidamente inverídica, vale dizer, se o candidato Camilo Santana não mais figurasse como réu em nenhuma das ações de improbidade na propaganda vergastada, ou ao menos em uma das cinco ações apontadas. Mas essa questão não foi aventada pela exordial".

28 de set. de 2014

Duas mulheres e um destino para o Brasil. Marina amanhã em Pernambuco; Renata no palanque

 
Marina Silva deverá estar amanhã em comício com Renata Campos e três filhos, na Região Metropolitana do Recife, destaca Ilimar Franco na sua coluna do Globo. O objetivo é ampliar a votação em Pernambuco, onde as pesquisas indicam que há empate com a presidente Dilma. E, também, consolidar a posição de favoritismo do candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), que começa a disparar nas pesquisas na frente de seu concorrente, o petebista Armando Monteiro.
Renata vem se constituindo numa voz muito ouvida e decisiva dentro do partido, em nível nacional. Exemplo é sua participação no episódio da reunião que reconduziria Roberto Amaral à Presidência do PSB, decisão que vinha se constituindo no pavio de uma rebelião na legenda, principalmente do segmento pernambucano. Um intervenção da viúva de Eduardo Campos e a situação foi contornada
 Escrito por Magno Martins,

DEM quer ir para Marina, ''mas ela tem que pedir'' As coisas começam a serem definidas.

Aécio Neves, candidato à presidência pelo PSDB durante encontro com Agripino Maia, presidente do DEM, em Brasília. Foto: Divulgação
A cúpula do DEM já decidiu sobre o segundo turno. A tendência é pró-Marina, mas não haverá apoio automático. “Ela vai ter que querer. Não vamos apoiar quem não nos quer”, resumiu um de seus líderes. O partido crê que essa posição será acompanhada pela bancada do agronegócio. A informação é de Ilimar Franco, na sua coluna do jornal O Globo.
''A exceção deve ser Ronaldo Caiado, líder para o Senado em Goiás, chamado por Marina de “inimigo histórico dos trabalhadores rurais e ambientalistas”, lembra o colunista. O presidente nacional do DEM é o senador Agripino Maia(RN)

JORGE OLIVEIRA: MARINA CORRE CONTRA O TEMPO: do blog Por que eles têm medo de Marina tanto PT e PSDB? você também acha estranho"?

JORGE OLIVEIRA:
Vitória – Com exceção do tempo de televisão – mais do que o 
dobro do segundo colocado – não existe nenhum motivo para o 
crescimento da Dilma nas pesquisas. Os votos que desceram
 da Marina foram para o Aécio que mantém a curva ascendente. 
Dilma tem capitulado poucos votos dos indecisos devido a sua 
rejeição alta. Portanto, não há um fato novo que teria 
proporcionado uma elevação dos índices da presidente 
nas últimas pesquisas, principalmente na do Vox Populi divulgada
 na última terça-feira que a coloca na casa dos 40%.
Nos últimos dias, os três candidatos têm lutado muito para se manter no páreo. Aécio jogou duro com a Marina. Está correndo para chegar ao segundo lugar e ter chances de disputar o segundo turno com a Dilma que já garantiu a vaga.  Sua última crítica a socialista foi a de que ela teria feito seu programa de governo a lápis, assim ficaria mais fácil de apagar alguns itens para adaptá-lo aos interesses de alguns setores econômico e político.
O fato é que tanto Aécio quanto Dilma querem se ver livre da Marina. Para tanto não medem esforços para criticá-la. Criticam sobretudo a sua fragilidade de programa de governo e seus métodos contraditórios de fazer política. Dilma, porém, parece não considerar que Aécio é um candidato mais forte no segundo turno do que a Marina. A exemplo do que ocorre com os velhos políticos, Marina também tem feito concessões para se manter no páreo da disputa presidencial. Estreitou suas relações com o agronegócio e tenta se aproximar de políticos regionais que até então não queria ouvir nem falar nos nomes como os Bornhausen em Santa Catarina.
Enquanto isso, Aécio aproxima-se cada vez mais dos votos fluminenses. No Rio de Janeiro, onde o PT se arrasta, o tucano tem sido recebido de braços abertos pelo PMDB de Cabral e de Pezão. As juras de amor a Dilma feitas pelo candidato do PMDB fluminense não resistiram ao charme do tucano que se circula pelos redutos peemedebistas com grande desenvoltura.
É notório que PT, mesmo mantendo a dianteira, está se desidratando politicamente. No Rio Grande do Sul, um dos seus reduto mais tradicionais, Tarso Genro pode perder as eleições para a senadora Ana Amélia que aparece bem nas pesquisas. Em São Paulo, Padilha está na lanterninha, mesmo com a melhoria dos índices de aprovação do Fernando Haddad, o prefeito petista, e a participação de Lula como principal cabo eleitoral.
No Espirito Santo, o PT vai amargar uma derrota histórica. O candidato Roberto Carlos se arrasta em último lugar com míseros 2%. Paulo Hartung, do PMDB, mantém-se bem a frente de Renato Casagrande, do PSB, que tenta a reeleição. A Dilma pode até ganhar as eleições, mas o que se percebe é que o PT sai dessas eleições mais fraco. A fragilidade pode comprometer a governabilidade petista a partir de 2015, quando os dados mostram que a economia pode mergulhar numa recessão.
fonte Diario do poder

Eita que revista bos de venda! FOLHA DE S.PAULO ISTOÉ que liga Cid Gomes a acusações na Petrobras 'some' de livrarias Apenas três compradores esgotaram o estoque de duas das maiores livrarias da cidade ao adquirirem quase 300 exemplares da revista .


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br

Todas as revistas que chegarem nos compramos! quem compra? nos três!
Foto: André Uzêda/Folhapress. 
A edição da revista ISTOÉ que liga o governador Cid Gomes ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa teve uma vendagem atípica em Fortaleza. 

De acordo com a Folha de S.Paulo, apenas três compradores esgotaram o estoque de duas das maiores livrarias da cidade, ao adquirirem quase 300 exemplares da revista cuja manchete era: "O governador e o delator".

Ao jornal, a assessoria de Cid Gomes afirmou que o governador não está envolvido na compra em bloco. 

Após a procura massiva, a editora Três, que publica a ISTOÉ, reforçou a distribuição em Fortaleza em 60%. 


CAMPANHA ELEITORAL FAZ A ALEGRIA DA ÁREA JURÍDICA BANCAS DE ADVOCACIA FATURARAM R$ 4,6 MILHÕES COM DILMA, MARINA E AÉCIO

Marina Silva Aecio Neves Dilma Rousseff copy
Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PSDB)
As campanhas fazem a alegria de advogados que atuam na Justiça Eleitoral que, como jabuticaba, só existe no Brasil. E tanta alegria se justifica: de acordo com a segunda parcial da prestação de contas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, as bancas de advocacia já faturaram mais de R$ 4,6 milhões só com os principais candidatos à Presidência, Dilma (PT), Aécio (PSDB) e Marina (PSB).
Dos R$ 56 milhões gastos por Dilma para se reeleger, mais de R$ 2 milhões foram utilizados para pagar sua estrutura de advogados.
O candidato do PSDB, Aécio Neves, gastou mais de R$ 40 milhões na campanha, mas reservou até agora, R$ 1,7 milhão para a área jurídica.
Marina (PSB) ainda não prestou contas, mas dos R$ 17 milhões gastos até Eduardo Campos, os advogados já haviam custado R$ 750 mil. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Mais um motivo das pessoas saber que neste governo atual não temos liberdade! USO DA MÁQUINA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NEGA PERSEGUIÇÃO A MARINA SILVA MINISTÉRIO DISSE QUE DADOS SOBRE MARINA FORAM PARA ATENDER A IMPRENSA

Nesta matéria do diário do poder, vamos mostra os comentários de todos que participaram desta informações.

Foto: Mary Leal/GDF
Ministério da Justiça negou investigação de Marina. Foto: Mary Leal/GDF
Brasília - O Ministério da Justiça (MJ) divulgou, há pouco, nota rebatendo acusação de que o chefe da Secretaria Nacional de Justiça, Paulo Abraão, teria ido à Polícia Federal para pedir informações sobre um inquérito envolvendo a candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, com suposto interesse político para prejudicar a oponente da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff. “Os procedimentos legais foram rigorosamente atendidos, não havendo nenhuma razão plausível para que se pretenda dar ao caso a dimensão de uma busca persecutória motivada por razões eleitorais ou pessoais”, afirma a pasta.
Segundo reportagem deste sábado (27), do jornal ‘Folha de S. Paulo’, Abrão teria pedido acesso a um inquérito aberto pela PF para apurar um suposto caso de corrupção e prevaricação no Ministério do Meio Ambiente, durante a gestão de Marina na pasta, entre 2003 e 2008. O inquérito foi arquivado em 2012.
O ministério afirma que a pedido da revista ‘IstoÉ’, em 5 de setembro, o acesso à investigação foi solicitado para atender à demanda da publicação. “Em atendimento imediato a esta solicitação, o diretor do Departamento de Polícia Federal informou que este inquérito já fora relatado e já fora arquivado em julho de 2012, não sendo público o acesso aos autos. Esta informação foi prontamente repassada ao jornalista, sem quaisquer outros esclarecimentos adicionais. Naturalmente, nem o jornalista e nem o secretário Nacional de Justiça tiveram acesso aos autos do inquérito”, diz o Ministério da Justiça.
A pasta comandada pelo ministro José Eduardo Cardozo afirma ainda que “apenas foi cumprida a sua obrigação de atender à demanda solicitada por um órgão de imprensa” e que, nestes casos, é “muito frequente e de praxe que autoridades e servidores” de órgão subordinados à Justiça “mantenham despachos rotineiros para atendimento de demandas gerais”. (Nivaldo Souza/Agência Estado)


  • Alvez Andre ·  Quem mais comentou
    Se Dilma esta tao a frente nas pesquisas qual a razao de mais essa picaretagem?

  • Marcos Antonio Boaventura ·  Quem mais comentou · UniCEUB
    Então contrariando a Semi ditadora Dilma, nesses casos ( contra oponente) jornalista pode investigar???

    • Érico da Veiga · Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
      ahi tem, . . apalavra desse ministro vale alguma coisa???

      • Anizia Azevedo Boaventura · Centro Universitário Unieuro
        Entao contrariando a Ditadora Dilma, nesses casos ( se for oponente) a imprensa pode investigar???

        • Marcos Do Nascimento Pereira ·  Quem mais comentou
          VCs ACREDITAM NESTE M.... DO MINISTRO DA JUSTIÇA

          • Marcirio Ferreira de Souza ·  Quem mais comentou · Trabalha na empresa Empresário
            Esse José Eduardo Cardoso não passa de mais um bandido petistra. O único trabalho que faz é perseguir adversários.

            • Enio Dutra Fernandes da Silva ·  Quem mais comentou · Colegio Santa Maria
              Será que é só isso?Uso da máquina, não?

              • Eustáquio Resmungão ·  Quem mais comentou · Moscow, Russia
                Investigar a a atuação da PF na revista do avião de Lobão pode..porque é da base governista..mas investigar esse escândalo contra Marina não pode. ..mais uma piada desse governo safado ditatorial e vendido...Desde quando a imprensa precisa pedir para assessor do PT informações sobre adversário políticos? O "ministro" Cardoso acha que todos são imbecis??? E a revista época não vai se explicar??? Se não o fizer, nunca mais comprarei essa revista vendida, o que não vai fazer diferença para eles por causa das verbas oriundas da propaganda oficial..a que ponto o país chegou..e ainda vão aparecer petistas aqui para atacar quem se posiciona contra esse governo nefasto.

              • Ney S. Monteiro ·  Quem mais comentou · Escola Varig de Aeronáutica
                Vocês comprariam um carro usado do José Eduardo Cardozo, um dos três porquinhos da Dilma?
                Até que ela escolheu bem o apelido, afinal ele só faz porcaria.