Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : novembro 2014

30 de nov. de 2014

O GLOBO Cid deixa inchaço nas contas do Estado e prejudica investimentos de Camilo Governador entra na 'zona de risco' no fim do mandato ao não cumprir Lei de Responsabilidade Fiscal.

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br


Governadores eleitos e reeleitos de 17 estados brasileiros terão dificuldades pela frente para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, e o grande problema é o excesso de despesas com pessoal, informa a edição deste domingo (30) do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o quadro é mais grave em Alagoas, Piauí, Paraíba e Sergipe, mas o Ceará não está fora dessa lista, e o governador eleito Camilo Santana (PT) terá sérias dificuldades pela frente.

Dois em cada três governadores deverão concluir seus mandatos no próximo mês deixando um legado fiscal duvidoso. A situação de inchaço das máquinas estaduais está pior do que a registrada quatro anos atrás. 

O número de estados em que a despesa com pessoal entrou na chamada “zona de risco” da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) cresceu 70% de lá para cá e, hoje, alguns deles já enfrentam problemas para pagar salários ou estão sob ameaça de intervenção. 

Em 2010, eram dez os governadores na “zona de risco” no fim do mandato. Agora, são 17. A maior parte está no Nordeste (AL, CE, PB, PE, PI, RN e SE). Quatro são do Norte (AP, RO, TO e PA), três do Sul (PR, RS e SC) e três do Centro-Oeste (DF, GO e MT).

Mais uma vergonha do partido PT. Uma hora diz uma coisa e outra hora depois é outra coisa! FRAUDES NA PETROBRAS PT retira de última hora determinação de afastamento 'imediato' de envolvidos Documento aprovado em Fortaleza não deixa claro quando isso pode acontecer.


Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br


O documento aprovado neste sábado (30) em Fortaleza, onde o Diretório Nacional do PT aprova a expulsão de qualquer filiado comprovadamente envolvido em corrupção, foi modificado antes antes da versão apresentada oficialmente, e retira o trecho onde determina a expulsão "imediata" dos envolvidos. 
O texto não prevê em que momento isso deve acontecer. " Manifestamos a disposição firme e inabalável de apoiar o combate à corrupção. Qualquer filiado que tiver, de forma comprovada, participado de corrupção, deve ser expulso”, diz o documento, aprovado em meio às investigações do escândalo de corrupção na Petrobras.
O documento foi proposto pela Mensagem, uma das mais importantes correntes do PT, e aprovado por consenso pelo diretório, reunido em Fortaleza. Apesar da retirada da previsão de expulsão imediata, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que a ideia central permanece. Mas antes das expulsão, todos terão direito a defesa.
"Se há algum envolvimento, quero saber se as denúncias são comprovadas ou não. Todos têm direito a defesa e ao contraditório. Reafirmo que, se alguém estiver envolvido, essas pessoas não ficarão no PT", disse Rui Falcão.
No documento, o PT diz “exigir” que as investigações relacionadas à Operação Lava-Jato sejam conduzidas dentro dos marcos legais “e não se prestem a ser instrumentalizadas, de forma fraudulenta, por objetivos partidários”. 
Outro trecho diz:“É inaceitável que a palavra dos delatores, inclusive já condenados outras vezes, seja aceita como verdadeira sem prova documental. A liberdade de expressão não pode ser confundida com o exercício interessado da calúnia e da difamação. Todo acusado, seja de que partido for, deve ter o direito de defesa e ser julgado com o devido processo legal”.
Rui Falcão disse ter ido duas vezes ao Supremo Tribunal Federal pedir ao ministro relator da Lava-Jato, Teori Zavascki, acesso aos autos do processo no que se refere ao PT. Segundo Falcão, o ministro ficou de analisar o pedido. O dirigente afirmou que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, tem sido vítima de ataques infundados e de forma sistemática.
*Com O Globo.

BEM HUMORADA Dilma se reúne com Camilo em restaurante da Beira Mar e tira selfies com populares

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br

Ao contrário do que previa a agenda divulgada no dia anterior, a presidente Dilma Rousseff resolveu esticar a passagem por Fortaleza na última sexta-feira (28), após participar da reunião do Diretório Nacional do PT. 

Dilma se reuniu com o governador eleito Camilo Santana e um grupo de petistas, em um restaurante do litoral de Fortaleza. Segundo o Globo, foi uma confraternização rápida, de pouco mais de 40 minutos.

Ao sair, a presidente tirou selfies com pessoas que a aguardavam no calcação. " Quer fazer uma selfie? Estou craque nisso", dizia a presidente, numa noite de bom-humor.

29 de nov. de 2014

Pergunta: por que Genuíno e José Dirceu não foram expulsos? PARTIDO DOS TRABALHADORES Rui Falcão diz que petistas envolvidos em denúncias de corrupção serão expulsos Presidente nacional do PT participou do segundo dia de reunião do Diretório Nacional em Fortaleza

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse neste sábado (29) em Fortaleza que os políticos comprovadamente envolvidos nas denúncias de corrupção na Petrobras serão expulsos da legenda, de acordo com declarações publicadas no site do partido.
A Petrobras é alvo de investigações da Polícia Federal no âmbito da operação Lava Jato, que já resultou na prisão de ex-diretores da estatal acusados de participarem de um suposto esquema de desvio de recursos envolvendo políticos e empreiteiras.
"Concluídas as investigações, queremos que os corruptos comprovadamente provados possam ser punidos. Se houver alguém do PT implicado com provas, ele será expulso", afirmou Falcão no segundo dia de reuniões do Diretório Nacional do PT em Fortaleza.

28 de nov. de 2014

REFORMA MINISTERIAL Dilma insiste em ter Eunício em ministério e oferece-lhe Minas e Energia


Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br


Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) não fecha a equipe que lhe acompanhará, a partir de janeiro de 2015, em seu segundo mandato à frente da Presidência da República, seguem as especulações em torno da reforma ministerial.

Interlocutores palacianos dão conta de que Dilma quer o senador cearense Eunício Oliveira (PMDB), ministro das comunicações no governo Lula, à frente de uma das pastas. 

Para colocar o peemedebista na Esplanada, a presidente estaria cogitando oferecer-lhe Minas e Energia, ministério que tinha Miriam Belchior (PT) como nome mais cotado. A atual ministra do Planejamento também poderia ser transferida para o BNDES ou a Caixa.   

Eunício Oliveira, que é presidente do PMDB no Ceará e líder do partido no Senado, nega que já tenha sido convidado para integrar o novo grupo de ministros, e afirma que prefere fortalecer seu nome na Casa. "Meu projeto é ficar aqui no Senado e continuar, obviamente, se assim meus companheiros de partido entenderem, como líder nacional do partido e do Bloco da Maioria", garante o senador.

Nessa quinta-feira (28), Dilma definiu o primeiro escalão de sua equipe econômica. Seu próximo desafio é acomodar os aliados, principalmente o PMDB, nos demais cargos. As bancadas peemedebistas da Câmara e do Senado requerem, cada uma, a indicação de três nomes.  

A presidente desembarca hoje em Fortaleza para participar do Encontro do Diretório Nacional do PT. Na capital cearense, defenderá maior abertura aos aliados. Além de problemas na economia, as revelações da Operação Lava Jato exigem, na visão da petista, maior proteção política, o que passa por melhor relação com partidos aliados nos ministérios e no Congresso Nacional.

* Com informações da Folha de S.Paulo e da Agência Senado. 

Uma politica que a parenta que segurança não é para todos, cadê a periferia segura ? MAIS SEGURANÇA 'Operação Centro Seguro' contará com 365 agentes de segurança por dia Desse total, 265 são policiais militares, 56 civis, 15 bombeiros e 20 homens da Guarda Municipal.


Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br


Imagem: Google Street View 
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou nesta sexta-feira (28) a Operação "Centro Seguro", que vai reforçar o perímetro central da cidade e imediações durante o final de ano. 

Será disponibilizado um efetivo de 356 agentes por dia, e desse total 265 são policiais militares, 56 civis, 15 agentes do Corpo de Bombeiros e 20 homens da Guarda Municipal.

Segundo a SSPDS, os 265 policiais militares trabalharão prevenindo e reprimindo delitos através de ações coordenadas, combinando diversas modalidades de policiamento - a pé, montado e patrulhas móveis, que devem contemplar todo o Centro da Cidade e entorno. 

As Praças da Estação, do Ferreira, José de Alencar, dos Leões, Passeio Público e o Parque das Crianças também ganharão reforço policial.

FRENTE DE ESQUERDA Cid afirma ter Camilo, Roberto Cláudio e seis deputados federais em novo partido Senador Randolfe Rodrigues, do PSOL, procurou governador para também prestar apoio.


Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O governador Cid Gomes (PROS) foi procurado pelo senador Randolfe Rodruigues (PSOL), que quer participar da criação de um novo partido de centro-esquerda para apoiar o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT). 
Caso Cid prove, mais uma vez, sua força política e consiga viabilizar o novo partido, seis deputados federais, segundo o próprio governador, devem acompanhá-lo:  Leônidas Cristino (PROS), Domingos Neto (PROS), Antonio Balhmann (PROS); Anibal Gomes (PMDB), Moses Rodrigues (PPS) e Macedo (PSL), sendo, os últimos três, deputados eleitos.
Além dos deputados, Cid ainda levaria o governador eleito Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS). Ainda que não consiga emplacar o novo partido, é possível que o governador busque abrigo no PL. 
Na quinta-feira (27), Ataíde Oliveira, único senador do PROS, deixou o partido por não quer conviver com a influência de Cid Gomes. 
Camilo de Cid
Camilo Santana recebeu, ontem, governadores petistas com a missão de acalmá-los quanto à sua permanência no PT. Petistas temem que o governador eleito, apadrinhado por Cid Gomes, deixe o partido para se credenciar a um novo partido criado pelo Ferreira Gomes. 
Ministério
Com o nome vetado por duas fortes lideranças do PMDB, o vice-presidente Michel Temer e o deputado federal Eduardo Cunha, Cid Gomes não deve ser indicado para o Ministério da Educação, porem Dilma, que quer o governador ao seu lado em Basília, ofereceu, mais uma vez, a pasta de Ciência e Tecnologia.
Cid 2018
Com a criação de um novo partido, Cid pretende dar maior estabilidade ao segundo mandato de Dilma, aumentando seu prestígio junto ao Palácio do Planalto. Com isso, o governador pretende alçar-se, com o apoio da petista, à presidência em 2018. Por ora, talvez o maior empecilho para uma possível candidatura de Cid em 2018 é o ex-presidente Lula (PT), que já deu indícios de ter interesse no retorno.

PI PI PI PI PI PI Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, morre aos 85 anos

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O ator Roberto Bolaños morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México, segundo informações da Televisa. 

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún segundo informações do jornal "El Universal", publicadas na segunda-feira, dia 28 de abril.
 
"Os problemas respiratórios e as dificuldades para andar e se mover são os motivos pelos quais ele está isolado em Cancún. Mas ele está bem", afirmou na ocasião o filho dele, Roberto Gómez Férnandez, em entrevista ao jornal mexicano.
 
Ainda segundo Roberto, o pai se mantinha vivo por meio da escrita e da leitura. "Nós não sabemos o que ele está escrevendo, mas ele não precisa correr para entregar para nenhum editor ou produtor, apenas aproveitar. Isso o mantém vivo todos os dias", afirmou Fernandez para publicação.
 
Bolanõs faz suspense sobre o conteúdo de seu material e os filhos sabem da responsabilidade que terão no futuro. "Esses escritos são mantidos por ele e apenas diz que nós saberemos o que fazer com eles quando chegar a hora. Nós (os filhos) temos certeza de que teremos de lidar com isso com muito cuidado", afirmou Roberto.
 
Biografia
Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Começou a representar como ator em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados". 
 
Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria "Chespirito".
 
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.
 
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
 
Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, com quem teve os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. 
 
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños finalmente se casou com ela em 2004. O casal não teve filhos.

* Com informações do UOL

27 de nov. de 2014

VEREADOR Adaldecio Linhares não retornara em 2015. O VEREADOR TEM REGISTRO CASSADO E PERDE O MANDATO POR REJEIÇÃO DE CONTAS

Vereador Adaldecio Linhares não retornara em 2015.
A Justiça Eleitoral cassa o registro de Vereador em Sobral, que foi condenado por inelegibilidade causada pela rejeição de contas por irregularidade. Publicado nesta manhã quinta-feira (27), no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral, a decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que cassa o registro de candidatura do Vereador Francisco Adaldécio Linhares (PROS). Com a publicação do Acórdão o Vereador  fica fora do parlamento em 2015.

Não escapa ninguém. TCU manda ator devolver R$ 71,2 milhões à União

Guilherme Fontes, quando participou da novela 'Beleza Pura' (Foto: TV Globo / João Miguel Júnior)
Guilherme Fontes, quando participou da novela
'Beleza Pura' (Foto: TV Globo / João Miguel Júnior)
O Tribunal de Contas da União (TCU) negou recurso apresentado pelo ator e diretor Guilherme Fontes contra decisão que o condenou a ressarcir os cofres públicos por irregularidades no uso de dinheiro captado para a filmagem de “Chatô, o rei do Brasil”, longa-metragem dirigido por ele nos anos 1990. Fontes foi condenado a devolver R$ 66,2 milhões, além do pagamento de R$ 5 milhões em multas. Ele ainda pode recorrer na Justiça.
De acordo com o tribunal, o ator e sua empresa, a Guilherme Fontes Filmes, se valeram de leis de incentivo à cultura para captar R$ 8,6 milhões para a produção do filme, que nunca foi entregue. O ator chegou a apresentar uma versão de “Chatô” ao Ministério da Cultura, mas ela não foi considerada pelo TCU como prova de conclusão do trabalho.
A corte determinou a ele que devolva à União os R$ 8,6 milhões corrigidos, que hoje somam R$ 66,2 milhões. Além disso, por irregularidades verificadas no uso dos recursos, Fontes e sua empresa foram multados em R$ 2,5 milhões cada. Portanto, o valor total do ressarcimento é de 71,2 milhões, e o prazo para pagamento é de 15 dias após notificação. (Do Portal G1)

CONTRADIÇÕES AÉCIO DIZ QUE DILMA SINALIZA ‘GOVERNO SEM PLANEJAMENTO’ TUCANO TAMBÉM AFIRMOU QUE MUDAR A LDO EM DEZEMBRO É UMA “AFRONTA” À LRF

Ele já é apontado como candidato à prefeitura de Belo Horizonte em 2016. Foto: Marcos Oliveira
Aécio disse que governo não sabe para onde vai
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disse, em nota, que há contradições no governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) que sinalizam um “governo sem planejamento, que não sabe a direção que vai tomar”.
O senador afirmou que Dilma escolheu os novos nomes da equipe econômica – confirmados nesta quinta-feira – tentando acalmar o mercado e recuperar a credibilidade. Mas que, ao mesmo tempo, ela “afronta” a Lei de Responsabilidade Fiscal ao enviar ao Congresso um novo projeto para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, segundo ele “usando como moeda de troca os cargos públicos de sempre”.
O líder tucano disse que ficou evidente hoje que a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) “sabia estar mentindo ao País durante toda a campanha eleitoral” e que, por isso não apresentou um programa de governo. “Como devem estar se sentindo os eleitores que acreditaram na candidata e no seu discurso recheado de bondades, vendo que ela hoje está fazendo tudo o que, durante a campanha eleitoral, disse que não faria?”, questionou Aécio no texto.
O senador afirma que é preciso saber com que discurso o governo vai falar ao País, se com o “discurso populista apresentado na campanha”, com o “da irresponsabilidade fiscal que afronta o Congresso” ou com o “defendido pelos novos ministros, que contraria todas as teses defendidas pelo PT”. “Afinal, qual é o verdadeiro rosto do novo governo Dilma Rousseff? Refém de tantas contradições, o governo corre o risco de não ter nenhum”, diz o senador.

PMDB. Mostra força de quem manda Cid ou PMDB. REFORMA MINISTERIAL Temer e Eduardo Cunha vetam Cid Gomes para Educação

Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O vice-presidente Michel Temer (PMDB) reiterou, na quarta-feira (26), à presidenta Dilma Rousseff (PT), a oposição peemedebista ao governador Cid Gomes (PROS), cotado para assumir o Ministério da Educação. A posição é endossada também pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB).

Temer, que reuniu-se ontem com vinte deputados peemedebista, reforçou que, caso a presidenta insista no nome de Cid para assumir a pasta, enfrentará oposição ferrenha do PMDB, maior bancada no Senado, no Congresso Federal. 

A possível indicação de Cid para a pasta da Educação pode acabar saindo ainda mais cara para Dilma se Eduardo Cunha, frequente alvo de críticas dos Ferreira Gomes, alcançar a presidência da Câmara. O peemedebista é atualmente o mais cotado para o cargo.

Futuro incerto

Mesmo com o nome endossado pela própria presidenta para assumir a pasta de Educação, Cid Gomes já afirmou que seus planos são de ir morar nos Estados Unidos e trabalhar junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Porém o governador já teria procurado apartamento em Brasília. 

Além do ministério e do BID, outra opção para Cid é a articulação de uma Frente de Esquerda para dar estabilidade ao segundo mandato de Dilma no Parlamento. A proposta teria sido, inclusive, recebida “com simpatia” pela presidenta, segundo o governador. 

SUPLÊNCIA Camilo Santana não quer Fernando Hugo na Assembleia Legislativa Mesmo derrotado na última eleição, o atual deputado estadual é o terceiro na lista de suplentes da coligação do governador.


Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O deputado estadual Fernando Hugo (SD), uma das mais icônicas personalidades das últimas legislaturas, acabou não conquistando um novo mandato nas eleições deste ano, mas está em terceiro na lista de suplentes da coligação “Para o Ceará Seguir Mudado”. No entanto, se depender de Camilo Santana (PT), governador eleito pela agremiação, o parlamentar, famoso por seus discursos inflamados, muitas vezes contra os principais representantes do Partido dos Trabalhadores, permanecerá no banco de reservas. 

Acontece que, mesmo filiado ao Solidariedade, partido que fez parte da aliança que elegeu Camilo, Hugo não se integrou à campanha do petista. Contrariando a orientação de sua legenda, ele preferiu colaborar com a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), principais opositores do grupo coordenado pelos irmãos Ferreira Gomes. 

Vitorioso, Camilo Santana não quer Fernando Hugo no Legislativo e, para isso, pode, até mesmo, acabar sacrificando correligionários fieis ao seu mandato. Dedé Teixeira e Raquel Marques, classificados, respectivamente, no quarto e o quinto lugar da lista de suplentes para possíveis vagas na Assembleia, também ficam no limbo político caso Hugo não siga na linha de sucessão.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Novos ministros assumem compromisso com estabilidade econômica

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


Indicado para a Fazenda, Joaquim Levy anuncia meta para o superávit de 1,2% do PIB em 2015. Durante transição, equipe focará medidas para o controle da inflação, a estabilidade fiscal e a geração de emprego.

Confirmado como novo ministro indicado para a Fazenda, Joaquim Levy anunciou que o governo irá perseguir uma meta de superávit primário equivalente a 1,2% do PIB em 2015. Para os dois anos seguintes, a meta não será menor que 2%, informou Levy.

“Alcançar essas metas é fundamental para o aumento da confiança na economia brasileira e criará a base para a retomada do crescimento econômico e a consolidação dos avanços sociais, econômicos e institucionais realizados nos últimos 20 anos”, disse.

Levy concedeu nesta quinta-feira (27) sua primeira entrevista coletiva depois do anúncio da equipe econômica. também falaram o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa e o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini.

O ministro indicado da Fazenda reconheceu que a taxa de poupança no Brasil tem se mantido baixa e disse que, na medida em que mecanismos como as concessões de infraestrutura se expandirem, uma das prioridades da nova equipe deverá ser a elevação dessa taxa.

 “O governo federal dará o exemplo, aumentando sua poupança, especificamente, o superávit primário, e contribuirá para que os outros entes da Federação, as empresas e as famílias sigam o mesmo caminho, tornando possível fortalecer nossa capacidade de investir e crescer”, afirmou.

“Nesse trabalho de ampliar e canalizar a poupança doméstica e externa, inclusive para a infraestrutura, o mercado de capitais terá um papel cada vez mais importante, complementando a ação do sistema bancário na alocação eficiente de recursos, de acordo com sua própria avaliação dos riscos e retorno de cada oportunidade de investimento, permitindo novas maneiras do País e das famílias construírem e se prepararem para um futuro melhor”, observou Levy.

Nelson Barbosa
Em sua fala, o futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que sua gestão irá focar na geração de emprego, no cenário macroeconômico, na elevação do resultado primário do governo federal, na melhoria da eficiência do gasto público, na continuação dos diversos programas de governo, e na melhoria dos serviços públicos.

"Trabalharei em conjunto com os demais grupos para o crescimento da economia brasileira, com controle rigoroso da inflação, estabilidade fiscal e geração de emprego", disse Barbosa.

O futuro ministro também afirmou que irá atuar no fortalecimento do Programa de Aceleração do Crescimento, do Minha Casa Minha Vida, das concessões e das parcerias público-privadas.

"Atuarei pela desburocratização, assumirei também a coordenação de investimentos do governo federal. Inclui tanto gasto direto, via OGU, como o PAC e o Minha Casa Minha Vida, como o programa de concessões e logísticas. Inclui ainda as PPPs, que procurarei desenvolver e ampliar nos próximos anos", afirmou o futuro ministro.

Barbosa ainda reafirmou seu compromisso com o crescimento da renda per capta, com colaboração do setor privado e ressaltou que sua pasta estará sempre aberta ao diálogo.

"Por fim, gostaria de destacar que trabalharei em iniciativas para aumentar as taxas e o aumento mais rápido da renda per capita", complementou o chefe do Planejamento.

Alexandre Tombini
O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, reforçou que a "manutenção da estabilidade financeiro é um bem de estimado valor".

Tombini ressaltou que o BCB tem se destacado por suas políticas voltadas à estabilidade financeira, principalmente após a crise de 2008. Segundo o presidente do BCB, nos últimos quatro anos foram promovidas políticas de fortalecimento e consolidação do sistema financeiro brasileiro, que reforçam a baixa exposição do sitema financeiro a riscos externos.

Alexandre também reforçou que vai trabalhar para que a inflação volte ao centro da meta, e para o realinhamento dos preços administrados em relação aos preços livres.

Sobre o programa de swap cambial, Tombini reforçou que a iniciativa tem obtido sucesso e que foram gastos US$ 100 bilhões equivalentes, menos de 30% da reserva de dólares do País.

Por fim, ao ressaltar a importância da política fiscal em relação à inflação, Tombini afirmou “que o fortalecimento da política fiscal, rigorosamente conduzido, deverá, ao longo do tempo, facilitar a convergência da inflação para 4,5% ao ano”.

Transição

Os atuais ministros Guido Mantega e Miriam Belchior permanecerão em seus cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes de seus sucessores.

* Com informações do Portal Brasil

25 de nov. de 2014

A grande jogada do PMDB. Eunício X Cid. Quem destes irão completar o time da Presidente Dilma! Esta noticia deixou os Cid istas muito preocupado. NOVO GOVERNO PMDB indica Eunício Oliveira para ministério, revela Veja Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha se reuniram para definir a indicação de ministros para o novo mandato da presidente Dilma Rousseff.


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


PMDB. Dar o troco nas ideias do governo Cid.
A cúpula do PMDB indicou o senador Eunício Oliveira, presidente do partido no Ceará, para ser ministro no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. O vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros; e o deputado federal Eduardo Cunha se reuniram e acertaram a divisão dos ministérios que cabem ao partido na Câmara e no Senado. A informação é da coluna Radar On-line, do jornalista Lauro Jardim, do portal da revista Veja.

Segundo o colunista, dentre os acertos feitos, está que Eduardo Cunha indicará o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e Temer, o do deputado Eliseu Padilha.

No Senado, os peemedebistas ficariam com a vaga já certa de Kátia Abreu, e com as indicações de Eunício e do senador amazonense Eduardo Braga.

* Com Lauro Jardim (Radar On-line/Veja).

Ainda tem gente que disse que não sabe de nada! PETROLÃO EMPREITEIRA MOSTRA RECIBOS DAS PROPINAS QUE PAGOU NO PETROLÃO EMPREITEIRA MOSTRA RECIBOS DAS PROPINAS DESTINADAS A DUQUE, NO PETROLÃO

galvao propina
A empreiteira Galvão Engenharia e seu diretor Erton Fonseca: propinas destinadas a
 Renato Duque, indicado à Petrobras pelo PT
A empreiteira Galvão Engenharia mantém comprovantes de pagamento de propina, no escândalo do Petrolão, e os apresentou à Justiça Federal do Paraná, que realiza a Operação Lava Jato. Os comprovantes se referem a pagamento de R$ 8,8 milhões em propina para uma empresa de consultoria do engenheiro Shinko Nakandakari, encarregado de recolher dinheiro em nome da diretoria de Serviços da Petrobras. essa diretoria era chefiada por Renato de Souza Duque, indicado ao cargo por José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula.
recibo propina petrolao
Um dos recibos da propina paga pela Galvão Engenharia
O chefe da divisão industrial da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, contou à Polícia Federal que estimava em R$ 5 milhões o total pago a Shinko para que a empreiteira obtivesse contratos na Petrobras, mas esse valor subiu para R$ 12,8 milhões. Outros R$ 4 milhões foram destinados ao doleiro Alberto Youssef e ao ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa.
Na petição entregue ao juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Lava Jato, os advogados José Luis Oliveira Lima e Camila Torres Cesar afirmaram que os pagamentos para Shinko ocorreram a partir de “uma efetiva ameaça de retaliação das contratações que a Galvão Engenharia tinha com a Petrobras, caso não houvesse o pagamento dos valores estipulados de maneira arbitrária, ameaçadora e ilegal”.
Segundo os documentos protocolados hoje pela Galvão, a propina foi paga à empresa LFSN Consultoria Engenharia S/S LTDA., registrada em nome de Shinko Nakandakari e dois parentes, Luis Fernando Nakandakari e Juliana Sendai Nakandakari. De acordo com as notas fiscais, a remuneração se devia a “serviços prestados conforme contrato de prestação de serviços”.
O primeiro depósito da Galvão, no valor de R$ 750 mil, ocorreu em 8 de novembro de 2010. O último, de R$ 230 mil, foi feito em 25 de junho de 2014. Sobre as operações incidiu cobrança de impostos. Do total de R$ 8,8 milhões acertado entre Galvão e Shinko, o valor líquido depositado em contas da família de Shinko Nakandakari foi de R$ 8,3 milhões.
“Meu cliente foi vítima dos crimes de extorsão e concussão”, diz o advogado José Luis Oliveira Lima, que defende a Galvão. Segundo ele, se a empresa não fizesse os pagamentos exigidos, o ex-diretor Paulo Roberto Costa ameaçava inviabilizar os contratos que a empreiteira tinha com a Petrobras.
Na petição entregue ao juiz Sérgio Moro, os advogados afirmam que os pagamentos para Shinko ocorreram a partir de “uma efetiva ameaça de retaliação das contratações que a Galvão Engenharia tinha com a Petrobras, caso não houvesse o pagamento dos valores estipulados de maneira arbitrária, ameaçadora e ilegal”.
Entre 2010 e 2014, a Galvão obteve R$ 3,47 bilhões em contratos com a estatal, de acordo com a Polícia Federal. Os consórcios que a empreiteira fazia parte entre 2007 e 2012 conquistaram mais R$ 4,1 bilhão em negócios com a Petrobras.
De acordo com Oliveira Lima, nenhum dos contratos foi obtido de maneira ilícita –todos foram conquistados pelo menor preço, ainda segundo ele.
A apresentação dos comprovantes, afirma o advogado, é a comprovação de que a empreiteira quer colaborar com a Justiça.

Segundo os documentos protocolados hoje pela Galvão, a propina foi paga à empresa LFSN Consultoria Engenharia S/S Ltda., registrada em nome de Shinko Nakandakari e dois filhos dele, Luis Fernando Nakandakari e Juliana Sendai Nakandakari.
De acordo com as notas fiscais apresentadas pela LFSN, a remuneração se devia a “serviços prestados conforme contrato de prestação de serviços”.
O primeiro depósito da Galvão, no valor de R$ 750 mil, ocorreu em 8 de novembro de 2010. O último, de R$ 230 mil, foi feito em 25 de junho de 2014. Sobre as operações incidiu cobrança de impostos. Do total de R$ 8,8 milhões acertado entre Galvão e Shinko, o valor líquido depositado em contas da família de Shinko Nakandakari foi de R$ 8,3 milhões.

foram dar trégua aos dono do mundo agora tem que aguentar! PETROLÃO PROCURADORA QUE INVESTIGA PETROBRAS AVISA QUE LUGAR DE CORRUPTO É A CADEIA LESLIE CALDWELL, DO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA: NA COLA DA PETROBRAS

FBI Director Comey Announces Crackdown On Commercial Child Sex Trafficking
Leslie Caldwell é responsável por investigações como a da Petrobras

Durante conferência em Washington sobre a Lei contra Atos de Corrupção no Exterior, a procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos, Leslie Caldwell, responsável pelos casos de corrupção ocorridos fora do território americano, defendeu a prisão de mais pessoas corruptas, em vez de punir companhias e seus acionistas. “O nosso histórico de sucessos nesses processos (mais recentes) nos permite mostrar aos executivos que, se eles participam de atos de corrupção, como influenciar indevidamente um funcionário público estrangeiro, individualmente terão uma perspectiva muito real de ir para a prisão”, disse ela, segundo de Daniel Fariello, do jornal O Globo.
A Petrobras admitiu ter sido notificada da investigação aberta pela SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) sobre os casos de corrupção revelados pela OperaçãoLava Jato, da Justiça Federal do Paraná. A legislação americana permite ao Departamento de Justiça e à SEC, com dose extra de rigor, investigar e punir empresas estrangeiras, sob alegação de que elas podem comprometer a competitividade de companhias americanas. Os casos são ainda mais rigorosos quando as empresas têm ações ou ativos nos EUA ou competem com empresas globais, como a Petrobras.
Caso a Justiça americana comece a responsabilizar e punir com cadeia executivos de empresas envolvidas em fraudes, dirigentes da Petrobras e de empresas envolvidas nos escândalos da estatal poderão ser impedidos de pisar em solo americano e até em outros países, sob risco de prisão.
Se forem responsabilizados nos EUA, pode-se repetir com eles a situação do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Indiciado pela Justiça de Nova York em 2007 por roubos de fundos públicos, transferência de recursos de origem ilícita e conspiração, Maluf seria preso se pisasse nos EUA. A partir de 2010, a situação se agravou com sua inclusão na difusão vermelha da Interpol. Isso o impede de deixar o Brasil e de passar por qualquer um dos 188 países signatários da organização policial internacional.
Uma eventual condenação pela Justiça americana, porém, não pode redundar em prisão no Brasil e em extradição, já que a Constituição impede a extradição de brasileiro nato. Assim, eles só serão presos no Brasil se condenados aqui.
Se a Operação Lava-Jato levou para a prisão presidentes e diretores de grandes empreiteiras tradicionais, e pôs em xeque as operações da maior empresa do Brasil, nos EUA a Petrobras, seus executivos e conselheiros deverão enfrentar rigor ainda maior. No âmbito das pessoas jurídicas, os EUA tendem a punir as empresas não só pelos atos, mas pela falta de controles anticorrupção, explica Richard Craig Smith, chefe de Investigações Regulatórias e Governamentais do escritório Norton Rose Fullbright em Washington, e ex-procurador do DoJ.
- As empresas também podem ser consideradas vítimas de processos de corrupção pelas autoridades americanas, mas apenas se tiverem os controles internos e comprovarem que seus processos são suficientemente acurados para indicar essas situações – disse Smith.

O mal já se espalhou! OPERAÇÃO Gestores da Prefeitura de Madalena desviaram quase R$ 7 milhões em licitações falsas

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br




O Ministério Público do Estado do Ceará apresentou na tarde
 desta terça-feira (25) o resultado da Operação Caixa Preta,
 realizada 
com apoio da Polícia Civil no início da manhã nos municípios de
 Madalena, Boa Viagem, Tauá e Fortaleza.

A ação atende decisão da Justiça que determinou o 
afastamento do prefeito do município de Madalena, Zarlul 
Kalil Filho, e todos os secretários municípais, incluindo a
 primeira-dama Sandra Kalil e a ex-prefeita do município 
e atual secretária de Cultura, Antonia Lobo Pinho Lima, 
além de membros da Comissão de Licitação e Assessores 
Jurídicos, incluindo o procurador-geral do Município.
Promotor Gustavo Jansen


De acordo com o promotor Gustavo Jensen, o trabalho começou
com
uma série de denúncias relacionadas a não prestação de serviços
 públicos através da administração municipal.  "Reclamações na
promotoria de que nenhum serviço público no município de Madalena
estava sendo prestado a contento, além disso, todos os meses havia
 atraso no pagamento dos servidores, sob o argumento de que a
 Prefeitura nunca tinha dinheiro em caixa, e uma série de problemas
sem explicações plausíveis", ressaltou.
Segundo o promotor, durante o trabalho de investigação, o Ministério
Público constatou uma verdadeira fábrica de licitações. "A Comissão
 de Licitação de Madalena, desde o início da gestão, funcionava como
 uma fábrica de fraudes de procedimentos de processos licitatórios",
 destacou.


Com a apreensão de dezenas de licitações ficou constatada fraude
em processos licitatórios que somam quase R$ 7 milhões de reais.
 Durante entrevista coletiva o promotor Gustavo Jansen revelou ainda
que a
 ex-prefeita do município, Antonio Lobo Pinho, atual secretária de
 Cultura,
é uma das principais envolvidas no esquema fraudulento da prefeitura,
pois ganhava todas as licitações de prestações de serviços de
fornecimento de combustível ao município, através de empresa
 familiar.

Promotores Gustavo Jansen e Alessandra Loreto
Com o afastamento do prefeito do município, a Câmara
 Municipal já pode decidir a data para empossar o
vice-prefeito que deverá contratar um novo secretariado.
Além disso, foi determinada a quebra do sigilo bancário de
todos os envolvidos.

Os donos dos partidos políticos continuam chamando o povo de...! NOVO PARTIDO COM PL, KASSAB DÁ TIRO DE MISERICÓRDIA NO DEM PL, NOVO PARTIDO DE KASSAB (DONO DO PSD), É A PÁ DE CAL NO DEMOCRATAS

Gilberto Kassab (foto) disputará vaga no Senado; Henrique Meirelles recusou o convite de Paulo Skaf(Foto: Nilton Fukuda/AE)
Gilberto Kassab criou o PSD e agora deve criar o Partido Liberal (PL) Foto: Nilton
 Fukuda/Estadão Conteúdo
A criação do Partido Liberal (PL), pelo ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab (que é controlador do PSD), pode concretizar o sonho do ex-presidente Lula “de extirpar o DEM da política brasileira”. Nascido do antigo PFL, o DEM  perdeu 19 deputados para o PSD de Kassab em 2011, e agora caminha para virar “nanico”. Até ACM Neto, prefeito de Salvador, uma das principais estrelas do DEM, cogita se filiar ao PL, em busca de melhores condições para tentar a reeleição, em 2016.
Como o DEM encolhe a cada eleição, ACM Neto teme comprometer seu projeto de disputar o governo da Bahia em 2018.
O DEM caiu de 28 a 22 deputados federais, após eleições de 2014. E chegou a negociar uma fusão para evitar a extinção, mas não vingou.
Doidos por um lugar ao sol, perto do governo (e dos cargos!), o Partido Liberal foi batizado por deputados opositores de “porta da esperança”. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Ciro Gomes x Roberto Pessoa

NA MIRA DO MP Corrupção faz Rede Globo pressionar por Fora Raimundão A administração pública de Juazeiro do Norte voltou a ser destaque na série de reportagens “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do Fantástico.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


A administração pública de Juazeiro do Norte voltou a ser destaque na série de reportagens “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do Fantástico. Desta vez, o programa mostrou que a população do município pede o afastamento do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), através da campanha FORA RAIMUNDÃO.

O gestor é alvo de denúncias junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que averiguam irregularidades na administração municipal juazeirense. Para melhorar as investigações contra corrupção no Cariri, o MPCE deve iniciar as atividades do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec) em janeiro de 2015. 

Com uma atuação já aparente, o órgão ganhará sede própria, onde serão centralizados outros setores pertencentes ao Ministério Público.

Leia a edição desta semana do Jornal do Cariri:

24 de nov. de 2014

Galvão Engenharia entrega à PF comprovantes de pagamento de propina Construtora afirma que sofreu ameaça de retaliação, caso a quantia de R$ 8 milhões não fosse paga.

A defesa do diretor da Galvão Engenharia Erton Medeiros Fonseca, preso na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), entregou à polícia comprovantes do pagamento R$ 8,8 milhões de propina a uma pessoa que se apresentou como emissário da Diretoria de Serviços da Petrobras.

O advogado José Luis Oliveira Lima, representante do diretor, disse que a empresa foi obrigada a pagar propina por meio da LSFN Consultoria Engenharia, entre 2010 e 2014. Segundo ele, os pagamentos foram ordenados por Shinki Nakandari, com conhecimento do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco.

O advogado disse que havia ameaça de retaliação nos contratos que a Galvão Engenharia tinha com a Petrobras, caso não houvesse o pagamento dos valores estipulados de "maneira arbitrária, ameaçadora e ilegal". A defesa garantiu que Erton Fonseca aceita fazer acareação com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, principais articuladores do esquema.

De acordo com a planilha apresentada, foram feitos 23 pagamentos entre 2010 e 2014 a Luís Fernando Sendai Nakandakari  e a Juliana Sendai Nakandakari.

A confissão de pagamento de propina é uma das estratégias das defesas dos executivos de empreiteiras. Na semana passada, Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da empreiteira Mendes Júnior, confirmou em depoimento à Polícia Federal o pagamento de propina ao doleiro Alberto Youssef.

Segundo Marcelo Leonardo, advogado do diretor, Sérgio Mendes relatou aos delegados que foi obrigado a pagar propina de R$ 8 milhões. Na confissão, ele disse que Youssef exigiu o pagamento para que a empreiteira Mendes Júnior recebesse o dinheiro a que tinha direito em contratos de serviços prestados, e para continuar participando das licitações da Petrobras. 

Fonte: Agência Brasil. 

Com todas estas informações, Lula não quer nem saber! 'COM SIMPATIA' Cid Gomes afirma que Frente de Esquerda agradou Dilma Rousseff


Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br



O governador Cid Gomes (PROS) afirmou que a presidenta Dilma Rousseff (PT) recebeu “com simpatia” a sua proposta de formação de uma frente partidária de centro-esquerda para dar maior governabilidade para o segundo mandato da petista. “É melhor ter uma base mais enxuta, porém mais confiável”.

Para o governador, o modelo de relação entre o Executivo e o Parlamento empregado pelo ex-presidente Lula precisa ser revisto, uma vez que o a base aliada, em especial o PMDB, não buscam mais qualquer alinhamento ideológico com o governo, e sim tomar um naco do poder. 
“O governo está escravo do PMDB, que se considera um partido essencial, quando eu penso que ele não tem essa bola toda”, afirma. Para Cid, membros tanto do PMDB quanto do próprio PT estão alinhados com a política do “poder pelo poder” e buscam apenar acumular força política e meios para se perpetuarem na situação. 
Frente de Esquerda
Cid declara que está à procura de políticos que tenham “uma linha ideológica de centro esquerda e que estejam insatisfeitos no seu partido, além das legendas dispostas a se alinhar integralmente. Não precisamos, necessariamente, de um partido novo. É um processo”. O governador diz esperar apoio, além do PROS, do PDT, do PCdoB e de parcelas do PSB.
Cid ainda compara a sua iniciativa ao PSD, de Gilberto Kassab, que deixou PSDB para montar o próprio partido. “O objetivo, creio, é o mesmo: dar mais estabilidade ao governo, em uma linha mais ideológica, e não fisiológica. De alguma forma, será um contraponto ao atual modelo”. 
Operação Lava-Jato
O governador afirmou ainda que a operação Lava-Jato, que investiga o esquema de desvio de dinheiro envolvendo o doleiro Alberto Yousseff e a Petrobras e deve acusar cerca de 250 deputados, é importante para que uma nova proposta de relacionamento entre o Executivo e o Parlamento seja criada.
"O Executivo precisa de uma nova forma de se relacionar com o Parlamento ou, pelo menos, deve tentar melhorá-la, torná-la mais ética e transparente. A Operação Lava Jato ajuda nesse sentido, pois fragiliza o núcleo central desse modelo de governança instituído em meados do governo Lula. Dilma tentou mudá-lo, mas teve que se render no principal".

21 de nov. de 2014

Este é do meu time não pode ficar na reserva! Zezinho Albuquerque expulsa empresa que administrava Castelão e dá poderes a Ferruccio Feitosa

O governador em exercício, Zezinho Albuquerque, assinou decreto de intervenção na Arena Castelão o que representa a saída da Luarenas, consórcio formado pele BWA e Lagardere, que tinha concessão para gerir o estádio até 2018.
O interventor é Eduardo Ramos que fazia parte do corpo jurídico da SEGE- Secretaria doa grandes eventod. Na prática o comando do estádio volta para as mãos de Ferruccio Feitosa.

Superfaturamento de R$ 43 milhões na transposição: A justiça tem que dar um chega em tudo isso! Vergonha , Vergonha!

transposição

TCU (Tribunal de Contas da União) julgou nesta quarta-feira (19) um processo que aponta superfaturamento de R$ 42 milhões em trechos das obras de transposição do Rio São Francisco. O montante representa 4,7% do orçamento de R$ 895 milhões do projeto. Trata-se da construção de um canal com 112,5 quilômetros, cruzando 13 cidades da Paraíba. O empreendimento foi financiado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional e administrados pelo governo do Estado da Paraíba.
Além das suspeitas sobre os valores, os ministros do tribunal encontraram irregularidades na licitação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente paraibana, em 2010. A pasta, ainda segundo o TCU, também não aprovou os projetos básicos apresentados pelas empreiteiras.
A obra foi dividida em três lotes. As empresas Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, a S/A Paulista de Construções e Comércio e a Serveng-Civilsan arremataram o primeiro trecho, apresentando uma proposta de R$ 203 milhões.  Já os outros dois ficaram com o consórcio Acauã (empresas Construtora Queiroz Galvão, Via Engenharia, Construtora Galvão Engenharia e Construtora Marquise), que ganharão cerca de R$ 690 milhões para executá-los.
O TCU constatou superfaturamento nos três lotes: R$ 4 milhões no primeiro (equivalente a 1,2% do orçamento desse trecho); R$ 27 milhões no segundo (8,5%) e, no último, de R$ 11,3 milhões (6%). (Da Folha de S.Paulo – Gabriel Mascarenhas, Rubens Valente, Aguirre Talento)
Escrito por Magno Martins,

OPOSIÇÃO CAIADO ACIONA PGR CONTRA 10 AUTORIDADES DO GOVERNO DILMA CAIADO ACIONA PGR CONTRA 10 AUTORIDADES DO GOVERNO DILMA







O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) ingressou com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra 10 autoridades do governo federal. De acordo com Caiado, por conta do atraso na divulgação de dados oficiais e de medidas econômicas no período eleitoral, todos devem responder pelo Crime de Responsabilidade e por Improbidade Administrativa.
“De todas as atrocidades cometidas nesta eleição, a mais vexatória, sem dúvida, foi o governo impondo a órgãos técnicos uma mordaça para que a população não soubesse a real situação do país. Mais do que ninguém, eles sabiam como estavam fazendo um mau governo e como isso não podia ser revelado durante as eleições”, explicou Caiado.
A lista de autoridades vai desde ministros, como Guido Mantega (Fazenda), Clélio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação), Izabella Mônica Vieira Teixeira (Meio Ambiente) e Edison Lobão (Minas e Energia); a presidentes e diretores de agências, como Alexandre Tombini (Banco Central), Volney Zanardi Júnior (IBAMA), Leonel Fernando Perondi (INPE), Marcelo Côrtes Neri (Secretário Especial para Assuntos Estratégicos), Suarez Dillon Soares (IPEA) e Romeu Donizete Rufino (ANEEL).
O deputado também cita o atraso na adoção de medidas econômicas necessárias para tentar conter a estagnação econômica que afeta o país. De acordo com ele, o COPOM (Comitê de Política Monetária) só foi liberado a agir em suas atribuições após o período eleitoral, o que fez com que o país passasse meses sem nenhum tipo de amparo governamental à economia.
“Passaram a campanha fazendo terrorismo eleitoral relacionando alta dos juros como o vilão do trabalhador e o que fizeram uma semana depois? Foram na contramão de sua propaganda populista e adotaram a medida necessária”, lembrou.
O democrata também cita o represamento do preço dos combustíveis pela Petrobras, medida que tentou abafar o efeito da inflação descontrolada sobre o bolso do consumidor e que só teve como consequência um agravamento maior da situação financeira da estatal.
“Quebraram a Petrobras por um lado com a corrupção e pelo outro sacrificando a empresa. Fizeram da estatal um cabo eleitoral de campanha. Foi ela que absorveu todo o prejuízo com o congelamento do preço da gasolina”, acusou.