Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : dezembro 2014

31 de dez. de 2014

Sobral de cenas fortes! Perguntaram: Por que que nosso blog pública poucas noticias de Sobral? Respostas- É por vários fatores: quase todas as noticias de Sobral são negativas e no mundo da politica ai é que se confirma mesmo!

Estas noticias são os motivos maiores que não gosto de públicar as coisa de Sobral.    ( estas são comuns todos os dias em nossa cidade) A nossa gente aceita tudo calado, a penas reclama, mais não vão aluta contra todos estes e outros descasos na cidade. No mundo da politica ai sim, ainda é maior os descasos e o povão fica só assistindo de camarote, ninguém tem coragem de fazer uma manifestação, a mídia quase toda esta sendo bem controlada e todos defendem o poder como que estivesse tudo certo e tudo bem feito, isto tem deixado um grave problema na cidade, ver tudo como está e nada acontece para corrigir o que esta errado. Nota para tudo isso que esta acontecendo você tem coragem de se colocar.  faça seu comentário que vamos pública-lo...

Hospital Regional de Sobral barra Padre quando faria “extrema-unção” em um paciente.
A direção de um hospital em Sobral não perdoa nem os Padres que querem contribuir com os pacientes que estão passando por momentos difíceis e até mesmo precisando da estrema unção.

Tivemos, informações que o Padre Bosco, vigário da Paróquia da Ressurreição, em Sobral, teria sido “barrado” na hora em que levaria a “unção dos enfermos” para um paciente conhecido o Ribamar Fontenelle, que estava internado naquele hospital. José Ribamar faleceu na manhã de terça feira(30) no referido hospital sem ter o direito sequer de receber a extrema unção solicitada ao Padre pela sua família.


O desabafo do Padre foi publicado na sua página, no facebook.
Explicando…
A unção dos enfermos (extrema-unção) é um sacramento cristão dedicado aos enfermos, realizado com óleo. O sacramento confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. É conhecido também como o “sagra viático”, porque é o recurso, o “alívio” que leva o cristão para poder suportar com fortaleza e em estado de graça um momento de trânsito, especialmente o trânsito à Casa do Pai através da morte.
O essencial do sacramento consiste em ungir a frente e as mãos do enfermo acompanhada de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou o bispo, únicos ministros que podem administrar este sacramento.
A unção dos enfermos é mais conhecida por extrema-unção, pois no passado era administrada somente “in articulo mortis” (a ponto de morrer). Atualmente o sacramento pode ser administrado mais de uma vez, sempre que for em caso de doença grave.




Jovem Florêncio Netto, pública em seu facebook 

TROFÉU 2014 TROFÉU COLUNA CH 2014: ANO DO PETROLÃO, O MAIOR DOS ESCÂNDALOS O TEMA DA PREMIAÇÃO É ‘NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE ROUBOU TANTO’

Trofeus Coluna CH 2014 - Henrique Pizzolato, Guido Mantega Brasil Alemanha Grava Foster Dilma Lula Petrobras Joaquim Barbosa Barack Obama copy
Henrique Pizzolato, Guido Mantega, o “7 x 1″ , Graça Foster,
 presidente Dilma, Lula, Joaquim Barbosa, Petrobras e Barack Obama.
Nunca na História deste País se roubou tanto, como revelou o Petrolão, assalto à Petrobras de proporções siderais cujas estimativas variam de R$ 10 bilhões (em março, na Operação Lava Jato), a atuais R$ 22 bilhões. Tanto roubo gera expectativa de um 2015 transformador, pelo número de políticos que merecem a mais longa cadeia, sem direito a semiaberto. Perplexa e indignada, a coluna faz sua premiação anual.
 Troféu Óleo de Peroba
Ganham Lula e sua trupe de malabaristas do dinheiro alheio. Para manter o padrão, Dilma leva 3% da garrafa de Lula, Gabrielli 3% com dendê e Graça Foster 3% com cimento, para ver se melhora a fachada.
 Taça Fingindo-se de Morta
Dilma está no comando desde o início da roubalheira, como ministra e no conselho da Petrobras, mas age como se nada tivesse com o caso.
 Prêmio Maria Antonieta
Vai para a Câmara dos Deputados, pelo aumento indecente que se concederam. Os restos de brioches vão para o povão, como sempre.
 Troféu ‘Saco de gols’
O reconhecimento vai para a seleção da Alemanha, que, com todos os méritos, impôs ao Brasil a humilhação histórica dos 7×1.
 Troféu Carrapato
Vai para Graça Foster, que o arrebata de Antônio de Oliveira Santos, grudando-se à Petrobras como ele à CNC (Confederação do Comércio)
 Prêmio Frango de Macumba
Mizifia Dilma, sua farofa se espalhou no ventilador. A vela já está acesa por falta de luz, e o charuto Fidel mandou para Obama. Evita fazer fita e chutar para o alto, que a turma está pronta para despachar você em 2015.
 Medalha PRI
O PT venceu a quarta eleição presidencial, tentando se tornar partido tão longevo e corrupto no exercício do poder quanto o mexicano PRI.
 Tímpanos Complacentes
São de Guido Mantega, que além de se sujeitar aos humilhantes gritos da chefa, ainda dividiu o cargo com Joaquim Levy por três meses.
 Lava Mais Branco
O troféu de Paulo Maluf vem do paraíso fiscal de Jersey. Outra vez, o mais notório acusado de corrupção sai do TSE com ficha limpíssima.
 Taça Robin
Da fama de “Batman”, caçando meliantes com sua capa preta, Joaquim Barbosa, acabou se omitindo e se revelando apenas um Robin.
 Taça Batman
Comandante da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro revela-se o “paladino da Justiça” que se imaginava em Joaquim Barbosa.
 Troféu Castelo de Cartas
Paulo Roberto Costa, cuja ansiedade para escapar de cadeia mais longa rendeu provas para desmontar parte do esquema envolvendo doleiros, empreiteiras e poderosos, conhecido como Petrolão.
 Samambaia de plástico
O troféu é de Marina Silva outra vez, candidata que parecia novidade, e murchou. Virou apenas boa companhia para “selfies” nas redes sociais.

Taça Senhor das Trevas
Ministro Edison Lobão: Em fevereiro, metade do País ficou sem luz durante um apagão que atingiu 11 estados.
 Troféu Esperto É Ele
É de Henrique Pizzolato, mensaleiro que fugiu do Brasil e continua desfrutando o delicioso “exílio” na Itália.
 Troféu craque de bola
De saída do governo americano, o presidente Barack Obama fez reformas na política imigratória dos EUA e também acabou com o embargo a Cuba após mais de 50 anos. Sem a ajuda do Congresso.
 Troféu Merreca de Ouro
O vencedor é o Mensalão no governo Lula, primeiro grande escândalo  de afano de dinheiro público da era petista, que se revelou um “troco”, comparado ao afano bilionário desmantelado pela Operação Lava Jato.

O partido PROS, é muito pequeno! NOVO MINISTRO Cid reafirma que não foi escolhido por questão partidária: 'o Pros é pequeno'

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


O futuro ministro da Educação, Cid Gomes, declarou, na última segunda-feira (29), em Brasília, após reunião com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, que não foi convidado para assumir a pasta pelo fato de ser um dos principais expoentes do Pros, mas pelo perfil de gestor.

"Na medida que aceitei o convite para assumir um ministério técnico, vou me abster de fazer comentários políticos. Mas, fui convidado pela presidente, que tem lá suas preferências. Não foi por causa do Pros, que é muito pequeno. Não fui escolhido por uma questão partidária", disse Cid à reportagem do jornal Estado de S. Paulo. 

30 de dez. de 2014

Falta de aviso não foi, eu avisei para não mexer com os donos do mundo! PETROLÃO DILMA E MAIS 11 SÃO CITADOS EM AÇÃO NOS EUA CONTRA PETROBRAS PRESIDENTE, MANTEGA, FOSTER E MAIS 9 AUTORIDADES APARECEM EM AÇÃO POR ASSINAREM PROSPECTOS QUE BASEARAM EMISSÕES DE TÍTULOS DA PETROBRAS

dilma by dida sampaio estadao conteudo
O escritório americano Labaton Sucharow em uma ação contra a Petrobras e 
duas de suas subsidiárias, incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 
11 autoridades públicas e empresários na condição de “pessoas de interesse da ação”
(Foto: Dida Sampaio/Estadão)
O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários na condição de “pessoas de interesse da ação”.
Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobrás.
O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas.
O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo.
Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação.
Estratégia. Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, neste condição, os citados não são réus. “Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus”, explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere.
Segundo Munisteri, em litígios do gênero “pessoas de interesse da ação” podem virar réus se ficar provado duas circunstâncias: que elas sabiam que as declarações nos prospectos eram falsas ou se agiram com grave negligência, como assinar os papéis sem ler direito.
Na sua avaliação, incluir no processos autoridades tão importantes do Brasil pode ser uma “estratégia de pressão para forçar um acordo”.
Em entrevista ao Estado, o sócio do Labaton Sucharow, Michael Stocker, responsável pelo caso, disse que “por enquanto” não há planos em transformar as “pessoas de interesse” citadas no processo em réus. Ele ainda afirmou que é “muito cedo, em nossa estratégia de litígio, dizer se essas pessoas serão chamadas a depor”. Em um ponto ele disse ter certeza: os valores mínimos das multas a serem aplicadas no caso Petrobrás ficarão na casa de “centenas de milhões de dólares”.
O valor arrecado pela Petrobrás com os certificados de dívida e as ADS que estão no processo passam de US$ 100 bilhões. Por isso, Munisteri acha que o processo pode colocar o caso entre o maiores já movidos nos EUA, gerando indenizações tão altas quanto as dos casos Enron e Worldcom. (Alexa Salomão, Fernando Scheller, André Borges, Rafael Moraes Moura e Vinícius Neder/AE)

ESTUDO DEMOGRÁFICO População do Ceará chega a 8.842.791, estima IBGE


Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O Ceará possui 8.842.791 habitantes, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número faz parte do relatório de Estimativas da População Residente no Brasil e Unidades da Federação com Data de Referência em 1º de julho de 2014. Ao todo, o País já contabiliza um total de 202.768.562 de habitantes. 

Com relação à região Nordeste, que soma 56.186.190 habitantes, o Ceará é o terceiro Estado com a maior população, ficando atrás de Bahia (15.126.371) e Pernambuco (9.277.727). Na comparação com os números de todos os membros da Federação, o Estado fica na oitava posição no ranking populacional. No topo da lista está São Paulo (44.035.304). 

Veja a relação completa do IBGE

29 de dez. de 2014

BOM NEGÓCIO MINISTROS DE DILMA RECEBEM ATÉ R$ 62 MIL POR MÊS SALÁRIOS DE UM TERÇO DOS 39 MINISTROS SÃO ENGORDADOS POR ‘JETONS’

dilma e seus novos ministros
Oficialmente, ministros do governo Dilma recebem salários “comuns” de R$ 26,7 mil por ocuparem cargos na Esplanada. Mas um terço dos 39 ministros ganham “jetons”, bônus salariais, por integrarem conselho de empresas estatais e outros órgãos do governo federal. O Conselho de Administração da Petrobras, por exemplo, rende R$ 10 mil por mês. “Jetons” são pagos nos Correios, Finep, BNDES, Itaipu, Sesc, BB etc.
O ministro Mauro Borges (MDIC) ganha R$ 21,6 mil líquidos e mais R$ 40 mil com “jetons” do Conselho do BNDES e do BNDESPar: R$ 62 mil
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, tem recebido em torno de R$ 46,8 mil com salário mais jetons da Petrobras e da BR distribuidora.
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) vem logo atrás com R$ 42 mil incluindo o “honorário” de R$ 20.904,99 que recebe do BNDES.
O jeton é uma remuneração por representar a União em Conselhos de Administração ou Fiscal de empresas controladas… pela União. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Mais revelação antes da posse. OPERAÇÃO LAVA JATO E-MAILS APONTAM ‘ATUAÇÃO DIRETA’ DE CARTEL NO GOVERNO PF APREENDEU COM Nº 1 DA OAS TEXTOS QUE REVELAM TRÂNSITO DE ALVOS DA LAVA JATO EM SETORES ESTRATÉGICOS DO GOVERNO

email-gt-interministerial Lava Jato











E-mails apreendidos durante as buscas e apreensão na casa do presidente do Grupo OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, indicam que as empresas do suposto cartel acusado de pagar propina a altos funcionários da Petrobrás em troca de contratos bilionários tratava diretamente com a Casa Civil e Ministério da Fazenda sobre as obras e contratos de seus interesses na área de infraestrutura.
“Acertada, finalmente, com a Casa Civil nossa atuação direta junto aos diversos ministérios. Casa Civil continuará atuando diretamente no processo, mas as iniciativas serão nossas. O que nos dá liberdade e agilidade”, escreve Raphael Tourinho Neto, no dia 3 de julho deste ano, quando já havia sido deflagrada a Operação Lava Jato e as maiores empreiteiras do País eram alvo notório de investigações da Polícia Federal.
O autor do e-mail foi ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), é político ligado ao DEM e atual presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Industrias de Base (Abdib).
Seus interlocutores são os alvos centrais da Lava Jato dentro do braço empresarial do esquema, principais executivos das gigantes da construção: o presidente e o vice-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo e Gustavo Barreto; o presidente do Grupo OAS, Léo Pinheiro; os presidentes da Camargo Corrêa, João Ricardo Auler (Construtora) e Dalton Avancini (Conselho de Administração); o vice presidente executivo da Mendes Júnior, Sérgio Mendes; o presidente da Galvão Engenharia, Dário Galvão Filho; e o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Ribeiro Pessoa. Além deles, representantes da Associação Brasileira de Infraestrutura e Industrias de Base (Abdib)e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon).
Os e-mails escritos por Tourinho Neto foram interceptados pela PF nos computadores de Léo Pinheiro, número 1 da OAS, quando ele e outros executivos foram capturados por ordem judicial. Pinheiro pediu a um funcionário da empresa que imprimisse o material e o guardasse.
O arquivo de Léo Pinheiro abarca temas como obras, nomes de contatos nos ministérios da Casa Civil e da Fazenda, bem como indicativos de que o grupo era consultado por setores do governo antes que decisões internas fossem tomadas – todas relacionadas a obras de infraestrutura no País.
No espaço “assunto”, o autor do e-mail escreveu “Comunicado GT Interministerial”. Seus interlocutores são 13 executivos das empreiteiras – a maioria deles a Lava Jato mandou para a cadeia no dia 14 de novembro, quando foi desencadeada a histórica Operação Juízo Final.
Sétima etapa da Lava Jato, a Juízo Final desmascarou o cartel que, desde 2004, controlava os negócios mais lucrativos da Petrobrás, corrompendo agentes públicos para fraudar e fatiar obras na estatal petrolífera. Atuando em parceria com funcionários graduados da Petrobrás, nomeados por partidos políticos (PT, PMDB e PP), o grupo chamado de ‘clube das empreiteiras’ pagava de 1% a 3% para manter seus contratos bilionários com a estatal.
O e-mail apreendido no arquivo de Léo Pinheiro, da OAS, traz o apontamento de atuação do grupo na Casa Civil e também no Ministério da Fazenda. No mesmo e-mail que começa com os registros “Comunicado Ref.: Acompanhamento de Oportunidades para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira”, Tourinho Neto apresenta informativos referentes aos dias 1 e 2 de julho de 2014.
“Para que o andamento de cada intel do Oportunidades possa ser acompanhado pelas empresas, pela Abdib e pelo Sinicon, no que couber a cada um, emitiremos informativos, sempre que houver alguma novidade”, destaca o interlocutor ao grupo de executivos já denunciados pela força-tarefa da Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
Em um desses informativos, referente ao dia 2 de julho, Tourinho Neto escreve: “Casa Civil – Valdir Simão e Felipe Borim.” Ambos ocupam cargos de confiança e foram indicados em 2014 pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Trata-se de Valdir Moysés Simão, secretário executivo da Casa Civil, que trabalhava como coordenador do Gabinete Digital da presidente Dilma Rousseff. Auditor da Receita Federal de carreira, ele foi secretário da Fazenda do Distrito Federal e presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Felipe Borim Villen é assessor especial da Secretaria Executiva da Casa Civil.
Entre os temas apontados nos e-mails há tópicos que, pelo teor dos textos, indicam para a Polícia Federal o acesso a informações privilegiadas por parte do grupo dentro do governo. No primeiro item, por exemplo, com o tema “Licenciamento ambiental”, está escrito: “Sendo preparada Portaria Interministerial para centralizar no Ibama a coordenação de processo de licenciamento, com determinação de prazos para cada órgão se manifestar.”
Logo abaixo, em negrito. “Portaria será encaminhada para nossa avaliação.” Não há ilícitos aparentes no material apreendido, mas a PF faz uma análise rigorosa sobre todo o conteúdo de correspondências capturadas nos computadores de Léo Pinheiro e dos outros executivos das empreiteiras sob suspeita da Juízo Final.
A PF busca identificar os crimes que transcenderam a Petrobrás e quer averiguar também os contatos que foram mantidos em outras áreas do governo pelo “clube das empreiteiras”.
Todas as empreiteiras negam prática de atos ilícitos. Os advogados que representam os executivos aprisionados pela Operação Juízo Final sustentam que a investigação contém falhas e que as denúncias formais já apresentadas pelo Ministério Público Federal “são açodadas e não individualizam condutas”. Os advogados alegam inocência dos empresários
COM A PALAVRA, A CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
A Assessoria de Comunicação Social da Casa Civil da Presidência da República, informou.
“Sempre que necessário o governo conversa com diversos segmentos da sociedade, por meio de suas representações institucionais, para a elaboração e aperfeiçoamento das políticas públicas. Não houve e nem haverá submissão de medidas do governo ao setor. O setor foi cientificado de alguns aspectos genéricos já consensuados dentro do governo que vão ao encontro da expectativa de maior celeridade nas decisões sobre licenciamento.”

“O Sinicon e a Consultoria McKinsey apresentaram à Casa Civil, Ministérios da Fazenda, Planejamento, Transportes, Minas e Energia, Cidades, Secretaria Especial de Portos e EPL um estudo sobre “Melhores Práticas e Oportunidades para Desenvolvimento da Infraestrutura Brasileira” (formato de apresentação, com 35 páginas). O estudo compara as boas práticas de outros países para planejamento, regulação, financiamento e execução de projetos de infraestrutura. O estudo é datado de 24/02/2014 e pode ser obtido com as entidades responsáveis pela elaboração do mesmo.”
“Na reunião de 02/07 foi dito ao Sinicon que o estudo subsidiaria a agenda de aprimoramentos institucionais, já em curso, com o objetivo de ampliar os investimentos em infraestrutura. Foi dito, ainda, que várias medidas propostas no estudo já estavam em discussão ou implementação na referida agenda, entre elas medidas sobre agilização dos processos de licenciamento ambiental, e que novas boas práticas poderiam eventualmente ser incorporadas, desde que alinhadas com as diretrizes governamentais.”
“Foi dito ao Sinicon que somente as propostas constantes do estudo que estivessem alinhadas com as diretrizes do governo seriam apoiadas. Foi dito, ainda, que a Casa Civil continuaria participando da agenda de desenvolvimento da infraestrutura, bem como que eventuais boas práticas poderiam ser incorporadas na agenda. Não é possível precisar o que o emitente da mensagem quis dizer com as expressões “as iniciativas serão nossas” e “os empresários terão maior liberdade e agilidade”, mas pode referir-se a investimentos de responsabilidade e iniciativa do próprio setor ou mudanças legais pleiteadas no Congresso Nacional que não contariam com o apoio do governo.”
“Um dos temas apresentados pelo Sinicon foi o prazo para conclusão dos processos de licenciamento ambiental. Foi informado ao Sinicon que o tema já estava em discussão no governo e que a Portaria Interministerial 419 estava sendo revisada pelos Ministério do Meio Ambiente, Justiça, Cultura e Saúde. Foram enviados para conhecimento do Sinicon alguns aspectos genéricos já acordados com os órgãos licenciadores, relativos aos prazos, para garantir eficiência e celeridade processual. O inteiro teor da portaria não foi encaminhado, mesmo porque nem estava pronto. Foi dito ainda que submeteríamos ao Ministro da Casa Civil a proposta de consulta pública do referido ato, quando pronto. O tema ainda está em discussão e não foi concluído.”
“O setor manifestou apoiar o texto do PLS 559 e algumas emendas. Ao analisar as sugestões do setor concluímos que as mesmas não se coadunam com a visão do governo sobre eventual mudança da 8.666. O PLS, até este momento, não atende as diretrizes governamentais. O governo está elaborando proposta de substitutivo ao referido PLS (fato já divulgado pela imprensa). Essa proposta não foi concluída e não foi apresentada ao setor. Quando pronta, será amplamente debatida, no âmbito do Congresso Nacional.”
“Os temas trazidos pelo Sinicon integram a proposta de Pacto pela Competitividade da Indústria, lançado no dia 19/11 e amplamente divulgado. A elaboração do pacto conta com a participação de vários órgão do governo e representação da CNI em oito grupos de trabalho e contempla ações em 8 grandes temas: Assim que concluída, a proposta de Pacto será amplamente debatida.”
“Registre-se que a reunião com o Sinicon foi pública e participaram somente representantes institucionais da entidade. Não houve participação de empresários do setor.”

COM A PALAVRA, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA E INDÚSTRIAS DE BASE (ABDIB)
Por meio de sua assessoria, a Abdib informou que “não vai se manifestar sobre este assunto”.
COM A PALAVRA, O MINISTÉRIO DA FAZENDA
“Faz parte das atribuições do Ministério da Fazenda manter reuniões de trabalho com todos os setores da economia brasileira, inclusive o da construção civil. É importante lembrar que o governo tem um grande programa de concessões de infraestrutura, com uma série de leilões já realizados e bem sucedidos, o que demandou várias reuniões e debates com representantes do setor. O Ministério da Fazenda participou e continua a participar desse processo, buscando contribuir para um modelo que atraia o maior número de participantes nos leilões, reduzindo o custo para os usuários e contribuintes.” (Ricardo Brandt, Fausto Macedo e Julia Affonso/AE)

Confira lista dos novos secretários da gestão do Camilo Santana.

Secretário 1
Secretários 2

Secretários 3Secretários 4
Secretários 5
Secretários 6
Secretários 7
Secretários 8
Secretários 9
Secretários 10
Secretários 11
Secretários 12

Quem poderá me salva? NADANDO CONTRA A MARÉ BILIONÁRIO GEORGE SOROS INVESTE PESADO EM AÇÕES DA PETROBRAS AÇÕES DESVALORIZADAS DA PETROBRAS FORAM VISTAS COMO OPORTUNIDADE ÚNICA

Foto: Getty Images
Ações da Petrobras triplicaram na carteira de ativos de Soros. Foto: Getty Images
Nova York - Enquanto grandes fundos dos EUA reduziram nos últimos meses as apostas em papéis da Petrobras, um grande investidor está indo na direção contrária, o bilionário George Soros. Desde o começo do ano, ele vem aumentando as compras de ações da empresa brasileira e no último trimestre dobrou a quantidade de papéis em suas carteiras.
Soros fechou o terceiro trimestre com 5,1 milhões de ações e opções de compras da Petrobras. No período anterior, ele tinha 2,4 milhões de papéis, também acima dos 2 milhões do primeiro trimestre, de acordo com dados enviados pela Soros Fund Management, que administra cerca de US$ 28 bilhões, para a Securities and Exchange Commission (SEC, que regula o mercado de capitais norte-americano).
Pelas regras dos EUA, os fundos precisam informar à SEC a cada trimestre como estão suas carteiras no fechamento do período, com a quantidade de ações e as empresas em que investem.
Já outros grandes fundos dos EUA têm vendido ações da Petrobras. A Millennium Management, que administra cerca de US$ 22 bilhões, reduziu sua exposição em 86% no terceiro trimestre comparado com o segundo período de 2014. A Discovery Capital, que faz a gestão de US$ 15 bilhões, cortou em 28%, e a D.E. Shaw, com recursos de US$ 34 bilhões, em 9%.
Outros fundos foram ainda mais radicais. A AlphaBet Management, que agora se chama Saiers Capital e administra US$ 2 bilhões, zerou a posição. A Arrowstreet Capital, que faz a gestão de US$ 25 bilhões, também se desfez dos 1,1 milhões papéis da petroleira, segundo os dados da SEC compilados pelo site especializado em fundos de hedge InsiderMonkey.
Os American Depositary Receipts (ADRs), recibos que representam ações da Petrobras e são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), acumulam queda de 50% este ano. Uma série de notícias negativas nos últimos meses tem ajudado a provocar estas perdas. Entre elas, as denúncias de corrupção na empresa, prisão de executivos da companhia e de prestadoras de serviços, falta de divulgação do balanço do terceiro trimestre, alto endividamento e a queda do preço internacional do petróleo.
Na avaliação dos analistas de petróleo do Credit Suisse, Andre Sobreira e Vinicius Canheu, a Petrobras já quebrou uma série de promessas feitas aos investidores e é crucial, para restaurar a confiança, que a empresa apresente números e metas confiáveis. (Altamiro Silva Junior/AE)

Um exemplo de um bom politico, apenas são poucos! RESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO PEDRO SIMON DEVOLVE AO SENADO O VALOR DE R$ 1,4 MILHÃO O SENADOR ESCLARECEU QUE PREFERIU FAZER A ECONOMIA DESSES RECURSOS PÚBLICOS PARA O SENADO

  Pedro Simon também foi responsável pela suspensão de um gasto com veículos (Foto: Cristina Gallo/ Agência Senado)
Pedro Simon também foi responsável pela suspensão de um gasto com veículos
 (Foto: Cristina Gallo/ Agência Senado)
O senador Pedro Simon, num de seus últimos gestos antes de deixar o Senado, devolveu à instituição R$ 1,4 milhão, verba referente a créditos de passagens aéreas. Pelas regras atuais da Casa, o senador poderia ter transformado os recursos em crédito junto às companhias aéreas, para utilização futura.
Ao justificar a iniciativa, esclareceu que preferiu fazer a economia desses recursos públicos para o Senado. Pedro Simon também foi responsável pela suspensão de um gasto com veículos, conseguindo a suspensão de contrato de aquisição de um automóvel oficial para cada senador utilizar em seu estado