Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Polícia francesa detém 208 pessoas em protestos antes de conferência

29 de nov. de 2015

Polícia francesa detém 208 pessoas em protestos antes de conferência

Da Agência Lusa
Manifestantes entram em confronto com polícia francesa em protesto na Praça da República, em Paris, na véspera do início da Conferência do Clima
Manifestantes entram em confronto com polícia francesa em protesto na Praça da República, em Paris, na véspera do início da Conferência do ClimaIan Langsdon/EPA/Agência Lusa
A polícia francesa deteve 208 pessoas no centro de Paris nos incidentes registados hoje (29) quando grupos violentos violaram a proibição de manifestações na capital francesa em vigor desde os atentados terroristas do último dia 13.
A Marcha pelo Clima, que estava agendada para hoje em Paris foi cancelada por causa dos atentados que deixaram 130 mortos e 350 feridos. A partir de amanhã (30), a capital francesa sedia a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP21).
O total de detidos foi informado pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve. Em declarações à imprensa, ele disse que 174 dos detidos tinham registros de prisão e garantiu que as operações das forças de segurança vão continuar.
Cazeneuve ressaltou que os incidentes tinham sido provocados por uma “minoria violenta” composta por dezenas de indivíduos que se aproveitaram do cordão humano promovido por ambientalistas na Praça da República para promoverem uma marcha violenta.
O presidente francês, François Hollande, criticou o que designou de ação “escandalosa” de “elementos perturbadores”. “Sabemos que existiam elementos perturbadores que nada têm a ver com os ambientalistas”, declarou o chefe de Estado francês em Bruxelas, onde participa de um encontro da União Europeia (UE) com a Turquia. Ele classificou os incidentes de “lamentáveis e até escandalosos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário