Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : janeiro 2015

30 de jan. de 2015

Flagrante de desperdício de água em plena Seca, mas para muitos água aqui não é problema.



Vejam só um Flagrante foi registrado no Centro de Sobral, na tarde dessa Quinta-Feira na Av. Dr. Guarany. Verifica-se um verdadeiro desperdício de água em plena Seca.Um carro pipa lavando o arco do Triunfo em Sobral, falaram que estavam limpando para os desfiles dos blocos dos sujos. 
Curiosamente, a Prefeitura de Sobral mantém uma vinheta convocando a população a economizar água, em várias emissoras de rádio da cidade. Populares, revoltados com a ação de lavagem do calçadão, pararam para filmar e fotografar a cena, que já ganhou forte repercussão nas redes sociais.

TABA DOS ANACÉS MPF e Anacés discutirão problemas na implantação de reserva indígena no Ceará Reunião agendada também analisará os impactos da suspensão do projeto da Refinaria Premium II para a comunidade


Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br

Dilma e Cid se comprometeram com a criação da reserva. 
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) e índios Anacés se reunirão no próximo dia 9 de fevereiro, às 14 horas, na sede órgão, para discutir problemas relacionados à implantação da Reserva Indígena Taba dos Anacés, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião também serão avaliados possíveis impactos da suspensão do projeto da Refinaria Premium II para a reserva.

Tramita no MPF procedimento que apura denúncia de problemas na construção das casas previstas no projeto Taba dos Anacés. Lideranças indígenas informaram as que obras estariam causando danos ao meio ambiente, por conta de aterramento de uma lagoa. Também relataram irregularidades em dimensões das residências, utilização de materiais de baixa qualidade nas obras e que equipamentos de seguranças não estariam sendo utilizados por trabalhadores contratados pela empreiteira.

A implantação da reserva indígena ficou definida em termo de compromisso assinado, em novembro de 2013, pelo MPF, Petrobrás, Governo do Estado, Funai, Governo Federal e Comunidades Indígenas Anacé de Matões e Bolso. O termo prevê a implantação da reserva numa área de 543 hectares, com a construção de 163 casas para as famílias Anacé, além de água, energia, posto de saúde e escola indígena, com recursos do governo estadual e da Petrobras, totalizando R$ 30 milhões.

- Fique por dentro
As comunidades indígenas de Matões e Bolso estão sofrendo fortes impactos sociais e ambientais com a implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), dos empreendimentos já existentes e dos que se encontram em fase de instalação, das obras de infraestrutura pública e privada em andamento.

O Ministério Público Federal acompanhou por dez anos os Anacé em sua reivindicação pela demarcação de seu território. Em 2008, o procurador regional da República Francisco de Araújo Macêdo Filho recomendou ao Governo do Ceará que suspendesse desapropriação de terrenos na área até que se realizem os estudos de identificação e delimitação.

Em 2009, a pedido do MPF, os peritos em antropologia do órgão, Sérgio Brissac e Marco Paulo Schettino, e o Professor de Geografia da UFC Jeovah Meireles elaboraram parecer técnico que apresentava uma alternativa locacional a empreendimentos do CIPP e embasou uma ação civil pública proposta pelo MPF, visando garantir a permanência dos Anacé em Bolso e Matões. Mas os pedidos liminares não foram deferidos. E foram sendo implantadas na região duas termelétricas e uma usina siderúrgica.

Antes da assinatura do termo de compromisso e após um longo período de incertezas para os indígenas, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF promoveu reuniões que resultaram em uma solução para o caso com a participação de todas as partes envolvidas. A área que abrigará a reserva, definida conjuntamente com as comunidades indígenas, foi aprovada pela Funai, através de estudos antropológicos e ambientais. 

* Com informações do MPF/CE

29 de jan. de 2015

As mentiras dos cabeça das centrais sindicais e do governo vem atona! "Trabalhador na rua, Dilma a culpa é sua!"











OBS: do blog: Os companheiros que me desculpe, mas, tenho que colocar meu ponto de vista nesta matéria, que esta sendo relatada pelo o nosso SINTSEF/CE. Lendo este relato, vem atona a mentira do governo que sempre ia conversar com os trabalhadores, e os cabeças das centrais e vários sindicatos que fizeram o papel de cabo eleitoral, ficam sem moral de puxar uma luta de verdade, com este governo que enganou os trabalhadores em quatro anos de seu mandato, e mais uma vez ele continua enganando com o apoiou das centrais que fazem parte de seu governo, que moral vai ter esta luta? até que ponto os trabalhadores vão acreditar no chamado das centrais? será o bombom na boca dos trabalhadores, para este chamado? na  minha opinião, precisar que os sindicatos façam uma politica sindical, com respaldo e metas das politicas que os trabalhadores tenha exceto, conquistas de verdades, onde há muito tempo não têm, é só blá,blá e nada mais, muitas mentiras principalmente quando se refere as negociações com este governo das mentiras. desculpe-me mas é meu ponto de vista!
Atendendo  chamado da Central Única dos Trabalhadores e de outras centrais, o SINTSEF/CE marcou presença na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) na manhã de hoje (28). O Ato pelo Dia Nacional de Lutas por Emprego e Direitos enfatizou principalmente as MPs 664 e 665, que retiraram direitos dos trabalhadores no que diz respeito à pensão, PIS, seguro-desemprego e auxílio-doença. Contou com a participação de companheiros de diversas centrais sindicais e sindicatos, como Sindjorce, Sindicato dos Bancários, Sindsaúde, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindifisco, entre vários outros.
      Representando o sindicato estiveram presentes os diretores Luis Carlos Macêdo, Luciano Filgueiras, Claudionor da Costa (Pará), Valmir Braga, Onidracir Ribamar, José Atailde, Francisco Gonçalves, José Amorim, José Arteiro, bem como alguns delegados de base e filiados.
      Os coordenadores gerais Luciano e Luís Carlos, salientaram, em suas falas, a importância de manter a unidade da classe trabalhadora, além de mostrar sua independência e autonomia frente aos governos. Para eles, a luta contra o sistema capitalista deve ser incessante e os trabalhadores devem caminhar juntos para mostrar sua força. “A emancipação da classe trabalhadora deve ser obra dos próprios trabalhadores”, enfatizou Luís Carlos Macêdo, citando Karl Marx.
      Não deixemos essa fagulha apagar. Companheiras e companheiros filiados ao SINTSEF/CE estejam a postos! O caminho é a luta!

NASA resolveu finalmente admitiu que existe vida extraterrestre..



É verdade que a Agência Espacial Norte Americana finalmente está preparando seus astronautas para um possível contato alienígena?
Muitos sites e blogs se apoiaram numa matéria divulgada na TV Cultura no dia 31 de outubro de 2014, afirmando que a NASA estaria se preparando para contatar seres de outros planetas. A reportagem, que foi apresentada durante o Jornal da Cultura, mostra que a Agência Espacial já teria fortes evidências de que já teríamos sido visitados por alienígenas no passado e que, em um futuro próximo, podemos nos comunicar com vida inteligente lá fora.
Será que isso é verdade ou farsa? Assista a matéria abaixo e descubra conosco

Read more: http://www.e-farsas.com/nasa-finalmente-admitiu-que-existe-vida-extraterrestre.html#ixzz3QGJkZYxh

Mentiras tem as pernas curtas! REFINARIA CANCELADA Danilo Forte sugere renúncia de Cid Gomes em defesa dos interesses do Ceará Para o deputado, ministro não pode permanecer em um governo que não honra compromisso firmado com o Estado.

Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O deputado federal Danilo Forte (PMDB) afirmou, nesta quinta-feira (29), que o ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), deve renunciar ao cargo em defesa dos interesses do Ceará. Para Danilo, o ex-governador não pode se manter em um governo que age contra os interesses dos cearenses.

Na quarta-feira (28), a Petrobras anunciou o cancelamento da instalação da Refinaria Premium II, prometida desde o governo do ex-presidente Lula (PT). Entre 2009 e 2014, o Governo do Ceará investiu R$ 657 milhões em infraestrutura para receber a obra. Neste meio tempo, a vinda da refinaria foi garantida e muito utilizada nas campanhas eleitorais de Cid, Lula, da presidenta Dilma Rousseff e do atual governador Camilo Santana (PT).

Refinaria por ministério

Também nesta quinta-feira (29), o presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, acusou em entrevista ao Blog do Eliomar, o ministro Cid Gomes de ter trocado "a refinaria de petróleo pelo Ministério da Educação". O ex-prefeito de Maracanaú lamentou o cancelamento da instalação da Refinaria Premium II.

OPERAÇÃO LAVA JATO Cearense apontado como mensageiro da propina assusta Brasília Transportador de dinheiro no esquema orquestrado pelos doleiros Carlos Habib Chater conta tudo a MPF.


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


O doleiro Alberto Youssef, para distribuir toda a dinheirama roubada da Petrobras, contava com uma rede de corrupção pelo País. Em Brasília, operava sob seu comando o também doleiro Carlos Habib Chater, que tinha a seu serviço 400 contas de laranjas e cuja marca principal era funcionar sua empresa em um posto de gasolina na torre de tevê na própria Esplanada dos Ministérios.

Se Alberto Youssef fez delação premiada e contou tudo, o mesmo não ocorreu com Carlos Charter. Manteve-se calado. Porém, o seu mensageiro da propina, Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como 'Ceará', um dos primeiros indiciados na Operação Lava Jato, que investiga um dos maiores esquemas de corrupção, fraudes em licitações, desvios de verbas e lavagem de dinheiro na Petrobras, resolveu contar tudo que sabe.

Responsável pelo recebimento e entrega do dinheiro utilizado no pagamento de propinas para políticos e gestores públicos, Ceará, o mensageiro da propina, é considerado um dos principais colaboradores do MPF na investigação dos crimes, tendo apresentado à Justiça uma lista com mais de cem nomes de envolvidos. Todos políticos importantes com atuação no Congresso Nacional e em Brasília.

O acordo foi estabelecido depois que o Ministério Público Federal formalizou a denúncia contra Carlos Alexandre, o Ceará, apresentando provas do seu envolvimento com o crime organizado, como a gravação de um diálogo, interceptado pela Polícia Federal (PF), na qual ele afirma que não realiza operações pequenas, abaixo de R$ 50 mil. Em outra ligação, Ceará combina uma transação de R$ 5 milhões. Amigo há 20 anos de Alberto Youssef, era homem de confiança do doleiro Carlos Habib Chater. Segundo confessou a doleira Nelma Kodama à Polícia Federal, Ceará também transportava valores em moeda estrangeira, inclusive valores do tráfico internacional de drogas.

Em setembro do ano passado, após a formalização do acordo de delação premiada, a Justiça do Paraná suspendeu o processo contra Ceará. Ele, no entanto, ficou obrigado a se apresentar regularmente à Justiça. Na época do despacho, Carlos Alexandre, o Ceará, tinha residência em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Atualmente, seu endereço é mantido sob segredo pelo Ministério Público Federal, pois ele está sob proteção policial.

Desrespeito com o dinheiro público como sempre! 'VIROU PÓ' Eunício critica cancelamento de refinaria e quer responsabilização de gestores

Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O senador Eunício Oliveira (PMDB) criticou a desistência da Petrobras na instalação da Refinaria Premium II no Ceará. O peemedebista afirmou que o equipamento foi usado “como moeda política nas eleições de 2014″, quando disputou o governo contra Camilo Santana (PT), apadrinhado do ex-governador Cid Gomes (Pros)

O senador ainda pediu a responsabilização de gestores sejam responsabilizados pelo investimento perdido. “Avalio que todos os autores dessas façanhas devem vir à público dar as devidas explicações e sejam responsabilizados”. Entre 2009 e 2014, o Ceará investiu R$ 657 milhões em infraestrutura para receber "uma refinaria que virou pó".

PREFEITOS DO CEARÁ APRECE elege nova Diretoria com presença de Camilo Santana A eleição acontecena manhã desta sexta-feira (30), no auditório do Banco do Brasil, com primeira convocação agendada para 8h30.

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizará, na manhã desta sexta-feira (30), Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, no auditório do Banco do Brasil, com primeira convocação agendada para 8h30. A solenidade de posse será logo em seguida, com a presença confirmada do Governador do Estado, Camilo Santana, entre outras autoridades.

A eleição da entidade conta com chapa única, de modo que os membros da nova Diretoria Executiva, além dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, para o Biênio 2015-2016 deverão ser confirmados nos cargos pelos prefeitos associados que se fizerem presentes. Além disso, o evento contará com a apreciação da prestação de contas anuais e o Relatório do atual Conselho Fiscal.

Saiba mais:
A Aprece foi fundada no dia 07 de março de 1968, desde quando vem atuando de forma crescente em favor do fortalecimento do municipalismo cearense. Consolidou, ao longo dos anos, o trabalho de reivindicação e parceria junto ao Governo do Estado, na luta pelas questões de interesse das gestões municipais.

A entidade configura-se hoje como a principal articuladora entre os municípios e o poder público estadual, com assento nos mais diversos Conselhos, Comitês e grupos de trabalho, num convívio saudável que sempre trouxe bons frutos para o Ceará.  Com seu prestígio e renome, a Aprece também sempre teve significativa atuação nas causas de impacto nacional, tendo influência reconhecida no Senado e na Câmara dos Deputados. Ações com os diversos setores da sociedade, nas mais distintas áreas, também fazem, ao longo dos anos, parte da linha de atuação da Aprece.

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará congrega hoje as seguintes entidades vinculadas: Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE); Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS); União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho dos Municípios para o Desenvolvimento e Tecnologia do Estado do Ceará (COMDETEC), além de algumas Associações Regionais de Municípios como: AMAB, AMUV E AMUVALLE.

Serviço:
Eleição e Posse da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Aprece
Data: 30.01.2015
Hora: 8h30
Local: Auditório do Banco do Brasil (Av. Santos Dumont, nº 2889)

* Com informações da APRECE

OPERAÇÃO PASSWORD Policia Federal investiga associação criminosa no setor de passaporte do Ceará


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Password, que investiga associação criminosa formada por despachantes e funcionários terceirizados da própria instituição que atuam no Setor de Passaporte da Superintendência Regional no Ceará.

Foram cumpridos 26 mandados, sendo 12 de busca e apreensão, 6 de prisão temporária e 8 de condução coercitiva.

A investigação, conduzida há seis meses pela inteligência do órgão, revelou que despachantes pagavam dinheiro e prestavam vantagens indevidas a funcionários terceirizados da Delegacia de Polícia de Imigração, para conseguirem a antecipação injustificável do atendimento para a obtenção de passaporte, com preterição da ordem cronológica dos agendamentos realizados. A quadrilha atuava, ainda, na emissão do passaporte com burla aos procedimentos legais.

A Superintendência da Polícia Federal no Ceará orienta os cidadãos interessados na obtenção de passaporte a evitarem o pagamento de qualquer valor a título de atendimento antecipado, esclarecendo que o procedimento de antecipação está disponível para qualquer pessoa que demonstre a necessidade de emissão do documento antes da data do agendamento regular, bastando dirigir-se ao posto de emissão de passaportes com a documentação necessária.

Os presos responderão pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

*Fonte: Policia Federal do Ceará.

28 de jan. de 2015

Tudo que a Presidente disse você considere ao contrario. seu governo esta fazendo o que ela disse que os outros iam fazer! MALABARISMO NAS CONTAS Cid defende cortes na Educação: 'somos solidários ao ajuste, vamos cortar até o osso' Ministro acredita na contenção de despesas de custeio como meio para preservar programas prioritários.

Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br


Empenhado em preservar a imagem do governo Dilma, o ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), saiu em defesa do corte de verba – de quase R$2 bilhões ao mês – nos 39 ministérios, determinado pela presidente no início de janeiro de 2015. 

Cid se diz "solidário ao ajuste" e disposto a "cortar até o osso", pois o início de um novo governo é o único momento em que ajustes podem ser feitos e gorduras podem ser poupadas.  

"Não faço coro ao discurso contra os cortes, eu sempre pratiquei esforços fiscais para diminuir despesas meios", afirmou o cearense, referindo-se a despesas como conta de energia, água, diárias, viagens, hospedagens, dentre outros. 

Para o ministro, os R$ 7 bilhões anuais que serão subtraídos do orçamento destinado à Educação podem ser economizados apenas com a contenção dessas despesas de custeio. Com isso, as medidas de ajuste não afetarão nem os principais programas, nem as demandas mais urgentes da pasta, cuja área foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) como a "prioridade das prioridades" de seu segundo mandato.

"Somos solidários ao ajuste e vamos cortar até o osso no que for despesa meio, mas os programas finalísticos do ministério não serão afetados. A diretriz é ir até o limite no que não é programa fim. Temos cerca de R$ 121 bilhões que são imunes a cortes, então vamos procurar atingir a meta que foi colocada no planejamento da Fazenda sem afetar o que é principal, como bolsas de estudo, capacitação de professores, transporte escolar e tudo o que é direto na escola", argumentou Cid Gomes. 

* Com O Globo. 

Os Brasileiros Já começaram pagar esta conta, é só ver os preços dos produtos disparando. PETROLÃO NOS EUA AÇÃO NOS EUA CITA ODEBRECHT E GRAÇA FOSTER AÇÃO BILIONÁRIA NOS EUA RESPONSABILIZA A PRESIDENTE DA PETROBRAS

Por ora, a avaliação isenta a presidente de eventuais punições em processos administrativos Foto: Antônio Cruz/ ABr
Graça Foster e o antecessor Sergio Gabrielli são responsabilizados na ação 
judicial (Foto: Antônio Cruz/ ABr)
Ação civil coletiva (class action suit) é movida na Justiça de Nova York contra a Petrobras por acionistas nos Estados Unidos, e pode fazer a estatal e seus executivos pagarem indenização. De acordo com a ação judicial movida pelo escritório de advocacia americano Wolf Popper, à qual esta coluna teve acesso, o esquema de roubalheira do Petrolão foi abastecido por tipos como a presidente Graça Foster e o ex Sérgio Gabrielli, para beneficiar fornecedores como a empreiteira Odebrecht.
Além de indenização por dano material, a ação coletiva pede reparação por “dano moral”: agora, pega mal ser portador de ações da Petrobras.
A ação acusa a Petrobras de emitir relatórios falsos e seus executivos de “maquiar” fatos e resultados financeiros para esconder a corrupção.
Entre os pedidos da ação está investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA em todos os relatórios emitidos pela Petrobras.
A ação coletiva pode ter milhares de autores, já que a Petrobras vendeu 768 milhões de ações na Bolsa americana entre 2010 e 2014. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

PETROLÃO PF INVESTIGA MAIS DEZ EMPREITEIRAS ENROLADAS NO ROUBO À PETROBRAS EMPREITEIRAS FORAM DELATADAS POR PAULO ROBERTO COSTA E YOUSSEF

Paulo Roberto Costa (ABr) e Alberto Youssef (Aniele Nascimento/AE)
Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef implicaram dez empreiteiras em seus
 depoimentos sob delação premiada.
Mais dez inquéritos na Polícia Federal vão investigar denúncias de fraudes envolvendo empresas contratadas pela Petrobras e citadas em depoimentos sob delação premiada do megadoleiro Alberto Youssef.
O doleiro contou que funcionários da estatal recebiam propinas para fechar contratos de obras com asempresas MPE Montagens e Projetos Especiais, Alusa Engenharia, Promon Engenharia, Techint Engenharia e Construção, Construtora Andrade Gutierrez, Skanska Brasil, GDK, Schain Engenharia, Carioca Christiani Nielsen Engenharia e Setal Engenharia Construções e Perfurações.
Para abrir os inquéritos, a PF levou em consideração as revelações de Youssef e também documentos, como recibos e comprovantes de depósitos comprovando a ligação entre as empresas e pessoas investigadas na Lava Jato.
A GDK já figurou em ouro escândalo, ainda no governo Lula, quando seu influente assessor Silvio Pereira chegou a receber, a título de propina, um automóvel Land Rover. Na Operação Lava Jato, documentos apreendidos com o ex-diretor Paulo Roberto Costa mostravam que a GDK havia pago à empresa dele por serviços de “assessoria”.
A Setal Engenharia,  atual Toyo Setal, é parte importante no processo que culminou na sétima fase da Lava Jato e com a prisão de executivos de várias empreiteiras do país. Júlio Camargo, diretor da empresa, fez um acordo de delação premiada com a Justiça Federal, no qual denunciou um esquema de cartel entre empreiteiras.
A Andrade Gutierrez é citada por Alberto Youssef e por Paulo Roberto Costa por participar do esquema de pagamento de propinas aos funcionários da Petrobras.

Os Preços que vocês continuaram à pagar no Brasil. BOLSO Preço do pão fica até 10% mais caro a partir de fevereiro O quilo do pão que atualmente custa R$ 8,50 deve ficar entre R$ 9,18 e R$ 9,35.

Alex Mineiro
jornalismo@cearanews7.com.br

O pão deve ficar entre 8 e 10% mais caro para os consumidores cearenses já a partir do mês de fevereiro deste ano.

A previsão é do Sindicato das Industrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindipan-CE). O quilo do pão que atualmente custa R$ 8,50 deve ficar entre R$ 9,18 e R$ 9,35.

Segundo o presidente do Sindipan-CE, Lauro Martins, um dos principais elementos que vão influenciar a alta é o aumento do trigo no mercado externo.

26 de jan. de 2015

A VACA JÁ ESTÁ TOSSINDO NO BREJO COM A NOSSA ESTADISTA TUPINIQUIM

JORGE OLIVEIRA


Maceió – Ao deixar de ir no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para prestigiar à cerimonia de posse de Evo Morales, reeleito pela terceira vez presidente da Bolívia, depois de manipular a Constituição, a presidente Dilma, finalmente, demarcou seu território como estadista tupiniquim: não quer discutir o Brasil com a elite política e econômica das grandes nações. Prefere o aconchego do representante boliviano, responsável pela entrada de toneladas e mais toneladas de cocaína no Brasil, que virou a principal rota de tráfico para o mundo.
 Ao subestimar o principal fórum de discussão do planeta, a presidente faz a opção de isolar o país das questões econômicas e sociais discutidas pelos principais estadistas do mundo e com os mais representativos homens de negócios, cientistas sociais e defensores do meio ambiente. Tudo indica que a política externa do país está de vez nas mãos do obscuro aspone Marco Aurélio Garcia que, sozinho, decide sobre os rumos do Brasil lá fora. O Itamaraty virou objeto de decoração no governo do PT. A prova disso é que não paga nem mais as contas de aluguel e dos serviços das embaixadas e dos consulados lá fora. O orçamento – que já era pequeno – caiu pela metade.
 É triste para um país como o Brasil, uma das maiores potências econômicas do mundo, curvar-se a um bando de idiotas que não enxerga um palmo à frente do nariz do que está ocorrendo no mundo moderno, no mundo em que prevalece o diálogo inteligente e o pragmatismo consequente. Que transforme a política de estado em política de um grupelho partidário retrógrado e o país num latifúndio ideológico dinossáurico. É difícil imaginar que apenas um assessor medíocre  como Marcos Aurélio Garcia trace as estratégias de política exterior com os países que o Brasil mantém relações econômicas em detrimento do assessoramento diplomático do Itamaraty, hoje, um dos órgãos mais desprestigiados pela presidente.
 A ausência de Dilma no fórum de Davos acontece no momento em que o Brasil mais necessita de dialogar com a Europa e com os Estados Unidos sob o risco de ficar falando sozinho para encontrar soluções para a crise que bate à sua porta. No momento como esse ouvir apenas um assessor como Marcos Aurélio, travado ideologicamente, é levar o país definitivamente para o fundo do poço. Com consequências irreparáveis.
 Os banqueiros que dirigem a economia do Brasil, liderados por Joaquim Levy, já estão dessincronizados. Cada um, com as teses mais ortodoxas, tenta salvar o país com aperto fiscal e tributário sob o olhar vigilante da Dilma. Levy, por exemplo, falou que o país entraria em recessão econômica já no primeiro trimestre. Foi obrigado a se desmentir, como fizera o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, ao falar sobre a política do salário mínimo.
 A verdade, minhas senhoras e meus senhores, é que o país está entrando em parafuso. A vaca começou a tossir antes que a Dilma pudesse tirá-la do brejo. Todos os índices sociais e econômicos são negativos e a taxa de desemprego já é a maior dos últimos cinco anos. E o trabalhador desempregado é sinal de bolso vazio e mesa vazia. O Brasil conhece esse filme: Sarney quase foi degolado por um impeachment, que depois seria aplicado ao Collor pelo povo desesperado com a economia sufocante.
 É bom que a petezada bote as barbas de molho, porque, antes do que se esperava, a vaca tossiu no brejo.

ROUBALHEIRA ENVERGONHOU BRASILEIROS EM DAVOS


A comitiva brasileira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, têm sido questionada sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, a mais global das grandes empresas brasileiras. Funcionário do governo alemão até pediu a um diplomata brasileiro para confirmar a informação de que há políticos de partidos governistas que, se não forem presos, poderão até virar ministros do governo Dilma Rousseff.

MIAMI, FLORIDA Ex-assessor de Cid Gomes vira empresário de sucesso nos Estados Unidos

Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O ex-assessor especial do atual ministro da Educação, Cid Gomes, Valdir Fernandes marcou presença na 63ª edição do concurso Miss Universo, realizado na madrugada desta segunda-feira (26), em Miami, nos Estados Unidos. Waldir mora em Tampa Bay e ainda deve ficar por lá durante um ano. 

Valdir Fernandes, que era operador de câmera antes de assumir o cargo sob o comando do ex-governador, hoje reside em Tampa Ray, em Miami, na Florida. Se tornou empresário de sucesso e ainda achou um tempo para prestigiar a cearense Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014, que ficou entre as 15 mais belas desta edição. Quem saiu com o título foi a colombiana Paulina Vega. 

ENTREVISTA EXCLUSIVA Capitão Wagner rebate críticas dos Ferreira Gomes abrindo diálogo com Camilo Deputado eleito, apontado como chefe de milícia por Ciro, ajuda em novo Plano de Segurança do Governo

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O policial militar Wagner Sousa Gomes, conhecido pela patente de Capitão Wagner (PR), desde que se projetou como um dos líderes do movimento grevista dos PMs e Bombeiros do Ceará (2011 - 2012), tem sido alvo de críticas pesados lançadas pelos então representantes do Governo do Estado.

Denunciado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (PROS) como líder de uma milícia formada dentro da Secretaria da Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS) e ligada ao narcotráfico, Wagner, eleito o deputado estadual com o maior número de votos no último pleito, atualmente, senta com o governador Camilo Santana (PT) para auxiliar no desenvolvimento de estratégias para a redução da criminalidade no Estado.

À acusação de envolvimento com o tráfico de drogas, ele rebate alegando que o boato foi um ato de desespero dos Ferreira Gomes e que a prova maior de sua inocência é o fato de, hoje, ele entrar como convidado no Palácio da Abolição.

Em entrevista ao portal Ceará News 7 e ao programa de rádio Ceará News, Capitão Wagner falou sobre a abertura do diálogo com o atual Governo, de quem foi opositor durante a campanha eleitoral, e das propostas para a redução da violência no Estado.

22 de jan. de 2015

Violência não para, Vereador de Sobral, Adauto Arruda é roubado em Fortaleza em plena Av. Santos Dumont.

O vereador Adauto Arruda foi roubado em plena, Av. Santos Dumont, em Fortaleza. Ontem por volta das “20:00h” quando o vereador estacionou seu carro Hillux em uma farmácia. O carro foi arrombado pela parte traseira, foi filmado na hora em que um veículo parou e desceu uma mulher e a mesma quebrou vidro e roubou os objetos que estava dentro do carro do vereador. O caso já foi informado às autoridades, o vereador fez um registro na policia B.O. e aguarda providencias já que o carro e a mulher foram filmados, o vereador espera que os criminosos sejam punidos e seus objetos recuperados.

Isso é verdade ou não? ALIANÇA INSTÁVEL Ciro ameaçou romper com Camilo se governador recebesse Eduardo Cunha no Abolição


OBS: do blog: Se esta matéria, abaixo for verdadeira, o governo Camilo fica sem autonomia e inseguro em sua governabilidade no Estado, e perde sua credibilidade do povo quer lhe deu o direito de governa.
Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


A breve passagem do líder do PMDB, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por Fortaleza, para cumprimento de agenda de campanha pela Presidência da Câmara dos Deputados, resultou em mais um atrito entre o líder do PROS-CE, Ciro Gomes, e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Informações de bastidores dão conta que o irmão mais velho de Cid ameaçou romper com o governador caso ele recebesse o peemedebista no Palácio da Abolição, no último dia 16.

Eduardo Cunha foi, por diversas vezes, alvo de críticas ferrenhas dos irmãos Ferreira Gomes. Recentemente, Ciro o classificou como “picareta-mor”e Cid o chamou de “escória da política”. Ambos são declaradamente contrários à influência do PMDB no governo Dilma.
O acolhimento de opositores do governo passado no Palácio da Abolição já havia gerado o descontentamento do ex-ministro e ex-secretário da Saúde do Ceará. Logo nos primeiros dias de governo, Camilo Santana recebeu,individualmente, todos os deputados estaduais eleitos, dentre eles, Capitão Wagner (PR), acusado pelos irmãos FG de liderar uma milícia, ligada ao narcotráfico, estruturada dentro da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Ceará. O encontro entre Camilo e Wagner enfureceu Ciro Gomes. 
No caso do encontro com Eduardo Cunha, o desfecho da história foi diferente. Como, no dia da reunião, Camilo Santana foi chamado para um encontro com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Pepe Vargas, a agenda em Brasília, marcada posteriormente, foi usada como pretexto para o cancelamento do compromisso com o desafeto de Cid e Ciro Gomes.   

ESTADO DE EMERGÊNCIA Camilo Santana suspende repasse de verbas para carnaval no Ceará A intenção do governador é canalizar esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial.


Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), assinou nesta quarta-feira (21) um decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para qualquer evento festivo relacionado ao carnaval. A suspensão se estende a todas as entidades e órgãos estaduais, mas não se aplica ao Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (SIEC), lei que apoia através de edital ações como o Festival de Teatro de Guaramiranga. 

A intenção do Governo do Estado é canalizar esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial e que afetam diretamente a rotina da população cearense. Ao todo, 176 dos 184 municípios cearenses já decretaram estado de emergência, devido à seca que atinge o Estado nos últimos 4 anos.

Em 2015, o combate à estiagem aparece como uma das prioridades da gestão. O Governo vai intensificar ações como a instalação de cisternas de placa, adutoras emergenciais e de engate rápido, perfuração de poços profundos, construção de novas barragens e ampliação da operação carros-pipa do Exército e do Estado. A decisão se baseia no prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará divulgado na última terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). Os dados apontaram 64% de probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média este ano.

* Com informações do Governo do Estado

FOGO CRUSADO Cid envolvido em guerra do PMDB com PT pela direção do FNDE


Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br


O PT e o PMDB estão medindo forças para indicar o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Enquanto petistas querem o ex-deputado federal Antônio Biffi (MS) no cargo, peemedebistas endossam o nome do ex-ministro do Turismo Gastão Vieira.

No meio dessa briga de cachorro grande, está o ex-governador e atual ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), que critica duramente o PMDB e, mesmo sendo da base aliada da presidenta Dilma Rousseff (PT), não mede palavras ao falar sobre petistas. Apesar da falta de intimidade com ambos, Cid tem peso na indicação, já que o órgão é vinculado ao MEC e teve um orçamento de R$ 60 bilhões em 2014.

Quem for fraco que se quebre

A disputa pela presidência do FNDE é apenas mais uma prova da fragilidade da aliança entre PMDB e PT, mantida, nas eleições de 2014, por um acordo entre o ex-presidente Lula (PT) e o senador Eunício Oliveira (PMDB). 

Após as desavenças durante as eleições, o PMDB começou o ano em desafeto com Dilma por não se sentir devidamente contemplado na composição dos ministérios. Além disso, a petista estaria agora fazendo oposição às campanhas do senador Renan Calheiros (PMDB) e do deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB) pelas presidências das Casas, indo de encontro aos conselhos de Lula.

Os maus políticos estão de cabelo em pé. Juiz da Lava Jato retira sigilo de delação de Youssef

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, decidiu hoje (21) liberar o conteúdo do acordo de delação premiada firmado entre o doleiro Alberto Youssef e o Ministério Pùblico Federal (MPF). No acordo, o doleiro citou nomes de políticos que receberam dinheiro do suposto esquema de corrupção na Petrobras.
Moro decidiu levantar o sigilo do acordo para garantir que as informações prestadas possam ser confrontadas pelos acusados, que deverão ter acesso exclusivo ao depoimento.
"Prevê o Artigo 7º da Lei nº 12.850/2013 que o acordo deixa de ser sigiloso quando recebida a denúncia. No presente caso, há denúncias que já tramitavam até mesmo antes da celebração ou homologação do acordo. Embora as denúncias nele não se baseassem, até porque anteriores, faz-se necessário levantar o sigilo sobre o acordo já que Alberto Youssef figura como coacusado/testemunha em várias delas e o depoimento dele, que nelas será prestado, tem relevância", disse o juiz.
A decisão foi motivada por pedidos dos advogados dos réus para que pudessem elaborar a defesa que devem apresentar nas ações penais oriundas da sétima fase da Lava Jato. Por envolver membros do Congresso Nacional, a delação precisou ser homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com os termos do acordo de delação, Youssef se comprometeu a repassar à Justiça os valores depositados em contas no exterior, hotéis localizados em Aparecida (SP), Porto Seguro (BA) e Londrina (PR), além de carros importados. O doleiro também se comprometeu a identificar políticos que receberam dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Em contrapartida, o Ministério Publico Federal (MPF) garantiu que ele vai cumprir até 5 anos de prisão e passará para o regime aberto, mesmo sem cumprir os requisitos exigidos pela lei.
* matéria alterada às 22h43 para acréscimo de informação

20 de jan. de 2015

SECA NO CEARÁ Funceme confirma agravamento da estiagem no Estado Governador Camilo pedirá ajuda à Presidência da República para financiar ações de socorro à população.

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br


A Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) apresentou, nesta terça-feira (20), o prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará. Em evento no Palácio da Abolição, com a presença do governador Camilo Santana (PT), secretários de Estado e representantes da sociedade civil, os meteorologistas do órgão não deram notícias muito animadoras aos presentes. A seca registrada nos últimos anos deverá ser ainda mais severa nos próximos meses. 

Eduardo Sávio Martins, da Funceme, apresentou os dados do estudo, que apontou 64% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média este ano; 27% para clima normal e apenas 9% para clima chuvoso. De acordo com Eduardo, a análise foi feita com base no monitoramento de chuvas em várias regiões dos nove estados do Nordeste.

Após a confirmação do agravamento da estiagem, que assola todos os municípios do Estado, Camilo informou a estratégia que o governado irá adotar para aplacar as difíceis condições de convivência com a falta de chuvas no período.  

“Hoje foi o dia que recebemos oficialmente a condição climática do Ceará para o ano de 2015. Isso significa que 2015 talvez seja o ano que chova menos no Ceará, desde 2012. Já tive reunião anterior com os secretários de Recursos Hídricos, e do Planejamento. Queremos que a secretaria de Planejamento também coordene esse processo, já que esta pasta tem um olhar para todas as áreas do Governo. Determinei a criação de um grupo de trabalho. Existe um processo de acompanhamento hoje, que envolve Cogerh, SRH e Cagece na sede dos municípios”, disse Camilo Santana.  

Para o governador, o planejamento será imprescindível para intensificar as ações emergenciais. As instalações de cisternas, adutoras e perfuração de poços profundos, ações  já realizadas durante o governo Cid Gomes (PROS), serão continuadas. Projetos de infraestrutura deverão ser acelerados, como a construção de novas barragens e a continuidade das obras do Cinturão das Águas e da Transposição. 

“Estamos construindo um plano, fora o acompanhamento continuado que realizamos cidade a cidade. Isso vai dizer quais são as ações que precisam ser feitas em cada um desses municípios. Ampliaremos a operação carros-pipa do Exército e também operação carros-pipa do Estado”, declarou Camilo, prometendo também procurar a presidente Dilma Rousseff (PT), para requisitar os recursos necessários ao socorro da população cearense.

Você servidor federal e filiado ao SINTSEF/DESRNORT pode acompanhar as informações via Facebook da desrnort.

Desrnort Sintsef atualizou a foto da capa dele.
Coordenadores da Delegacia de Base da Região Norte - DESRNORT
A Delegacia Sindical da Zona Norte, relata várias informações aos seus filiados, traveis do seu Facebook. DESRNORT.

Uma homenagem da Coordenação da DESRNORT a todos os APOSENTADOS E APOSENTADAS!!!!

CANETA NOS 6,5% DE CORREÇÃO OPOSIÇÃO CRITICA VETO À CORREÇÃO DO IR: PENALIZA TRABALHADOR AUTOR DA EMENDA VETADA PELA PRESIDENTE DILMA, DEPUTADO MENDONÇA FILHO ACREDITA QUE DECISÃO PODE SER DERRUBADA PELO CONGRESSO

Oposicao Rubens Bueno_Mendonça Filho_Antonio Imbassahy_Carlos Sampaio Foto PPS
Deputado Mendonça Filho, líder do DEM, é autor da emenda vetada pela
 presidente Dilma Rousseff
O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), criticou nesta terça-feira, 20, a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a emenda, apresentada por ele, que corrige em 6,5% a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física, proposta na Medida Provisória 656.
A emenda de Mendonça Filho foi aprovada no fim do ano passado em votação simbólica na Câmara e no Senado. O valor corresponde à projeção da inflação para o período de 2014, que foi exatamente o teto da meta do governo.
“Vetar essa correção próxima ao valor final da inflação de 2014 é exigir que, mais uma vez, o trabalhador seja penalizado com a situação econômica do País. O governo retira mais gente da isenção para inchar ainda mais suas receitas do jeito mais fácil: apertando ainda mais o contribuinte”, protestou o líder, em nota.
Em entrevista à reportagem, Mendonça Filho afirmou acreditar que há um “chance bastante razoável” para que o veto de Dilma seja derrubado pelo novo Congresso. O líder do DEM lembrou que a apreciação dos vetos agora é realizada em votação aberta e há, segundo ele, um clima de muita insatisfação política e na população, com a presidente tomando medidas ao contrário do que defendeu durante a campanha eleitoral.
“Ninguém está falando de algum absurdo, está se corrigindo a tabela pela inflação. Não é nem a atualização dos 60% de defasagem da tabela. O governo está aumentando a tributação sobre uma faixa do assalariado que não pagava imposto”, disse. fonte D do Poder

Têm que ter uma cala boca aos trabalhadores. Geral Governo abre diálogo com centrais sindicais sobre medidas trabalhistas

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto e Talita Cavalcante
As medidas provisórias (MPs) 664 e 665, que alteram as regras sobre pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego, anunciadas pelo governo no fim do ano passado, não poderão ser revogadas, como reivindicam as centrais sindicais. O governo, porém, garantiu que o diálogo está aberto para negociar o conteúdo das normas.
O assunto foi discutido nessa segunda-feira (19) por quatro ministros e seis representantes de centrais sindicais, reunidos em São Paulo. Após o encontro, os líderes sindicais reafirmaram a posição de pedir a revogação das MPs, alegando que as medidas retiram direitos dos trabalhadores.
Diante da resistência na reunião, a alternativa encontrada pelas centrais foi incluir os trabalhadores na elaboração dos textos das MPs. “Se não vai revogar a medida, nós queremos discutir o conteúdo, porque somos contrários à forma como estão apresentadas”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. “Então, é óbvio que se o governo aceita o processo de negociação, tem que estar aberto para fazer modificação nas medidas, atendendo às propostas que vamos fazer, porque senão fica sem eficácia essa reunião”, acrescentou.
Freitas argumentou que o Brasil passou por um processo de diferenciação no mundo, que gerou crescimento no mercado interno, criou empregos, não usando a fórmula tradicional do Fundo Monetário Internacional. Ele discorda da “ideia de que acabou o espaço para fazer uma política de crescimento na oferta de crédito e para fortalecer o mercado interno”.
Segundo o presidente da CUT, nem tudo se resolve com política restritiva e conservadora. “Nós [as centrais sindicais] não concordamos e achamos que isso é muito prejudicial aos trabalhadores”, disse.
O ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, conversou com os jornalistas ao fim da reunião. Ele avaliou como positivo o encontro e disse que, a partir de hoje, o diálogo está aberto com as centrais sindicais para a negociação do conteúdo das MPs. Rossetto apresentou algumas mudanças estruturais, que ocorreram nos últimos anos no país, para explicar as novas medidas do governo.
De acordo com ele, a criação de emprego, o aumento da formalização no mercado de trabalho, a entrada de 30 milhões no sistema previdenciário, o aumento da renda e do salário mínimo, além do crescimento da expectativa de vida, são fatores que mostram a necessidade dessas mudanças e exigem ajustes para garantir a sustentação do sistema de proteção social.
Miguel Rossetto disse ainda que as medidas têm a finalidade de manter os benefícios dos trabalhadores, sem comprometer a Previdência e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “[As medidas são] para que possamos preservar o conjunto de direitos dos trabalhadores, o sistema de proteção social, a sustentação dos fundos a médio e longo prazos”, completou.
Também participaram da reunião os ministros Carlos Gabas (Previdência Social), Nelson Barbosa (Planejamento) e Manoel Dias (Trabalho e Emprego).
Representando as centrais, estavam presentes os seis presidentes das entidades reconhecidas formalmente: Vagner Freitas (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (União Geral dos Trabalhadores), Antônio Neto (Central dos Sindicatos Brasileiros), Adilson Araújo (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e José Calixto (Nova Central).