Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : junho 2015

30 de jun. de 2015

Na Câmara de Sobral, PAUTA DA 41ª SESSÃO ORDINÁRIA Terça-feira, 30 de junho de 2015. Muitas vaias e vereadores de Situação saíram sendo chamados de traidores do povo.

Na, SESSÃO ORDINÁRIA Terça-feira, 30 de junho de 2015.  Foram duas tribunas, mas antes das tribunas foram chamados, o Presidente do SAAE e Advogada da instituição, para explicarem o aumento que foi dado na conta de água, pelo decreto do Prefeito. As explicações não convencerão nem a platéia e nem os vereadores de oposição. O vereador Gilmar Bastos utilizou a tribuna para informar sobre o aumento que a população vai ter que pagar a conta do SAAE por falta de Gestão, que quebraram a instituição. O povo não pode e nem deve pagar uma conta onde o SAAE dispensou mais de vinte milhões de reais da CAGECE e agora dizem que estão tendo prejuízo, a firmou o vereador Gilmar Bastos, O mesmo colocou um projeto para que este aumento o povo não paga-se, mas os vereadores de situação acharam melhor vota a favor do aumento do prefeito e contra o povo.
O relatório deste Projeto foi desfavorável pela comissão de Justiça onde o parecer é dado pela a líder do prefeito vereadora Christianne: 

Projeto de Decreto Legislativo nº 645/15, de 03/06/2015. Maioria: Simples. Ementa: Dispõe sobre a sustação do Decreto do Poder Executivo nº 1681, de 28/05/2015. Autoria: Vereador Gilmar da Cruz Bastos (PROS).

A LISTA da Votação: Vereadores que votou a favor do povo e contra o aumento da conta de água, foram eles. (8) vereadores.

Valfredo Linhares Ribeiro (PV)   Fredim
José Sílvio Ávila da Cunha (PROS)  Silvio Ávila
Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar (PV)  Fransquinha do Torto.
Gerardo Jovani Romão (P.R.B)  Gêge Romão
Adauto Izidoro Arruda (PP)  Adauto Arruda
Francisco Linhares da Ponte (PP)  Chico Joía
Dr. Estevão Ponte Filho (PP)  Dr. Estevão
Gilmar da Cruz Bastos (PROS)  Gilmar Bastos.
Os vereadores que votou contra o POVO e votou a favor do aumento da conta de água e favor do prefeito. foram eles (11)

Antonio Claudio Ferreira Gomes (PROS) Claudio Gil
José Oswaldo Soares Balreira Júnior (PMDB) Jr. Balreira
Vicente de Paulo Albuquerque (PSD) Paulão
Francisco Adaldécio Linhares (PROS) Adaldécio
Carlos Evanilson Oliveira Vasconcelos (PROS) Carlos do Calisto
Francisco Hermenegildo Sousa Neto (PROS) Hermenegildo 
Antonio Oliveira Braga ( PROS) Gaudencio
Christianne Marie de Aguiar Coelho (PT) Christianne
Francisco Rogério Bezerra Arruda (PP) Rogério Arruda
José Itamar Ribeiro da Silva (PROS) Itamar Ribeiro
Carlos Augusto Rodrigues Linhares (PROS) Kaka Linhares
No final da Sessão o povo presente cantaram e chamaram os vereadores de traidores do povo.

APÓS 130 DIAS Cid Gomes volta ao Congresso para ajudar Roberto Cláudio junto ao Governo Federal Ex-governador foi visto num dos acessos ao plenário Ulysses Guimarães da Câmara Federal.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br



Passados mais de 130 dias de sua demissão do Ministério da Educação, após um embate com o Presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha(PMDB-RJ) - o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, reapareceu no Congresso Nacional. A Política Real flagrou o ex-ministro ao lado de antigos assessores e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio(PROS-CE), num dos acessos ao plenário Ulysses Guimarães da Câmara Federal. 

Roberto Cláudio veio para um encontro, nessa terça-feira com a representação do CAF, Banco de Desenvolvimento da America Latina, em Brasília. Fortaleza busca mais alternativas de financiamento neste momento de ajuste fiscal.  O ministro Joaquim Levy, da Fazenda, sinalizou aos governadores nordestinos, no encontro de Natal, ainda em maio, que estava disposto a dar autorizações aos Estados e Municípos para captarem recursos nas agências de fomento. Mesmo que os Estados e Municípios se viabilizem para captar recursos é necessário que o Governo Federal dê um aval.

Cid Gomes, que vive momento de isolamento político, é bem aceito por alguns de seus ex-colegas ministros.  Ele não confirma, mas veio tentar ajudar o amigo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que vive um mal momento político às vésperas do início do ano eleitoral de 2016.

( Com site Política Real de Genésio Araújo Jr) 

IV MARCHA DOS TRABALHADORES Municipais e Federais juntos e convidam outros trabalhadores.

MARCHA DOS TRABALHADORES Federais e Municipais
Um chamado aos trabalhadores e as trabalhadoras.
Data: 03/julho/2015 às 8:30horas
Saída em frente a Sede do SINDSEMS ao lado da Prefeitura de Sobral-CE

Informações.
DESRNORT
Delegacia Sindical de Base da Região Norte
                         3613.2902

Oposição X Terceira via X Situação. É esta a situação politica que se comentam na cidade de Sobral, uma grande especulação de prato cheio para a mídia.

As politicas e os políticos de Sobral vão sendo divulgados em comentários de programas de rádios e pelo o povão que comparecem o beco do cotovelo. São muitas as especulações isso é um prato cheio para a mídia de Sobral, mas o que é que tem de realidade nestas especulações? Comentaram que neste domingo 28 dois grupos de políticos se encontraram em Fortaleza para uma conversa politica, Ferreira Gomes e grupo do Moses tudo no campo da especulação assuntos eleições amigáveis de Sobral, será que este encontro à conversa era amigável? Ouve este encontro? O objetivo é eliminar o Dr. Guimarães? Nas especulações falam que Dr. Guimarães representa um perigo para Sobral por quê? Este é um retrato politico das fofocas de Sobral, Dr. Guimarães X Moses X Ivo Gomes. Três nomes e um destino! Prefeitura de Sobral.
O grupo da situação tem fortificado o nome do Secretario das cidades Ivo Gomes como o candidato da situação para as eleições de 2016, o grupo do deputado Moses tem fortificado muito a mídia em torno do seu nome e de seu pai como candidato de terceira via, e grupo da oposição tem colocado e afirmado o nome do Dr. Guimarães e correndo, por fora vem o PSOL o nome segundo o irmão Oliveira pode ser qual quer um. Você aposta em quem? Apenas um destes, esta construindo um projeto junto com o povo, sem muita divulgação e sem querer aparecer em quanto os outros estão sendo bem divulgados sem fazerem nada apenas a mídia é paga e bem paga para divulgar. Quem faz não diz e quem não faz diz, pense nisso!.

29 de jun. de 2015

A Câmara de Sobral não representa o povo, quem manda é o prefeito a firma Gilmar Bastos vereador, PAUTA DA 40ª SESSÃO ORDINÁRIA Segunda-feira, 29 de junho de 2015. Duas tribunas, uma do vereador Gilmar Bastos e a outra do vereador Adauto Arruda.

Duas Tribunas na Câmara Municipal de Sobral, a Primeira foi do vereador Gilmar Bastos, que fez várias criticas ao Gestor atual Veveu e ao secretario das cidades Ivo Gomes, o vereador afirmou que esta decepcionado com o secretario Ivo Gomes, por esta adotando e apoiando uma politica desastrosa do prefeito. O vereador disse também que a Câmara Municipal de Sobral, lamentavelmente quem manda é o prefeito, a casa legislativa faz tempo que não representa o povo de Sobral e que paga caro pela má administração do Gestor Municipal, os vereadores não fazem fiscalização e só faz o que o prefeito quiser a firmou Gilmar Bastos.
A segunda tribuna foi do vereador Adauto Arruda, que informou o descaso do prefeito de Sobral e do secretario das cidades Ivo Gomes, que prometeram de comparecer no evento do distrito de Rafael Arruda e Recreio e lá não pisaram os mesmos foram foi à festa de Massapê, a população que esperaram até o final do evento, ficaram muito descontente e disseram que eles vão ser votado agora é em Massapê. 

Achando bom mandar no governo. COMANDO DO PAÍS Eduardo Cunha quer parlamentarismo no Brasil para 2019

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já começa a negociar com outros partidos uma proposta para implantar o sistema parlamentarista no Governo do Brasil. Cunha pretende colocar o assunto em pauta na Câmara antes de 2017, quando termina seu comando na Casa. 


As declarações estão em entrevista publicada na edição desta segunda-feira (29) da Folha de S. Paulo, onde ele afirma que o sistema, que daria ao Legislativo papel preponderante na administração do país, reduzindo poderes do presidente da República, poderia começar a funcionar em 2019, com o sucessor da presidente Dilma Rousseff. 

A entrevista completa pode ser lida aqui.

CÂMARA Proposta de redução da maioridade penal deve ser votada nesta terça-feira Presidente da Câmara reafirma que proposta será a única em pauta a partir de amanhã.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Vencida a discussão do primeiro turno da reforma política e do ajuste fiscal, o Plenário da Câmara dos Deputados enfrenta agora uma nova tarefa polêmica: a discussão da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou que está será a única proposta em pauta a partir de terça-feira. E outros temas só serão votados depois de concluída a análise da maioridade. Até a MP do Futebol, que chegará à Câmara, terá de esperar.
“Não há outra pauta na terça-feira que não seja esta e vai continuar até ser votado. Se acabar terça-feira, tudo bem. Se não, continua quarta, quinta, até acabar. Com a medida provisória estando aí ou não, eu vou votar a PEC em primeiro lugar”, ressaltou.
O texto aprovado pela comissão especial só permite a redução da maioridade de 18 para 16 anos no caso de crimes graves, como assassinatos, estupros, roubo seguido de morte, sequestro, entre outros. E o adolescente terá de cumprir pena separado dos maiores de 18 anos e dos demais jovens infratores.

28 de jun. de 2015

Servidores federais do Ceará mobilizam greve para 7 de julho

Os servidores federais da Saúde, Trabalho, Previdência Social e do INSS entrarão em greve por tempo indeterminado a partir do dia 7 de julho. A paralisação das atividades dos servidores foi homologada neste fim de semana, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece). A deliberação foi aprovada por unanimidade entre os presentes.
Segundo os servidores, a falta de negociação com o Governo Federal é o principal motivo da aprovação da greve por tempo indeterminado. Na quinta-feira (25), sindicalistas tentaram avançar nas negociações, por meio da reunião de 49 entidades com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O governo sugeriu um reajuste de 21,3%, parcelados ao longo de quatro anos (2016 a 2019). Segundo os servidores, o aumento sequer cobriria a inflação de cada um desses anos.
Além do reajuste salarial, de acordo com a inflação, os sindicalistas reivindicam a incorporação das gratificações GDASS-GDPST, plano de cargos e carreiras, 30 horas de trabalho para todos os servidores, concurso público para repor quadro funcional e o fim do assédio moral.
(com informações do Sinprece)

Se a moda pega os PTistas estão em mal lençois! TOLERÂNCIA ZERO EX-MINISTRO DE LULA E DILMA É CHAMADO DE 'LADRÃO' EM RESTAURANTE GUIDO MANTEGA É NOVAMENTE XINGADO EM RESTAURANTE PAULISTANO

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi novamente hostilizado em um restaurante paulistano, neste domingo, quando clientes irritados com sua presença passaram a xingá-lo de "ladrão". A certa altura, o ex-ministro chegou a se levantar para aparentememte tomar satisfações ou conversar com um clientes, que reagiu em voz alta:
- Ladrão, sim, senhor! Ladrão, sim, senhor! Vocês estão destruindo o País, destruíram a Petrobras.Outras pessoas ainda xingaram o ex-ministro de "Palhaço, sem-vergonha!"
Mantega foi ministro da Fazenda por oito anos entre os governos Lula e Dilma. 
A cena ocorreu no restaurante Trio, na Vila Olímpia, em São Paulo, e foi gravada em vários vídeos, por outros clientes, postados no YouTube.  
Esta é a terceira vez que circulam vídeos de xingamentos ao ex-ministro. O primeiro vídeo mostrou-o sendo xingado por pacientes na lanchonete do Hospital Albert Einstein. Outro vídeo documentou o momento em que ele foi hostilizado no restaurante Aguzzo, em Pinheiros, também na capital paulista.
O ex-dirigente da Fazenda chegou a levantar quando os gritos começaram, mas pessoas próximas a Mantega informaram que ele não foi agredido fisicamente e que o ex-ministro não respondeu aos xingamentos. "Nesta semana, ele foi muito bem recebido em dois restaurantes, chegaram a pedir para tirar selfie com ele. O que aconteceu hoje foi um incidente", afirmou uma pessoa próxima a Mantega.
fonte D. do Poder

SEIS MORTES Bandido cearense suspeito de chacina em Sobral é preso em São Paulo

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Uma operação conjunta de policiais cearenses e paulistas resultou, na madrugada desta sexta-feira (26), na recaptura,  na Capital paulista, de um homem foragido do Ceará. Trata-se de José Cleiton Rodrigues, 30 anos, o “Keké”, apontado como um dos envolvidos em uma chacina no Interior do Estado.

“Keké” havia sido preso pela Polícia cearense no dia 16 de abril, menos de 48 horas depois de um sêxtuplo assassinato ocorrido no Município de Sobral, na zona Norte do Ceará. O caso aconteceu na zona rural do distrito de Aprazível, em Sobral.

Era noite de 14 de abril último, quando, por volta de 21 horas, um grupo encapuzado e fortemente armado, invadiu uma residência em Aprazível e rendeu uma família inteira. De imediato, as vítimas foram amarradas com as mãos para trás. De uma só vez, foram mortos  Benedito Gomes da Silva, 39 anos; Aureliano da Silva Ribeiro, 21; , Antônio Geovane Nascimento de Souza, 19; e a adolescente Antônia Emilly Farias da Silva, 15 anos.

No mesmo ato, foram seqüestradas a dona de casa Maria de Jesus Farias, 53 anos, e sua filha, Patrícia Farias da Silva, 30, avó e mãe, respectivamente, da adolescente Antônia Emilly. Horas depois, os corpos das duas mulheres foram encontrados em um matagal às margens da estrada que liga os Municípios de Alcântaras e Coreaú.

Mais informações no Blog do Jornalista Fernando Ribeiro.

26 de jun. de 2015

Secretario das cidades, do governo Camilo Santana, Reafirma que os Políticos de oposição são cães que ladram e implantam o ódio, em quanto seu grupo inaugura obras e implantam Amor.

O Deputado Estadual (PROS) licenciado, Secretário das Cidades do governo Camilo Santana, Ivo Gomes, deu entrevista em uma emissora de Sobral, nesta tarde de sexta 26/06/2015, e reafirmou o que disse, por ocasião da inauguração de uma praça, que os políticos de oposição de Sobral são cães que ladram. Ele também disse que seu grupo politico, em quanto inaugura obras e implanta o Amor, os opositores pregam o ódio, são totalmente ignorantes politicamente. Estes só têm ódio no coração e povo sabe separa e vai ter o momento de falar quem será o candidato do Amor, pois se falar quem é o candidato agora vai prejudicar Sobral, por isso só falaremos no próximo ano, na época certa disse o secretário.

Convenção do PSDB – O que dirá Tasso sobre Dilma e, principalmente, sobre Camilo Santana?

E aí, tucano de bico grosso?
O senador Tasso Jereissati será a estrela da convenção estadual tucana, que terá início a partir das 15 horas desta sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal. No ato, o ex-senador Luiz Pontes será reeleito presidente estadual, enquanto o médico Fernando Façanha assumirá o comando da Comissão Provisória do PSDB de Fortaleza.
Em meio a palestras definidas para a programação do encontro, a expectativa mesmo é o discurso que Tasso fará sobre o cenário local e nacional.
Sobre o cenário nacional, o tucano deverá tecer fortes críticas ao Governo Dilma, mas, sobre a órbita local fica a incógnita: baterá forte ou renovará aquele seu mantra de que o Estado precisa ter um projeto? Ou tudo acabará em hub da TAM?

VIAGEM DE DILMA BRASIL E EUA ANUNCIARÃO ACORDO NA ÁREA DE PREVIDÊNCIA BRASIL E ESTADOS UNIDOS TERÃO ACORDO NA ÁREA DE PREVIDÊNCIA

Brasil e Estados Unidos devem anunciar durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington um acordo na área de Previdência Social que permitirá o reconhecimento recíproco de contribuições feitas por brasileiros nos Estados Unidos e vice-versa. Segundo cálculo do governo americano, isso dará às empresas uma economia de US$ 900 milhões no período de seis anos.
A medida era pleiteada há anos pelo setor privado e ganhou importância do lado brasileiro em razão do recente aumento de investimentos nacionais nos Estados Unidos. 
Estudo divulgado nesta quinta-feira, 25, em Washington pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) mostrou que o volume de ativos detidos por empresas brasileiros nos EUA cresceu 221% entre 2007 e 2012, para US$ 93 6 bilhões.
Entre os emergentes, o Brasil tinha o quarto maior estoque de investimentos naquele ano, atrás de México, China e Índia. O setor privado defende a negociação de acordos de livre comércio e de bitributação entre os dois países, mas nenhum deles fará parte da agenda dos encontros de Dilma com Obama. (AE)

FRAUDE EM EMPRÉSTIMOS DO BB OPERAÇÃO TRICK APONTA DEPUTADA COMO OPERADORA DO ESQUEMA TELMA RUFINO TERIA AINDA COMPRADO DIPLOMAS FALSOS

Investigações da Polícia Civil, referente à Operação Trick, apontam que a distrital Telma Rufino (PPL) seria uma das operadoras do esquema que fraudava empréstimos do Banco do Brasil. Ela teria ainda comprado diplomas falsos de graduação e de pós-graduação. Segundo a investigação, a campanha de Rufino teria sido patrocinada pela quadrilha.
A Justiça autorizou gravações de conversas que comprovam a negociação para a compra dos certificados. Nas ligações ela pede dinheiro para a campanha e para o partido ao ex-subsecretário de Qualificação e Capacitação Profissional da Secretaria do Trabalho Edigard Eneas, apontado como um dos líderes da organização criminosa. Segundo o Ministério Público, Telma conversou ainda com Luciano Diniz, outro operador do esquema. Em troca do diploma, ela indicaria Luciano para um cargo no GDF,  segundo reportagem do Correio Braziliense.
A operação foi deflagrada em 30 de abril, quando a Polícia Civil cumpriu 36 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de condução coercitiva, quando o suspeito é levao à delegacia para depor. Entre os investigados está o ex-diretor do DFTrans Marco Antônio Campanella. Ele negou participar do esquema. fonte D. do Poder

PINDAÍBA DILMA VOLTA A ATORMENTAR DIPLOMATAS CORTANDO RECURSOS EMBAIXADAS DO BRASIL SEM DINHEIRO PARA PAGAR ALUGUEL, ÁGUA, LUZ...

A presidente Dilma parece apreciar a frase “diplomata é pago para passar vergonha”, mas dinheiro é coisa que eles já não veem. Embaixadas e postos consulares não recebem verbas para sua manutenção há meses, no mínimo desde maio, e dezenas delas, se ainda não tiveram serviços públicos cortados, encontram-se neste momento na iminência do corte de água, energia e telefone.
Chefes de postos diplomáticos pagavam contas do próprio bolso, para não parar o serviço, mas foram proibidos: pegava mal para o governo.
Como estupidez de burocracia não tem limite, não é mais reembolsado o diplomata que pagar despesas da repartição do próprio bolso.
Não é a primeira vez que Dilma segura a verba de postos diplomáticos. Alguns deles já chegaram a reduzir a jornada para fazer economia. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto

SUCESSÃO PRESIDENCIAL OPERAÇÃO ACRÔNIMO DESTRÓI 'ARMA SECRETA' DE DILMA EM 2018 OPERAÇÃO ACRÔNIMO DETONA NOME DE DILMA PARA PRESIDENTE, EM 2018

A Operação Acrônimo, da Polícia Federal, que investigava Benedito Rodrigues Neto, o Bené, empresário em Brasília, agora se concentra no governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Considerado um dos políticos mais promissores do PT, Pimentel era a “arma secreta” de Dilma para a eleição presidencial de 2018. Só a eventual candidatura de Lula a demoveria da intenção de apoiá-lo em sua sucessão.
Dilma é amiga de Fernando Pimentel há muitos anos, desde quando, muito jovens em Minas, foram presos e condenados pela ditadura.
A presidente acompanha, desolada, o desenvolvimento da Operação Acrônimo. Ela não interfere, mas se mantém solidária ao velho amigo.
Pimentel surpreendeu os políticos e enfrentou o PT, aliando-se a Aécio Neves (PSDB) para eleger Marcio Lacerda (PSB) prefeito de BH.
A jornalista Carolina Oliveira, primeira-dama de Minas, criou o site comunicadoimprensa.com.br para responder acusações da “Acrônimo”. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto

24 de jun. de 2015

DIA NACIONAL DE LUTAS Servidores federais paralisam atividades em Fortaleza nesta quinta-feira

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Acontece amanhã em várias capitais do país o Dia Nacional de Lutas, com a paralisação de trabalhadores em vários setores.  Em Fortaleza, os servidores públicos federais, de diversas carreiras, se reunirão a partir das 9h, em frente ao prédio do Ministério da Fazenda - Receita Federal (Rua Barão de Aracati, 909 – Aldeota).

O dia de luta lembra a pauta da Campanha Salarial dos Servidores Federais e mostra o posicionamento destes trabalhadores em relação ao retrocesso nos direitos da classe trabalhadora como a regulamentação da terceirização em todas as esferas de trabalho e a aprovação de MPs que retiram direitos dos trabalhadores, frutos da política de ajuste fiscal.


Na pauta da Campanha os servidores destacam reivindicações que se repetem ano a ano e seguem sem atendimento, dentre elas:

·         Política salarial permanente;
·         Paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas;
·         Data-base em 1º de maio;
·         Incorporação das gratificações produtivistas;
·         Regulamentação da negociação coletiva;
·         Isonomia dos benefícios entre os Três Poderes
 

SERVIÇO

Dia Nacional de Lutas, 25/6/15, a partir 9h

Local: prédio da Receita Federal – Rua Barão de Aracati, 909, Aldeota

TRANSPORTE Motoristas e cobradores retomam paralisações em terminais de Fortaleza Trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 13%, vale-transporte de R$ 13,00 e cesta básica de R$ 130


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


Usuários do transporte urbano de Fortaleza foram surpreendidos novamente na manhã desta quarta-feira (24) com a paralisação das atividades no Terminal do Papicu. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), o movimento deve continuar nos próximos dias, em protesto contra a falta de negociação por parte dos empresários.


Segundo o sindicato, as principais  reivindicações da categoria são reajuste salarial de 13%, vale-alimentação no valor de R$ 13,00 e cesta básica a R$ 130,00. O Sintro aprovou estado de greve, em assembleia realizada na sede da instituição, no sábado, 13.


Ainda de acordo com o Sintro, não houve evolução na reunião realizada na tarde do dia 16 de junho. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) ofereceu na última reunião com os trabalhadores um reajuste de 8,34%. A proposta não foi aceita pelo sindicato.

REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO CÂMARA MANTÉM A FÓRMULA E A ESTENDE A APOSENTADORIAS REAJUSTE CONTINUARÁ SENDO A SOMA DA INFLAÇÃO MAIS PIB ATÉ 2019

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 287 votos a 12, a Medida Provisória 672/15, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. A MP mantém a fórmula atual de reajuste do salário mínimo, que é baseado na variação da inflação no ano anterior e na taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada dois anos antes.
Com a aprovação do parecer do relator da matéria na comissão mista, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que rejeitou todas as 114 emendas apresentadas, o Plenário analisa agora os destaques apresentados ao texto e para votar separadamente emendas.
Demais aposentados
O ponto de controvérsia da discussão da MP era a emenda que amplia o benefício para aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. Os parlamentares aprovaram a extensão da regra por 206 votos a favor e 179 contra, mas não sem grande debate.
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que a ampliação da política de aumento para todos os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência é questão de justiça. “O aposentado que ganha até um salário mínimo tem aumento salarial. O que ganha menos, não. Aposentado tem inflação maior do que os outros”, afirmou Faria de Sá. Ele lembrou que esse ponto tinha o apoio da Câmara no começo do ano e gerou a edição da MP.
Para o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no entanto, a extensão do aumento pode gerar ainda mais crise fiscal. Ele disse que o orçamento não comporta aumento para todos. “Cada um de nós tem responsabilidade com o País. Não podemos torcer para que o Brasil de amanhã seja a Grécia de hoje e conceder um aumento sem projeção dos impactos”, disse, referindo-se à crise do país europeu, que corre risco de sair da zona do euro em decorrência de uma crise causada por excesso de gastos.

MANIFESTAÇÕES POPULARES ESPLANADA ESTEVE AGITADA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA PM ESTÁ A CERCA DE DUAS HORAS VERIFICANDO A AMEAÇA DE BOMBA

A rotina da Esplanada dos Ministérios foi modificada na tarde desta quarta-feira (24). Manifestantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA) fecharam um sentido da L2 Sul, sentido catedral. O Bope está no local tentando liberar a via.
Simultaneamente, cerca de 1000 pessoas participam da Marcha da Maconha. Até o momento, nenhum incidente foi registrado, eles estão nesse momento entre o STF e o Congresso Nacional.
Já na frente do Palácio do Planalto, o trânsito está interrompido, pois os esquadrão antibomba está verificando o conteúdo de duas mochilas que foram deixadas na frente do prédio, existe uma ameça de bomba.
Mais cedo os trabalhadores do poder judiciário furaram o bloqueio e chegaram próximo a mala e a mochila que estão sendo averiguadas. Houve confronto com a polícia que usou spray de pimenta para conter os manifestantes. 

Lei Orgânica do Município de Sobral. continua...

SUBSEÇÃO II DA MESA DA CÂMARA E DO PLENÁRIO 
Art. 37 - Compete à Mesa Diretora da Câmara Municipal, além de outras atribuições previstas no Regimento Interno: I - enviar ao Prefeito Municipal, até o primeiro dia de março, as contas do exercício anterior; II - Propor ao Plenário, Projetos de Lei que criem, transformem e extingam cargos, empregos ou funções da Câmara Municipal, bem como fixação da respectiva remuneração, observadas as determinações legais; III - declarar a perda de mandato de Vereador, de ofício ou por provocação de qualquer dos membros da Câmara, nos casos previstos nesta Lei Orgânica, assegurando ampla defesa, nos termos do Regimento Interno; IV - elaborar e encaminhar ao Prefeito, até o dia 30 de setembro, após a aprovação em Plenário, a proposta parcial do orçamento da Câmara, para ser incluída na proposta geral do Município; V - Apresentar Projetos de Lei dispondo sobre abertura de créditos suplementares ou especiais, através do aproveitamento total ou parcial das consignações orçamentárias da Câmara; VI - Em decorrência da soberania do Plenário, todos os atos da Mesa e da Presidência estão sujeitos a seu império; VII - O Plenário pode avocar, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, qualquer matéria ou ato submetidos à Mesa e à Presidência, para sobre eles deliberar. VIII - Devolver à Prefeitura Municipal de Sobral, no final do exercício financeiro, todo o saldo de caixa existente na Câmara Municipal, incluindo o saldo proveniente de outros exercícios financeiros anteriores ao do ano de 2013, desde que não existam despesas empenhadas e não pagas, referente aos exercícios anteriores, vinculadas ao saldo existente. Parágrafo Único - A Mesa decidirá sempre por maioria de seus membros. fonte site da Câmara de Sobral

Câmara aprova MP que reajusta tabela do Imposto de Renda

Deputados incluíram na MP possibilidade de professor deduzir do IR gasto com livro; e isenção de PIS/Pasep e Cofins para óleo diesel
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), a Medida Provisória 670/15, que concede um reajuste escalonado por faixas das tabelas do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), variando de 6,5% a 4,5%. A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), será enviada ao Senado.
Os reajustes valem a partir de abril de 2015 e surgiram de negociações do governo com o Congresso para manter o veto ao reajuste linear de 6,5% para toda a tabela.
Valores das faixas

Os quatro valores que compõem as cinco faixas da tabela tiveram reajustes de 6,5%, 5,5%, 5% e 4,5%. O maior reajuste atinge a faixa isenta do tributo, que passou de R$ 1.868,22 para R$ 1.903,98. A última faixa foi reajustada em 4,5% e ficou em R$ 4.664,68.

Todos os contribuintes são beneficiados porque o Imposto de Renda incide sobre faixas salariais. Ou seja, uma pessoa que ganha R$ 5 mil é isenta na primeira faixa e depois sofre a incidência das quatro alíquotas da tabela de acordo com cada faixa.









Na tabela, para fazer o cálculo de maneira mais fácil, basta o contribuinte aplicar a alíquota correspondente ao seu salário e diminuir a "parcela a deduzir".

Deduções

A MP também altera as deduções mensais e as da declaração anual de ajuste do IR. A dedução mensal para os contribuintes com 65 anos ou mais que recebem rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios passou de R$ 1.787,77 entre janeiro e março deste ano para R$ 1.903,98 a partir de abril.

Para a dedução mensal com dependentes, o valor foi de R$ 179,71 no primeiro trimestre e ficou em R$ 189,59 a partir de abril.
No caso das despesas com educação, a dedução da declaração anual passou de R$ 3.375,83 na declaração deste ano para R$ 3.561,50 na declaração de 2016.
Já a dedução com dependentes vai de R$ 2.156,52 para R$ 2.275,08.
O desconto máximo para quem preenche a declaração simplificada vai passar de R$ 15.880,89 na declaração deste ano para R$ 16.754,34 em 2016.
Segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o impacto do novo reajuste da tabela do Imposto de Renda nas contas do governo será de R$ 6 bilhões, R$ 1 bilhão a mais que a proposta original, de 4,5% lineares.
Apenas a dedução dos rendimentos de idosos foi aumentada em 6,5%, as demais tiveram aumento de 5,5%.
Livros de professores
Emenda do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), aprovada pelo Plenário por 222 votos a 199, permite aos professores deduzir da base de cálculo da declaração de ajuste do IRPF as despesas com a compra de livros para si e seus dependentes.

Óleo diesel

Outra emenda aprovada pelos deputados, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), concede isenção de PIS/Pasep e da Cofins sobre o óleo diesel. O texto contou com o voto favorável de 231 deputados, contra 143 votos.

A intenção é atender a reivindicação do movimento dos caminhoneiros para diminuir os custos da categoria.
Seguro-safra

Das 167 emendas apresentadas à MP 670/15, a única acatada pelo relator autoriza o Executivo a conceder subvenção econômica ao seguro rural contratado em 2014.

O dispositivo torna eficaz a suplementação orçamentária de R$ 300 milhões anunciada pela presidente Dilma Rousseff em meados do ano passado, e aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2014. O seguro atenderá agricultores familiares que enfrentam estiagem em estados do Nordeste.
O governo federal responde por 90% do valor do seguro safra, que recebe 6% dos estados, 3% dos municípios e 1% do pequeno produtor da área do semiárido.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

O pedido do Senador pode ter mais peso. ENCONTRO Eunício confirma reunião com presidente da TAM para tratar de HUB‏ O encontro será no próximo dia 02 de julho na sede da empresa, em São Paulo.

Luciano Augusto
jornalismo@cearanews7.com.br


O líder do PMDB, senador Eunicio Oliveira informou nesta terça-feira, 23, que está confirmada uma reunião com a presidente da TAM, Cláudia Sander. O encontro será no próximo dia 02 de julho, as 11 horas,  na sede da empresa, em São Paulo e contará com a presença dos três senadores representantes do Estado.

De acordo com Eunicio, a iniciativa é mais um esforço conjunto para que o Ceará seja contemplado com o HUB da TAM. "É uma luta apartidária e que conta com o apoio de todas as forças políticas. Agora é unir todos os esforços, oferecer as melhores condições para instalação e fazer gestão junto a empresa. E é nesse sentido que estamos trabalhando", disse.

Fortaleza, Recife e Natal são as três capitais que disputam a atração do HUB. O empreendimento é um centro de conexões de vôos da TAM que prevê 46 novos voos diários para a América do Sul e 14 para a Europa e deve contar com investimento estimado em R$ 4 bilhões além de gerar na cidade onde for instalado 10 mil empregos diretos e indiretos

Esvaziamento do Dnocs será discutido na Assembleia Legislativa

sede_do_dnocs_em_fortaleza
A Comissão de Meio e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa promoverá nesta quarta-feira, a partir das 14h30min, uma audiência pública para discutir a situação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Estado do Ceará e a sua revitalização. O debate vai acontecer no Complexo das Comissões Técnicas da Casa.
Segundo a deputada Dra. Silvana (PMDB), que solicitou a audiência, há alguns anos, devido a equivocadas políticas de sucessivos governos em relação ao Nordeste, o Dnocs tem sido relegado a um lugar que não condiz com a sua grandeza e responsabilidades institucionais para o desenvolvimento da Região. “É necessário, portanto, que todos os nordestinos se preocupem com o futuro e, especialmente, com o presente dessa respeitável instituição”, afirmou.
Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Integração Nacional, da direção-geral do Dnocs, da Associação Caatinga, do Grupo Permanente de Combate à Desertificação, da Articulação do Semiárido Brasileiro, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e demais órgãos ligados ao desenvolvimento do Ceará e do Nordeste.
fonte Eliomar Lima

23 de jun. de 2015

FRAUDE NO INSS OPERAÇÃO DA PF DESARTICULA QUADRILHA QUE FRAUDAVA INSS ESQUEMA DESMONTADO PELA PF CAUSOU PREJUÍZOS DE R$ 170 MILHÕES

Cerca de 300 policiais federais cumprem 78 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão temporária e 70 de condução coercitiva em Goiás, Tocantins, Alagoas, Minas Gerais e Distrito Federal, numa operação para desarticular uma organização criminosa que cometia fraudes contra o INSS.
O esquema é suspeito de provocar um rombo de R$ 170 milhões nas contas da previdência, segundo a Polícia Federal. Também participam da ação 60 servidores da Previdência Social.
Os mandados estão sendo cumpridos em Formosa (GO), Goiânia (GO), Palmas (TO), Maceió (AL), Uberlândia (MG), Buritis (MG) e Distrito Federal. Em nota, a PF informou que as investigações começaram após a corporação constatar uma fraude de R$ 6 milhões, envolvendo 51 benefícios. Mas, na sequência da investigação, o montante passou a R$ 31 milhões, em cera de 400 benefícios.
De acordo com a PF, o grupo fraudava benefícios urbanos e rurais.Os benefícios rurais eram concedidos com auxílio de declarações falsas de sindicatos rurais. O esquema contava com apoio de despachantes, contadores, empresários, atravessadores junto ao INSS, podendo ter a participação de advogados.

LAVA JATO LULA TENTA SAIR DA MIRA DA LAVA JATO COM CRÍTICAS AO PT, DIZEM TUCANOS SEGUNDO TUCANOS, LULA SÓ CRITICOU O PT PARA SAIR DA MIRA DA PF

Análise divulgada nesta terça-feira, 23, pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formulação política do PSDB, diz que as recentes críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu partido, o PT, são apenas uma maneira de tentar sair da mira da Justiça da mais recente fase da Operação Lava Jato, que culminou com a prisão dos donos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez.
“Bastou o foco criminal virar-se contra ele para Lula ensaiar, desde o fim da semana passada, um movimento para tentar mudar a direção das atenções. Primeiro, num encontro com religiosos, e depois, ontem, 22, numa palestra pública, o ex-presidente tenta agora transformar a discussão sobre o enfraquecimento do PT no centro do debate”, destaca o instituto tucano. Lula se encontrou com religiosos na quinta-feira, 18, e suas falas na ocasião vieram a público no sábado, 20.
Para a entidade, as prisões de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocam o ex-presidente petista na mira da Justiça e no centro das atenções. "Lula sabe que é o alvo da vez, e age", afirma o Instituto Teotônio Vilela. O instituto diz que as prisões, realizadas na última sexta-feira, 19, levaram o Ministério Público a escalar mais alguns degraus e chegar ao topo da cadeia alimentar, ou seja, perto de quem de fato mandava no esquema. Para os tucanos, Lula foi o que mais se beneficiou do esquema de desvios de recursos da Petrobras, tanto em sua gestão quanto na administração de sua afilhada política, a atual presidente Dilma Rousseff.
O instituto tucano afirma ainda que, no momento, é menos importante discutir o "esfacelamento do PT" do que esclarecer a participação de Lula no escândalo da estatal petrolífera. "Lula pode querer debater seu partido com seus filiados. Mas antes precisará explicar-se a juízes, investigadores e à sociedade brasileira tanto mais fique comprovado que o esquema que pôs o Estado a serviço de seu projeto político foi arquitetado por ele desde o mensalão. A hora agora é de prestar contas com a Justiça e não de esticar o PT no divã - para o que sobrará tempo suficiente quanto o partido estiver apeado do poder." (AE)

O Programa EU PARTICIPO vem de público agradecer, O Centro Cultural Dom. José e da AABC. Pela homenagem ao Radialista Moises Arruda.

Todos que integram ao Programa EU PARTICIPO da Radio Tupinambá de Sobral, vem de público agradecer, aos que fazem o Centro Cultural Dom. José e da AABC. Dr. Chico Prado e Expedito Vasconcelos e ao programa Ivan Frota, onde foi feito a homenagem com as participações, do Radialista Armando Costa, Dr. João Alberto, Zé Maria Pereira, e o Diretor da Radio Tupinambá Zeca Aquino que fez a entrega da comenda ao Radialista Moises Arruda, Pelo o reconhecimento do seu trabalho nos Programas já apresentado pelo o mesmo.

PAUTA DA 38ª SESSÃO ORDINÁRIA Segunda-feira, 22 de junho de 2015. Uma tribuna e uma Audiência pública.

SESSÃO ORDINÁRIA Segunda-feira, 22, na Câmara de Sobral, ouve uma tribuna do vereador Gegê. Romão, o mesmo iniciou chamando o chefe de gabinete, irmão do prefeito O Lucianinho, de mentiroso e repetiu a frase mais de quatro vezes, ele é mentiroso quando a firmou que a prefeitura não tinha feito contrato com o cantor que ia fazer o show em Sobral, e mostrou o contrato que tinha sido feito, e reforçou que era uma mentira do chefe de gabinete. O vereador falou ainda, sobre o descaso com as obras que não foram concluídas, e mostrou no telão da Câmara, o Posto de Saúde da localidade de Bilheira que esta mais de um ano e não foi terminada, motivo que a prefeitura deixou de pagar o dono da empresa por questões politicas, á outra obra que o vereador mostrou foi o Posto de Saúde dos terrenos novos, que não foi terminada. Depois o vereador questionou o projeto que foi votado e aprovado por 17 votos a favor, 3 contra 1 Abstenção.
Projeto de Lei nº 1851/15, Mensagem nº 403/15, de 15/04/2015. Maioria: Absoluta. Ementa: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2016, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo Municipal.  
Segundo o vereador disse que os vereadores estavam votando sem conhecimento, pois este projeto é muito complicado, não dava para entender no que ia se vota.

Depois teve uma Audiência Pública, convocado pelo o vereador Chico Joia, onde o assunto em debate era como em frentar as drogas em Sobral? Os debatedores foram o Presidente do Conselho de em fretamento das drogas, O Chiquinho Silva como é conhecido  líder do Bairro Sumaré, o mesmo deu inicio ao debate, depois foi o Secretario de Educação Julho Cesar, a Secretaria de Saúde Dra. Mônica, o Secretario de Esporte o Sr. Rosalvo Freire e a participação de vários Vereadores presentes. O Presidente da Câmara de Sobral vereador Zézão, colocou um profissional no plenário com o microfone para a participação do público presente e na oportunidade o público participou do debate, o Radialista Moises Arruda, colocou sua opinião no combate as drogas e fez uma comparação, no combate a dengue tem que eliminar o mosquito, e nas drogas tem que eliminar o trafico, monitorando suas entradas no município. No final as avaliações foram positivas.

22 de jun. de 2015

MOVIMENTO 'Todos Unidos Pelo HUB no Ceará' recebe forte adesão no Palácio da Abolição


REDAÇÃO
jornalismo@cearanews7.com.br


O Governo do Estado reuniu nesta segunda-feira (22) no Palácio da Abolição, mais de mil representantes da sociedade cearense no movimento "Todos Unidos pelo HUB no Ceará".  O encontro contou com a presença histórica dos ex-governadores Adauto Bezerra, Cid Gomes, Ciro Gomes, Francisco Aguiar, Gonzaga Mota e Tasso Jereissati, que - juntos -, se uniram na defesa do HUB no Estado. 

Representando os ex-chefes do Executivos do Ceará, o político Gonzaga Mota parabenizou Camilo Santana e disse nunca ter visto uma adesão tão forte de todas as classes. “Eu nunca assisti uma recepção tão calorosa, onde todas as classes sociais estiveram presentes para dizer a uma só voz: 'governador, conte conosco'. Parabéns Camilo Santana e Roberto Cláudio. Estamos todos aqui para apoiá-los, ajudá-los e ver o nosso Ceará crescer cada vez mais”, enfatizou.

Esse é o momento de unir todos os esforços e segmentos, em defesa desse empreendimento que vai mudar a economia local. Inclusive, gerando emprego e mais serviços para a população. A TAM sabe que pode confiar no Estado do Ceará e na Prefeitura de Fortaleza para a instalação do HUB na Capital”, ressaltou o governador Camilo Santana 

Como não tem politica de segurança, mediadas que favorece a impunidade. AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA Novo sistema pode reduzir o número de presos provisórios no Ceará

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


A Justiça cearense anunciou uma nova medida que poderá resultar na redução do número de presos provisórios recolhidos nas unidades do Sistema Penitenciário do Estado. Trata-se da implantação de Audiências de Custódia.

Segundo as autoridades, através deste sistema, as pessoas presas em flagrante delito serão apresentadas à Justiça em um período máximo de 24 horas. Na audiência, o juiz plantonista poderá adotar, de imediato, a medida que ele considerar mais adequada em relação à responsabilização penal.

A pessoa presa em flagrante poderá ser liberada, receber uma medida cautelar diferente da prisão (como por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica) , ou, ainda, poderá permanecer sob custódia e, então, será encaminhada ao Sistema Penal.

Este tipo de ação da Justiça já foi implantado em outros estados brasileiros, como São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Maranhão.

Hoje, o Ceará possui uma população carcerária estimada em cerca de 20 mil presos e, destes, cerca de 80 por cento são de presos provisórios, isto é, que aguardam na cadeia seu julgamento.  A demora na tramitação dos processos gera um clima de descontentamento e revolta entre a massa carcerária e isto resulta em constantes casos de fugas, motins e depredações das unidades.

Em reportagem especial publicada no último domingo pelo jornal Diário do Nordeste, a repórter Márcia Feitosa entrevistou várias autoridades sobre o assunto. Uma delas, o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão. Para ele, a Audiência de Custódia representa “um projeto para dar efetividade ao acesso à Justiça”.

*Com blog do jornalista Fernando Ribeiro