Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : julho 2015

31 de jul. de 2015

A Vitoria esta perto mesmo sem fazerem a Greve. Dizem trabalhadores no Ceará.

Colaborador Roberto Luque. Informações:
O calendário de atividades da próxima semana, que inclui a Marcha a Brasília-DF (dia 06/08) e Reunião do CDE (dia 07/08).
Dado o cenário das dificuldades nas negociações com o Ministério do Planejamento, que continua impondo sua proposta cristalizada nos 4 anos e o índice de 21,3%, os diretores plantonistas da CONDSEF (Sérgio Ronaldo, Josemilton, Pedro Armengol, Jussara Griffo, Gilberto Cordeiro, Edilson Muniz e Rogério Expedito) conversaram e incluíram no calendário uma vigília no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, no dia 06/08 (5ª feira), das 16 às 22 horas, para pressionar a Presidenta Dilma a negociar de fato as nossas reivindicações.
Hoje às 19h ocorre nova negociação do governo com a Condsef o impasse principal está no prazo de 4 anos.
Do blog, Segundo informações para nossa reportagem, vários trabalhadores sinalizam para não ter greve, e aceitar a proposta do governo, várias  assembleias foram feitas nos locais de trabalhos, e os trabalhadores em maioria disse, NÃO.

30 de jul. de 2015

Jogo Sujo: As especulações politicas em Sobral esquentam, nos programas de radio. No Programa alô á alô Zona Norte, o radialista Carlos Torres informou que há um esquema contra a candidatura do Dr. Guimarães.

  Em vários programas de rádios e blogs, têm se especulados muitos fatos dos políticos em Sobral. Os informes de quem será candidatos e quem está com quem, e isso tem gerado fatos de muita briga entre grupos políticos, um prato cheio de noticias para a mídia local.
No Programa alô á alô Zona Norte, o radialista Carlos Torres informou aos ouvintes, que esta acontecendo um esquema contra a candidatura do Dr. Guimarães, esta sendo articulado em Fortaleza e Brasília para eliminar de vez, uma possibilidade desta candidatura em Sobral, todas as articulações, segundo o radialista é para que nenhum partido lhe der legenda para as eleições de 2016.
Isso que está acontecendo em Sobral causa estranheza, quase todo dia cria-se um fato de criticas e ataques á pessoa do Dr. Guimarães, tudo que, o radialista informou tem uma realidade nos bastidores?  Pergunta que não quer calar, Por que estão querendo tirar um direito do Dr. Guimarães se candidatar? Qual é o medo dos poderosos querer eliminar este politico? Com a resposta o povo que deverá jugar.

Sergio Novais do PSB apresentará Roberto Pessoa como opção para a frente de oposições em Fortaleza



O PSB já tem um nome para apresentar aos demais partidos que farão oposição ao prefeito de Fortaleza , Roberto Cláudio (pros), no pleito de 2016. Segundo o presidente municipal da legenda, Sérgio Novais, é o ex-deputado federal, ex-prefeito de Maracanaú e presidente estadual da sigla, Roberto Pessoa.
Sérgio adianta que Roberto Pessoa tem experiência de gestão e credenciais para o embate das urnas.
Ele deixa claro, no entanto, que o PSB trabalhará prioritariamente pela formação de uma frente de oposição contra a gestão de Roberto Cláudio que, na sua avaliação, não fazendo o dever de casa nas mínimas ações como, por exemplo, melhorar a limpeza pública.    fonte- Eliomar Lima

Isso é gosta do povo, tudo em nome do povo. NOMEAÇÕES Eliseu Padilha informa que Dilma vai distribuir 200 cargos nos Estados em agosto

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br


A presidente Dilma Rousseff esperou o momento certo para finalizar as nomeações políticas para cargos do terceiro escalão dos Estados. Dependendo do apoio dos governadores na tentativa de influenciar suas bases no Congresso, Dilma deve confirmar o anúncio nas próximas duas semanas. 
O anúncio foi feito pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), em entrevista ao programa 'Poder e Política' do site UOL. Segundo ele, cerca de 200 cargos federais ainda precisam ser preenchidos em 8 Estados. Faltam também ser confirmadas outras 10 nomeações de segundo escalão, em Brasília.
Os postos federais que estão sendo entregues para a indicação política nos Estados incluem Delegacias do Trabalho ou chefias de agências do INSS. Além disso, segundo Padilha, já foi normalizado o fluxo de pagamentos de emendas ao Orçamento propostas por deputados e senadores. O valor total programado para liberação é R$ 4,9 bilhões –é dinheiro que irriga obras de prefeituras em cidades nas quais os congressistas buscam votos em períodos eleitorais.
Apesar de sua pasta ser a da Aviação Civil, Padilha, 69 anos, despacha diariamente no gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto. Ele ajuda o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), no trabalho de articulação política entre o Poder Executivo e o Congresso.

29 de jul. de 2015

Coordenação da DESRNORT foi à cidade de Ipu para realizarem uma assembleia com suas bases para discutirem a greve.




Assembleia realizada nesta quarta-feira (29) Os coordenadores da DESRNORT, João Batista e Moises Arruda, tiveram na cidade de Ipu reunido junto com os delegados de bases e filiados da região, para ouvir e discutirem os assuntos de interesses da categoria, principalmente a greve, nos debates foi unânime NÃO Á GREVE mais de 40 filiados tiveram presentes representando os municípios, Ipu, Varjota, Pires-Ferreira, Santa Quitéria, Hidrolândia, Guaraciaba, Ibiapina e Tianguá.

Servidores do IBGE rejeitam proposta de reajuste salarial Sem acordo, associação deve votar na semana que vem indicativo de greve

O ASSIBGE-SN, sindicato que representa os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), rejeitou a proposta de reajuste salarial de 21,3%, parcelado em quatro anos, apresentada nesta quarta-feira pelo Ministério do Planejamento, pasta à qual o órgão é ligado. Alegando não perceber avanços nesse tema nem nas discussões sobre o plano de carreira no instituto, a entidade da classe pretende votar a partir da próxima semana um indicativo de greve da categoria.

Desde a manhã desta quarta-feira, manifestações ocorreram em unidades do IBGE em seis estados. Segundo dados oficiais do órgão, 272 pessoas aderiram à paralisação convocada para esta quarta-feira, todas do quadro permanente. O número corresponde a 2,45% do total de funcionários do órgão (11.102 pessoas), tanto permanentes quanto temporários.

Do total, 112 servidores (5,22%) pararam nas unidades da administração central do instituto, todas localizadas no Rio de Janeiro. Nas unidades estaduais, as paralisações parciais ocorreram na Bahia (7,89% dos servidores), no Distrito Federal (4,78%), no Piauí (cerca de 40%), no Rio de Janeiro (2,67%), no Rio Grande do Sul (1,43%) e em Santa Catarina (1,77%), informou a assessoria de imprensa do IBGE. O sindicato ainda não divulgou seu balanço das atividades.

A reunião em Brasília seria a primeira a discutir especificamente o plano de carreira dos servidores do IBGE. O tema é classificado como prioritário para valorizar a carreira, que hoje perde trabalhadores para outras instituições públicas como Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que têm remunerações mais elevadas.

"Mas o governo fala que não vai debater reestruturação de carreira agora", relata Ana Magni, diretora da executiva nacional do ASSIBGE-SN que esteve na reunião de hoje. "Além disso, rejeitamos tudo o que foi apresentado, dada a falta de novidades", diz. A proposta do governo, segundo o sindicato, inclui reajuste de 21,3% nos salários, fatiado em quatro anos, recomposição de alguns benefícios e incorporação de bonificações para aposentados a partir de 2004.

"Não vemos outra possibilidade a não ser retomar o diálogo com a categoria sobre a intensificação do movimento", afirma Ana. "O próximo passo é levar à votação nas assembleias de base um indicativo de greve a partir da próxima semana", conta.

Entre maio e agosto do ano passado, funcionários do IBGE pararam por 79 dias. O movimento foi deflagrado após o órgão anunciar a suspensão das divulgações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, posteriormente retomada, e seguiu com as reivindicações trabalhistas apresentadas atualmente pelo sindicato. Por conta da paralisação, a coleta de pesquisas domiciliares como a própria Pnad Contínua e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) foram afetadas. Após o fim da greve, os servidores levaram cerca de quatro meses para colocar os trabalhos em dia.

Alguns servidores compensam até hoje o número de horas não trabalhadas à época da paralisação, o que é motivo de questionamentos. O sindicato pede à direção do IBGE que a reposição do trabalho seja dada como concluída. Além disso, a entidade solicita a reincorporação dos servidores temporários que não tiveram seus contratos renovados após a greve. O tema está sendo apreciado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A diretora do ASSIBGE-SN reconhece que há chances de essas medidas reduzirem a adesão a uma nova greve em 2015. "Isso sempre é um risco, mas precisamos tentar. Se nos mantivermos calados, não teremos avanços", defende Ana. Procurado, o IBGE não quis comentar a decisão do sindicato.

È dia 3 de agosto não deixe de ouvir O NOITE GERA de 20 ás 22 horas. Radio Ressurreição 1460 é sua faixa.

O Programa NOITE GERAL E O RESUMO SEMANAL estará de volta, agora na Radio RESSURREIÇÃO 1460 sua nova faixa.

Os ouvintes da Radio Ressurreição a guardam os programas mais esperado da noite.

Retorna ao AR os Programas NOITE GERAL E RESUMO SEMANAL.

Apresentado pelo o Radialista Moises Arruda e Equipe, 
na RADIO RESSURREIÇÃO  Será dia 03 de Agosto de 20015 das 20 horas ás 22 horas. Esperamos contar com você é só liga e participar telefone:  3613 - 1824

Reunião de Dilma com governadores pode ajudar nas pautas legislativas, diz Cunha

Iolando Lourenço e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil
Mesmo se declarando oposição ao governo federal, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ver com bons olhos a reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores, marcada para amanhã (30) à tarde, pois o encontro será uma oportunidade para os governadores apresentarem algumas das demandas para superar as dificuldades econômicas que dependem do governo e também do Legislativo.  
“Eu acho positiva essa reunião da presidenta com os governadores. Eu e o Renan [Calheiros, presidente do Senado] já reunimos os governadores e prefeitos das principais cidades do Brasil e muitas das demandas que eles colocaram aqui dependem da boa vontade do governo e de pautas legislativas as quais o governo concordando ajudaria muito [na aprovação]”, disse Cunha.

Para o presidente, a reunião será um bom momento para que os chefes dos executivos estaduais possam mostrar as dificuldades que estão passando com a baixa na atividade econômica. “Os estados estão sofrendo não só com a crise econômica como um todo, mas com a perda de arrecadação, que é proporcionalmente maior do que a da União. Além de estarem sofrendo a mesma coisa que a União está sofrendo, eles sofrem pelos aumentos dos seus custos”, complementou Cunha referindo-se a gastos adicionais que os estados estão tendo que assumir.

O governo tem defendido a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como uma das medidas para reduzir as desigualdades socioeconômicas regionais. A proposta consta em uma Medida provisória (MP 683/15) publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de julho. A MP condiciona a unificação do imposto a outra proposta defendida pelo governo de repatriar recursos de brasileiros no exterior.

Pelo texto, parte da multa sobre os recursos iria para um fundo para financiar possíveis perdas dos estados com a unificação. Cunha acredita que os governadores não concordarão com a proposta, se não tiverem uma garantia da reposição das perdas, por não saberem quanto pode ser arrecadado com a repatriação. “Os governadores não querem que a vinculação do recurso para a composição do fundo de compensação do ICMS seja vinculada a uma receita incerta. Eles querem que o governo determine o quanto vai colocar”, disse.

Embora existam projetos tramitando no Congresso sobre a repatriação de ativos, Cunha defende que o governo envie à Câmara uma proposta com urgência constitucional tratando da matéria. Segundo ele, dificilmente se conseguirá aprovar a urgência para a votação de projetos existentes na Casa, uma vez que são necessários 257 votos.

28 de jul. de 2015

Juliana A. L.. Estudante de Direito, Para o Blog Moises Arruda. Politicagem em Ação!

Amigo Moises, antes de fazer um analise, gostaria de informar que tem um vereador que se destacou como oposição e hoje vejo com tristeza o papel que ele esta fazendo ou esta sendo usado. E o mesmo só tem o que perder é bom ele não entra nessa de criticar o Dr. Azul, pois muitos que vota nele são amigos do Dr. Azul e estes não estão gostando do que esta acontecendo, quem avisa amigo é! ele vai perder voto!

Sobral a cada dia que passa aumenta mais a politicagem. A mídia sempre vem vendendo dois nomes adorados nos programas diários, mais tem um já eliminado, e criticado pelos os comentaristas e por políticos que só querem o poder.
Estamos observando uma realidade política que vem acontecendo dia a dia na cidade de Sobral.
Iniciando a analise, o DR. AZUL tem sido colocado freqüentemente pelos comentaristas e os profissionais da politicagem como o pior para cidade. Esses colocam em seus respectivos programas o seguinte: Dr.Azul já passou sua vez! Ele agora está só, não há uma liderança de peso com ele! Apenas uma vereadora que talvez não seja mais eleita ou ela vai apoiar outro. O mesmo não tem dinheiro nem para campanha de vereador. Este é o pior politico de Sobral e aproveitador. Esses são alguns comentários que os políticos que querem ser de oposição fazem contra o Dr. Azul.
Por que estes políticos não tem coragem de criticar um Ferreira Gomes? Por que só estão criticando o Azul? Será por que na hora vão apoiar é um candidato que o Grupo da situação indicar? Ou estão com medo do que pode acontecer nas urnas a favor do Azul?
 É muito estranho que um grupo que quer ser de oposição não tenha coragem de vir ao público e dizer que é oposição ao grupo dos Ferreira Gomes! E só tem peito de atacar o Dr. Azul que teve destemor ao enfrentar o grupo da situação onde estes políticos faziam parte da mesma turma. Será esse o motivo deles estarem combinados para atacar o Dr.Azul e enganar o povo?
Vejam as qualidades que esses políticos estão repassando para o povo através da mídia:
O primeiro candidato, adorado por uma boa parte da mídia sobralense, tem todas as qualidades que o povo precisa. Honesto, trabalhador, experiência nas administrações públicas, irmão do maior politico do Ceará, governo lhe apoiará e se eleito for Sobral ficará maior que a capital. Este nome é respeitado e temido pelos seus adversários, Dr. Ivo Gomes.
O segundo candidato, mais adorado também por essa boa parte da mídia, têm todas as qualidade de um bom politico, quase igual a do primeiro, é um nome novo de terceira via. Dentre suas características: o melhor empresário de Sobral, o melhor educador e agora foi escolhido pelo o Senador Eunício Oliveira a ser presidente do partido PMDB de Sobral, Oscar Rodrigues e Dep.Moses Rodrigues.
Por que O Dr. Azul é o pior?    Será por que o projeto SOS SOBRAL- a cidade pede socorro, tem sido aceito com a participação popular e a do Dr. Azul?  Por que já passou a vez do Dr. Azul? E são colocados todos os dias nos programas e blogs? Por que outros podem ser candidatos quatro ou cinco vezes só não o Dr. Azul? Por que o Dr. Azul está incomodando  e todos lhe odiando?
Com as respostas o povo que deverá analisar.   colaboradora Juliana.

PREVENÇAO Combate ao uso de álcool e drogas será reforçado nas escolas públicas

Alex Mineiro
jornalismo@cearanews7.com.br


Começa nesta segunda-feira (27) a formação de 40 profissionais para desenvolvimento dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em 60 escolas públicas estaduais a partir deste segundo semestre letivo de 2015.

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas conta com o apoio dos ministérios da Saúde e da Justiça.

A iniciativa é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é reduzir os fatores de risco para essa população, construindo e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Sobral, Camocim, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Tianguá, Quixeramobim e Iguatu são os municípios beneficiados nesta primeira etapa. A secretária da SPD, Mirian Sobreira, explica que, esses municípios vão funcionar como projetos piloto das ações de prevenção.

SAÚDE Mais de 18 mil pacientes estão na espera por uma cirurgia eletiva em Fortaleza Números são divulgados através de outdoor do Sindicato dos Médicos do Ceará.


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br



Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará revela que atualmente existem 18.897 pacientes na fila de espera por uma cirurgia eletiva em Fortaleza. Os números estão divulgados em um outdoor instalado em plena avenida Santos Dumont, área nobre da capital cearense.


Segundo o levantamento, são pacientes aguardando nas especialidades de ortopedia (6.119), oftalmologia (5.337), otorrinolaringologia (1.300), urologia (1.200), gastroenterologia (1.000) e de variadas especialidades da Santa Casa de Misericórdia (3.441).
Segundo a presidente do Sindicato, Mayra Pinheiro, tal número ainda pode ser maior e os prejuízos para os pacientes decorrentes dessa espera, que em média é de três a cinco anos, são físicos – gerando sequelas muitas vezes definitivas –, emocionais e financeiros, pois comprometem a produtividade laboral do indivíduo.
O Sindicato dos Médicos já propôs, através do comitê interinstitucional criado pelo Ministério Público Federal (MPF) para o gerenciamento da crise da saúde no Ceará, a realização de um cronograma para atender a esses pacientes.
A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará ainda não se pronunciou com relação aos números divulgados pelo Sindicato dos Médicos.

INFORMES DA NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO

Colaborador Roberto Luque.
Em reunião de negociação da Condsef com o governo ocorrida no dia 21 de julho, o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, apresentou a proposta de incorporação das gratificações de desempenho às aposentadorias pela média dos últimos cinco anos.
Em relação aos benefícios sociais, o governo propôs R$ 458,00 no auxílio-alimentação; no auxílio-saúde um reajuste em torno de 23% ficando os valores com variação de R$101 à R$ 205, de acordo com a faixa etária; e aumento de 317% do auxílio-creche.
No entanto, o governo impôs uma condição para conceder estas propostas somente se os servidores aceitarem o índice de 21,3% divididos em quatro anos. Porém, o governo admitiu a possibilidade de inclusão de um termo de compromisso de revisão do acordo, que possibilita retomar o processo de negociação, caso a inflação supere a previsão dele.
Os diretores da CONDSEF presentes à reunião afirmaram para o Secretário Sérgio Mendonça que as instâncias da CONDSEF já rejeitaram a proposta do governo referente ao prazo de 4 (quatro) anos, e que o máximo que poderemos negociar com o governo é um prazo de 2 (dois) anos.
O Secretário ficou de conversar com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e agendou uma nova reunião com a CONDSEF para quarta-feira, dia 29 de julho.
Quem vai decidir se aceita ou não são os servidores em assembleia.

O RESPEITO SEMPRE FOI O JEITO MELHOR DE FAZER POLITICAS SINDICAIS, "" BOICOTANDO NÃO!"", ESTA COORDENAÇÃO NÃO A CEITA O DESRESPEITO.

Sobral/CE, 27 de julho de 2015.

NOTA:
“A Coordenação da DESRNORT, em cumprimento às suas competências, divulgou e convidou o corpo de filiados (as) que compõe sua base a participar  do Seminário de Formação Política programado  para ser realizado no dia 25 de julho de 2015, na cidade de Sobral inclusive, fixando nos locais de trabalho e na sede da Delegacia, o calendário produzido pela Direção Colegiada. O mês de julho talvez não tenha sido a melhor época para realização desse evento aqui em nossa região, exatamente por ser um período de férias, viagens e realização de compromissos agendados para essa época. Após consulta às lideranças dessa base e, diante das dificuldades encontradas para mobilizar a categoria em torno do evento e como consequência, um baixo número de inscrições, concluímos que não seria viável realizar o evento agora e transferi-lo para  uma outra data a ser agendada, posteriormente.
  Diante disso, é salutar informar que não tomamos essa atitude de forma isolada. Como sempre fazemos, consultamos a base de nossa delegacia, para assim, podermos proceder. Não podemos admitir que um membro dessa direção, de maneira irresponsável e grosseira, venha a se manifestar entre seus pares, que nós estamos BOICOTANDO a programação dessa Direção Colegiada destinada à nossa delegacia inclusive, sugerindo que outras pessoas de nossa base sejam contatadas para viabilizar a realização do evento, de qualquer maneira, a revelia dessa coordenação. Essa delegacia tem uma coordenação e não vamos aceitar de forma alguma esse tipo de agressão. Nossa decisão foi comunicada à Direção Colegiada por escrito e como tal, de forma democrática, gostaríamos de obter uma resposta, como ciente, dessa Direção Colegiada, ao invés de quererem que tudo fique dito, informalmente.  
Não admitiremos qualquer tipo de intervenção dessa Direção sobre a forma de nos conduzirmos ao gerir as demandas de nossa base e pedimos respeito às nossas tomadas de decisões coletivas”.   
A Coordenação.

26 de jul. de 2015

O Programa NOITE GERAL E O RESUMO SEMANAL estará de volta, agora na Radio RESSURREIÇÃO 1460 sua nova faixa.

Os ouvintes da Radio Ressurreição a guardam os programas mais esperado da noite.

Retorna ao AR os Programas NOITE GERAL E RESUMO SEMANAL.

Apresentado pelo o Radialista Moises Arruda e Equipe, 
na RADIO RESSURREIÇÃO  Será dia 03 de Agosto de 20015 das 20 horas ás 22 horas. Esperamos contar com você é só liga e participar telefone:  3613 - 1824

Eleições 2016. Quem ganha e quem perde com o cerco aos doadoresCom ou sem constitucionalização do financiamento empresarial de campanhas, os cofres dos partidos estarão mais esvaziados para as disputadas municipais

Isabel Filgueirasisabelf@opovo.com.


A generosidade de empresas que costumam financiar campanhas eleitorais milionárias está em discussão a partir da Operação Lava Jato. Conclusões preliminares dos investigadores, do Ministério Público e da Polícia Federal, apontam que vigorava o regime de troca de favores. Patrocínio eleitoral por benesses em contratos com a Petrobras, por exemplo. 
 De forma indireta e, em tese, lícita, milhões de reais supostamente despendidos pelo setor privado saíam, em verdade, dos cofres públicos. Agora, empresários estão na mira do Ministério Público e já começam a responder por acusações de lavagem de dinheiro. A curto prazo, o resultado das punições será um volume menor de doações no pleito de 2016.   “A sensação de redução da impunidade de empresas e corruptos gera uma reação: eles querem se prevenir porque percebem que é para valer”, diz o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão. A organização se compromete a orientar empresas a gerir os negócios de modo socialmente responsável. Abrahão relata que o Instituto passou a ser mais procurado por empresas que buscam ajuda para evitar se envolver em situações de corrupção, especialmente com financiamento de campanhas.

 O até então crescente gráfico do custo das eleições fará uma curva para baixo pela primeira vez em décadas. Nas eleições do ano passado, mais de 70% das doações vieram de empresas. As maiores chegaram a doar para mais de 20 partidos. “A intenção é contribuir para o debate democrático no Brasil. Não há ligação partidária. Prova disso é que nossas doações foram para maioria das grandes legendas”, justifica a JBS (Friboi), maior financiadora da última corrida presidencial.

No entanto, o cientista político Valeriano Costa alerta que empresas têm uma relação prática com a política e são voltadas para resultados. “É até imoral que uma empresa de cigarros, por exemplo, financie um parlamentar que possa legislar em prol dela. Sempre há um interesse por trás”, argumenta.
 O economista Celio Fernando encara o efeito Lava Jato de maneira positiva. “O dinheiro gasto nas campanhas continuará circulando na economia. Mas, em vez de propinas, ele será usado para o bem social”, pondera. Por outro lado, ele reconhece que setores ligados ao marketing político podem sair prejudicados. “É possível que afete mais gráficas e a distribuição de material promocional”, explica.
E os partidos?
O caixa das agremiações deve sofrer com o baque da retração de seus maiores patrocinadores. Mesmo assim, há quem olhe para situação com otimismo. 
 O presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, diz que a provável inibição de empresas em doar vai reduzir o custos. “Partidos e empresas estão todos mal vistos. O melhor dessa crise é baratear a campanha. Isso facilita”, diz. 

Na Câmara dos Deputados, a atual proposta de reforma política prevê que a doação de empresas, que é legal, passe a ser também constitucional. Embora a questão siga 
indefinida no Congresso, partidos já se preparam para encontrar novas formas de captação de recursos. 
 “Teremos que ser mais criativos. Vamos buscar a ajuda de pessoas próximas”, diz o deputado estadual Heitor Férrer (PDT-CE). Para o presidente estadual do PT, Diassis Diniz, a saída é investir em militância. 

Saiba mais . Os apoiios no Ceará em 2014
Enquanto Camilo Santana (PT) esteve entre os candidatos mais beneficiados por doações da JBS, o comitê do rival Eunício Oliveira (PMDB) aparece entre os que mais receberam da iniciativa privada no Brasil.
Grandes nomes
Na primeira acusação formal contra empreiteiros dentro da Lava Jato, o Ministério Público denunciou seis executivos da Odebrecht e cinco da Andrade Gutierrez, na última sexta-feira.
Processo no STF
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para que o financiamento empresarial seja considerado inconstitucional. Segundo a Ordem, empresas não podem eleger nem ser eleitas, portanto não deveriam ter direito de participar de pleitos. Há mais de um ano, o requerimento segue com pedido de vistas pelo ministro Gilmar Mendes. fonte o povo

ETERNA CRISE FACÇÃO DO PT QUER EXCLUIR VICE MICHEL TEMER DA ARTICULAÇÃO FACÇÃO PETISTA QUER RETIRAR VICE-PRESIDENTE DA ARTICULAÇÃO

Petistas da facção “Mensagem ao Partido”, da qual fazem parte do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o ex-governador gaúcho Tarso Genro, vão pressionar a presidente Dilma a tirar de Michel Temer (PMDB) a Secretaria de Relações Institucionais. A facção elabora um documento listando as derrotas de Dilma no Congresso, desde que o vice-presidente assumiu a articulação política do governo.
A conspiração facção da “Mensagem ao Partido” se soma ao boicote do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) a Michel Temer.
O PMDB se queixa de que o governo não confirma o que é prometido por Michel Temer aos parlamentares, daí o fracasso na articulação.
O documento da facção petista será entregue a Dilma antes da reunião marcada pelo PMDB para avaliar suas relações com o governo.

TENDÊNCIA É REJEITAR CÂMARA VAI JULGAR E DEVE REJEITAR CONTAS DE DILMA CÂMARA DEVE JULGAR E REPROVAR AS CONTAS DO GOVERNO DILMA

O Congresso deve finalmente votar as contas do governo após o recesso. Essa obrigação constitucional não é cumprida desde 2002. Na oposição, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, articula a rejeição das contas, o que tornaria Dilma sujeita a responder por crime de responsabilidade, com perda de mandato e inelegibilidade. Cunha vai pôr em votação também contas de FHC (2002) e de Lula (2006-2008).
O julgamento no Congresso é baseado em relatórios do Tribunal de Contas da União. Contas rejeitadas geram inelegibilidade por 8 anos.
As contas de Dilma devem passar pela Comissão Mista de Orçamento. O PT tentará retardar a análise do caso.
Eduardo Cunha considera que é melhor direcionar a crise para o Planalto, antes que o Congresso seja “engolido pela Lava Jato”.
O ânimo dos ministros do TCU é o mesmo dos parlamentares e da população, segundo apuram as pesquisas: repulsa total ao governo. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

25 de jul. de 2015

Cid na entrevista fala que o Ivo será o candidato em Sobral. Cid nega crise com saída de Ivo do governo Camilo

A saída precoce de Ivo Gomes da Secretaria das Cidades teria sido motivada por questões pessoais, segundo Cid. Ele afirma que existe a possibilidade de o irmão ser candidato a prefeito no município de Sobral. O cargo na secretaria impediria Ivo de trabalhar a base eleitoral no município
O ex-governador Cid Gomes (Pros) negou que haja crise entre os Ferreira Gomes e o governador Camilo Santana (PT) com a saída do irmão da Secretaria das Cidades. “Não que eu saiba”. Com pouco mais de seis meses no governo petista, o deputado Ivo Gomes (Pros) deixou a pasta criticando a falta de recursos que deveriam ser repassados ao Metrofor. 
“O impasse foi comunicado à chefia do governo estadual pelo secretário das Cidades, Ivo Gomes, diversas vezes, desde que a Secretaria das Cidades assumiu a responsabilidade pela Companhia, em abril deste ano, mas nenhuma providência foi tomada até o momento”, dizia a nota que comunicava o pedido de demissão do secretário.
O governador Camilo, no entanto, tem afirmado publicamente que o motivo da saída de Ivo foi por questões pessoais. O argumento é o mesmo utilizado por Cid quando foi questionado sobre o pedido de demissão do irmão após sete meses de governo. “Ao que me consta a versão tanto dele quanto do governador é que (a saída) é por questões pessoais”. Ainda segundo o ex-ministro, os dois não conversaram sobre o assunto após o episódio. “O Ivo não falou comigo nem para ir nem para sair (do governo)”.
O ex-governador sugere um novo caminho para o irmão além do retorno à Assembleia Legislativa. “O Ivo está colocado como possível candidato a prefeito de Sobral e acho que ele precisa de mais tempo para andar mais em Sobral, para acompanhar mais o dia a dia daquele município. E a tarefa de secretário o absorvia dessa necessidade”. O deputado, no entanto, não quis comentar o assunto da candidatura.
Não é a primeira vez que o ex-governador cita a possibilidade de o irmão sair candidato ao Executivo. Há pouco mais de três semanas, um vídeo circulou na Internet com Cid, ao lado do prefeito Veveu Arruda (PT), especulando a volta de um Ferreira Gomes. “Será que não é a hora de voltar um Ferreira Gomes?”.
 Eleições 2016
Garantindo que não será candidato em 2016, Cid afirmou que deverá trabalhar pela reeleição de Roberto Cláudio (Pros) que, segundo ele, “vem fazendo um belíssimo trabalho” na Capital. Na avaliação de Cid, “Roberto Cláudio, em menos de três anos, já fez muito mais que os dez anos anteriores a ele”.
 O que não garantiu é em qual partido o prefeito e o grupo político ligado a ele deverão concorrer no ano que vem. Uma nova reunião para decidir o futuro partidário de todos deverá ser realizada para discutir a permanência ou não no Pros.

'PEDALADAS FISCAIS' 'PEDALADAS': ANÁLISE TÉCNICA DESTRÓI DEFESA DO GOVERNO NO TCU TCU: ANÁLISE TÉCNICA DAS 'PEDALADAS' DESTRÓI DEFESA DE DILMA

A análise da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as “pedaladas fiscais” do governo Dilma destrói a alegação de “motivação política”, difundida pelo governo, para justificar a iminente condenação da presidente Dilma e outras 17 autoridades do governo por crime previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A área técnica do TCU é composta de servidores de carreira no tribunal, como auditores.
Relator do processo, o ministro Augusto Nardes anda indignado com as alegações de viés político, que em nada ajudam o governo Dilma.
O parecer de Augusto Nardes logo ficará pronto, mas o julgamento do caso só ocorrerá após as manifestações públicas de 16 de agosto.
Os ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda) foram escalados para reverter o quadro crítico no TCU. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

LAVA JATO EXECUTIVO VAI COLABORAR COM MP E DEVE COMPROMETER LULA PINHEIRO, DA OAS, NEGOCIA DELAÇÃO PARA ENTREGAR LULA, DIZ 'VEJA'

O ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, está decidido a colaborar com o Ministério Público e deve fechar acordo de delação premiada. A informação é destaque da revista Veja desta semana, que antecipa em sua capa "A vez dele", numa referência ao ex-presidente Lula.
De acordo com a publicação, Pinheiro vai revelar ao MP negócios que comprometem Lula com o esquema de corrupção desmantelado pela Lava Jato. O executivo, amigo do ex-presidente, deve oferecer provas de que o petista se beneficiou do dinheiro roubado.
Veja também assegura que em seu depoimento sob delação premiada ao MPF, Leo Pinheiro deve contar como Lulinha, filho de Lula, ficou milionário. fonte Diário do Poder

22 de jul. de 2015

FOGO CRUZADO: Nossa reportagem perguntou, dos 21 vereadores, quais deles lhe representaram na Câmara Municipal de Sobral?

FOGO CRUZADO>>><<< Nossa reportagem perguntou á vários eleitores, quais os vereadores que lhes representaram na Câmara Municipal de Sobral? Foi impressionante as respostas das pessoas, Muitos falaram, os vereadores que poderiam ter uma chance de retornar era os que foram a favor do povo na hora de vota os projetos de interesse da população. 
Como aconteceu no projeto do vereador Gilmar Bastos que defendia a redução do valor na conta de água, e os vereadores que votaram a favor do Prefeito não merecem retornar, esta foi a resposta da maioria dos entrevistados.
Os maradores de Sobral não vão esquecer, por que toda vez que for pagar a conta da água vão se lembrar, disse Dona Maria de Jesus do Junco, Seu José de Assis concordou e mostrou logo a conta da água e luz que esta muito caro e só pode pagar atrasado.

Em Sobral terá candidato apoiado por todos que fazem oposição aos Ferreira Gomes., Tasso , Eunício,Roberto Pessoa e Lúcio Alcântaras vão reúne os Líderes politico de Sobral para definir uma chapa para as disputa das eleições de 2016 . O nome mais favorito pelo Grupo é do Dr. Guimarães que já disputou as eleições passada e tirou uma expressiva votação.

FOGO CRUZADO>>><<< com Moises Arruda.
Uma reunião será feita o mais rápido possível – entre  Tasso Jereissati (PSDB) , Eunício Oliveira (PMDB),Roberto Pessoa (PSB) e Lúcio Alcântaras (PR) Para definir o nome do Dr. Guimarães ou do Grupo do Oscar Rodrigues para as disputa das eleições em Sobral Tasso lembrou da campanha  quando visitou Sobral foi em uma  noite de sexta-feira. 0 evento percorreu diversas ruas da cidade, e serviu para comprovar a boa receptividade da população aos candidatos. Durante o percurso, Tasso e Eunicio foram saudados com palavras de apoio e de entusiasmo por moradores nas ruas e calçadas das suas residências.

A multidão que recepcionou os candidatos reuniu deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores que com seus apoiadores se dirigiram a um grande encontro com a presença de lideranças políticas de toda a Região Norte do Estado.” O que nós presenciamos nesta noite nas ruas de Sobral e no encontro com lideranças foi a demonstração da força e vontade de mudança de um povo que, de cabeça erguida, sabe enfrentar os desafios, e não desiste diante de qualquer ameaça”, disse Tasso.
O encontro foi organizado pelo candidato a Prefeito de Sobral, em 2012, Dr. Guimarães que em discurso ressaltou a força da Coligação e o envolvimento da população na campanha.”O povo de Sobral veio para as ruas e demonstrou sua vontade de mudar, e hoje vivemos um novo momento da política cearense. Com Tasso e Eunício o cearense terá um Ceará bem diferente, muito melhor para as pessoas “, comentou.

CORRUPÇÃO GRÁFICA USADA PELO PT PARA RECEBER PROPINAS MOVIMENTOU R$ 67,7 MILHÕES INVESTIGADA PELA PF, GRÁFICA ATITUDE TEM TV, RÁDIO, REVISTA ETC

Presidente da maior empreiteira do Pais, que se encontra preso na carceram da Policia Federal em Cuiriba, Marcelo Odebrecht ofereceu um jantar em sua residência, em 2012, a pedido do ex-presidente Lula, que para a Policia Federal pode marcar o envolvimento no esquema do “petrolão” da Editora Gráfica Atitude, controlada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e usada para captar propinas para o PT.
Desse jantar, com a presença de empresários e banqueiros, participaram também dois sindicalistas, administradores da gráfica Atitude: Juvandia Morandia Leite, presidente do Sindicato dos Bancários, e Sérgio Aparecido Nobre, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que foi presidido por Lula nos anos 70 e que desde então é liderado por seus aliados ligados ao PT.
Relatório de Inteligência Financeira da Operação Lava Jato, que dá embasamento ao pedido da PF para o indiciamento do empresário Marcelo Odebrecht, mostra que a Editora Gráfica Atitude movimentou R$ 67,7 milhões entre junho de 2010 e abril de 2015.
O empresário Augusto Ribeiro de Mendonça, um dos delatores da Lava Jato, declarou que em 2010, o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto – preso desde abril – lhe pediu que “doasse” R$ 2,4 milhões para o PT por meio de depósito em conta da gráfica. Contrato assinado entre uma empresa dele, a Setec, com a Gráfica Atitude, estipulou o repasse de R$ 1,2 milhão, em pagamentos mensais de R$ 100 mil. O documento revela que R$ 17,95 milhões foram depositados em espécie na conta da Atitude, por meio de 137 operações, entre dezembro de 2007 e março de 2015, pelo Sindicato dos Bancários.
A devassa nas contas da Editora Gráfica Atitude revela que entre agosto e 2008 e janeiro de 2010 a empresa Observatório Brasileiro de Mídia – da qual Juvandia consta como presidente – recebeu R$ 833 mil da gráfica, por meio de 40 operações bancárias. A informação consta do Relatório de Inteligência Financeira da Operação Lava Jato.
Império mais que suspeito - Aparelhada pelo PT, a Petrobras conferiu seu prêmio de Jornalismo de 2013 à TVT, emissora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ligada à Gráfica Atitude e à CUT, todos controlados pelo partido.
A Atitude integra a rede de comunicação dos sindicatos dos Bancários de São Paulo e dos Metalúrgicos do ABC.
Os sindicatos são donos da “Revista do Brasil”, da gráfica Atitude, da Rádio Brasil Atual, da agência de notícias RBA e de mais dois jornais.
Em 2013, a TVT, a “TV do Lula”, ganhou licença da Anatel e aval do governo para transferir suas antenas São Caetano para a Av. Paulista. Por ordem de Lula, o então ministro Paulo Bernardo (Comunicações),  outro investigado na Lava, deu aval à transferência das antenas da TVT.
A TVT, um presente de Lula, está em nome de Fundação Sociedade Comunicação dos sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos do ABC.
A ficha dos distintos - Odebrecht é acusado dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crime contra a ordem econômica. A PF também atribui ao ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, ligado ao Sindicato dos Bancários, os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do esquema Petrobrás. Vaccari já se envolveu em outro caso de corrupção milionária na Bancoop, cooperativa habitacional da entidade. fonte D. do Poder

André Figueredo mostra quem vai mandar no PDT do Ceará, eles vão fazerem um evento e deixarão de fora os Ferreira Gomes. PDT fará encontro regional em Aratuba

andrefigueiredo
O PDT cearense vai promover, sábado que vem, mais um encontro regional. Dessa vez na cidade de Aratuba, com objetivo de reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Maciço de Baturité.
Segundo o presidente regional, deputado federal André Figueiredo, será a segunda reunião do gênero que objetiva discutir as eleições de 2016. O local será o Centro de Eventos da Paróquia de Aratuba, que fica na avenida Arlindo Medina.
DETALHE – Não, ninguém dos Ferreira Gomes foi convidado para esse evento. Pelo menos, até agora não.

21 de jul. de 2015

Frases que Incomoda Muita gente.

SITUAÇÃO DO GUARANY É MUITO DIFÍCIL.

Frase de Luiz Torquato.
O Guarany está sem corpo e nem Alma.
O Luiz Torquato, Mataram seu Corpo, mas
não Mataram a sua Alma.




Outras frases que a população, posam refletir na situação politica de Sobral.

Avaliação positiva do governo Dilma cai para 7,7% em julho, mostra pesquisa

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil
A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff caiu para 7,7%, segundo a 128ª Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada hoje (21). A avaliação negativa passou de 64,8%, em março, para 70,9% no levantamento feito entre os dias 12 e 16 de julho. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios.
"A conclusão final da pesquisa mostra uma elevação do pessimismo do brasileiro em consequência da alta do custo de vida, do aumento da inflação, do crescimento do desemprego e da forte percepção sobre a corrupção e a incapacidade do governo em resolvê-la", disse Clésio Andrade, presidente da CNT.
A última pesquisa, divulgada em março, mostrou que 10,8% das pessoas ouvidas consideraram positiva a avaliação do governo. Com o atual resultado, o governo teve a menor avaliação positiva registrada pela pesquisa desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas.
Durante a campanha eleitoral, 41% dos entrevistados consideraram o governo de Dilma positivo e 23,5% consideraram negativo. No levantamento feito nos dias 27 e 28 de setembro do ano passado, 35% das mais de 2 mil pessoas ouvidas avaliaram a administração como regular e 0,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam no período pré eleitoral.
Avaliação pessoal de Dilma Rousseff
A avaliação sobre o desempenho pessoal da presidenta também teve queda. No atual levantamento, 15,3% dos entrevistados aprovam a presidenta, enquanto 79,9% desaprovam a atuação de Dilma Rousseff. E 4,8% das pessoas não souberam avaliar ou responder. Em março, 18,9% dos entrevistados avaliaram positivamente e 77% avaliaram negativamente e 3,4% não souberam dizer ou não responderam.
Segundo Andrade, a presidenta tem pontos prós e contras que podem definir seu futuro político. Entre os pontos negativos, o presidente da CNT elencou a crise econômica, a crise no Congresso Nacional e a dificuldade de articulação política do governo, além da análise do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo. Entre os favoráveis ao governo, Clésio Andrade apontou o apoio dos movimentos sociais e a dificuldade de a oposição se unir com o objetivo de visão única sobre o governo. 
Emprego, saúde e educação
A expectativa dos entrevistados para os próximos seis meses de governo mostrou que mais da metade (55,5%) acreditam em uma piora do cenário de emprego no país, enquanto 15% apostam em melhora e 27,5% não acreditam em mudanças, neste período. Sobre a renda mensal, mais da metade (50,2%) acreditam que ficará nos atuais patamares.
Conforme a pesquisa, 13,6% dos entrevistados apostam em melhorias na área da saúde no próximo semestre contra 47,5% que estão pessimistas e acreditam que o setor vai piorar. Um cenário semelhante se repete em relação às expectativas para a educação (15,1% apostam em melhora, 41% em piora e 42,1% apostam que não haverá mudança).
Operação Lava Jato
De acordo com a CNT, dos 78,3% de entrevistados que ouviram falar das investigações envolvendo a Petrobras, 69,2% consideram que a presidenta é culpada pela corrupção e 65% acham que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está envolvido no esquema. Entre os que acompanham as investigações, 40,4% consideram que o maior culpado na Operação Lava Jato é o governo, seguido pelos partidos políticos (34,4%), diretores ou funcionários da empresa (14,2%) e construtoras (3,5%).
Ainda em relação à Lava Jato, os entrevistados se mostraram pessimistas sobre resultados. Pelo menos 67% das pessoas ouvidas não acreditam que os envolvidos serão punidos e por volta de 52% não apostam na capacidade do governo de combater a corrupção na estatal. A maioria (90,2%) também não considera que há exagero nas prisões e mais da metade dos 37,3% dos entrevistados que sabem o que é delação premiada são favoráveis ao mecanismo. Pelo menos 86% das pessoas avaliam que as denúncias prejudicam a economia do país.
Eleições 2018
Na projeção do cenário eleitoral de 2018, o levantamento mostrou que no cenário de disputa entre Aécio Neves (PSDB), Lula (PT) e Marina Silva, o tucano venceria com 35,1% dos votos, seguido por Lula com 22,8% e 15,6% dos votos para Marina. Na disputa entre Lula, Marina, Geraldo Alckmin e o deputado Jair Bolsonaro, o ex-presidente venceria com 24,9% dos votos, seguido por Marina (23,1%), o atual governador de São Paulo (21,5%), e o parlamentar com 5,1%. Lula também venceria com 25% dos votos, se a disputa fosse com Marina Silva (23,3%), o senador José Serra (21,2%) e Jair Bolsonaro (5,5%).
Em segundo turno, Aécio venceria com 49,6% o ex-presidente que teria 28,5%. Alckmin venceria com 39,9% dos votos, seguido por Lula (32,3%) e José Serra seria eleito com 40,3% contra 31,8% do petista.
Dos mais de 2 mil entrevistados ouvidos pela CNT, 44,8% acreditam que se Aécio Neves tivesse vencido as últimas eleições, o governo estaria melhor que o da presidenta Dilma. Para 36,5% dos entrevistados o governo estaria igual e 10,9% avaliam que o governo do tucano estaria pior que o de Dilma.
Impeachment
O percentual de pessoas favoráveis a um eventual pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff também aumentou. Passou para 62,8% dos entrevistados contra os 59,7% das pessoas ouvidas em março, favoráveis ao impedimento. Os motivos elencados como principais para justificar o impeachment seriam irregularidades nas prestações de contas do governo (25%), a corrupção na Petrobras (14,2%), irregularidades nas contas da campanha (14,2%) e 44,6% apontaram os três motivos como justificativa.
Mais da metade dos entrevistados (53,4%) consideram a corrupção como um dos principais problemas do país. Para 37,1%, a corrupção é o principal problema.
Matéria atualizada às 11h30 para acréscimo de informações
Edição: Marcos Chagas