Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Primeiro geopark das Américas é cearense e comemora 10 anos nesta semana O reconhecimento do Geopark Araripe pela Unesco garantiu incremento aos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri

23 de set. de 2016

Primeiro geopark das Américas é cearense e comemora 10 anos nesta semana O reconhecimento do Geopark Araripe pela Unesco garantiu incremento aos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri




O verde da chapada contrasta com o sertão. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Geopark Araripe)

Durante toda esta semana acontecem as atividades de comemoração aos 10 anos de implantação do Geopark Araripe, primeiro geopark das Américas reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Geopark Araripe engloba seis municípios caririenses – Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri -, em uma área que totaliza quase 3,8 mil km².
O equipamento apresenta um rico patrimônio biológico, geológico e paleontológico. A porta-voz do equipamento, Pedrina Santos, informa que desde a implantação do projeto houve um acréscimo significativo no turismo da região.
Desde 1997, boa parte do Geopark já era reconhecida como área de proteção ambiental da Chapada do Araripe. Em 2006 passou a fazer parte da rede mundial de Geoparques.
O ponto de partida para conhecer esse ambiente exuberante é a sede do parque, que fica próxima ao campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade do Crato, onde o turista pode conseguir informações e até guias.
Durante a semana de comemoração aos 10 anos de implantação do parque, serão realizados mesas redondas, minicursos e oficinas.
O Geopark Araripe é considerado um dos mais completos do mundo, com rochas na chapada que datam de 600 milhões de anos e fósseis de dinossauros e pterossauros. Também fazem parte desse espaço, a história da ocupação do interior do país.
A programação completa do evento que comemora os 10 anos do equipamento está disponível nas redes sociais do Geoparque e no site da Universidade Regional do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário