Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : RÉUS SERÃO AFASTADOS MICHEL TEMER FAZ DE RODRIGO JANOT ‘DEMITIDOR-GERAL’ DA REPÚBLICA NA PRÁTICA, DECISÃO DE TEMER SOBRE MINISTROS DÁ 'CANETA' AO PGR

14 de fev. de 2017

RÉUS SERÃO AFASTADOS MICHEL TEMER FAZ DE RODRIGO JANOT ‘DEMITIDOR-GERAL’ DA REPÚBLICA NA PRÁTICA, DECISÃO DE TEMER SOBRE MINISTROS DÁ 'CANETA' AO PGR

A determinação do presidente Temer de afastar ministros denunciados na Justiça e exonerar aqueles que são réus, na prática, significa a transferência ao procurador-geral Rodrigo Janot da "caneta" de "demitidor-geral" da República. Funciona assim: quando um ministro for alvo de investigação da PGR, será afastado do cargo. Quando o Supremo aceitar a denúncia da PGR e transforma-lo em réu, será demitido. Na prática a demissão se dá na decisão da Procuradoria de investigar um ministro de Estado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Denúncias contra ministros de Estado são feitas exclusivamente pela Procuradoria-Geral da República. Na prática, terá o poder de demitir.
Entre o afastamento e a demissão haverá um limbo: ministros não serão investigados pela 1ª instância até que o STF acate a denúncia.
Na prática, Temer acabou com o foro especial para ministros. Uma vez investigados, serão afastados. Uma vez réus, voltam à 1ª instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário