Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : SEM RAZAO PARA PÂNICO MORTE DE MACACO COM FEBRE AMARELA MOBILIZA AUTORIDADES EM MACEIÓ PRIMATA DOENTE MORREU EM SETEMBRO ENTRE HIPERMERCADOS NA GRUTA

29 de mar. de 2017

SEM RAZAO PARA PÂNICO MORTE DE MACACO COM FEBRE AMARELA MOBILIZA AUTORIDADES EM MACEIÓ PRIMATA DOENTE MORREU EM SETEMBRO ENTRE HIPERMERCADOS NA GRUTA

A confirmação de que um macaco saguim morreu, em setembro de 2016, infectado pelo vírus da febre amarela numa mata urbana da capital alagoana mobilizou o Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), que iniciou na manhã desta quarta-feira (29) o mapeamento e tentativa de isolamento de mosquitos Haemagogus e Sabethes, vetores da doença nas áreas rurais e silvestres.
A morte do macaco foi revelada ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), somente depois do resultado de um segundo exame nas amostras do animal. E o CCZ municipal iniciou o mapeamento dos insetos numa mata no bairro da Gruta de Lourdes, onde morreu o saguim.
O trabalho também vai chegar aos bairros do Ouro Preto, da Serraria e da Chã da Jaqueira, com armadilhas espalhadas em áreas de mata, para capturar e verificar se os mosquitos estão infectados.
“Vamos verificar se há a presença do mosquito infectado nestas áreas e, em seguida, definir a melhor estratégia de bloqueio. O mapeamento é importante porque permite que a gente concentre esforços na área que apresentar o transmissor da doença”, explicou Samy Ibrahim, coordenador do CCZ, em entrevista à Gazetaweb.
SECRETÁRIO BUSCA PROVIDÊNCIAS EM BRASÍLIA (FOTO: ASCOM SEPLAG)
SEM PÂNICO
Aedes aegypti também transmite a febre amarela na área urbana. Mas o biólogo do CCZ, Fernando Rocha, ressalta que os mosquitos Haemagogus e Sabethes, alvos das suspeitas de terem causado a morte do saguim, têm seu habitat na mata e não invadem residências.




Os primatas não são vetores da doença, mas considerados sentinelas, por não suportar os sintomas da doença e acabar morrendo, servindo para mapear onde há riscos de proliferação da febre amarela. Por isso, não se deve matar os animais.
“O mosquito [Haemagogus e Sabethes] se restringe às matas e os casos que estão acontecendo no Brasil são referentes às pessoas que vivem próximo a mata e precisam adentrar nelas por algum motivo. A população não deve ficar preocupada, pois esse caso foi algo pontual e não há outros casos em investigação”, tranquilizou Fernando Rocha.
O macaco morto foi encontrado atropelado na Avenida Fernandes Lima, entre dois hipermercados, Extra e Hiper Bompreço. As armadilhas feitas de algodão com odores de seres humanos  foram espalhadas na mata do Paraíso do Horto e 15 agentes e o biólogo do CCZ farão o monitoramento até sexta-feira (31), levando os mosquitos capturados para laboratório.
O secretário de Saúde de Alagoas, Christian Teixeira, se reunirá com representantes do Ministério da Saúde, em Brasília-DF, a quem pedirá medidas profiláticas necessárias para evitar a expansão do vírus para outras áreas de Maceió. Não há registro de febre amarela em humanos no território alagoano, segundo a Sesau, que reforça não haver motivo para pânico ou preocupação. 
"O secretário vai se reunir com a equipe do Ministério da Saúde para alinhar as providências que o caso requer, o que pode resultar no aumento do quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas", diz um trecho da nota da Sesau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário