Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Em nota, novo bispo de Sobral explica mudança no comando da Santa Casa e Informa que transferiu 40 padres e “que mudanças são salutares”

4 de abr. de 2017

Em nota, novo bispo de Sobral explica mudança no comando da Santa Casa e Informa que transferiu 40 padres e “que mudanças são salutares”


Nota de esclarecimento
“Sem mérito algum de minha parte, quis o Senhor Jesus conceder-me a plenitude do sacerdócio ministerial, ungindo-me e consagrando-me como Bispo, Sucessor dos Apóstolos em sua santa Igreja.
Através deste chamado divino e desta consagração, através desta vocação, recebi o tríplice múnus de Ensinar, Santificar e Governar na Igreja do Senhor. Esta missão não é fruto de uma escolha democrática, não é mérito de pessoas capacitadas que se esforçam e fazem uma carreira e são promovidas, não é tão pouco fruto da inteligência de mentes brilhantes de alunos esforçados que passam em concursos. O que é então a vocação sacerdotal? É uma escolha divina. “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu quem vos escolhi” –diz o Senhor. (Jo 15,17) Vocação é um mistério!
Quando Jesus fundou sua Igreja (Mt 16,18), fundou-a sobre o alicerce dos Apóstolos (Ef 2,20). Não escolheu os mais sábios, os mais inteligentes, nem mesmos os mais santos. Entre os seus numerosos discípulos e discípulas escolheu Doze Apóstolos. Escolheu aqueles que Ele quis. (Mc 3,13) Discípulo significa aluno, seguidor do Mestre. Apóstolo significa enviado, enviado pelo Mestre.
O Papa é o sucessor do Apóstolo Pedro. Os bispos são sucessores dos Apóstolos. Os Bispos foram chamados, escolhidos e consagrados para apascentar o rebanho do Senhor, para cuidar de suas ovelhas.
Quis o Senhor Jesus que o Santo Padre, o Papa Francisco, sucessor do Apóstolo São Pedro, me nomeasse como o sétimo Bispo da Diocese de Sobral por ocasião do Jubileu do seu primeiro centenário. Esta Diocese teve a graça de ter como seu primeiro pastor Dom José Tupinambá da Frota,
Grande vulto da história sobralense pastor dedicado. homem enérgico, determinado, futurista, alma santa! Este pastor compreendeu logo que a missão do bispo não era somente salvar almas para o céu, mas era cuidar da vida integral das ovelhas do Senhor. Dom José preocupou-se com a vida espiritual e corporal dos seus diocesanos, particularmente dos mais pobres. Criou inúmeras obras, entre elas a Santa Casa de Misericórdia a serviço dos enfermos e o Abrigo Sagrado Coração de Jesus a serviço dos idosos.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, ao longo de sua história de prestação de serviço à sociedade, missão esta, diga-se de passagem, não específica da Igreja, mas dever do Estado, prestou e presta, ao longo dos seus 92 anos de existência uma contribuição relevante e inigualável à população de toda a Região Norte do Estado do Ceará. Este serviço é reconhecido pelo povo e pelos poderes constituídos ao longo dos anos.
Como todas as Santas Casas de Misericórdia, erguidas pela Igreja Católica neste Brasil afora que ainda teimam em existir, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral enfrentou e continua a enfrentar profunda crise financeira para sobreviver e só sobrevive porque é verdadeiramente Santa Casa e de Misericórdia!
Para sua sobrevivência, a SCMS teve que criar anexos particulares com o objetivo de subsidiar financeiramente suas dívidas que crescem como bolas de neve, devido, sobretudo, à falta de repasse de recursos do poder público que obriga a atender, mas não fornece verba suficiente para um serviço de qualidade. Desta forma, e com esta finalidade, com o empenho de competentes administradores, a SCMS construiu o Hospital do Coração, o Hotel Visconde, O Hospital Dom Valfrido e a Clínica Dom Odelir.
Todo este complexo tem o objetivo de subsidiar a SCMS no seu atendimento aos mais necessitados. Todo este complexo pertence à Diocese de Sobral e o Bispo Diocesano é quem administra a Diocese. Não cabe ao poder público ou a quem quer que seja causar ingerência nestas repartições, elas pertencem à Diocese de Sobral, embora por algum momento tenha parecido que determinado organismo pertencesse a determinada pessoa ou associação.
Em Relação ao Hospital do Coração, seria um pecado de omissão não reconhecermos o relevante empenho do Reverendíssimo Pe José Linhares Ponte e do ilustríssimo Dr José Klauber Roger Carneiro para a sua construção e manutenção. Este último dedicou uma vida ao Hospital, tornando-o uma referência para o Nordeste do Brasil em sua especialidade.
Ao assumir o governo da Diocese de Sobral, deparei-me com toda esta complexidade administrativa. Quis conhecer de perto o funcionamento e a administração da SCMS. Fui informado sobre as recentes crises que experimentou recentemente em sua administração e também sobre a crise financeira que continua a enfrentar. Encontrei a SCMS em Assembleia. Nesta assembleia foi apresentada a conclusão de uma auditoria que apontava pontos positivos em sua nova administração e em sua atual situação econômica. Quis que a auditoria continuasse nas filiais da SCMS. Contratei um profissional para ver com mais profundidade técnica esta realidade e posteriormente contratamos uma empresa de auditoria específica para o Hospital do Coração. Deparamo-nos com uma certa resistência por parte da administração da referida entidade que não aceitou a avaliação dos auditores e tornou inviável a continuidade do processo com a mesma auditoria.
Retomamos os objetivos com membros do Conselho Fiscal da Associação da SCMS que passaram a solicitar da Santa Casa e de suas filiais prestação de contas. O Hospital do coração não respondeu satisfatoriamente à solicitação.
Mediante esta situação, resolvemos intervir nomeando um Diretor Financeiro para a SCMS e suas filiais, inclusive o Hospital do Coração, o Senhor Audísio de Almeida Aguiar, membro do Conselho Econômico da Diocese de Sobral.
Após consulta aos padres do Colégio do Consultores da Diocese mediante apresentação da realidade vivida, considerando toda a capacidade e experiência do Dr. José Klauber Roger Carneiro, propusemos a este uma administração compartilhada. Propusemos que ele administrase toda a parte técnica e clínica do Hospital do Coração, reservando a administração financeira ao Administrador financeiro já nomeado. O Dr. Roger não aceitou a proposta. Dispôs-se, todavia, a continuar como médico do Hospital do Coração, prestando serviço pessoal e também através da sua empresa São Joaquim que mantém contrato firmado com o Hospital do Coração até 2021.
Pretendemos e não mediremos esforços para que o Hospital do Coração continue atendendo à população sem perder a sua qualidade. Para isso contamos com o apoio de todo o corpo médico do Hospital e dos demais prestadores de serviço que ali trabalham.
Acreditamos que mudanças são necessárias e salutares. As mudanças renovam os líderes e possibilitam que as entidades renovarem. O Dr. Roger sabia que mais cedo ou mais tarde haveria de deixar o Hospital. A Diocese de Sobral será eternamente grata pelo serviço que prestou até então. Lamentamos apenas que não tenha aceito a proposta de uma administração compartilhada.
Sabemos que ninguém é insubstituível. Um bom líder se revela quando não centraliza em si todas as responsabilidades, quando é capaz de criar mecanismos e capacitar pessoas para darem continuidade ao seu trabalho. Acreditamos que o Dr Roger soube fazer isto e estas pessoas serão levadas em consideração.
Agradecemos particularmente ao Senhor Audísio de Almeida Aguiar a disposição para aceitar a Administração Financeira da SCMS e de suas filiais. Agradecemos ao Diretor Geral da SCMS Pe Francisco Júnior Melo e aos padres do Colégio de Consultores o empenho por esta decisão tomada conjuntamente, bem como ao Setor Jurídico da Diocese de Sobral e da SCMS que estiveram conosco durante todo este processo.
Depois que assumi o governo da Diocese de Sobral, transferi 40 padres. Foi doloroso para alguns sacerdotes e doloroso também para muitos paroquianos. O novo sempre causa medo. Em pouco tempo, todavia, já estamos escutando os rumores do sucesso nas novas missões.
Com a graça de Deus, sob a Luz do Divino Espírito Santo e a intercessão da Virgem Imaculada Conceição, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital do Coração e demais filiais, continuarão num processo de qualificação para melhor atender aos necessitados.
Contamos com a compreensão e a oração de todos e apresentamos, em anexo, a proposta feita ao Dr. Roger por ele recusada.
Atenciosamente”
† José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Diocesano de Sobral e Provedor da SCMS
fonte- Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário