Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : O poder político de esperança na situação atua - Leonardo Boff

14 de jun. de 2017

O poder político de esperança na situação atua - Leonardo Boff


Leonardo Boff (*1938) doutorou-se em teologia pela Universidade de Munique.



O poder político de esperança na situação atual
 13/06/ 2017.
Vivemos em tempos de grande sofrimento social. Havia uma espécie de terremoto, desta vez não causada por natureza, mas pela própria política.

Havia uma classe rica batida, seus privilégios ameaçados pelos beneficiários das políticas sociais dos governos do PT, que os levaram a ocupar lugares que foram anteriormente excluídos. Eles usaram o parlamento, e em 1964 os militares. A deposição do presidente Dilma democraticamente eleito, serviu os propósitos destas elites econômicas (0,05% da população pelo IPEA), o que implicou ocupando o aparelho do Estado para garantir o seu estatuto e sócio-histórico-made privilégios com base e negócios obscuros. Tendo corrupção naturalizados, eles não têm escrúpulos para emendar a Constituição e introduzir reformas que eliminaram direitos dos trabalhadores e mudou profundamente os benefícios da Segurança Social.

Corrupção detectado pela primeira vez pelos órgãos de inteligência dos EUA e passou para o nosso sistema jurídico, permitiu estabelecer um processo judicial que foi nomeado Lava-Jato. Daí foi detectado na web inimaginável de corrupção que atravessa grandes empresas, do estado ao privado, fundos e outros organismos dentro da lógica do patrimonialismo. A corrupção identificado foi tal ordem que escandalizou o mundo. Ele veio para quebrar estados federais, como o Rio de Janeiro.

Eu e muitos outros não estão recebendo nossos salários de professores universitários, aposentados ou não, desde Dezembro de 2016.

A consequência é o colapso político, legal e institucional. É falacioso dizer que as instituições funcionam. Todos eles estão contaminados pela corrupção. Justiça é embaraçosamente parcial especialmente vigilante Sergio Moro e grande parte do Ministério Público, apoiada por uma imprensa reacionária sem compromisso com a verdade. Esta justiça revela abertamente uma fúria incontrolável de perseguição do ex-presidente Lula e seu partido, o PT, o maior do país. Ele quer destruir a sua liderança indiscutível, desfigurando sua biografia e evitar de qualquer maneira um candidato. sua condenação, fundada mais em convicções do que evidências físicas, o que impediria a sua candidatura, apreciando a preferência da força de maioria.

O resultado é uma esperança sofreu vazio. Mas é importante para recuperar o caráter transformador de política de esperança. Ernst Bloch, o grande pensador de esperança, fala de esperança-princípio, que é a virtude comum de esperança. É esse impulso que habita dentro de nós, o que nos move sempre, projetando sonhos e utopias, e sabe como tirar falhas motivos de resistência e luta.

St. Augustine, talvez o maior gênio Christian, formulador de frases, vem a seguinte declaração: "A esperança tem duas filhas amado indignação e coragem; indignação nos ensina a dizer as coisas como elas são e coragem para mudá-los. "

Neste ponto, devemos lembrar primeira filha-indignação com o que o governo Temer é perpetrar criminalmente contra o povo, contra os povos indígenas, contra a população rural, contra as mulheres, contra os trabalhadores e contra os idosos, tirando direitos e humilhante milhões de pessoas que vão da pobreza à miséria. ou soberania nacional não está perdido, porque o governo está permitindo que Temer vender terras a estrangeiros.

Se o governo ofende as pessoas, eles têm o direito de evocar a nora indignação e não trazer a paz, mas exigindo nas ruas e praças da partida, uma vez que é acusado de crimes de corrupção e é o resultado de um golpe, por isso, que carece de legitimidade.

Filha-coragem demonstrada no desejo de mudança, apesar dos confrontos que podem ser perigosos. Ela nos mantém vivo, que nos sustenta na luta e pode nos levar à vitória. É importante seguir o conselho de Don Quixote: não aceitar a derrota sem primeiro dar a cada batalha.

Uma coisa que devemos considerar é sempre que a realidade não é apenas o que está lá, como um fato nosso alcance. O real é mais do que o real. A verdadeira escondida dentro de si potencialidades escondidas e possibilidades que podem ser tomadas para fora e tornar-se novos fatos.

Uma possibilidade é evocar o primeiro artigo da Constituição que afirma: "todo o poder emana do povo". Governantes e políticos são apenas delegados das pessoas. Quando nos trair, não mais representar os interesses gerais, mas os das empresas que financiam suas eleições. As pessoas têm o direito de removê-los do poder através de eleições diretas agora.

"Fora Temer e direta e" não é um slogan de grupos, mas grandes multidões. Filha-coragem devem ser obrigados, por lei, este opció

Nenhum comentário:

Postar um comentário