Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : DE UM SUPLENTE DE DELAGADO DE BASE, PARA O BLOG: As Indenizações e os 5%‏

26 de nov. de 2011

DE UM SUPLENTE DE DELAGADO DE BASE, PARA O BLOG: As Indenizações e os 5%‏

Autor: João Batista de Oliveira
Filiado ao SINTSEF/CE
Suplente de Delegado de Base
Para o blog do amigo Moises Arruda.
 
O Processo das Indenizações e os 5%: Pagar ou não Paga, eis questão.
 
Os filiados ao SINTSEF/CE beneficiados no processo das indenizações estão recebendo uma carta da Direção Colegiada cobrando o pagamento dos 5% a favor do sindicato. Essa mesma direção, ainda em campanha eleitoral no ano de 2008, prometeu aos eleitores (filiados) que quem votasse na sua chapa ( 2) não pagaria os cinco por cento. Hoje, apesar de não terem ganho a eleição nas urnas, a justiça do Ceará garantiu sua posse. Por isso, citando o ESTATUTO do Sindicato, está realizando a cobrança dos cinco por cento. Se a cobrança  tem respaldo no ESTATUTO, porque a atual Direção Colegiada só cumpre o referido ESTATUTO quando é em seu benefício? O ESTATUTO tem que ser cumprido no seu todo. Além do cumprimento do pagamento dos cinco por cento, outros ítens constam no ESTATUTO e a Direção Colegiada não cumpre:
A seguir, alguns item que estão no ESTATUTO:
1 -  Realização de uma nova eleição;
      - A atual Direção Colegiada jamais se manifestou para realização de uma nova eleição
2 - O filiado inadimplente não poderá concorrer a nenhum cargo eletivo no sindicato;   
      - Existem muitos delegados e delegadas  de base eleitos exercendo funções mesmo inadimplentes
      - Agora, caso não paguem os 5% irão ficar inadimplentes? Oportunismo e contraditório
      - Eu mesmo, sou suplente de um delegado de base aqui em Sobral, inadimplente. A Direção Colegiada acatou tudo isso. Ou seja, não cumpre o ESTATUTO
      - Aos companheiros e companheiras que estão nos procurando para pedirem opinião sobre o assunto, estamos orientando a não pagarem os 5% para o sindicato pelo contraditório da atual Direção Colegiada,  que traiu a todos aqueles que votaram na sua chapa, na esperança de não mais pagar o percentual, conforme promessa de campanha;
3 - Metade do valor arrecadado em função do pagamento dos 5% deverá ser rateado entre as Delegacias Sindicais de Base;
      - A atual Direção Colegiada não fez, até hoje, nenhum repasse, de nenhum valor, para as Delegacias, fruto da arrecadação dos 5%.
 
 Ou seja, o ESTATUTO só está sendo cumprido naquilo que é de interesse da atual direção Colegiada
Portanto, companheiros, aqueles que não quiserem pagar, não paguem.
A atual Direção Colegiada está gastando muito dinheiro, indevidamente, patrocinando cursos, no Rio de Janeiro, para a maioria de seus Diretores e alguns delegados de sua base de apoio, além, de pagar uma determinada quantia em dinheiro para mais de 200 filiados residentes na grande Fortaleza, para votarem em suas propostas. Segundo consta, gastaram mais de R$ 80.000,00 (OITENTA MIL REAIS) na última assembleia realizada em Fortaleza. Vale salientar, também, que não foi divulgado quantas empresas de auditoria participaram de licitação pública, se é que ela foi feita, e o valor pago para a empresa que realizou a auditoria. A base do SINTSEF/CE espera esses esclarescimentos.
  
Do Blog: FICA, AQUI, NESSE BLOG, ABERTO O ESPAÇO PARA O CASO DA ATUAL DIREÇÃO COLEGIADA DO SINTSEF/CE. QUISER SE MANIFESTAR, A RESPEITO DO ASSUNTO EMQUESTÃO, COLOCADO PELO O FILIADO E SUPLENTE DE DELEGADO DE BASE, O SR. J. BATISTA.
Endereço eletrônico,  moiseslinharesarruda@hotmail.com
 

7 comentários:

  1. Caro Moisés sou filiado da Zona Norte, nunca fui delegado de base, nem diretor do sindicato mas, lamento muito esse tipo comentário feito pelo João Batista. Não votei em nenhuma das chapas. Vejo que em ambas existiam pessoas que admiram. porém João Batista conheço sua HISTÓRIA, SEU PASSADO. Você está prestando um dessserviço ao sindicato na tentativa de tirar proveito político. Lamento muito Batista. Você não tem moral para fazedr esse comentário, uma vez que você recebeu dinheiro do sindicato de maneira desosnesta, ao cobrar do sindicato ressacimento de passagens gratuitas, intransferível e venda proibida. Reflita Batista. O nosso inimigo é esse governo e o sistema capitalista. A quem serve esse tipo de postagem Batista?

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo:
    Sou João Batista de Oliveira.
    Observe que eu me identifico.
    Anonimato é coisa de covarde que não tem coragem de mostrar a cara.
    Essa direção que tu apoia mente, engana e trai.
    Antes de me acusar de receber dinheiro do Sindicato de forma indevida, precisas ter a coragem de fazer duas perguntas, apenas:
    1 - De quem eram as cortesias;
    2 - O então diretor estava a serviço de quem, dele ou da direção?
    Resposta: 1 - As cortesias eram do então diretor, portanto, é justo o seu ressarcimento
    2 - O então diretor encontrtava-se viajando a serviço do sindicato.
    Veja, anônimo irresponsavel, as coisas são fáceis de explicar. Agora, se tu não tens a capacidade de raciocinar dessa forma, é por razões puramente políticas e pessoais. Se tu se identificasse, me procurasse para uma conversa amistosa, amigável, de colegas de trabalho e de luta, talvez tu compreendesse essa história de outra forma: A verdadeira história.
    Meu nome: J. Batista
    CEL; 88 - 9911 - 6782
    Trtabalho: 88 - 3614 - 9033

    ResponderExcluir
  3. Amigos filiados J.Batista esta correto por se colocar contra está direção que não esta cumprindo com a palavra eu tambem não pago!

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos filiados do SINTSEF/CE, por que pagar uma coisa que já pagamos a muito tempo!
    concordo com o companheiro J.B.

    ResponderExcluir
  5. Vera Cândido - Coord. Comunicação SINTSEF/CE30 de novembro de 2011 às 00:39

    Caro Moisés,

    em nome da Direção Colegiada do SINTSEF, gostaria de agradecer a disponibilização do espaço. Entretanto, em respeito a você e aos demais filiados do nosso Sindicato, não nos dispomos a debates nesse nível. Desejamos dispor deste importante espaço para divulgar o conteúdo dos Cursos de Formação Política que estamos ministrando, em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Ceará, nas Delegacias Sindicais de Base e na Grande Fortaleza; o resultado das pesquisas realizadas pelas doutoras Estelita e Heloisa Pacheco sobre os efeitos do uso de inseticidas pelos companheiros da FUNASA-MS (que estão morrendo de câncer, desenvolvendo doenças psicológicas, neurológicas, etc.), cujo tema foi objeto de Seminário realizado por nós nos dias 24 e 25.11.2011, contando com a participação de mais de 200 filiados; as estratégias tiradas no I Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas, realizado neste mês, preparatório ao encontro Nacional que ocorrerá nos dias 02 e 03.12.2011; os debates ocorridos no 17º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, cujo conteúdo será repassado aos nossos filiados através de Seminários regionais; a luta dos demitidos e anistiados do governo Collor e dos PDVistas do governo Fernando Henrique Cardoso; a luta dos companheiros da CONAB que estão ameaçados de perder o Acordo Coletivo em função do ataque patronal e da conivência de alguns traidores da categoria; a luta dos companheiros do DNOCS pela reestruturação da autarquia, manutenção da bolsa e por um plano de saúde; etc. Dessa forma, estaremos contribuindo para a elevação da consciência crítica e de classe dos nossos filiados e permitindo uma visão diferente da que nos é imposta pela classe dominante e pelo sistema capitalista. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Sr.Moisés Arruda, parabéns pela postura de democratizar o seu espaço do blog!

    Vou me colocar como “anônimo” sobre essa questão da contribuição dos “5%” quando o SINTSEF ganha uma ação judicial em favor dos filiados que o Sr.J.Batista postou há alguns dias, não como uma postura covarde como entende precipitada e equivocadamente o Sr.J.Batista, mas para não dar margem à grande possibilidade desse senhor achar que é algo pessoal, ou seja de mim para ele, e ficar livre do seu ranço de arrogância como já vi nos seus escritos neste blog e alguns eventos do sindicato. E para garantir que fique no campo das opiniões ou pontos de vistas impessoais. Mas, cito seu nome que poderia ser qualquer outro, para refazer algumas coisas que ele disse ou agiu que acho injusto.
    Mas, fico cada vez mais impressionado com a capacidade de certas pessoas deturparem as coisas e de querer manipular fatos na tentativa de ludibriar e/ou confundir colegas que não vivenciaram certas ocasiões no sindicato ou não conseguem perceber a má intenção de alguns. Ficam querendo jogar uns contra os outros!
    Pois, como é pode o Sr.João Batista, componente da ex-direção do sindicato, defender com unhas e dentes a manutenção da cobrança dos “5%” numa assembleia que visava reformar o Estatuto, inclusive ele era um dos componentes da mesa, e agora “orienta” os filiados a não cumprir o que ele mesmo defendeu?! Não é só contradição, porque todos nós vivemos alguns momentos contraditórios, me parece má intenção mesmo!
    Lembro muito bem que atual Direção desde a sua campanha, através da Chapa 2, sempre defendeu a retirada dos 5% numa Assembleia Estatutária como deve ser conforme está lá no estatuto. Porém, todos que participaram daquela última assembleia estatutária, acho que em março de 2010, em que o Sr.Batista fez parte da mesa, que a maioria dos presentes, “orientados” por esse senhor e pela antiga direção que ele fazia parte, votou pela permanência da cobrança desse percentual de 5% dos filiados quando o sindicato ganhar uma ação judicial.
    Portanto, se foi aprovado para continuar no estatuto, a atual Direção tem a obrigação de cumprir o que está estabelecido até uma próxima assembleia. A carta que eu também recebi que a atual Direção enviou para os filiados, não é uma cobrança, mas somente um comunicado em qual banco o filiado vai receber seu dinheiro e informando o que exatamente consta no estatuto. Lembrando ainda que a antiga direção que o Sr.J.Batista fez parte, defendeu também a proposta de repassar a metade dos “5%” para as delegacias sindicais que, no entendimento de alguns, foi uma forma de “comprar” votos dos filiados das regiões das delegacias para manter esses “5%” naquela assembleia.
    E essa coisa do Sr.J.Batista falar em inadimplência dos filiados parece até que ele defende que o sindicato atue como o SPC ou SERASA!!!
    Por outro lado, pelo que me consta, a atual direção continua defendendo que seja retirado esse “5%” na próxima Assembleia de reforma do estatuto. Inclusive, a atual direção já demonstrou que é possível o sindicato manter-se com o “1%” que os filiados já pagam mensalmente.
    Obrigado pela atenção e fiquemos atentos para não sermos confundidos, enganados ou ludibriados por alguns que agem de má fé ou mal intencionados!

    ResponderExcluir
  7. Quem defendeu os 5% na assembléia estatutária, como esse senhor aí, tem mais é que pagar e não fazer campanha do não pagamento. Honre a sua palavra e pague e mande quem votou a favor dos 5%, a pagar. Vc não tem moral política para fazer essa campanha política oportunista e hipócrita contra o pagamento. Quem não deve pagar é quem foi contra a cobrança dos 5%. A direção apenas cumpre forçadamente este item que está no estatuto, senão pode sofrer punições até jurídicas.

    ResponderExcluir