Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Peixes são encontrados mortos na Baía de Guanabara

4 de abr. de 2011

Peixes são encontrados mortos na Baía de Guanabara

Secretaria de Meio Ambiente descarta contaminação para mortandade.
Governo ainda não sabe as causas da morte dos peixes na Lagoa.
Do G1, no Rio
Tamanho da letra

Em menos de duas semanas, o Rio registra uma nova mortandade de peixes. Nesta segunda-feira (8), o Canal do Cunha, na Baía de Guanabara, amanheceu com centenas de peixes mortos. A Secretaria estadual de Meio Ambiente afirmou que o material foi descartado por traineiras de pesca.

Técnicos do Instituto do Ambiente (Inea) fizeram uma visita no local e constataram que os peixes estavam em processo de decomposição e não tinham valor comercial.

Foto: Ana Branco / Agencia O Globo

As margens do Canal do Fundão, nas proximidades da ilha da cidade universitária, estão repletas de peixes mortos (Foto: Ana Branco / Agencia O Globo)

A gerente de Qualidade Ambiental do Inea, Fátima Soares, acredita que os peixes foram jogados no Canal do Cunha no sábado (6), e que as mudanças de maré devem ter levado o cardume a se concentrar nas margens do canal. Os técnicos do Inea descartaram a hipótese de contaminação para a morte dos peixes. 


“Os peixes são todos da mesma espécie, sardinha da boca torta, que não têm valor comercial. Além disso, já estão em processo de decomposição, o que indica que o descarte foi feito há pelo menos dois dias e, possivelmente, em local próximo na baía de Guanabara. E as mudanças de maré é que devem ter levado a essa concentração no canal”, explicou a gerente.

Os agentes do Inea recolheram amostras da água do Canal do Cunha para testes. A Secretaria de Meio Ambiente informou que realiza trabalhos de descontaminação da água na região onde os peixes mortos foram encontrados.

Governo ainda não sabe causa de morte de peixes na Lagoa
Já a
causa da morte de 86,8 toneladas de peixes em um dos principais cartões postais do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade, ainda intriga o governo do estado, especialistas e biólogos.

A Secretaria estadual de Meio Ambiente ainda busca respostas para o fenômeno e trabalha com a hipótese de que toxinas liberadas por nanoalgas seriam as responsáveis pela mortandade. Nesta semana é aguardado o resultado do laudo com as possíveis causa para a mortandade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário