Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Reuniões diminuem expressão da inteligência das pessoas

24 de jan. de 2012

Reuniões diminuem expressão da inteligência das pessoas

Redação do Diário da Saúde
Reuniões emburrecem
Reuniões de pequenos grupos de pessoas, o que inclui de festas íntimas e reuniões no trabalho até sessões de júri, podem alterar a "expressão da inteligência" das pessoas.
Kenneth Kishida e seus colegas da Universidade Técnica da Virgínia (EUA) descobriram que a dinâmica desses pequenos grupos altera a expressão do quociente de inteligência (QI) de pessoas mais suscetíveis.
Os pesquisadores concluíram que os ambientes competitivos das empresas, em vez de resultar em ganhos, podem estar minimizando o desempenho dos indivíduos e, por decorrência, o resultado geral para a empresa.
Preocupação com os outros
Não é que as reuniões tornem as pessoas menos inteligentes, senão que, durante essas reuniões, as pessoas não expressam o seu QI real, mas um QI menor.
E o efeito foi maior entre as mulheres.
Os cientistas usaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar como o cérebro processa informações sobre o status social durante essas reuniões e como a expressão desse status social afeta a expressão da capacidade cognitiva das pessoas.
Reunindo pessoas com QIs semelhantes, os pesquisadores entregaram a cada um comparativo do seu desempenho em tarefas cognitivas em relação aos seus colegas de reunião.
"Nós detectamos quedas dramáticas na capacidade de alguns voluntários para resolver problemas. O feedback social teve um efeito significativo," disse Kishida.
QI percebido
A mensuração do desempenho das pessoas durante as reuniões não dependeu de novos testes de QI, mas do seu processamento cerebral, segundo registrado pela ressonância magnética.
Embora o grupo tivesse uma média de QI de 126, durante os testes o "QI percebido" variou largamente.
Todos os participantes apresentaram um aumento na ativação inicial da amígdala cerebral e uma diminuição na atividade do córtex pré-frontal, o que corresponde a uma menor capacidade de resolver problemas lógicos.
"Nosso estudo destaca uma consequência profunda e inesperada que sinalizações sociais mesmo sutis podem ter sobre o funcionamento cognitivo das pessoas," prossegue o pesquisador.
A maior queda de desempenho foi verificada entre as mulheres - apenas 3, de um total de 13, ficaram no grupo de melhor desempenho durante a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário