O número de mortos em decorrência das erupções do vulcão Merapi na Indonésia chegou nesta terça-feira a 151, enquanto as vítimas com queimaduras graves colapsam o principal hospital de Yogyakarta, na ilha de Java, informou a imprensa local.
Mais de 320 mil pessoas estão em centros de evacuação em um perímetro de segurança de 20 quilômetros em torno do Merapi, situado no centro de Java, segundo a Agência de Gestão de Desastres Nacional. Em suas erupções desde 26 de outubro, o vulcão, de 2.194 metros de altura, queimou milhares de hectares de plantações e cobriu numerosos povoados com uma grossa camada de cinzas.
A milhares de quilômetros, em frente à costa da ilha indonésia de Sumatra, as equipes de emergência têm problemas para levar ajuda a algumas das ilhas mais remotas do arquipélago de Mentawai, atingido por um tsunami em 25 de outubro.
Segundo as autoridades indonésias, 13 mil pessoas estão em centros de evacuação, enquanto o número de mortos pode chegar a 600, já que muitos corpos desapareceram no mar.
O tsunami, com ondas de até seis metros segundo as testemunhas, foi causado por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter.
A Indonésia se situa sobre o chamado "Anel de Fogo", uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.
O maior arquipélago do mundo tem cerca de 400 vulcões, dos quais 129 estão ativos.
Fonte - DA EFE, EM JACARTA - folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário