Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : SERÁ 21 O NÚMERO DE VEREADORES PARA O PRÓXIMO PLEITO

27 de jun. de 2011

SERÁ 21 O NÚMERO DE VEREADORES PARA O PRÓXIMO PLEITO

 Depois desta decisão do Legislativo Sobralense, vários partidos já se articulam para o pleito de 2012
No sábado 25 de Junho de 2011, foi a vez do  Partido PRTB ( Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) se-reuniram para um trabalho de filiação e uma proposta de politica diferente para Sobral.  O Presidente do partido João Paulo Dias e os demais membros discutiram no auditório da Prefeitura de Sobral. Eles falaram sobre a provação dos números de  vagas para o Legislativo. veja:
   Foi  aprovado o número de vereadores do município de Sobral  para o pleito de 2012 com  vinte um parlamentares. O aumento dos representantes do povo foi votado através de uma emenda a Lei Orgânica do Município através do Projeto de nº 30/2011 de autoria do vereador Adaldécio Linhares –PSB. A emenda do vereador foi fundamentada na Constituição Federal no que diz o seguinte: “Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: g) 21 (vinte e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 160.000 (cento e sessenta mil) habitantes e de até 300.000 (trezentos mil) habitantes;.” Ainda vale lembrar que municípios do Ceará com um número bem mais reduzido de habitantes, ou seja com a quantidade mínima de 160 mil, também irá contar com 21 representantes legislativos. O Projeto de Emenda foi bastante discutido pelos vereadores, pois a primeira votação aconteceu em 14 de março e a segunda e última só ocorreu em 6 de junho do ano correte, portanto um tempo razoável para analise do edis.
   O aumento das vagas parlamentares irá ofertar uma maior representatividade da população junto aos Poderes do Município e Estado, pois com 21 membros, o legislativo de Sobral poderá cobrir uma área mais ampla e as reivindicações de melhorias da cidade será mais atuante em todos os setores, desde que a população saiba escolher com consciência as pessoas que irão ser seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário