Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : CRÔNICA: A POLÍTICA E A POLITICAGEM

20 de jul. de 2011

CRÔNICA: A POLÍTICA E A POLITICAGEM

 
Tema - POLÍTICAS PÚBLICAS.
Fazendo uma reflexão sobre esse tema, podemos nos perguntar:
A segurança pública em Sobral, como está? O que fazer? Quais são os projetos hoje existentes para solução desse problema, uma vez que os gestores públicos vivem falando em projetos para o setor? A prática exercida na área de segurança pública aqui no município de Sobral é motivo de muitas discussões, brigas entre forças policiais: A militar realiza as diligências, prende ou apreende os indivíduos delinquentes, segundo a Imprensa (programas policiais) os conduz até a delegacia de polícia civil, os apresentam ao delegado de plantão, este os ouve e em seguida os liberam para, a seguir, voltar a delinquir. Com isso, a polícia militar fica desmotivada pois, ela prende e a civil solta. E os marginais? Ah!, os marginais, batem palmas para a segurança pública de Sobral. Que metodologia de trabalho é essa? Porque não há um sincronismo entre as polícias e o judiciário? O que está muito claro para a população sobralense é que está existindo uma espécie de “queda de braço” entre essas forças repressoras. Já há muito tempo, o Ministério Público deveria ter realizado uma intervenção nessa situação, na tentativa de solucioná-la.
Em relação a assistência à saúde disponibilizada para a população, ela está sendo bem atendida? O que fazer? Quais são os projetos existentes para resolver os problemas relacionados à saúde? Esperamos que a resposta não esteja na construção de mais um imóvel chamado de hospital regional! Os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, sabemos que a solução não passa, necessariamente, por esse setor. Até porque, a solução dos problemas do setor, está, diretamente, relacionada a uma boa gestão pública.
Na busca para a solução desses temas aqui abordados, fazem-se necessárias ações com políticas públicas bem discutidas e elaboradas com a população, vontade política.
As soluções perpassam por uma série de iniciativas, atitudes e vontade política dos gestores públicos, tais como: Concurso público (fim da precarização dos serviços), capacitação dos profissionais, salários dignos, aparelhamento adequados em todas as áreas inclusive, a sede das delegacias (hoje precárias), viaturas condizentes com as atividades a exercerem e uma fiscalização sólida. Isso se chama compromisso e consequentemente verdadeiras políticas públicas.
A politicagem, por sua vez, propaga sempre, os problemas já citados rotineiramente, e sem nenhuma solução. As soluções que ouvimos dos gestores públicos e politiqueiros de plantão, tentando justificar o injustificável é que logo que o hospital regional seja concluído e atinja sua funcionalidade, os problemas de saúde serão resolvidos, logo que o metrô seja instalado, os problemas de trânsito estarão resolvidos, construir mais uma cadeia pública, os problemas de segurança estarão resolvidos e continuam com essas falácias dizendo, sempre, que tudo isso será resolvido. Aguardemos.

Colaborador: J. Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário