Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Governador admite fragilidade em convênios

24 de jul. de 2011

Governador admite fragilidade em convênios


Cid Gomes garantiu empenho pessoal na apuração das denúncias de irregularidades em convênios da Secretaria das Cidades com associações. Segundo ele, é "humanamente impossível" que a pasta fiscalize a legitimidade das entidades. Contudo, Cid Gomes (PSB) ressaltou a importância do projeto
 
Governador fez questão de destacar importância dos kits  (RAFAEL CAVALCANTE)     Governador fez questão de destacar importância dos kits (RAFAEL CAVALCANTE)
Eliomar de Lima
eliomar@opovo.com.br
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
Ao admitir fragilidade na forma como os convênios da Secretaria das Cidades são celebrados, o governador Cid Gomes (PSB) disse que se empenhará pessoalmente no processo de investigação de possíveis irregularidades em contratos firmados entre a pasta e associações do Interior, denunciadas pelo O POVO. Cid afirmou que fará o possível para evitar que o dinheiro possa ser
“desviado no meio do caminho”.

“Eu vou pessoalmente acompanhar, para que cada centavo do recurso que foi destinado a construção de benefícios para a população pobre de Pindoretama, ou qualquer outro município do estado do Ceará, chegue ao seu destino final, que é a população de baixa renda”, afirmou.
No último dia 14 de julho, O POVO denunciou que, no município de Pindoretama, uma associação cultural recebeu R$ 400 mil da Secretaria das Cidades, para a construção de 200 kits sanitários. Contudo, os equipamentos não foram construídos e as associações nem mesmo funcionavam nos locais declarados. A situação se repetiu em outras cidades visitas pela reportagem. Exatos 56 convênios, para a construção de 4.586 kits sanitários em 37 municípios, estão sendo investigados.
Durante o lançamento do Anuário do Ceará 2011/2012, na última quinta-feira, Cid afirmou que o volume de kits não permite que o Estado execute as obras diretamente, sendo os convênios uma estratégia para erguer os equipamentos.
Segundo ele, para garantir sua regularidade, uma associação deve apresentar somente um registro em cartório. Porém, a Secretaria não tem condição estrutural para verificar a legalidade das entidades. “A Secretaria das Cidades tem um setor de umas 15 ou 20 pessoas, para cuidar de 500 mil convênios. É humanamente impossível que eles consigam dar conta de todas as minúcias que envolvem um programa que trata com tantos dados”, disse.
O chefe do Executivo ponderou ainda que, apesar das denúncias, “não se pode perder de vista” a importância de um programa que leva saneamento à população carente. “Muita gente que é pobre, sem condição, prioriza ali um teto para dormir e ficam fazendo suas necessidades em locais improvisados”, lamentou.
TCE do Teodorico
Sobre o envolvimento do presidente do TCE, Teodorico Menezes, no escândalo dos banheiros, Cid Gomes afirmou que não emitirá nenhuma opinião “enquanto isso não tiver um julgamento imparcial”.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
É por meio da Secretaria das Cidades que o governo estadual realiza o programa dos kits sanitários. A pasta é responsável pela celebração dos contratos, fiscalização das obras e regularidade das associações conveniadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário