Para o Blog de Moises Arruda Assunto: DENUNCIA. Fonte - Roberto Luque.
A Direção Colegiada do SINTSEF/CE desgastada com sucessivas derrotas em Assembleias Gerais, realizadas ao longo dos dezoito meses de seu mandato, resolve “inovar” para evitar um novo fracasso.
Na última Assembleia Geral do Sindicato realizada dia 17 de setembro deste ano, diretores do SINTSEF/CE percorreram com antecedência os locais de trabalhos da Região Metropolitana de Fortaleza para oferecer a alguns filiados a importância de R$ 30 para pagamento de combustível. Aqueles que aceitaram, receberam a orientação de antes de se dirigir à assembleia abastecer seu veículo particular, pegar um cupom fiscal e recibo a fim de receberem o pagamento ao chegarem à assembleia.
As propostas ocorreram de maneira sorrateira para evitar que os demais filiados que não apoiam à Direção tomassem conhecimento desses “benefícios” e tivessem o mesmo direito de receber esse valor. Durante a assembleia pode ser visto uma fila com centenas de pessoas recebendo esse dinheiro. Já os demais filiados que não foram avisados com antecedência, que deveriam abastecer e pegar um recibo do posto, não puderam receber. Bem como os filiados que residem em Fortaleza e se deslocaram de ônibus para participarem da assembleia, que receberam apenas R$ 10 numa clara discriminação com a maioria dos filiados do Sindicato.
É importante ressaltar que nos 22 anos de história do SINTSEF/CE nunca foi pago valor algum referente a combustível para quem mora em Fortaleza. Porque então utilizar desta prática agora? Seria simplesmente para ter uma maioria artificial na assembleia? O que pensar de uma direção que usa desse subterfúgio para levar alguns filiados a votar em suas propostas? Porque nunca foi pago aos delegados de base o mesmo valor já que fazem deslocamento de suas residências para as reuniões quando realizadas na capital?
Os absurdos não param por aí. Durante a Assembleia foi apresentado um relatório de auditoria encomendada pela atual direção. A apresentação do relatório foi feita por um dos membros da direção do Sindicato que atualmente mora em Brasília. Será que veio com as despesas pagas pelo SINTSEF/CE para prestar esse “serviço”?
A exposição da auditoria resumiu-se a fatos isolados cheio de insinuações com objetivos claros de denegrir a imagem de alguns membros da gestão passada. A atual direção contratou uma empresa para realizar auditoria e nunca prestou nenhuma informação à categoria se houve licitação para contratá-la, deixando margem para categoria desconfiar acerca da legitimidade dos dados apresentados.
Diante disso perguntamos: houve pesquisa de preço antes de contratar esta empresa? Se houve quais empresas participaram e quais foram às propostas de cada uma? A empresa vencedora tem alguma relação com algum diretor do Sindicato? Quanto foi pago a empresa contratada? Porque os técnicos da empresa responsável pela auditoria não compareceram na assembleia para apresentar o relatório realizado e responder as dúvidas? Por que foi um diretor ausente, a mais de um ano do Sindicato, quem fez a apresentação da auditoria e não um dos auditores? Teria esse diretor algum vínculo com essa empresa que fez a auditoria? Por que a auditoria foi realizada apenas no período de 2005 a 2009 e não foi incluído o ano de 2010 em que a atual direção assumiu o Sindicato? Porque a direção do Sindicato se recusa a entregar cópia do relatório dessa auditoria aos filiados?
Diante destes questionamentos fica a suspeita relação ao “serviço” prestado por essa empresa e a intenção da atual diretoria, que age por interesse eleitoral na busca de desgastar seus adversários usando dados maquiados simplesmente para tirar proveito político eleitoral, usando recursos do sindicato.
É importante ressaltar que a contratação de uma empresa para realizar uma auditoria no Sindicato foi pauta da reunião de Conselho de Delegados Sindicais em junho do ano passado, sendo aprovada durante o evento. Nós, delegados de base do Movimento Unidade e Luta, votamos favorável, justamente porque temos a consciência tranquila de que sempre tratamos as contas do Sindicato com muita lisura e não tememos nenhuma auditoria imparcial na gestão passada, na qual fizemos parte.
OBS: do blog, vamos aguardar resposta da direção Colegiada, estamos a inteira disposição é só enviar pelo mail. moiseslinharesarruda@hotmail.com
Esses pessoas da oposição criticam tanto a direção do SINTSEF por que tão com inveja. Falaram que a direção estava atrapalhando o processo de indenização de campo.O que aconteceu? Taí, a resposta. As RPV foram para Recife e, logo em seguida já receberam numeração.Provalvemente vamos receber em dezembro.Conseguiram uma economia para nosso bolso, ou seja, não será descontado os 11 por cento. Votei com essas pessoas que hoje fazem oposição a direção mas, agora acordei.Fui usado por essas pessoas. Um diretor de Sobral que se diz ser tão correto nos enganou. Recebeu dinheiro da categoria para ser ressarcido de uma passagem gratis. É lamentável. Eu acordei. Não acredito mais nessa oposição. Espero que nossos companheiros da região acordem também.
ResponderExcluir