Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : SINTSEF/CE 24 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

16 de abr. de 2013

SINTSEF/CE 24 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Imagem de Roberto Luque
Em 05 de outubro de 1988, nosso país apresentava à população sua nova carta magna, sua nova constituição, que permitia enfim os servidores públicos se organizarem num sindicato.
Nesse mesmo ano, realizou-se a Greve mais expressiva dos servidores públicos federais, que durou de 22 de setembro a 10 de outubro, iniciada por fazendários e previdenciários. Com a intransigência o governo Sarney em não atender as reivindicações, a greve alastrou-se para todos os órgãos federais, inclusive das forças militares, dobrando o governo e arrancando ganhos econômicos.
            O saldo mais positivo do movimento foi, no entanto, o ganho político para a categoria, pois o governo teve que reconhecer as organizações combativas dos servidores, a que por várias vezes havia tentado desmoralizar.
            Contudo a inexistência da Organização Sindical dificultou a aglutinação das reivindicações e os encaminhamentos, resultando na falta de unidade do movimento e na diferença entre as conquistas de cada setor da categoria.
Com o término dessa greve, o Comando Estadual de Greve continuou a se reunir inciando assim, a discussão sobre a concepção de Organização Sindical, que continuaria no ano seguinte.
            O ano de 1989 foi efervescente, depois de 25 anos de ditadura, o povo brasileiro votava pela primeira vez para presidente da república.
            No início desse ano os servidores públicos federais realizaram diversos eventos como seminários e plenárias para discutir a Organização Sindical da categoria. Havia duas propostas: a dos que defendiam os sindicatos divididos por ramo de atividade e a dos que defendiam idéia de um sindicato único. A grande maioria optou por reunir em um só sindicato todas as ramificações do serviço público federal.
Nos dias 15 e 16 de abril de 1989, foi realizado o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos Federais do Ceará no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Nascia com fundamento no artigo 8º da Constituição Federal de 1988, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará – SINTSEF/CE.
O ano de 1989 foi marcado pela radicalização e confronto direto do movimento sindical com o governo Sarney e o SINTSEF/CE tem a sua primeira prova de fogo. Com as greves de junho e novembro os servidores federais pela primeira vez, conseguem arrancar uma política salarial alem de terem seus salários dobrados de valor em dezembro.

SINTSEF/CE UMA HISTÓRIA DE LUTA QUE NUNCA ACABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário