Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : PT e PMDB disputam 75% dos votos em campanhas estaduais Crise entre os dois partidos leva a esquecimento de Dilma e falta de apoio mútuo.

21 de jul. de 2014

PT e PMDB disputam 75% dos votos em campanhas estaduais Crise entre os dois partidos leva a esquecimento de Dilma e falta de apoio mútuo.

Redação
jornalismo@cearanews7.com.br



Apesar de ter renovado a aliança com o PT, o PMDB apresenta-se como um dos principais adversários do partido nas eleições estaduais. Candidatos petistas a governadores irão concorrer diretamente contra peemedebistas em estados que concentram 75% dos eleitores brasileiros.
Desta forma, o PT disputa com o PMDB três a cada quatro votos para governador. Mas não para por aí, além de competir com os candidatos petistas, apenas um, entre os 18 candidatos peemedebistas a governadores, cita Dilma em seus planos de governo, este é Renan Filho, candidato em Alagoas.
Segundo o jornal Estado de São Paulo, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, desde o início do primeiro governo Lula (2003-2006), o número de apoios mútuos entre PT e PMDB nas disputas para governador vem aumentando constantemente. Porém esse fenômeno se concentra nos Estados de menos peso eleitoral.
Em 2002, os dois partidos não dividiram nenhum palanque estadual, decorrência de uma imposição legal: o TSE determinou a chamada verticalização das alianças, proibindo coligações nos Estados entre partidos que, em plano federal, eram adversários.
Na época, o PMDB apoiou formalmente o candidato tucano à Presidência, José Serra, e indicou a candidata a vice-presidente na chapa, a então deputada Rita Camata (ES), o que inviabilizou qualquer acordo entre peemedebistas e petistas nas disputas para governador.
De lá para cá, já sem a regra da verticalização, o número de Estados em que um dos dois partidos apoiou o outro passou de 5, em 2006, para 9, em 2010, e 10, neste ano. Hoje, as siglas estão juntas em vários Estados com eleitorado pequeno, como Alagoas, Tocantins e Mato Grosso.

A única exceção é Minas Gerais, onde o PMDB apoia o candidato petista, Fernando Pimentel. Em 2010, os dois estavam juntos não apenas em Minas, mas também no Rio de Janeiro, no Paraná e no Ceará, Estados que estão entre os dez de maior eleitorado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário