Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Eunício: Cid construiu grandes obras e esqueceu de priorizar a população

12 de ago. de 2014

Eunício: Cid construiu grandes obras e esqueceu de priorizar a população


entrevista
O Jornal Alerta Geral, veiculado pela Rede SomZoom Sat (FM104,3 Fortaleza e RMF) e mais 27 emissoras no Interior do Ceará, entrevistou na manhã desta terça-feira (12/08), o candidato da coligação “Ceará de Todos”, Eunício Oliveira. A entrevista foi realizada sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, com participação do jornalista Beto Almeida, de Lucinha Barbosa e correspondentes do interior do Estado.

No primeiro bloco o candidato destacou como grande desafio hoje no Estado a gestão pública. Segundo ele, o governo se preocupou com obras grandiosas, mas esqueceu de colocar essas obras a serviço da população. “A questão é de prioridade, existem muitas diferenças econômicas e sociais dentro do Estado. Não tenho nada contra o Aquário, não digo que é obra menos importante, mas não é prioritária. Estamos próximos de um período de estiagem com a vinda do El Nino. Se fosse o governador eu estaria preocupado em fazer barramentos, adutoras, reservatórios e obras hídricas para quando o inverno chegar existam locais para a agua ser depositada” observou.
O candidato afirmou que a Saúde que é considerada uma das piores do País, só ganhando da Paraíba, é outra prioridade, como também a Segurança e a Agricultura. “Estive em Santana do Cariri quando conversei com lideranças e soube que com R$ 750 mil poderíamos levar água para 3 mil famílias daquela região. Me perguntaram se eu concluiria essas obras, tais como o Acquario e o Teatro de Ópera, disse que sim, pois as vejo como importante, apesar de não serem prioritárias. Prioridade para mim é resolver as questões de angustias que a população vive no interior”.
O correspondente Carlos Alberto, da Região da Ibiapaba, participou da entrevista, indagando do candidato qual sua proposta para emprego e renda, afirmando que jovens e adultos continuam indo para Rio e São Paulo, em busca de melhores dias. O candidato afirmou que esse assunto terá uma preocupação forte na sua gestão, “não apenas na serra de Ibiapaba, mas para todo o Ceará. Temos locais de desenvolvimento especifico, e poderíamos construir alternativas dentro de cada região para seu desenvolvimento. No Ceará houve concentração perversa de desenvolvimento. Temos hoje 70% do PIB concentrado em seis municípios, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, é necessário que se distribua o desenvolvimento. Fui relator do projeto que beneficiou a Micro e Pequena Empresa – o Supersimples. Essa lei vai criar um novo momento para o pais”, disse, destacando que outro fator importante será a capacitação dos jovens. Segundo ele, as Escolas técnicas criadas pelo atual governo, devem ser direcionadas para a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Indagado sobre a seca e a utilização ainda de carros-pipa o candidato afirmou que o fenômeno é uma constante no Estado e a questão não é fazer o combate, mas buscar conviver com ela. “Por isso que digo que há inversão de prioridades, eu jamais iniciaria uma obra de R$ 1 bilhão (Acquario), quando estamos convivendo com cidades sem água e abastecidas por carros-pipa, Fui relator de dois projetos para proteger o produtor. O Governo deveria estar preocupado em encontrar meios de convivência com a seca. Imagine se não existisse o Castanhão. Eu priorizaria obras hídricas, barramentos, interligação de bacias,” destacou.
Eunício destacou ainda que no Estado existem apenas cinco máquinas perfuratrizes, que são insuficientes.  Ele observou que Israel conseguiu resolver a questão do abastecimento e irrigação com menos chuvas do que o Ceará. O correspondente Carlos Silva, da cidade de Russas perguntou ao candidato qual a proposta para acabar com a falta de segurança no interior do Estado. Eunício afirmou que a questão da Segurança Publica aflige todo o estado, e agregado a isso destacou a questão das drogas “que está destruindo famílias em todas as faixas de renda, chegando aos distritos e pequenos aglomerados urbanos”.
Observou que no Ceará dizem que houve investimentos imensos na área de segurança, mas segundo ele, os resultados são insatisfatórios. “Pernambuco investiu um terço do que foi investido no Ceará e reduziu 40% a violência. No Ceará houve aumento de mais de 140%. O candidato propôs reorganizar as policiais e resolver os problemas de convivência. Disse que fará isso com diálogo, colocando as pessoas certas nos lugares certos. Afirmou também que vai investir em comunicação e inteligência, para que a segurança volte ao patamar aceitável. Segundo ele é possível fazer mais com menos recursos, olhando para àqueles que fazem a segurança. “Esqueceram da capacitação, das promoções. Acharam que só comprar Hilux e colocar policiais mal pagos dentro ou construir delegacias bonitas resolveria a situação”, criticou.
Na área de Educação ele reiterou a crítica de que no Estado, somente houve evolução no ensino fundamental, que é responsabilidade dos prefeitos. “No ensino médio, 52% dos alunos entre 14 e 17 anos ou estão fora da escola ou estão atrasados no chamado ensino médio. O que se vendeu é que a educação evoluiu, evolui sim, mas no fundamental. A nota do MEC para o ensino médio no Ceará não ultrapassou 3,5% em uma escala de 10. Eu mesmo participei das discussões que criaram 21 metas para a Educação, que terá um aumento nos investimentos de 5,6% para 10% do PIB nos próximos dez anos. Isso vai melhorar capacitação, remuneração, infraestrutura. Há de se fazer uma rearrumação, dar treinamento e direcionar a formação para onde existam demandas. O que falta é entrosamento, diálogo, inclusive com as entidades representativas de classe para dar um governo um feed back”, asseverou.
O correspondente Lucion Oliveira, da Região Metropolitana do Cariri, indagou ao candidato sobre suas propostas para a micro e pequena empresa. Eunício falou sobre a aprovação do supersimples, que segundo ele, vai permitir a regularização e desburocratização da micro e da pequena empresa. Criticou a falta de um projeto semelhante no governo do Estado, “no governo do estado não temos nenhum projeto para o setor. Com o supersimples, 450 mil empresas serão beneficiadas com a redução da carga tributária em 46%”.
Lembrou que na região do Cariri há uma característica de que muitas famílias de classe média baixa possuem negócio próprio, seja em balcão ou no fundo do quintal. De acordo com ele, esses pequenos empresários terão agora condições de legalização e de competividade, “o micro e pequeno neste momento vai ficar protegido. Ele prometeu, se eleito, fazer uma reforma administrativa e criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, “o setor representa 56% dos empregos e 42% de todo PIB do Pais,” observou. Ele falou ainda que na reforma administrativa deverá fundir e extinguir secretarias e disse que seu plano de governo será elaborado dialogando com a sociedade.
A entrevista completa com o candidato Eunício Oliveira você pode acompanhar na íntegra acessando o link abaixo: fonte Ceara agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário