Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Independência clama por água, saúde e industrialização a Eunício

24 de ago. de 2014

Independência clama por água, saúde e industrialização a Eunício

O candidato ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, caminhou na manhã deste sábado(23)  pelo centro do município de Independência, no Sertão dos Inhamuns. Ele ouviu reiteradas queixas dos moradores quanto ao precário abastecimento d`água e à quase inexistente industrialização local.
Distante 310 quilômetros de Fortaleza, Independência é o quarto maior município do Ceará em tamanho territorial e tem o mais elevado índice de desertificação do estado. Para agravar a situação, está situado na região mais crítica no tocante à baixa quantidade de água natural acumulada. Há reservatórios com menos de 1% da capacidade.
Seja na sede ou na zona rural de Independência, são comuns as cenas de comunidades abastecidas por carros-pipa e comprando água. A última obra hídrica desse estado foi feita pelo Tasso Jereissati, candidato ao Senado. “A obra hídrica que está sendo feita pelo governo atual é a de um aquário, em Fortaleza, ao custo de R$ 1 bilhão e que não vai servir pra abastecer as pessoas”, criticou Eunício.
O candidato peemedebista se comprometeu com a perfuração de novos poços, com o barramento de açudes e córregos, e com a reativação de poços que estão desativados por falta de manutenção da atual administração estadual. Nós não podemos combater a seca. Mas podemos conviver com ela, acrescentou.
Eunicio disse ainda que melhorará o serviço de saúde da região, que conta apenas com dois médicos-cirurgiões para atender à demanda de nove municípios. A gente anda no Interior e as pessoas nos pedem socorro. Porque a saúde foi totalmente abandonada! Tem prédios, mas não tem atendimento. É preciso contratar médicos e profissionais de saúde. O importante é termos nos hospitais a humanização.
Lideranças regionais também reivindicaram de Eunício a descentralização da industrialização. Hoje em dia, as coisas só vão para as cidades grandes, criticou o vereador Bezim Cavalcante que apesar de membro do PSD, legenda que apoia a candidatura petista ao governo do estado, assegura apoio a Eunício. Assim como seu correligionário Alex Pacífico, outro a pedir por mais indústrias para Independência. Pacífico também cita o apoio aos pequenos produtores como necessidade emergencial. A seca dos últimos quatro anos, conforme o vice-prefeito, Diassis Vieira (PSDB), matou 80% do rebanho do município. Independência é uma cidade que vive basicamente da agropecuária. O Ceará passa por um momento muito difícil. O governo que aí está não tem diálogo. A sociedade não tem vez nem voz. O cearense é o maior patrimônio do Estado. Acreditamos que o Eunício vai tratar a gente diferente, declarou Diassis.
Ex-vereador e ex-prefeito de Independência por três mandatos, José Valdi Coutinho (PMDB) é outro que defende o fomento à industrialização do município. “O Ceará precisa mudar. E o Eunício é a melhor opção. Ele mostra que a humildade é a característica que vai acabar com a arrogância do governo de hoje”, afirmou.
Eunício agradeceu ao apoio. O sol escaldante e as pessoas todas aqui para nos acompanhar. Há um sentimento da população em relação a essa candidatura. Essa candidatura pertence ao povo do Ceará. Ao povo que está carente de diálogo.
À imprensa local, ele reforçou o apoio e voto pessoal à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, diante da indagação de por qual motivo não citava a petista no seu programa eleitoral de televisão e rádio. “Eu voto Dilma. Não tenho meio caminho, não. Eu sou amigo do Lula. Mas não quero ferir a lei eleitoral. A lei eleitoral não permite que haja essa invasão (…).Eu voto Dilma. Sou Dilma. Eu não subo em cima de muro. Quem amarelou foi o PT. O PMDB não amarela”, afirmou. fonte R. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário